AUIN na BIO Latin AmericaEvento realizado no Rio de Janeiro teve como objetivo proporcionar o acesso a inovação e proporcionar oportunidades de parcerias no ramo

[23/09/2014] Foi realizada entre 09 e 11 de Setembro, no Rio de Janeiro, a BIO Latin America, considerada a maior conferência sobre inovação e colaboração no setor de biotecnologia da América Latina. Foram convidados executivos, acadêmicos e investidores do mundo inteiro para apresentar estudos de caso, discutir tendências, estratégias e desafios da indústria e também estudar oportunidades de investimentos no mercado.

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industria (ABDI), a Biominas realizou um levantamento identificando os NITs (Núcleos de Inovação Tecnológica) que negociam tecnologias e/ou patentes de biotecnologia e convidou as 10 agências mais ativas na área, entre elas a AUIN, a participarem de um processo de coaching para as reuniões face-a-face e, posteriormente, a exporem as suas tecnologias em um dos fóruns do evento.

A AUIN foi representada por sua Gerente de Transferência de Tecnologia, Rita Costoya, que apresentou duas tecnologias patenteadas pela Agência: a Goma de Mascar Anticariogênica e o Kit de Identificação Genética Humana.

Para potencializar o evento como ambiente favorável para inicio de contatos comerciais, foi desenvolvido um software interativo que possibilitou agendamentos de reuniões durante o evento. Estas aconteciam a cada trinta minutos, em cabines privadas reservadas para tal finalidade. Rita afirma que “o networking foi realmente intenso, com as empresas buscando os contatos e os NITs direcionando as pesquisas. Foi excelente poder apresentar nossas pesquisas e poder discutir sua aplicação dentro do mercado de biotecnologia”.

A gerente afirma ainda que durante o evento surgiram muitas oportunidades para que as Agências entendessem melhor as necessidades das empresas da área e identificassem as principais oportunidades de mercado, além de proporcionar uma oportunidade única de troca de informações entre os NITs. Segundo ela, foram realizados durante a feira contatos com a Zoetis, uma companhia global de saúde animal, o Instituto Butantã, com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e também com os outros NITs envolvidos no evento, tais como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Fiocruz, Agência de Comercialização de Tecnologia de Brasilia (ACT), Universidade de São Paulo (USP), INOVA-Unicamp, Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT-MG).