UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Agosto/2006 – Ano XX – nº 214   [Voltar]
 
:: GERAL ::
Divulgação Científica
Apoio à educação pública
Iniciativas desenvolvidas por docentes e estudantes de
Araraquara e Bauru difundem novos conhecimentos para rede
de ensino médio e fundamental e toda a comunidade

Fenômenos naturais sem segredo
Com recursos variados, centro expõe conceitos e estimula experiências científicas em escolas

No Centro de Ciências de Araraquara (CCA), projeto de difusão do conhecimento científico ligado ao Instituto de Química (IQ), são transmitidos conceitos de Química, Física, Matemática, Paleontologia,
Biologia e Mineralogia. Para compreender os fenômenos naturais, estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio, entre outros visitantes, participam de exposições, palestras e debates. Por sua importância, o CCA recebe incentivo do Programa Permanente de Divulgação da Ciência na UNESP, ou Ciência na UNESP, vinculado à Vice-Reitoria.

Cerca de 6 mil visitantes passam pelo CCA por ano, a maioria deles estudantes. “Além de contribuir para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico para a população, queremos estimular as escolas a utilizar a experimentação no ensino das ciências naturais”, salienta Luiz Antonio Andrade de Oliveira, docente do IQ e coordenador do Centro. “Trabalhamos com 17 alunos bolsistas, que elaboram exposições, monitoram visitas e fazem a seleção e adaptação dos experimentos”, comenta.

Nas exposições de Física e Química, por exemplo, são abordadas a energia e suas diferentes manifestações e transformações. Elas são apresentadas por meio de diversos instrumentos, como um pêndulo oscilatório, um looping triplo, um sistema de roldanas e uma bicicleta acoplada a gerador elétrico. Para ensinar Matemática, são utilizados jogos como Tangran, Dominó Gigante e Torre de Hanói.

Além das bolsas advindas do Programa Ciência na UNESP, Oliveira destaca a importância da alocação de recursos que auxiliam na manutenção dos equipamentos e na compra de material de consumo.

Julio Zanella

 
  ACI