Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir

Inovação em Jogo: Conheça o Cubo mágico eletrônico desenvolvido por pesquisadores da Unesp.Os cubos mágicos Colorful Hands possuem funções para ajudar o usuário a aprender a montá-lo. Assista ao vídeo.

[29/04/2015] Considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, o cubo mágico, também conhecido como cubo de Rubik, foi criado na Hungria em 1974. O brinquedo pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, criativo e também da coordenação motora. A fim de diminuir o número de usuários que desistem de aprender resolvê-lo, pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS-UNESP) desenvolveram um cubo mágico eletrônico que possui funções que transformam o cubo tradicional em um brinquedo mais interativo e dinâmico.

O novo cubo mágico pode executar diversas funções, alguns exemplos são: “Auto-embaralhamento”, “automontagem”, ajuda ao usuário na montagem e possibilidade de salvar o andamento do jogo. As cores de suas peças não são constituídas por adesivos ou tinta, e sim pela luz emitida por LEDs (Diodo Emissor de Luz). Cada face visível, dos cubos menores que compõem o cubo, possui uma janela dotada de um visor translúcido sob o qual é posicionado um LED. Este LED faz parte de um circuito eletrônico e pode assumir qualquer cor.

O Engenheiro Pedro Ferreira Mamede idealizou o produto durante a graduação em Engenharia Elétrica na Unesp de Ilha Solteira, e com auxílio do professor Alexandre César Rodrigues da Silva, também da FEIS-UNESP, foram criados os primeiros protótipos. Existem alguns modelos de cubos mágicos eletrônicos no mercado, porém eles não possuem capacidade de se movimentar mecanicamente, eles simulam as rotações por meio de botões ou sistema touchscreen. Segundo Mamede: “O grande diferencial do cubo desenvolvido por nós é o mecanismo de movimentação dos cubos comuns, o que ao meu ver é uma das características mais interessantes, se não a mais interessante deste brinquedo, por isso não pode ser perdida”.

O pedido de patente do cubo mágico eletrônico foi depositado pela Agência Unesp de Inovação (AUIN). Conheça a fanpage: facebook.com/pages/Colorful-Hands-Electronic-Magic-Cubes e assista o vídeo de divulgação do projeto:


Luciana Maria Cavichioli/ AUIN

 

Notícias recentes

16/02/2018 - [Animal Health Innovation Latin America]

07/02/2018 - [Coloque sua startup na Plataforma de Lançamento do InovAtiva Brasil]

19/01/2018 - [Inova Talentos - IEL/CNPQ abre vagas para alunos bolsistas]