Ranking - Jornal da UNESP  
  MenuUniversidade aparece em primeiro lugar em avaliação feita pela revista Playboy

A edição de setembro da revista Playboy traz boas notícias para a comunidade unespiana. Nela está publicado o 19º Ranking das melhores faculdades do Brasil, no qual a UNESP aparece como a universidade com o maior número de cursos classificados em primeiro lugar, na graduação (11, de um total de 46 ranqueados e publicados) e na pós-graduação (12).

A USP, segunda colocada, tem 8 cursos em primeiro na graduação e 9 cursos na pós. Tanto na graduação como na pós-graduação, a UNESP destacou-se nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas (veja quadros abaixo).

 
  O ranking da Playboy é elaborado, desde 1982, sob o prisma do mercado de trabalho. Neste ano, para chegar aos resultados publicados, a revista revela que coletou dados "entre milhares de professores, profissionais de recursos humanos de grandes empresas, instituições de ensino e órgãos oficiais de educação do Brasil, como o Ministério da Educação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e as fundações estaduais de amparo à pesquisa". No total, foram apontados os 580 melhores cursos em 46 áreas do conhecimento.

Para o pró-reitor de Graduação interino, engenheiro Luiz Roberto Carrocci, a boa colocação da UNESP no ranking da Playboy demonstra que os esforços da atual administração para a melhoria do ensino nos seus cursos de graduação e pós-graduação estão obtendo resultados. "É o caso das Ciências Humanas, em especial as licenciaturas, cuja boa classificação é o resultado de oito anos de esforços feitos pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Vunesp", diz Carrocci. Segundo o pró-reitor interino, o próximo passo é incentivar as áreas que não obtiveram destaque, como as de tecnologia e comunicação, ao mesmo tempo em que se preserva a qualidade alcançada pelas demais.

Cursos em que a UNESP ficou em primeiro lugar, na Pós-graduação

Curso Unidade – câmpus
Agronomia FCAV – Jaboticabal
Educação Física IB – Rio Claro
Farmácia FCF – Araraquara
Física IGCE – Rio Claro
Geografia IGCE – Rio Claro
Letras FCL – Assis
Matemática Ibilce – S. J. do Rio Preto
Med. Veterinária FCAV – Jaboticabal
Odontologia FO – Araraquara
Pedagogia FCT – Presid. Prudente
Psicologia FCL – Assis
Química IQ – Araraquara

De novo no
Pódio

Para revista Época, sete cursos são de primeira linha

Não foi só no ranking da revista Playboy que a UNESP se destacou. A Universidade também se saiu muito bem em um outro levantamento, realizado pela revista Época, que lista as faculdades paulistas cuja competência é reconhecida pelo mercado de trabalho. Quinze cursos de carreiras tradicionais foram analisados por associações de classe, profissionais bem-sucedidos e grandes empresas. Além disso, as faculdades também foram avaliadas por especialistas do Grupo Catho, empresa de seleção de recursos humanos. Todas essas informações foram cruzadas com as do Provão e da Avaliação das Condições de Oferta de Cursos de Graduação do Ministério da Educação.

No resultado final, das 15 carreiras avaliadas, a UNESP teve sete cursos considerados de primeira linha: dois de Agronomia (câmpus de Jaboticabal e Botucatu), dois de Medicina Veterinária (câmpus de Jaboticabal e Botucatu), um de Odontologia (câmpus de Araraquara), um de Letras (câmpus de São José do Rio Preto) e o de Direito, do câmpus de Franca.

     
 

Cursos em que a UNESP ficou em primeiro lugar, na Graduação

Curso Unidade – câmpus
Agronomia FCAV – Jaboticabal
Educação Física IB – Rio Claro
Farmácia FCF – Araraquara
Física IGCE – Rio Claro
Geologia IGCE – Rio Claro
Letras FCL – Assis
Matemática Ibilce – S. J. do Rio Preto
Odontologia FO – Araraquara
Pedagogia FCT – Presid. Prudente
Psicologia FCL – Assis
Química IQ – Araraquara
 
     
  A tri-campeã

Odonto de Araraquara soma mais primeiros lugares

A edição deste ano do Guia do Estudante, da Editora Abril, classificou 1.120 cursos de graduação nos conceitos excelente, muito bom e bom. Oito cursos da UNESP aparecem com a maior láurea: Ecologia (Rio Claro), Engenharia Cartográfica (Presidente Prudente), Geografia (Rio Claro), Medicina Veterinária (Botucatu e Jaboticabal), Odontologia (Araçatuba e Araraquara) e Zootecnia (Jaboticabal).

Na confrontação das avaliações da Playboy, Época e Guia do Estudante, um curso da UNESP ganha destaque: Odontologia, de Araraquara, aparece em primeiro lugar nas três publicações. Outros cursos unespianos que somaram mais de uma primeira colocação são Agronomia, de Jaboticabal, na Playboy e na Época, e Medicina Veterinária (Botucatu e Jaboticabal), na Época e no Guia do Estudante.

Para o diretor da tri-campeã Odontologia/Araraquara, Ricardo Abi Rached, esses resultados "são reflexo da dedicação, da responsabilidade e da qualificação do corpo docente". Ele observa que "mais de noventa por cento dos nossos professores têm o título de doutor".

 
     
 

Página Principal | Opinião | Meio Ambiente | Agenda | Ranking |
Nutrição | Biotecnologia | Saúde | Geral | Eleições |
Geografia | Língua Portuguesa | Livros | Expediente |

Início
 



Página atualizada em 10.11.00
Criação e Programação: Renata Franco
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Universidade Estadual Paulista - Unesp