UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::

Agosto/2009– Ano XXII – nº 247   ::   Suplemento

 
:: RESENHAS ::

Literatura
Retrato de Machado quando jovem
Estudo clássico de Jean-Michel Massa sobre escritor brasileiro ganha segunda edição revista no País

A vida, a obra e o tempo são os três principais eixos de A juventude de Machado de Assis (1839-1870) – ensaio
de biografi a intelectual
, de Jean-Michel Massa. Esta segunda edição revista, publicada quase 40 anos após a primeira, traz um livro considerado pelo crítico literárioAntonio Candido como “um dos mais importantes que se escreveram sobre qualquer aspecto da literatura brasileira”.

Professor titular emérito da Universidade de rénnes 2, Massa põe em evidência o início da vida literária de Machado de Assis, mostrado na busca de sua própria voz. isso o levou a passar pela poesia filosófica, o canto patriótico, a literatura de caráter social e a crônica. Lançava, como aponta Massa, “balões de ensaio para descobrir quem era”.

Definido pelo próprio pesquisador francês como uma “biografia intelectual, espiritual e histórica”, o livro estuda como Machado, que viveu de 1839 a 1908, adquiriu uma distância em relação a si mesmo e à sociedade. Na primeira parte, são abordadas a infância e a adolescência, as primeiras poesias (1855- 1856) e os passos iniciais na prosa (1856-1858), assim como seus amigos no período. Em seguida, o engajamento social é focalizado com estudos das intervenções de Machado no Correio Mercantil e no Paraíba, entre 1858 e 1859, na publicação O espelho (1859-1860), além do ofício de jornalista n’O Diário do Rio de Janeiro (1860-1862).

As facetas do homem de teatro, contista (1864- 1869), e o reconhecimento como crítico literário por José de Alencar, em 1868, também merecem reflexão. O mesmo acontece com a publicação de Contos fluminenses, no ano seguinte, considerada por Massa “um passo à frente”, entre outros fatores, por não reunir textos “realistas em nenhum sentido do termo”. Referências históricas precisas, amizades, atividade política, a união com a esposa Carolina, entre outras informações, tornam a pesquisa do ensaísta francês um mergulho denso e aprimorado no mundo mental e literário de Machado. Esse mito da literatura brasileira é visto quando tinha menos de 30 anos, sem livros importantes escritos e sem a notoriedade grandiosa no meio literário que o futuro lhe reservaria.

A juventude de Machado de Assis

A juventude de Machado de Assis (1839-1870) - ensaio de biografia intelectual – Jean-Michel Massa; Editora Unesp; 582 páginas; R$ 70. Informações: www.editoraunesp.com.
br ou telefone (11) 3242-7171.

 

Oscar D'Ambrosio

 

 
  ACI