Divulgação

i-NoPa Final Workshop: Perspectives of Concentrated Solar PowerResultados do desenvolvimento de um heliostato é uma das atrações

[04/02/2015] O programa i-NoPa (Novas Parcerias) Capes/DAAD/GIZ, através do projeto de pesquisa Heliothermic Energy Studies (CSP): Developing a Brazilian Heliostat, irá apresentar os resultados do desenvolvimento de um heliostato, simulação de plantas heliotérmicas em diferentes cenários além de um estudo sobre licenciamento ambiental para essa tecnologia.

As atividades aconteceram no âmbito de um Consórcio Educacional para a Integração e Sustentabilidade nas Agroindústrias, composto por instituições do Brasil e da Alemanha. Tendo como parceiros a Unesp e USP no Brasil e a BTU -COTTBUS Senftenberg, FH Aachen e DLR ( Agência Aeroespacial ) na Alemanha, assim, foi criado um grupo de pesquisa cujo principal objetivo é integrar, à matriz energética nacional, a tecnologia de Energia Solar Concentrada (Concentrated Solar Power – CSP) e, portanto, incrementar a produção de energia renovável na agroindústria.

O i-NoPa Final Workshop: Perspectives of Concentrated Solar Power in Brazil e do Research-into-Use do projeto, cujo objetivo é apresentar os resultados até então alcançados e discutir suas possíveis aplicações práticas e potenciais parcerias acontecerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2015 na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Botucatu, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Energia na Agricultura e em comemoração aos 50 anos da FCA.

LOCAL: Auditório " Paulo Rodolfo Leopoldo" - Rua Dr José Barbosa de Barros, 1780/Fazenda Lageado - Botucatu/SP

Professor Odivaldo José Seraphim - seraphim@fca.unesp.br
Professor Celso Eduardo L. de Oliveira - celsooli@usp.br
Professora Bruna Missagia - missagia@tucottbus.de