Daniel Patire
Equipe vencedora e integrantes da AUIN

Primeiro colocado da competição Unesp Inovação 2014 recebe prêmio internacionalDurômetro automatizado portátil desenvolvido na FCA/Unesp, foi o 3º colocado no I2P Idea to Product - Global

[11/12/2014] Agência Unesp de Inovação promoveu este ano a primeira competição de inovação tecnológica Unesp Inovação 2014. A competição foi realizada seguindo a metodologia Idea to Product (I2P) criada em 2001 no Texas numa cooperação da Technology Entrepreneurship Society com o IC2 Institute. Para competição, pesquisadores da Unesp formaram times e apresentaram produtos e serviços inovadores (baseados em pesquisas acadêmicas), buscando receber feedback de jurados e melhorar conceitos relacionados a propriedade intelectual, marketing, distribuição, etc.

O estudante Rogerio Pinto Alexandre, representante do time vencedor da competição Unesp Inovação 2014 recebeu como prêmio o curso de empreendedorismo The Entrepreneur's Boot Camp: A Deep Dive for New Ventures (Babson College - USA) que será realizado em Janeiro de 2015. O time vencedor da competição Unesp Inovação 2014 também participou da competição internacional I2P Idea to Product – Global e foi o terceiro colocado na final, realizada de 24 a 27 de novembro em Juiz de Fora/MG.

O projeto premiado foi um durômetro automatizado portátil, projetado pelos pós-graduandos Albert Augusto de Assis, Rogério Pinto Alexandre, sob orientação do professor Adriano Wagner Ballarin, todos da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Câmpus de Botucatu. O durômetro foi pensado para solucionar o problema da medição da dureza dos dormentes das ferrovias, que, por legislação, devem ser dispostos de uma determinada maneira de acordo com um maior ou menor grau dessa qualidade do material. De acordo com Assis, o durômetro desenvolvido pela Unesp pode substituir os existentes nos laboratórios de qualidade pelo país, por ser mais barato, menor, e dar as respostas mais rápidas do que os modelos atuais.

Sobre a participação da equipe no I2P Idea to Product – Global, o professor Ballarim comenta: “Todos os projetos foram muito questionados pelos juízes, mas nossa equipe desempenhou muito bem também nesta etapa, evidenciando segurança e a consistência do invento”, analisa. “Em nome da equipe, gostaria de agradecer a todos que nos apoiaram e patrocinaram nesse evento e, em especial, à Agência Unesp de Inovação a à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, por todo profissionalismo na condução dos trabalhos preparatórios”.

Para saber mais sobre o durômetro, acesse:

Saiba mais sobre a competição Unesp Inovação 2014, em: