UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2009– Ano XXII – nº 248   ::   Suplemento

 
:: RESENHAS::

História
Mulheres e crianças na imprensa
Pesquisa revela recursos dos jornais do Interior para influir sobre leitores no início do século passado

Ao transitar por universos que se relacionam, como a história da imprensa, da educação, do Interior paulista, das mulheres e da infância, este livro traz em sua construção um percurso muito especial. A autora realizou quase uma década de viagens e pesquisas pelo Estado com o objetivo de descobrir, ler, catalogar, copiar, reproduzir e fotografar jornais.

Mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Araraquara, lecionando hoje na Universidade Federal de Uberlândia, a historiadora Raquel Discini de Campos releu notícias em busca de conexões entre o que era dito, como era escrito e para quem se destinava.

Tese de doutorado que recebeu o Prêmio Estímulo Nelson Seixas, de São José do Rio Preto, SP, este estudo de jornais das primeiras décadas do século XX de cidades como Catanduva, São José do Rio Preto e Mirassol discute o seu poder de persuasão para a formação de opiniões, representações coletivas, aspirações e crenças.

Todo um convencimento racional e argumentativo em editoriais, artigos e notícias era reforçado por imagens iconográficas, figuras de linguagem, publicidade e poemas. A historiadora desloca o material jornalístico para a esfera educacional, verificando as mensagens ali presentes.

Textos e imagens caminham, dessa maneira, lado a lado, como documentos essenciais para a construção social de uma época. O dia-a-dia das pessoas comuns faz refletir sobre o universo feminino, o conceito de beleza de uma época, a visão que se tinha da velhice e os múltiplos valores envolvidos na educação das crianças.

Informações sobre mulheres nas suas mais variadas expressões, jovens, pobres, idosas, feministas, feias, bonitas, trabalhadoras, defensoras do sufrágio universal e mães ajudam a construir um todo pleno de paradoxos e estereótipos, mas que possibilita um conhecimento dos mais densos e plenos de interesse sobre o Interior paulista no início do século passado.

O.D.

Mulheres e crianças na imprensa paulista,
1920-1940: educação e história
– Raquel
Discini de Campos; Editora Unesp; Coleção
PROPG; 224 páginas; R$ 52. Informações:
www.editoraunesp.com. br ou telefone
(11) 3242-7171

 

  ACI