UNESP é eleita a 6ª melhor universidade do Brasil pelo Ranking Universitário Folha 2014Universidade é a 5ª no quesito Mercado e 7ª nos quesitos Inovação e Pesquisa.

[26/09/2014] A UNESP foi cotada como a sexta melhor universidade do país em um levantamento realizado entre as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, analisadas para elaboração do Ranking Universitário Folha (RUF), avaliação anual do ensino superior do Brasil realizada pela Folha desde 2012.

As universidades são avaliadas nos quesitos pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Segundo o site do RUF, “os dados que compõem os indicadores de avaliação são coletados (...) em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha”.

No indicador de Pesquisa, que analisa a produção cientifica das universidades, a UNESP obteve 39,83 pontos de um máximo de 40. No quesito inovação, quantificando a quantidade de patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a universidade obteve 3,78 pontos de um máximo de 4. No item Mercado, que reflete a opinião de 1.212 responsáveis pelos recursos humanos de empresas e de instituições brasileiras consultados pelo Datafolha, a UNESP aparece em 5º lugar, tendo obtido 17,61 de um máximo de 18 pontos.