Empresas participantes da Rodada de Negócios da AUIN

Agência Unesp de Inovação promove rodada de negóciosEvento reuniu representantes de empresas com pesquisadores da universidade

[24/11/2014]

Durante o mês de agosto de 2014 a Agência Unesp de Inovação (AUIN) promoveu a Rodada de Negócios, que reuniu pesquisadores da Unesp e representantes de empresas das áreas de fármacos, cosméticos, saúde animal e o biopolímeros, com intuito de aproximar a comunidade acadêmica de setores industriais envolvidos com a inovação tecnológica e o desenvolvimento de produtos. Entre as emprestas participantes estavam Prati-Donaduzzi, Chemyunion, Grupo Ouro Fino, e Vencofarma.

Segundo a professora Vanderlan da Silva Bolzani, diretora executiva da AUIN: “O desenvolvimento de produtos a partir de pesquisas e descobertas científicas é o alicerce das Sociedades do Conhecimento e, no Brasil, o caminho mais racional para alcançarmos o desenvolvimento que o país demanda e almeja”.

Integrar e discutir possíveis parcerias para pesquisa de desenvolvimento colaborativo entre a Unesp e o setor empresarial é importante para que a população tenha acesso as tecnologias desenvolvidas dentro na universidade. A iniciativa privada pode contribuir financiando a produção e a distribuição de tecnologias para o mercado.

O evento foi importante para o surgimento de propostas e criação de parcerias. Segundo Helder Dário de Oliveira, gestor de projetos e inovação da Prati-Donaduzzi a pesquisa científica pode gerar interesse em empresas independentemente do seu estágio, ele diz: “Demonstramos interesse inclusive em acompanhar projetos que estão em estágio inicial, em estar sempre em contato com pesquisador, porque dentro de um ou dois anos gostaríamos que ele tivesse a Prati-Donaduzzi como uma parceira de confiança”.

Segundo Cristiane Pacheco, diretora científica da Chemyunion, as Agências de Inovação tem importante papel na parceria de empresas com os pesquisadores. Ela explica: “Muitas vezes não podemos chegar à academia e conversar com os professores para desenvolvermos projetos, existem barreiras que iremos encontrar. A Chemyunion já tem interações com a Unesp, com a Usp e Unicamp, mas as agências são grandes facilitadores de novos processos” Cristiane completa: “O que vivenciei aqui hoje foi a facilidade, precisamos reduzir as burocracias para a gente inovar com um tempo de retorno melhor”.

É possível conferir momentos da Rodada de Negócios AUIN através do programa INOVAR da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Clique aqui para conferir

Luciana Maria Cavichioli/AUIN