UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Setembro/2009– Ano XXII – nº 248   ::   Suplemento

 
:: GERAL::

Leitura Dinâmica


EDUCAÇÃO
Durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Biologia (Eneb), realizado de 26 de julho a 1.º de agosto, na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, alunos do Câmpus do Litoral Paulista propuseram a criação do Grupo de Trabalho Permanente (GTP) em Educação, que deverá se concentrar no setor de Educação Popular. Informações: centroacademico@clp.unesp.br (Cyro Assahira, bolsista Unesp/Universia/CLP/São Vicente)

GEOGRAFIA
Aconteceram entre 17 e 21 de agosto a X Semana de Geografia e o V Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, câmpus de Presidente Prudente. O tema central dos eventos foi “A Geografia em Presidente Prudente: 50 Anos em Movimento”, em comemoração pelas cinco décadas de fundação do curso de Geografia dessa Unidade. Informações: http://www4.fct.unesp.br/semanas/geografia/home.html ou tadeu@fct.unesp.br (Vitor Silva de Andrade, bolsista Unesp/Universia/FCT/Presidente Prudente)

INOVAÇÃO
Dia 5 de agosto, em reunião realizada na sede da Auin (Agência Unesp de Inovação), no câmpus da Barra Funda, em São Paulo, o diretor da agência, José Arana Varela, traçou planos para uma ação conjunta das três universidades paulistas, com Oswaldo Massambani, da Agência USP de Inovação, e Roberto Lotufo, da Agência de Inovação Inova Unicamp. (Isabella Carolina Papa, bolsista Unesp/Universia/Reitoria)

CONSCIÊNCIA NEGRA
A X Semana da Consciência Negra, que estava programada para ocorrer no período de 10 a 12 de agosto, foi transferida para os dias 15 e 16 de outubro, na Faculdade de Ciências e Letras, câmpus de Assis. O encontro discutirá o tema “Reflexões e lutas: construindo identidades”. Os debates também incluirão os 10 anos de atividades do Nupe (Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão), que tem se destacado por suas iniciativas nas áreas cultural e sociopolítica. Informações: (18) 3302-5861 e nupeassis@yahoo.com.br (Emanuel Ângelo Nascimento, bolsista Unesp/Universia/FCL/Assis)

MEDICINA VETERINÁRIA
O V Curso de Atualização em Medicina Veterinária, com enfoque em animais exóticos, ocorreu de 21 a 23 de agosto, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, câmpus de Botucatu. O curso abordou os principais aspectos do atendimento a animais silvestres ou exóticos, cada vez mais comuns nas clínicas veterinárias brasileiras, como hamsters, calopsitas, papagaios e jabutis. Infomações: geas@fmvz.unesp.br, geasbotucatu@hotmail.com ou (14) 3811-6019. (Daniela Rodrigues Venegas Herrera, bolsista Unesp/Universia/FMVZ/Botucatu)

EVENTOS CIENTÍFICOS
O câmpus de Bauru sediará dois eventos científicos em novembro, organizados com a finalidade de discutir assuntos relacionados à comunicação científica, à educação e à convergência de mídias: o II Seminário Lecotec de Comunicação e Ciência – Lecomciencia e o II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã – Lecotec 2009. Os dois são promovidos pelo Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec), vinculado à Faculdade
de Artes, Arquitetura e Comunicação (Faac). Informações: www.faac.unesp.br/lecomciencia2009 e www.faac.unesp.br/lecotec2009. (Eloiza Cristina Fontes Vieira, bolsista Unesp/Universia/Faac/Bauru)

MATERIAIS INTELIGENTES
Aconteceu de 12 e 14 de agosto na Faculdade de Engenharia, câmpus de Ilha Solteira, o 3rd Symposium on Intelligent Materials and Control. Foram discutidos temas como a construção de estruturas inteligentes, entre as quais, por exemplo, alguns prédios que conseguem se adaptar aos estímulos externos, como terremotos. Informações: www.dem.feis.unesp.br/gmsint/3simcpg.htm (Róbinson Gerardo Trindade Portilha Erazo, bolsista Unesp/Universia/FE/Ilha Solteira)

TEORIA POLÍTICA
O III Seminário Científico Teoria Política do Socialismo ocorreu na Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília, entre 17 e 21 de agosto. O objetivo do evento foi analisar a obra teórica do pensador húngaro György Lukács e sua contribuição e importância para o marxismo internacional e brasileiro. Informações: www.marilia.unesp.br (Cinthia Alves Falchi, bolsista Unesp/Universia/FFC/Marília)


  ACI