UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria

Jornal UNESP :::

Setembro/2009– Ano XXII – nº 248   ::   Suplemento

:: MÍDIA ::

Comunicação
Revista divulga pesquisa da Universidade
Recém-lançada Unesp Ciência apresenta notícias sobre atividades de docentes e temas da área

No dia 25 de agosto, ao se completarem exatos quatrocentos anos da apresentação do telescópio por Galileu Galilei (1564-1642), foi concluída a impressão da revista Unesp Ciência. A nova publicação da Universidade foi lançada no dia 26 de agosto, às 19h30, no auditório do Instituto de Física Teórica (IFT), câmpus da Barra Funda, em São Paulo.

A efeméride foi o mote da matéria de capa da primeira edição, “Ciência, 400 anos”, que aborda não somente os quatro séculos da Astronomia, como o nascimento da ciência moderna.

A revista nasce com o desafio de fazer um jornalismo científico que se torne referência no Brasil, com notícias sobre as pesquisas da Universidade e também sobre os grandes temas da ciência nacional e internacional. O objetivo é fazer uma cobertura crítica, pluralista e equilibrada entre as três grandes áreas do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas).

Mensal, com tiragem de 25 mil exemplares e 48 páginas, a revista será dividida em reportagens especiais, duas colunas (“Arte”, pelo coordenador de Imprensa e crítico de arte Oscar D’Ambrosio, e “Ponto Crítico”, com reflexões sobre a dimensão pública da ciência, por Maurício Tuffani) e sete seções fixas – “Perfil”, “Como se faz” (sobre os processos científicos de grupos de pesquisa e laboratórios da instituição), “Estação de trabalho” (fotos de salas curiosas de professores e pesquisadores), “Estudo de campo”, “Quem diria”, “Livros” e “Click!” (imagens com a beleza da ciência).

O lançamento é uma iniciativa do reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald. A implantação do projeto, elaborado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), é um trabalho conjunto da Unesp e da Editora Unesp, com o apoio da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e seu parque gráfico.

O assessor-chefe de Comunicação e Imprensa (ACI) da Universidade, Maurício Tuffani, é o diretor editorial da publicação. O dia-a-dia da revista é comandado pela editora-chefe Giovana Girardi. A equipe de jornalistas é formada também pelos editores-assistentes Luciana Christante e Pablo Nogueira, pelo repórter Igor Zolnerkevic e pelo repórter fotográfico Daniel Patire.

A edição de arte fica por conta de Ricardo Miura, com projeto gráfico das designers Renata Buono e Luciana Sugino, do Ateliê Buono Disegno.

ACI