Divulgação

TV Unesp discute a química dos produtos naturaisPrograma explora benefícios da biodiversidade como fonte para medicamentos e cosméticos

[09/03/2015] Sabe aquele chá de limão com gengibre que a sua avó falava para você tomar quando ficava gripado? Hoje, alguns estudos científicos já comprovam a qualidade e os benefícios da ingestão desse tipo de bebida, bem como o uso de ingredientes naturais, que vão desde frutas como o abacate até partículas da lama do Mar Morto, para produzir cosméticos e medicamentos.

No programa Saúde em Prática da TV Unesp de 10 de março, a professora do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, Vanderlan Bolzani, apresenta os benefícios do uso desses ingredientes na produção industrial. A professora é vencedora do Distinguished Women In Science, um prêmio mundial para mulheres químicas e engenheiras químicas, sendo a única representante da América Latina.

Vanderlan é integrante do Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE), que reúne projetos dirigidos para o estudo químico de espécies vegetais e microrganismos associados. Os estudos visam a descoberta de novas moléculas bioativas com potencial terapêutico e a identificação de seus papéis ecofisiológicos, com o objetivo maior de gerar informações que permitam a utilização e desenvolvimento sustentável do cerrado e mata atlântica.

No quadro “De Olho no Movimento”, você conhece o projeto Idoso Ativo, oferecido pelo curso de Educação Física da Unesp de Bauru e coordenado pelo professor Anderson Zago. As atividades realizadas contribuem para a autonomia dos alunos nas tarefas do dia a dia, como amarrar um cadarço, carregar uma sacola e brincar com os netos.

O Saúde em Prática vai ao ar toda terça-feira, às 12h45. O programa é reprisado quinta-feira, às 19 h, e sábado, às 8h30. Outras informações podem ser obtidas no site: http://www.tv.unesp.br/saudeempratica

Acesse também a fanpage da TV Unesp: http://www.facebook.com/tvunesp

Assessoria de Comunicação e Imprensa