UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Novembro/2009– Ano XXII – nº 250   ::   Suplemento

 
:: ENSINO ::

Graduação
Unesp avança de novo em Guia da Abril
Universidade alcança segundo lugar na classificação sobre melhor ensino público de graduação do país

Com 92 cursos “estrelados” entre seus 100 avaliados pelo V Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real Grupo Santander, a Unesp passou para o segundo lugar na classificação entre as universidades públicas brasileiras com melhor ensino de graduação. Do total de cursos destacados, 24 foram contemplados com cinco estrelas (classificação “excelente”), 43 com quatro (“muito bom”) e 25 com três estrelas (“bom”). Em 2008, foram 83 os cursos com esse destaque na instituição, que ficou em terceiro lugar.

O anúncio das melhores Instituições de Ensino Superior em oito áreas de conhecimento e das melhores universidades do ano, públicas e privadas, foi feito no dia 27 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Desde a primeira edição do Prêmio Melhores Universidades, em 2005, a Unesp vem conquistando avanços. Foram 64 estrelas naquele ano, 69 em 2006, 77 em 2007, 83 em 2008 e 92 em 2009.

Programas de melhoria – O progresso na avaliação é resultado de programas voltados para a excelência de seus cursos, segundo a pró-reitora de Graduação, Sheila Zambello de Pinho. Entre eles, o Programa para a Melhoria do Ensino da Graduação destina verbas para a compra de materiais e melhoria da infraestrutura. Já as iniciativas como o Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas e o Apoio à Produção de Material Didático, ambos da Pró-Reitoria de Graduação, visam o aperfeiçoamento da prática dos professores.

“A soma desses programas com a qualidade do corpo docente, a dedicação dos alunos e o empenho do pessoal técnico administrativo, tanto da Pró-Reitoria quanto das diretorias técnico-acadêmicas, se expressa na gradual evolução obtida no prêmio do Guia”, disse Sheila.

Entre os cursos com cinco estrelas deste ano, o de Ciências Biomédicas, do Instituto de Biociências, câmpus de Botucatu, foi o único com esse conceito em sua área. Para a professora Maria José Queiroz de Freitas Alves, coordenadora do curso, a graduação da Unesp se distingue por preparar o aluno para além do exercício de uma profissão ou para a carreira acadêmica: ele também é formado para levar conhecimento à sociedade. “Um bom exemplo é o prêmio obtido na etapa regional do Desafio Sebrae 2009 por alunos do nosso curso”, cita a coordenadora.

A avaliação do Guia do Estudante envolveu 2.010 pareceristas. Eles analisaram 9.371 cursos de 1.332 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Desses cursos, 3.551, de 570 instituições, foram “estrelados”. Após os resultados da avaliação, as melhores universidades por área são premiadas.

Tanto no V quanto no IV Prêmio, a Unesp concorreu na categoria “Universidade do Ano”, destinada às universidades, uma pública e outra privada, que somam o maior número de estrelas entre cursos avaliados.

Daniel Patire

    Os cursos estrelados em 2009

Cinco estrelas
Agronomia (FCA – Botucatu; FCAV – Jaboticabal)//Ciências Biológicas (IB – Botucatu; Ibilce – S.J. Rio Preto)//Ciências Biomédicas (IB – Botucatu)//Biblioteconomia (FFC – Marília)//Ecologia (IB – Rio Claro)// Educação Física (FC – Bauru; IB – Rio Claro)//Enfermagem (FM – Botucatu)// Engenharia de Alimentos (Ibilce – S.J. Rio Preto)//Engenharia Cartográfica (FCT – Pres. Prudente)//Farmácia (FCF – Araraquara)//Letras (FCL – Araraquara)//Matemática
(IGCE - Rio Claro) // Medicina Veterinária (FO – Araçatuba; FMVZ – Botucatu; FCAV - Jaboticabal)//Odontologia (FO – Araraquara)//Química (IQ – Araraquara)//Sistemas de Informação (FC – Bauru)//Tradução e Interpretação (Ibilce – S.J. Rio Preto)//Zootecnia (FMVZ – Botucatu; FCAV –Jaboticabal)

Quatro estrelas
Administração (Tupã)

 

//Administração
Pública (FCL – Araraquara)//Agronomia
(Feis – Ilha Solteira)//Arquitetura
e Urbanismo (Faac – Bauru)// Ciências
Biológicas (FCL – Assis; IB – Rio
Claro; CLP – São Vicente)//Ciência da
Computação (FC – Bauru)//Ciências
Econômicas (FCL – Araraquara)//Ciências
Sociais (FCL – Araraquara;
FFC – Marília)//Desenho Industrial
(Faac/Bauru)//Direito (FHDSS – Franca)//
Educação Física (FCT – Pres.
Prudente)//Engenharia Civil (FEG
– Guaratinguetá; Feis – Ilha Solteira)//
Engenharia Elétrica (Feis – Ilha
Solteira)//Engenharia Mecânica (FE
– Bauru; FEG – Guaratinguetá; Feis – Ilha Solteira)//Engenharia de Produção

 


(FEG – Guaratinguetá)//Estatística
(FCT – Pres. Prudente)//Filosofia
(FFC – Marília)//Fisioterapia
(FCT – Pres. Prudente)//Geografia
(FCT – Pres. Prudente; IGCE – Rio Claro;
Ourinhos)//Geologia (IGCE – Rio
Claro)//História (FHDSS – Franca)//
Matemática (Ibilce - S. J. Rio Preto)//
Medicina (FM – Botucatu)//Música (IA
– São Paulo)//Nutrição (IB – Botucatu)//
Odontologia (FO – Araçatuba; FO
- S.J. dos Campos)//Pedagogia (FCL –
Araraquara; FFC – Marília; FCT – Pres.
Prudente; IB – Rio Claro)//Rádio e TV
(Faac – Bauru)//Relações Internacionais
(FFC – Marília)//Serviço Social
(FHDSS – Franca)//Turismo (Rosana)
Três estrelas
Administração (FCAV – Jaboticabal)//

 

Arquivologia (FFC – Marília)//Biotecnologia
(FCL – Assis)//Ciência da
Computação (FCT – Pres. Prudente;
IGCE – Rio Claro; Ibilce – S.J. Rio
Preto)//Ciências Biológicas (FCAV
– Jaboticabal)//Engenharia Ambiental
(FCT – Presidente Prudente;
IGCE – Rio Claro)//Engenharia Civil
(FE – Bauru)//Engenharia Elétrica
(FE – Bauru; FEG - Guaratinguetá)//
Engenharia Florestal (FCA – Botucatu)//
Física (IGCE – Rio Claro)//Fisioterapia
(FFC – Marília)//Fonoaudiologia
(FFC – Marília)//Jornalismo (Faac
– Bauru)//Pedagogia (FC – Bauru)//
Psicologia (FCL – Assis; FC – Bauru)//
Relações Internacionais (FHDSS
– Franca); Relações Públicas (Faac
– Bauru)//Terapia Ocupacional (FFC
– Marília)//Zootecnia (Dracena; Feis
– Ilha Solteira)

 
  ACI