UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Setembro/2008 – Ano XXII – nº 237   ::   Suplemento   ::   Encarte Eleição [arquivo]
 
:: DESAFIOS PARA OS PROFESSORES ::

As deficiências crônicas do ensino brasileiro exigem reflexões e medidas consistentes para reverter esse quadro. E algumas das questões mais importantes se voltam para a figura do professor. Embora enfrente dificuldades como um preparo insatisfatório, baixos salários e falta de condições como infra-estrutura adequada nas escolas, esse profissional também precisa se envolver em iniciativas para solucionar os problemas, contribuindo para superar a precariedade cultural e as injustiças sociais do País. Nesta edição, os especialistas enfatizam temas como a busca de conhecimento e o compromisso de transmiti-lo aos alunos. Eles discutem o domínio dos recursos adequados para ensinar os conteúdos das disciplinas, a adoção de inovações e a superação de uma atitude passiva diante de práticas pedagógicas e administrativas existentes no âmbito escolar.

Formação do docente é principal
alavanca da escola pública

Entrevista com Marilda da Silva

Inquietações de uma professora
Maria Isabel Nogueira Tuppy

Ensino na Universidade:
o que faz a diferença?

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Três pontos para reflexão sobre a docência
Newton Duarte

 
  ACI