UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Reitoria
 
     
 
Jornal UNESP :::
Agosto/2005 – Ano XIX – nº 203 [voltar]
 
:: LANÇAMENTOS ::

Educação
Tecnologia na matemática

A publicação oferece uma nova concepção para se refletir sobre o papel da tecnologia de comunicação e informação em educação matemática. Marcelo C. Borba, professor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP, campus de Rio Claro, e Mónica E. Villareal, da Faculdade de Agronomia da Universidade de Córdoba (Argentina), que realizou seu doutorado no IGCE, fornecem exemplos simples de pesquisas conduzidas em cursos de educação básica e universitária. Discutem ainda como inovações nos computadores, na escrita e no discurso transformam a educação em termos epistemológicos e políticos. “Apresentamos exemplos de pesquisas em cursos de educação matemática on-line e do uso da Internet em cursos regulares de matemática”, afirma Borba. A discussão desenvolvida pelos autores e os exemplos apresentados permitem gerar novas reflexões sobre visualização, experimentação e múltiplas representações de educação matemática.

Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization – Marcelo C. Borba e Mónica E. Villareal; Mathematics Education Library, volume 39; Springer; US$ 79,95. Informações: www.springeronline.com

 
  ACI