UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Jornal UNESP :::

Setembro/2009– Ano XXII – nº 248   ::   Suplemento

:: ALUNOS ::

Orientação vocacional pelo MSN
Formandos de Psicologia de Assis atendem jovens on-line sobre escolha da profissão

A Faculdade de Ciências e Letras (FCL), câmpus de Assis, oferece orientação vocacional gratuita pelo MSN por meio do programa Vestibunesp. O serviço é um projeto de extensão universitária coordenado pelo professor Paulo Motta e realizado por alunos do último ano do curso de Psicologia, que passam por treinamento específico antes de começar o atendimento. “A grande vantagem desse trabalho é que nós conseguimos atender pessoas que não teriam acesso a nenhum tipo de orientação”, explica o professor.

Para Motta, o jovem não tem enfrentado bem o momento da escolha da carreira. “As profissões mudaram, o mercado de trabalho mudou e, diante de tantas mudanças, o ensino médio continua nos moldes da década de 1980, isso pra ser muito otimista”, analisa o professor. “A escola não atrai ninguém, pelo contrário. Por isso, penso que o jovem está meio desamparado, não consegue entender o mundo”, afirma o psicólogo, que aponta a falta de espaço para que os alunos possam questionar, conversar, dialogar e trocar experiências.

O programa de atendimento a distância existe desde 1999, inicialmente por meio de salas de bate-papo e, mais tarde, pelo ICQ. Desde 2005, a proposta utiliza o MSN, atendendo cerca de 5.000 pessoas, mil apenas em 2008.

Dicas – Além da orientação vocacional, o estudante recebe dicas de alimentação, relaxamento para o dia da prova e melhores métodos e horários de estudo. De acordo com a coordenação do programa, alguns vestibulandos chegam a níveis tão altos de estresse, que podem comprometer seriamente seu desempenho no exame.

Há ainda outros perfis de usuário, como pais que buscam orientação para os filhos, alunos que cursam faculdade mas estão arrependidos e formandos que estão em dúvida sobre o próximo curso que vão seguir.

Os interessados devem consultar a agenda de horários de atendimento do programa, disponível no site da FCL (http://www.assis.unesp.br/index_portal.php#). Basta clicar em “Vestibular” e, em seguida, “Vestibunesp”.

Cinthia Leone

ACI