Divulgação

Equipamento portátil para análises químicasPesquisadores da Unesp desenvolvem medidor multifuncional

[19/02/2015] Pesquisadores da Unesp de Araraquara desenvolveram medidor portátil multifuncional para realização de análises químicas. Trata-se de um equipamento de baixo custo para análises de rotina de amostras botânicas, alimentícias, clínicas, ambientais e similares.

A tecnologia foi desenvolvida no Departamento de Química Analítica do Instituto de Química de Araraquara – IQAr/Unesp, e foi tema da dissertação de mestrado do estudante Rodrigo Alexandre Reis, bolsista da CAPES e orientando do prof. Dr. José Anchieta Gomes Neto, com a supervisão do Dr. Kelber dos Anjos de Miranda.

O equipamento desenvolvido é capaz de realizar determinações fotométricas, turbidimétricas, nefelométricas e fluorimétricas, analíses que são amplamente utilizadas na área química. “O surgimento de diodos emissores de luz – denominados LEDs - permitiu simplificar e tornar portátil alguns equipamentos voltados à análise”, explica o professor Anchieta. “Estes equipamentos, no entanto, estão sempre voltados a aplicações específicas, contendo uma ou duas técnicas num único dispositivo”.

Já são encontrados no mercado equipamentos simples e de baixo custo que desempenham suas funções separadamente, contudo suas configurações impossibilitam seu transporte. “O equipamento multifuncional desenvolvido é do tipo portátil que permite a realização de análises químicas in situ”, explica Anchieta. “Isso garante a mesma precisão e exatidão dos equipamentos de bancada”.

O equipamento tem grande potencial de comercialização, podendo ser utilizado por todos os segmentos da indústria química, como os setores de equipamentos laboratoriais e de análise clínica; automação laboratorial; instrumentos para análise; acessórios para laboratórios; equipamentos para medição e teste; controle de qualidade; empresas de biotecnologia; diagnósticos; controle de contaminação; salas limpas; tratamento de efluentes e afluentes; empresas de transporte e logística; consultoria...

Além do potencial uso para o setor industrial, o equipamento multifuncional também pode, segundo seus criadores, ser utilizado como recurso didático no ensino dos princípios teóricos envolvidos nas técnicas de análise. O pedido de patente da tecnologia foi realizado pela Agência Unesp de Inovação. Para mais informações: auin@unesp.br

Luciana Maria Cavichioli/AUIN