Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte
 
   
 
Agência Unesp de Inovação
voltar voltar imprimir imprimir enviar enviar corrigir corrigir
Empresas participantes da Rodada de Negócios da AUIN

Agência Unesp de Inovação promove rodada de negóciosEvento reuniu representantes de empresas com pesquisadores da universidade

[24/11/2014] 

Durante o mês de agosto de 2014 a Agência Unesp de Inovação (AUIN) promoveu a Rodada de Negócios, que reuniu pesquisadores da Unesp e representantes de empresas das áreas de fármacos, cosméticos, saúde animal e o biopolímeros, com intuito de aproximar a comunidade acadêmica de setores industriais envolvidos com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de produtos. Entre as emprestas participantes estavam Prati-Donaduzzi, Chemyunion, Grupo Ouro Fino, e Vencofarma.

Segundo a professora Vanderlan da Silva Bolzani, diretora executiva da AUIN: “O desenvolvimento de produtos a partir de pesquisas e descobertas científicas é o alicerce das Sociedades do Conhecimento e, no Brasil, o caminho mais racional para alcançarmos o desenvolvimento que o país demanda e almeja”.

Integrar e discutir possíveis parcerias para pesquisa de desenvolvimento colaborativo entre a Unesp e o setor empresarial é importante para que a população tenha acesso as tecnologias desenvolvidas dentro na universidade. A iniciativa privada pode contribuir financiando a produção e a distribuição de tecnologias para o mercado.

O evento foi importante para o surgimento de propostas e criação de parcerias. Segundo Helder Dário de Oliveira, gestor de projetos e inovação da Prati-Donaduzzi a pesquisa científica pode gerar interesse em empresas independentemente do seu estágio, ele diz: “Demonstramos interesse inclusive em acompanhar projetos que estão em estágio inicial, em estar sempre em contato com pesquisador, porque dentro de um ou dois anos gostaríamos que ele tivesse a Prati-Donaduzzi como uma parceira de confiança”.

Segundo Cristiane Pacheco, diretora científica da Chemyunion, as Agências de Inovação tem importante papel na parceria de empresas com os pesquisadores. Ela explica: “Muitas vezes não podemos chegar à academia e conversar com os professores para desenvolvermos projetos, existem barreiras que iremos encontrar. A Chemyunion já tem interações com a Unesp, com a Usp e Unicamp, mas as agências são grandes facilitadores de novos processos” Cristiane completa: “O que vivenciei aqui hoje foi a facilidade, precisamos reduzir as burocracias para a gente inovar com um tempo de retorno melhor”.

É possível conferir momentos da Rodada de Negócios AUIN através do programa INOVAR da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Clique aqui para conferir

Luciana Maria Cavichioli/AUIN

 

Notícias recentes

16/02/2018 - [Animal Health Innovation Latin America]

07/02/2018 - [Coloque sua startup na Plataforma de Lançamento do InovAtiva Brasil]

19/01/2018 - [Inova Talentos - IEL/CNPQ abre vagas para alunos bolsistas]