Untitled Document
Início Portal UNESP  
Portal UNESP
Ouvidoria
Untitled Document
> English> Español

 
 

[ EDIÇÕES ANTERIORES ][ início portal ]

[ n. 201/junho 2005 ]

Pág. 11

  [
índice Jornal ]

::GERAL::

 

DOCENTES III
Tesouro musical preservado
Recuperação de composições mineiras é premiada

M
úsico e docente do Departamento de Música do IA (Instituto de Artes) da UNESP, campus de São Paulo, Paulo Castagna recebeu no dia 21 de abril, do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a Medalha de Honra da Inconfidência. A cerimônia é realizada anualmente na cidade de Ouro Preto, sempre no Dia da Inconfidência. “Recebi o prêmio em retribuição ao Projeto Acervo da Música Brasileira – Restauração e Difusão de Partituras”, explica Castagna.

Coordenado pelo docente e apoiado pela Petrobrás, entre 2001 e 2003, o projeto recuperou, catalogou e divulgou partituras musicais religiosas escritas nos séculos XVIII, XIX e XX em Minas Gerais. Foram 2 mil manuscritos oriundos do Museu da Música da cidade de Mariana.

A partir desse material, o docente também organizou uma série de livros e CDs, com 51 partituras interpretadas por diferentes orquestras e grupos musicais mineiros, paulistas e cariocas. “Esse trabalho é importante para recuperar a memória da música de Minas Gerais e do Brasil como um todo”, avalia. “Ao receber a Medalha de Honra da Inconfidência, incluo, em meu currículo, a mais importante condecoração concedida pelo Estado de Minas Gerais.”

Untitled Document

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Untitled Document
ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa
  Untitled Document
Sobre o Portal UNESP
portal@reitoria.unesp.br :: webmaster@unesp.br