Resumo


Ator, dramaturgo, diretor e professor de teatro. Bacharel em interpretação teatral, Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou a pesquisa de mestrado com bolsa Fapesp e a pesquisa de doutorado com bolsa Capes. Realizou o estágio supervisionado no exterior com bolsa Capes durante o doutoramento na Ghent University, Faculty of Arts and Philosophy. É professor na UniversidadeEstadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"-UNESP- Instituto de Artes - DACEF (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: MACHADO, V. T.

Projetos

Projetos de pesquisa
2017 - Atual
Quanto de ausência a presença suporta: a materialidade na cena contemporânea.

Normalmente o trabalho do ator é valorado a partir da ideia de presença cênica. Mas ao mesmo tempo, muitos pesquisadores insistem na necessidade do ator gerar espaços vazios para receber o novo. A ausência parece ser então o motor que faz surgir a presença. É neste sentido que este projeto pretende abordar de que maneira o conceito de ausência pode auxiliar a entender o que está em jogo quando a cena teatral exige a ideia de presença. Como essa ausência não pode ser tomada como a simples não presença, uma vez que um objeto é dado a ver, a questão é saber em quais instâncias a ausência se instaura e qual a quantidade de ausência que a presença cênica suporta. Além do estudo de obras representantes das novas modalidades performativas e de seus processos criativos, a proposta do projeto é integrar teoria e prática, realizando processos de investigação a partir das relações entre a cena e o referencial teórico, com o objetivo de desenvolver estratégias de criação e propiciar novas ferramentas para a estruturação da cena. Desta forma, a realização do projeto integrará pesquisa bibliográfica e experimentação prática, realizada nos múltiplos contextos da atuação docente, cooperando assim também para uma atualização dos procedimentos didáticos.

Situação: Em Andamento
2014 - Atual
Núcleo de Leitura de Textos Dramáticos

O núcleo é um espaço de pesquisa dos graduandos da Escola Superior de Artes Célia Helena para a produção de ferramentas de leitura e análise de textos dramáticos. Trata-se de um espaço de questionamento da dramaturgia contemporânea e suas possibilidades de encenações. O objetivo é aumentar o repertório imagético dos alunos, desbravar novos textos e adquirir ferramentas de análise para as diferentes dramaturgias.

Situação: Em Andamento
2010 - 2011
Núcleo de Pesquisa da Performatividade

Investigou-se a teatralidadade que se aproxima da performatividade a partir da década de 80 com os desdobramentros da Performance Art. O núcleo centrou na pesquisa histórica dos movimentos de performance para tentar retirar elementos que auxiliariam o trabalho do ator-performer nesse novo modelo de desempenho espetácular. A partir de uma pesquisa teórico prática em conjunto formaram-se outros campos de investigação mais específicos da qualidade cênica do performer com pesquisas de iniciação científica desenvolvidas pelos participantes.

Situação: Finalizado

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (3)
  1. MACHADO, V. T.. O olhar no limite da percepção. Sala Preta (USP), v. 14, p. , 2015.
  2. MACHADO, V. T.. Reflexões sobre a formação do que não se forma. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 119, 2015.
  3. MACHADO, V. T.. Máscara, figura. Sala Preta (USP), v. 10, p. 281 - 286, 2010.
Resumos publicados em anais de congressos (1)
  1. MACHADO, V. T.; Lewingson, Ana Caldas. O Grotesco na Máscara Teatral. I. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008, 2008
Apresentações de Trabalho (4)
  1. MACHADO, V. T..Quando de ausência a presença suporta?. . 2016
  2. MACHADO, V. T..A Pesquisa da máscara em Gordon Craig. Unesp. 2010
  3. MACHADO, V. T..O carater e o Tipo na Máscara Expressiva. . 2008
  4. MACHADO, V. T.; Lewingson, Ana Caldas.O grotesco na máscara teatral. Universidade de São Paulo. 2008
Prefácio Posfácio (1)
  1. Vinicius Torres Machado - Ah o bom e velho drama. São Paulo, 2014.

Produção Técnica

Desenvolvimento de material didático ou instrucional (1)
  1. MACHADO, V. T.. Arte de Fundamental II para o PNLD de 2017 - (). 2015.
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia (5)
  1. MACHADO, V. T.. A Formação do Ator na Universidade - I Encontro Científico de Artes Cênicas da Universidade Anhembi Morumbi. 2016.
  2. MACHADO, V. T.. Atravessamentos interculturais e interdisciplinares no trabalho do ator sobre si mesmo - IX Congresso Abrace. 2016.
  3. MACHADO, V. T.. Estudos da Ausência nas Artes da Cena - IX Congresso da Abrace. 2016.
  4. MACHADO, V. T.. Políticas do espaço: desordens e emergências da performance - IX Congresso da Abrace. 2016.
  5. MACHADO, V. T.; RAMOS, L. F.; ABREU, K.; MATE, A.. A formação teatral e os festivais no Brasil. 2015.
Outras produções técnicas (1)
  1. MACHADO, V. T.. O teatro italiano no Renascimento. 2011.

Produção Artística/Cultural

Outras produções artísticas/culturais (3)
  1. MACHADO, V. T.. O que pode um corpo. 2014.
  2. MACHADO, V. T.. Método de treinamento- Das Marionette. 2013.
  3. MACHADO, V. T.. Direção, dramaturgia e cenografia-A Porta na Universidade de São Paulo. 2010.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (15)
  1. Quanto de ausência a presença suporta? IX Congresso da Abrace. 2016. (Congresso)
  2. A formação e o trabalho do ator III Fórum sobre as Artes Cênicas. 2016. (Outra)
  3. Grupos de pesquisa e criação - diálogos latinoamericanos Roda de conversa - Observatório de grupos de pesquisa e criação - diálogos latinoamericanos - IX Congresso da Abrace. 2016. (Encontro)
  4. Escola Livre de Teatro de Santo André I Seminário Nacional de Formação Artistica e Cultural. 2015. (Seminário)
  5. Mediação de espetáculos XXX Festivale- mediador de espetáculos. 2015. (Outra)
  6. A formação teatral e os festivais no Brasil Fórum- A formação teatral e os festivais no Brasil no Festivale XXX. 2015. (Outra)
  7. O que pode um corpo X Mostra de teatro de Presidente Prudente. 2014. (Outra)
  8. Debatedor 29 Festivale XXIX Festivale- mediador dos espetáculos. 2014. (Outra)
  9. A trajetória do aprendiz em sua relação com o mestre Mostra de Processos criativos da Escola Livre de Teatro. 2012. (Outra)
  10. MESA REDONDA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO SOCIAL CRÍTICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ATOR Festa 54- Festival de Teatro de Santos. 2012. (Outra)
  11. A Commedia dell'arte a partir de A viagem do Capitão Tornado Teatro no Cinema. 2011. (Seminário)
  12. A máscara no teatro moderno VI Congresso da Abrace. 2010. (Congresso)
  13. A Máscara às avessas V Reunião Científica da ABRACE. 2009. (Outra)
  14. O Caráter e o tipo na máscara expressiva V Congresso da Abrace. 2008. (Congresso)
  15. O Grotesco na máscara cômica XI Congresso Internacional da Abralic. 2008. (Congresso)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (3)
  1. Vinicius Torres Machado - Oficina Formativa de Circo com a Cia LaMala. 2016. (OUTRO)
  2. Vinicius Torres Machado - Oficina de técnicas aéreas aplicadas aos aparelhos de giro. 2016. (OUTRO)
  3. Vinicius Torres Machado - Curso de Técnica em montagem e segurança para NR-35 (Oficina formativa em circo). 2016. (OUTRO)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (4)
  1. Tresor Muteba - Olhar alem do mar...Pés: uma experiência de deslocamento.. Início: 2017. (Trabalho de conclusão de curso de graduação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .
  2. Ricardo de Carvalho Vizinho - O Caráter fragmentário do processo colaborativo de teatro.. Início: 2017. (Trabalho de conclusão de curso de graduação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .
  3. Tatiana Steinecke - O teatro em espaços alternativos da cidade de São Paulo: formação de público.. Início: 2017. (Trabalho de conclusão de curso de graduação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .
  4. Mariana Amâncio de Sousa - Sobre a pedagogia de formação do palhaço. Início: 2017. (Iniciação Científica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .
Orientações e supervisões concluídas (2)
  1. Thiago Richter de Araújo - Blithe Night, da dramaturgia à ação: uma análise teórico-prática do processo de montagem dos espetáculos Blithe Spirit e Twelfth Night pelo grupo The Slayers. 2015 - Escola Superior de Artes Célia Helena, . Orientador: Vinicius Torres Machado
  2. Amilton Monteiro de Oliveira Filho - De lágrimas somos: o processo criativo a partir de nosso campo sensorial. 2014 - Escola Superior de Artes Célia Helena, . Orientador: Vinicius Torres Machado

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (16)
  1. Participação em banca de Fernanda Carla Machado de Oliveira. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes- Usp. Ano: 2017
  2. Participação em banca de Isabella Silva Dragão. Curso: Licenciatura Arte-Teatro, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  3. Participação em banca de Daniela Alvares Beskow. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2016
  4. Participação em banca de Roberto Ribeiro de Oliveira Gomez de Souza. Curso: Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Ano: 2016
  5. Participação em banca de Marilyn Clara Nunes. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2016
  6. Participação em banca de Daniela Alvares Beskow. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  7. Participação em banca de Joana Marques Barbosa. Curso: Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Ano: 2016
  8. Participação em banca de Scheila de Souza Leandro. Curso: corpo, Escola Superior de Artes Célia Helena. Ano: 2015
  9. Participação em banca de Humberto Issao Sueyoshi. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Ano: 2015
  10. Participação em banca de Barbara Muglia Rodrigues. Curso: corpo, Escola Superior de Artes Célia Helena. Ano: 2015
  11. Participação em banca de Érika Máximo Martins. Curso: corpo, Escola Superior de Artes Célia Helena. Ano: 2015
  12. Participação em banca de Maria Candida Varone de Morais Capecchi. Curso: , . Ano: 2015
  13. Participação em banca de Joana Marques Barbosa. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Ano: 2015
  14. Participação em banca de Alliny Karla Aparecida Costa. Curso: Direção, Escola Superior de Artes Célia Helena. Ano: 2014
  15. Participação em banca de Graziela Jardim de Oliveira. Curso: Direção, Escola Superior de Artes Célia Helena. Ano: 2014
  16. Participação em banca de Danielle Côrrea dos Santos. Curso: Direção, Escola Superior de Artes Célia Helena. Ano: 2014
Participação em bancas de comissões julgadoras (3)
  1. Concurso para contratação emergencial de professor substituto para primeiro semestre de 2017. Ano: 2017. .
  2. Comissão julgadora para as Provas de Habilidades do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP.
  3. Curadoria XI Feverestival. Ano: 2015. .
Resumo das Informações

Projetos

3

Produções

3
1
4

Produções Técnicas

1
1
5
1
3

Eventos

15
3

Orientações

4
2

Bancas

16
3