Resumo


Professora Assistente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP. Finalizou o Doutorado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2009), com a tese Movimento, Respiração e Canto: a performance do corpo na criação musical, pesquisa realizada com apoio da FAPESP. Possui Mestrado em Musicologia (2004), Bacharelado em Piano (1989) e Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música (1986), pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Especialização em Rítmica, Improvisação e Movimento pela Hochschule der Künste de Berlin, Alemanha. Dedica-se ao desenvolvimento de estratégias de criação artística, pesquisando as relações entre voz e performance. Desenvolveu a prática Movimento, Respiração e Canto a partir da integração da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf e outras práticas corporais, um processo de experimentação que integra a pesquisa da voz e processos de criação musical que se orientam a partir da relação corpo - voz. Desde 2012 coordena o grupo L.I.V.E. - Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação, junto ao qual tem desenvolvido performances e intervenções sonoras fundamentadas na investigação dos recursos vocais. Tem experiência como docente e pesquisadora na área de Música e Performance Studies, com ênfase nos processos de criação vocal, atuando principalmente nos seguintes temas: canto, movimento, Respiração Vivenciada, expressão vocal, consciência corporal, cognição e corpo, teorias de performance e performatividade da voz. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: STOROLLI, Wânia Mara Agostini;STOROLLI, WÂNIA

Projetos

Projetos de pesquisa
2016 - Atual
Voz e Performance na Contemporaneidade: processos de criação vocal e novos gêneros artísticos

Partindo do conceito de que a voz é por natureza um fenômeno de fronteiras, que transita entre corpo e espaço, entre som e palavra, entre dentro e fora, assim como entre as diversas linguagens artísticas, este projeto intenciona estudar como a investigação dos recursos vocais, compreendidos como o conjunto de possibilidades sonoras através das quais a voz pode se manifestar, tem gerado novas formas de manifestação na contemporaneidade, especialmente ao interagir com outras linguagens e com os recursos tecnológicos. Como gêneros principais a serem abordados, destacam-se a Vocal Performance Art, gênero que se estabelece nas últimas décadas do século XX e que se caracteriza pela pesquisa vocal, mixagem de linguagens e novas formas de performance e o Audio-Walk, forma que integra voz, dramaturgia e tecnologia. Partindo da análise do contexto histórico que propicia o surgimento das novas formas de manifestação artística, o estudo objetiva estudar as estruturas e elementos componentes das linguagens híbridas mencionadas, em especial as técnicas vocais estendidas eventualmente empregadas, o uso de recursos tecnológicos e mixagem de linguagens, examinando as obras representantes das novas modalidades, seus processos criativos e formas de atuação do performer no âmbito destas. A partir deste conhecimento, a pesquisa poderá cooperar para o desenvolvimento de novas estratégias no âmbito da criação e do ensino, sobretudo no que diz respeito ao emprego da voz, mixagem de linguagens e novas formas de performance, oferecendo indícios sobre os novos parâmetros de atuação do ator/performer e estimulando dessa forma uma possível integração entre teoria e prática.

Situação: Em Andamento
2014 - 2014
Vozes dissonantes e intervenções sonoras

Este projeto tem como objetivo estudar a voz enquanto som, especificamente no âmbito dos novos gêneros artísticos gerados a partir da investigação dos recursos vocais. Com a finalidade de conectar teoria e prática, o grupo L.I.V.E. ? Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação, criado em 2012, integra este projeto de pesquisa, atuando no âmbito da investigação vocal, desenvolvimento de estratégias de criação, realização de performances e intervenções sonoras.

Situação: Finalizado
2012 - 2012
Vozes Performáticas: dissolvendo fronteiras. A influência das novas mídias e tecnologias

Considerando o objetivo do projeto de pesquisa inicial, de estudar o aspecto performativo da voz nos processos de criação musical gerados a partir da exploração dos recursos vocais, a proposta desta etapa da pesquisa é concentrar-se nas questões referentes à influência das novas mídias e tecnologias e a conseqüente transformação da voz nas manifestações artísticas, abordando também aspectos relacionados à cisão entre voz e corpo e ao surgimento de uma voz ?desincorporada?. Neste contexto, considera-se a habilidade da voz de transitar pelas diferentes mídias, observando-se como ocorre sua presença no âmbito de novas modalidades artísticas como a instalação sonora, e como a relação entre voz e tecnologia coopera para o surgimento de um novo gênero, a Vocal Performance Art. Objetiva-se também desenvolver o conceito de ?voz globalizada?, discutindo-se as características de uma voz que resulta da fusão de linguagens e culturas diversas, capaz de conduzir à crescente dissolução das fronteiras, transformando a percepção e trazendo novas formas de escuta.

Situação: Finalizado
2010 - 2013
Vozes Performáticas: dissolvendo fronteiras

Este projeto tem como objetivo estudar o aspecto performativo da voz, especificamente no âmbito de processos de criação musical gerados a partir de estratégias experimentais, nos quais a exploração dos recursos vocais tem gerado novas estéticas assim como novas possibilidades de escuta. O enfoque do estudo é na qualidade performática da voz, propondo-se uma reflexão sobre sua natureza e capacidade de transitar por diferentes meios, criando novos espaços e interpenetrando culturas. O estudo concentra-se na voz feminina, trazendo exemplos de mulheres (tais como Meredith Monk e Fatima Miranda), que têm na voz seu principal elemento de expressão artística e que tenham desenvolvido processos de experimentação com a voz como um instrumento capaz de gerar uma linguagem musical e artística própria. Ressalta-se como estratégia a improvisação, refletindo-se também sobre a influência que a introdução de novas mídias e tecnologias tem exercido sobre os processos de criação com a voz e sua consequente transformação.

Situação: Finalizado
2005 - 2009
Performance: a trajetória do corpo na criação musical

Esse projeto pretende estudar a arte da performance e sua trajetória na criação musical contemporânea, examinando-se as bases teóricas desta linguagem, a importância crescente do corpo neste processo, e explorando na prática o potencial criativo das relações entre movimento do corpo, respiração e som vocal para a linguagem performática.

Situação: Finalizado
2001 - 2004
A prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto

Constatando-se a necessidade de novas estratégias na didática musical e em especial na do canto, esta pesquisa ocupa-se da integração da prática da Profa. Ilse Middendorf, denominada ?Respiração Vivenciada? ao ensino de canto, avaliando-se questões diretamente relacionadas à utilização da voz e ao aprendizado do canto, assim como estudando a importância dos aspectos movimento e respiração em relação ao uso da voz.

Situação: Finalizado
Outros projetos
2016 - Atual
Portal História do Teatro sem Cortinas

O Portal de História do Teatro Sem Cortinas é um Laboratório Didático, sediado no Instituto de Artes da UNESP, que integra docentes e discentes. Inicialmente idealizado como Projeto de Extensão pelo Prof. Dr. Alexandre Mate, o Portal tem como objetivo formar um centro de arquivos online sobre teatro mundial e brasileiro, sendo atualmente coordenado pelas Profas. Dras. Lucia Romano e Wânia Storolli do Departamento de Artes Cênicas da UNESP. No Portal são realizadas pesquisas que envolvem o processo de arquivamento, (coleta, seleção, elaboração, edição e catalogação de documentos), bem como conservação e disponibilização virtual de um acervo de programas teatrais (hoje com mais de três mil exemplares oriundos de montagens nacionais de diversas épocas), e de textos dramatúrgicos e teóricos, imagens, fotos e artigos de autoria de docentes, estudantes e funcionários/funcionárias do Instituto de Artes da UNESP, além de obras de autores e autoras parceiros. O Portal abriga Pesquisas em nível de Graduação, Bolsas BAAE e de Iniciação Científica. Juntos, os atuais colaboradores continuam o trabalho de documentação, observando também a produção mais recente realizada no Instituto de Artes e novas possibilidades para tratar a memória teatral, em suas variadas manifestações, de importância artística, histórica e social. (http://www.teatrosemcortinas.ia.unesp.br/).

Situação: Em Andamento
2012 - Atual
L.I.V.E. - Laboratório de Improvisação Vocal e Experimentação

O grupo de estudos e pesquisa L.I.V.E. foi criado em setembro de 2012, no âmbito do projeto de pesquisa de pós-doutorado Vozes Performáticas: dissolvendo fronteiras. O grupo caracteriza-se pela interdisciplinaridade, contando com integrantes das áreas de Música, Musicoterapia e Artes Cênicas. Sediado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o grupo L.I.V.E. desenvolve discussões teóricas e atividades práticas em encontros semanais, objetivando investigar os recursos vocais e desenvolver estratégias de criação a partir da voz. O processo de experimentação realiza-se a partir da conexão corpo-voz, da ação física e da vivência de processos fundamentais, tais como a respiração. A livre improvisação, assim como a relação da voz com novas mídias e tecnologias nos processos de criação, são também aspectos abordados. A primeira performance do grupo foi Vozes em Trânsito: Fragmentos e Simultaneidades, apresentada na SP Escola de Teatro como parte da programação do 8o Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política da New York University, realizado em janeiro de 2013 em São Paulo. O grupo apresentou-se também durante o evento Satyrianas 2014 em São Paulo.

Situação: Em Andamento

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (3)
  1. STOROLLI, WÂNIA. perVERSIONES: a voz performática de Fátima Miranda. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 111 - 122, 2014.
  2. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. O corpo em ação: a experiência incorporada na prática musical. Revista da ABEM, v. 19, p. 131 - 140, 2011.
  3. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performance e Criação: Considerações sobre a aplicação da Respiração Vivenciada. Opus (Porto Alegre), v. , p. 119 - 130, 2007.
Textos em jornais de notícias/revistas (1)
  1. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Jazz in Brasilien. Sterz, São Paulo p. 18 - 19, 1986.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (22)
  1. STOROLLI, WÂNIA. The Forty-Part Motet: a arquitetura Sonora de Janet Cardiff. Caderno de Resumos e Anais, 2016
  2. STOROLLI, WÂNIA. Pesquisa vocal e geração de linguagens artísticas singulares. Actas I Colóquio Internacional Voz no Palco, 2016 v. 1, p. 212 - 221
  3. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Poesia em movimento: entrelaçamento entre voz e tecnologia em Delusion de Laurie Anderson. Caderno de Resumos e Anais do XXV Congresso da ANPPOM: Formação de pesquisadores, docentes e artistas na área de musica: tendências, desafios e perspectivas., Vitória:ANPPOM, 2015
  4. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. De Lábios e Línguas: um processo de criação a partir das relações entre voz, movimento e espaço. Actas de ECCoM. ?La Experiencia Musical: Cuerpo, Tiempo y Sonido en el Escenario de Nuestra Mente., Buenos Aires:SACCoM, 2015 v. 2, p. 11 - 15
  5. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Voz e performance multimídia. XXIV Congresso da ANPPOM - Pesquisa em Música e Diversidade: Sujeitos, Contextos, Práticas e Saberes, São Paulo:ANPPOM, 2014
  6. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performance: Corpo e Voz na Prática Musical. Revista dos Anais - II Congressos da Associação Brasileira de Performance Musical - Performance e Criatividade, Vitória:ABRAPEM, 2014 v. 1, p. 259 - 265
  7. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performance: Corpo e Voz na Realização Musical. Actas de ECCoM, Buenos Aires:SACCoM, 2013 v. 1, p. 537 - 541
  8. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. perVERSIONES: A Voz Performática de Fátima Miranda. Actas do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Lisboa:Tagus Atlanticus Associação Cultural, 2012 p. 1143 - 1151
  9. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Além das Palavras: Artaud e a arte de Fátima Miranda. Anais: Produção de Conhecimento na área de Música, João Pessoa:ANPPOM, UFPB, 2012 p. 399 - 406
  10. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performance e Corpo. Educação Musical e contemporaneidade: invenção, tecnologia e pesquisa, São Paulo:ABEM / UNESP, 2012 p. 1100 - 1108
  11. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performatividade da Voz e Processos de Criação. XXI Congresso da ANPPOM 'Música, Complexidade, Diversidade e Multiplicidade: Reflexões e Aplicações Práticas, Uberlândia:UFU, 2011 p. 1122 - 1127
  12. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. A Voz como Som: um percurso de descobertas. Anais do XX Congresso Anual da ABEM - A Educação Musical no Brasil do século XXI, Vitória:ABEM - UFES, 2011 p. 326 - 335
  13. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e Improvisação Vocal. Musicalidad Humana: Debates actuales en Evolución, Desarrolllo, Cognición e Implicancias Socio-Culturales, Buenos Aires:SACCoM, 2011 p. 299 - 304
  14. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performative Voices: Acting in the border areas. Proceedings and Abstracts from the Conference on Performance Studies, AVEIRO:Universidade de Aveiro, 2011
  15. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Improvisação Vocal na Prática Musical. Anais do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, Goiânia:Editora da UFG, 2010 p. 1119 - 1127
  16. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. A Experiência Incorporada: Corpo e Cognição Musical. Anais do VI SIMCAM, Rio de Janeiro:Editora da UFRJ, 2010 p. 383 - 392
  17. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. A Arte como Prática Espiritual. A Pesquisa em Música no Século 21: trajetórias e perspectivas / ANAIS do XX CONGRESSO ANPPOM, Florianópolis:ANPPOM, 2010 p. 1085 - 1089
  18. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, Respiração e Canto: uma proposta de criação. Anais do XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical - O ensino de música na escola: compromissos e possibilidades, Londrina - PR:ABEM, 2009 p. 749 - 755
  19. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e Respiração: A prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. Anais do XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina, 2007
  20. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performance e Processos Criativos. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, 2007
  21. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e Respiração: A Prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. CD- Rom PERFORMA'07 - Actas dos Encontros de Investigação em Performance, Aveiro - Portugal:Universidade de Aveiro, 2007
  22. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e Respiração: A prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. Anais do XVI Congresso da ANPPOM, 2006 v. 1, p. 131 - 135
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (6)
  1. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. De Lábios e Línguas: um processo de criação a partir das relações entre voz, movimento e espaço. 12mo ECCoM - La experiencia Musical: Cuerpo, Tiempo y Sonido en el Escenario de nuestra Mente - Libro de Resúmenes, Buenos Aires:SACCoM, 2015 v. 1, p. 79 - 81
  2. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Performance: Corpo e Voz na Realização Musical. Nuestro Cuerpo en Nuestra Música - Libro de Resúmenes, Buenos Aires:SACCoM, 2013 p. 27 - 28
  3. STOROLLI, WÂNIA. Voz e Performance na Contemporaneidade. Proceedings of the III Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, Évora - Portugal:U-Évora / UnIMeM / FCT, 2013 v. 1, p. 39 - 40
  4. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento e Improvisação Vocal. Musicalidad Humana: Debates actuales en Evolución, Desarrolllo, Cognición e Implicancias Socio-Culturales, Buenos Aires:SACCoM, 2011 p. 62 - 62
  5. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Voices of the Voice: the trajectory of Fátima Miranda. Second UFRJ International Symposium of Musicology ' Current Theory, Criticism and Music': Book of Abstracts, Rio de Janeiro:UFRJ, 2011 p. 95 - 96
  6. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Vozes da Voz: A trajetória de Fátima Miranda. II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ' teoria, crítica e música na atualidade': livro de resumos, Rio de Janeiro:UFRJ, 2011 p. 57 - 58
Resumos publicados em anais de congressos (2)
  1. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. A potencialidade criativa da voz e sua presença nos novos gêneros artísticos. Proceedings of the IV Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century, Évora:Universidade de Évora, 2015 v. 1, p. 18 - 19
  2. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Voz e performance multimídia. Pesquisa em Música e Diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes - Programação e Resumos, São Paulo:UNESP, 2014 v. 1, p. 81
Apresentações de Trabalho (26)
  1. STOROLLI, WÂNIA.Pesquisa vocal e geração de linguagens artísticas singulares. Universidade de Lisboa. 2016
  2. STOROLLI, WÂNIA.The Forty-Part Motet: a arquitetura sonora de Janet Cardiff. UEMG / FADECIT. 2016
  3. STOROLLI, WÂNIA.Recursos da Voz e Geração de Atmosferas. UFBA. 2016
  4. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Vocal Performance Art: pesquisa vocal, experimentação e mixagem de linguagens. Instituto de Artes da UNESP. 2015
  5. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Poesia em Movimento: entrelaçamento entre voz e tecnologia em Delusion de Laurie Anderson. Universidade Federal do Espírito Santo. 2015
  6. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.A qualidade performativa da voz: processos criativos contemporâneos. Escola de Comunicações e Artes da USP. 2014
  7. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Voz e performance multimídia. UNESP. 2014
  8. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Voz e Performance na Contemporaneidade. Universidade de Évora. 2013
  9. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Voz e Performance na Contemporaneidade. Bloco de Artes Cênicas - CEART - UDESC. 2013
  10. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Performance: Corpo e Voz na Realização Musical. Espacio Memoria y Derechos Humanos. 2013
  11. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Além das Palavras: Artaud e a arte de Fátima Miranda. Universidade Federal da Paraíba. 2012
  12. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Performance e Corpo. UNESP. 2012
  13. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.perVERSIONES: A Voz Performática de Fátima Miranda. Palácio Foz. 2012
  14. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Performative Voices: Acting in the border areas. Universidade de Aveiro. 2011
  15. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Vozes da Voz: A trajetória de Fátima Miranda. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2011
  16. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Respiração Vivenciada e Voz: uma experiência incorporada. UNICAMP. 2011
  17. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Performatividade da Voz e Processos de Criação. Universidade Federal de Uberlândia. 2011
  18. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.A Arte como Prática Espiritual. UDESC. 2010
  19. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Movimento, Respiração e Canto. UNIP - Campus Norte. 2010
  20. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Movimento, Respiração e Canto: uma proposta de criação. Universidade de Londrina. 2009
  21. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Performance e Processos Criativos. Instituto de Artes da UNESP. 2007
  22. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Movimento e Respiração: A prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. Universidade de Aveiro. 2007
  23. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Movimento e Respiração: a prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2007
  24. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.A Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf. Departamento de Artes Cênicas da ECA / USP. 2007
  25. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.Movimento e Respiração: A prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. Universidade de Brasilia. 2006
  26. STOROLLI, Wânia Mara Agostini.A Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf. Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP. 2005
Outras produções bibliográficas (1)
  1. Vozes Performáticas: dissolvendo fronteiras. 2013.

Produção Técnica

Outras produções técnicas (1)
  1. STOROLLI, WÂNIA. XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2016.

Produção Artística/Cultural

Outras produções artísticas/culturais (2)
  1. STOROLLI, WÂNIA; BARBOSA, E.; CHIOCHETTA, L.; MARCON, L.. INTERVENÇÃO SONORA I. 2014.
  2. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. VOZES EM TRÂNSITO: FRAGMENTOS E SIMULTANEIDADES. 2013.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (39)
  1. O desafio criativo cênico: a escuta, o silêncio e a musicalidade no trabalho vocal VI Seminário A VOZ E A CENA. 2016. (Seminário)
  2. I Ciclo de Oficinas LAVRARE II Seminário Poéticas Vocais: rastros e redes. 2016. (Seminário)
  3. Questões sobre o preparo corporal e vocal para o coro cênico Coro Cênico. 2016. (Encontro)
  4. Poéticas Atorais Laboratório Didático Portal de História do Teatro Mundial e Brasileiro sem Cortinas. 2016. (Encontro)
  5. Pesquisa Vocal e Geração de Linguagens Artísticas Singulares I Colóquio Internacional Voz no Palco. 2016. (Simpósio)
  6. The Forty-Part Motet: a arquitetura sonora de Janet Cardiff XXVI Congresso da ANPPOM. 2016. (Congresso)
  7. Oficina Movimento, Respiração e Canto: processos criativos para a prática musical VI Encontro de Educação Musical da UNESP. 2016. (Encontro)
  8. FORUM IRCAM. 2015. (Encontro)
  9. Poesia em Movimento: entrelaçamento entre voz e tecnologia em Delusion de Laurie Anderson XXV Congresso da ANPPOM. 2015. (Congresso)
  10. Vocal Performance Art: pesquisa vocal, experimentação e mixagem de linguagens VOX: 2015. 2015. (Encontro)
  11. Voz e performance multimídia XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Congresso)
  12. Voz e Performance na Contemporaneidade III Symposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century. 2013. (Simpósio)
  13. Performance: Corpo e Voz na Realização Musical 11mo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. 2013. (Congresso)
  14. Música: Temas e Pesquisas 21º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2013. (Simpósio)
  15. Performance e Corpo VIII Encontro da ABEM Região Sudeste / IV Semana de Educação musical da UNESTP. 2012. (Congresso)
  16. Filosofia, história e música 20º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2012. (Simpósio)
  17. Além das Palavras: Artaud e a arte de Fátima Miranda XXII Congresso da ANPPOM. 2012. (Congresso)
  18. Theorizing Sound Writing. 2012. (Encontro)
  19. perVERSIONES: A Voz Performática de Fátima Miranda I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos: Por uma musicologia criativa.... 2012. (Encontro)
  20. Affect Factory. 2012. (Encontro)
  21. Respiração Vivenciada e Voz: uma experiência incorporada V Congresso Brasileiro de Psicossomática e Psicologia da Saúde. 2011. (Congresso)
  22. Performative Voices: Acting in the border areas PERFORMA'11 - Encontros de Investigação em Performance. 2011. (Congresso)
  23. Vozes da Voz: A trajetória de Fátima Miranda II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: teoria, crítica e música na atualidade. 2011. (Simpósio)
  24. Movimento e Improvisação Vocal X Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. 2011. (Congresso)
  25. Vozes performáticas: dissolvendo fronteiras II SEMINÁRIO DE PESQUISA DA ECA. 2011. (Seminário)
  26. Pesquisa em Cena II Semana de Pesquisa da ECA USP. 2011. (Encontro)
  27. Performatividade da Voz e Processos de Criação XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2011. (Congresso)
  28. A Arte como Prática Espiritual XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2010. (Congresso)
  29. Simpósio Internacional de Iniciação Científica na área de Humanas e Humanidades da USP 18° SIICUSP. 2010. (Simpósio)
  30. Movimento, Respiração e Canto X Congresso Brasileiro de Psicologia Hospitalar. 2010. (Congresso)
  31. Movimento, Respiração e Canto: uma proposta de criação XVIII Congresso da Associação Brasileira de Educacão Musical - O ensino de música nas escolas: compromissos e possibilidades. 2009. (Congresso)
  32. I Encontro Música, Educação e Educação Musical - FLADEM Brasil. 2009. (Encontro)
  33. The Beauty of Theorie (InterArt/Interart Studies). 2008. (Outra)
  34. Movimento e Respiração: a prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. 2007. (Congresso)
  35. Performance e Processos Criativos XVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2007. (Congresso)
  36. Movimento e Respiração: A prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto PERFORMA'07 - Encontros de Investigação em Performance. 2007. (Congresso)
  37. Movimento e Respiração: A Prática da Respiração Vivenciada de Ilse Middendorf no ensino de canto. XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). 2006. (Congresso)
  38. Körperwellen ? Zur Resonanz als Modell, Metapher und Methode. 2006. (Congresso)
  39. Seminário de Voz Cantada. 2003. (Seminário)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (6)
  1. Wania Mara Agostini Storolli - ASTRAGALI TEATRO. 2016. (OUTRO)
  2. Wania Mara Agostini Storolli - Corpo Mínimo: Exploração das ações vocais com Fabio Tolledi (Astragali Teatro). 2016. (OUTRO)
  3. Wania Mara Agostini Storolli - IV Seminário Vozes Performáticas: A voz na sua dimensão espacial e gestual. 2016. (OUTRO)
  4. Wania Mara Agostini Storolli - III Seminário Vozes Performáticas: Musicalidades em Cena. 2015. (OUTRO)
  5. Wania Mara Agostini Storolli - II Seminário Vozes Performáticas: Práticas e Saberes Contemporâneos. 2014. (OUTRO)
  6. Wania Mara Agostini Storolli - Seminário Vozes Performáticas: Pesquisa Vocal e Processos Criativos. 2013. (OUTRO)

Orientações

Orientações e supervisões concluídas (8)
  1. Marcella Brito Pena - A canção em cena: uma análise da performance vocal dos cantores e seu sentido dramático no show Opinião. 2016 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  2. Iara Vilaça Oliveira - Padrões técnicos-vocais e interpretação da canção rock internacional: um estudo da performance de Lizzy Hale. 2016 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  3. Rômulo Alex Inácio - Poesia Sonora e Canção Popular: Contribuições das sonoridades contemporâneas para a criação vocal. 2016 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  4. Iara Santa Clara Coutinho - Intervenções entre o Teatro de rua e a educação: A proposta de construção de relações horizontais. 2016 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  5. Maristela Reis Grandi - Casa de Brinquedos: o jogo e o lado lúdico na canção infantil de Toquinho. 2015 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  6. Fernando Geraci - Amores praieiros: relações entre as canções ?Ventos do Norte? de Djavan e ?Coqueiro de Itapoã? de Dorival Caymmi. 2015 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  7. Marcio do Nascimento Miele - A canção brega: aspectos performáticos em Garçom por Reginaldo Rossi e em Sandra Rosa Madalena por Sidney Magal. 2014 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli
  8. Paloma Stratz Carvalho - Irreverência e fantasia: o canto e a performance tropicalista. 2014 - Faculdades Santa Marcelina, . Orientador: Wania Mara Agostini Storolli

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (17)
  1. Participação em banca de Marcello Amalfi. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes / USP. Ano: 2017
  2. Participação em banca de Clara Rocha da Silva. Curso: Artes da Cena, Instituto de Artes da UNICAMP. Ano: 2017
  3. Participação em banca de Ana Lara Henrique de Sousa. Curso: Licenciaturan em Arte Teatro, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  4. Participação em banca de Iara Santa Clara Coutinho. Curso: Licenciaturan em Arte Teatro, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  5. Participação em banca de Mônica de Almeida Prado Montenegro. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes / USP. Ano: 2016
  6. Participação em banca de Sarah Caramaschi Degelo. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2016
  7. Participação em banca de Mariá Noronha Portugal. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2015
  8. Participação em banca de Mariá Noronha Portugal. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2015
  9. Participação em banca de Daiane Dordete Steckert Jacobs. Curso: Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina. Ano: 2015
  10. Participação em banca de Laura Melamed Barbosa. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  11. Participação em banca de Cecilia Ferreira Bortoli. Curso: Música, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  12. Participação em banca de Daiane Dordete Steckert Jacobs. Curso: Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina. Ano: 2014
  13. Participação em banca de Livia Piccolo. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes / USP. Ano: 2013
  14. Participação em banca de Livia Piccolo. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes / USP. Ano: 2012
  15. Participação em banca de Ludmila de Almeida Castanheira. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2011
  16. Participação em banca de Oriana Maria Duarte de Araujo. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2010
  17. Participação em banca de Ludmila de Almeida Castanheira. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2010
Participação em bancas de comissões julgadoras (2)
  1. Concurso para professor substituto de Laboratório da Atuação e de Processos da Performance I e II, Laboratório da Atuação e Performance I, II, III e IV. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  2. Presidência da Comissão de Avaliação dos Candidatos ao Prêmio CAPES de Teses. Ano: 2016. Instituto de Artes da UNESP.
Resumo das Informações

Projetos

6
2

Produções

3
1
22
6
2
26
1

Produções Técnicas

1
2

Eventos

39
6

Orientações

8

Bancas

17
2