UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2009– Ano XXII – nº 248   ::   Suplemento

 
:: MÍDIA ::

Ensino
Unesp oferecerá curso na Univesp
Convênio com o Estado prevê formação a distância em Pedagogia para docentes da rede pública e privada

A Unesp oferecerá gratuitamente o curso de Pedagogia a distância para professores da rede de ensino pública e privada em convênio com a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O curso é semipresencial e terá carga horária de 3.390 horas/aula, com duração de três anos. O processo seletivo será da Fundação para o Vestibular da Unesp Vunesp) e as aulas deverão começar em março de 2010.

O convênio foi assinado no dia 26 de agosto pelo reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald e o secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, durante a inauguração do Espaço Univesp, no Auditório Franco Zampari, em São Paulo. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ensino Superior.

Segundo o governador José Serra, a ação é um avanço na qualidade do ensino superior. “Estou muito otimista no diagnóstico e na ação deste projeto”, afirmou o Governador. “Acredito que os nossos professores estarão muito mais perfeiçoados e preparados para ensinar.

”Inicialmente, a Unesp oferecerá 1.350 vagas. “Este momento possibilitará a expansão do ensino, uma melhor qualidade e oportunidade para pessoas estudarem gratuitamente”, explica Vogt, estimando que a Univesp possa atingir cinco mil beneficiados até 2010.

O curso, que será 40% presencial, terá atendimentos duas vezes por semana nas unidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

O governo do Estado investiu por volta de R$ 24 milhões na implantação do curso, que deverá envolver 27 turmas com 50 alunos. “O desafio maior será ligar toda a tecnologia envolvida com as atividades presenciais e com o material impresso que também será distribuído aos alunos”, diz Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD). O evento marcou também a estreia da Univesp TV, da Fundação Padre Anchieta.

Univesp – Em 9 de outubro de 2008, o governador Serra assinou o Decreto nº 53.536, que institui o Programa Univesp. A Iniciativa oferecerá, por meio da Secretaria de Ensino Superior e em parceria com as universidades estaduais paulistas, Cursos de graduação e de especialização para professores das redes estadual, municipal e particular.

Fabiana Manfrim

 
  ACI