Resumo


Possui Mestrado e Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo. É também professora da UNESP, Instituto de Artes, no DACEFC ( Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação). É Pesquisadora associada o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Valores: as imagens que as políticas públicas revelam em relação aos Direitos Humanos e aos Processos de Humanização cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em estudos de imagem e avaliação educacional, atuando principalmente junto aos seguintes temas: políticas públicas, representações sociais e avaliação educacional.. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: FERREIRA, Sandra Lúcia

Linha de Pesquisa

Educação: políticas, formação e profissionalização - Processos psicossociais da formação docente
Objetivos:
As pesquisas procuram compreender os processos psicossociais que permitem analisar a profissionalização docente .Investiga processos de formação, com foco nos saberes da prática e na pesquisa como constitutivos do processo formativo. Ancora-se em abordagens de profissionalização docente, que concebe o trabalho do professor como prática social.
Grande área:
Ciências Humanas
Sub-Area:
PSICOLOGIA DA EDUCACAO
Setor:
EDUCACAO; EDUCACAO

Projetos

Projetos de pesquisa
2016 - Atual
Estudos de Valores: as imagens que as políticas públicas revelam em relação aos Direitos Humanos e aos Processos de Humanização

O projeto discute o conceito de Participação qualificada, propondo o acompanhamento e a avaliação realizados com professores, gestores e alunos, considerando sua vivência em diferentes espaços educativos, com vistas a construir diálogo e participações com a comunidade escolar. Em outros termos, busca-se empoderar alunos, professores e gestores por meio de suas manifestações/participações a tomar decisões a partir dos resultados obtidos em processos de acompanhamento e avaliação. A pesquisa toma do pressuposto, a orientação normativa oferecidas pelas Políticas Públicas que orientam a dinâmica do cotidiano escolar, de um lado; de outro lança mão de instrumentos de acompanhamento e avaliação para coletar dados dos atores em tela

Situação: Em Andamento
2016 - Atual
Autoavaliação Institucional: a percepção dos alunos de Educação Fundamental sobre a Educação

O projeto vem sendo realizado mediante parceria entre o Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e escolas de educação básica das redes públicas municipal e estadual do município de São Paulo. Tem como objetivo investigar as percepções de alunos do ensino fundamental sobre educação de qualidade e envolve gestores e professores das unidades envolvidas, alunos e ex-alunos do Programa de Mestrado Acadêmico.

Situação: Em Andamento
2015 - Atual
Analisando os desafios do currículo de formação inicial do docente

Entendendo que a formação do professor deve ser analisada também de uma perspectiva psicossocial, procura-se, neste projeto, estudar como a construção da profissionalidade se articula em um cenário de presentismo que se observa na sociedade atual. Como professores em formação, que escolheram uma profissão que tem por característica formar a geração futura, representam o futuro? Quais os valores que orientam as escolhas desses professores? Como a subjetividade desses futuros professores se manifesta diante de diferentes experiências de alteridade, quando os outros são percebidos como mais ou menos semelhantes a eles mesmos? Os currículos dos cursos de licenciatura suportam a construção de projetos de vida baseados em valores como liberdade, direito, justiça social, tendo em vista a constituição da subjetividade dos estudantes, futuros professores em formação? Para responder a essas questões, cerca de 200 estudantes, formandos de cursos de licenciatura de diversas universidades, responderão a um questionário de perfil e a um protocolo com questões sobre seus julgamentos e decisões profissionais em diferentes cenários. O método utilizado nesta pesquisa permitirá uma reflexão sobre a formação e, ao mesmo tempo, fornecerá subsídios para que se possa realizar uma intervenção voltada para mudanças de práticas educativas. A pesquisa está sendo desenvolvida pelo grupo de pesquisa NEARS cadastrado no CNPq , com financiamento do CNPq Processo nº 4440992015-8.

Situação: Em Andamento
2014 - Atual
Praticas docentes de avaliação: uma análise psicossocial em valores

Essa pesquisa está associada à Cátedra da UNESCO ? Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC) ? que desenvolve pesquisa sobre profissionalização docente. Especificamente a referida investigação se insere na linha de pesquisa Processo psicossociais da Formação e do trabalho docente. Como pressuposto da pesquisa destaca-se que os processos avaliativos se efetivam em espaços de comunicação, que refletem contextos diferenciados, onde os sujeitos captam, interpretam a realidade, orientam suas ações e lhes dão sentidos. Ressalta-se ainda que as práticas avaliativas estejam associadas ao caráter de desvelamento de concepções e emoções e também de perspectivas de mudanças, o que expõe zonas de contradições e conflitos que se manifestam sob a forma de inseguranças, medos e resistências pelos sujeitos envolvidos. O julgamento de valor, que está no cerne da avaliação traz questões à prática docente, gerando conflitos e (ou) dilemas cotidianos que exigem decisões na gestão da classe. Salienta-se que a dimensão ética dos dilemas é inerente à ação educativa enquanto expressa finalidades e ao desempenho profissional responsável.

Situação: Em Andamento
2014 - 2016
Uso dos resultados avaliativos: princípios éticos e de justiça

Investiga as problemáticas apresentadas por pós-graduandos quanto a dilemas relativos à avaliação que dizem respeito aos princípios éticos e de justiça que sustentam atitudes. Tais dilemas são enfrentados por professores que vivem o cotidiano da sala de aula na relação com seus alunos.

Situação: Finalizado
2013 - 2015
PERCEPTION ET L APPRÉCIATION ESTHÉTIQUE ET PERSONNELLE D'UNE UVRE FILMIQUE ET MUSICALE: LA TRILOGIE QATSI (PERCEPÇÃO E APRECIAÇÃO ESTÉTICA E PESSOAL DE UMA OBRA FÍLMICA E MUSICAL : A TRILOGIA QATSI)

O Projeto Qatsi envolve diferentes países (França, Brasil, México, Espanha, Tunísia, Marrocos, Itália) com o intuito de investigar, por meio da perspectiva psicossocial das representações sociais, questões relacionadas à percepção e à apreciação estética de uma obra cinematográfica e musical (a Triologia Qatsi, três filmes produzidos por Godfrey Reggio, com trilha sonora de Philip Glass: "Koyaanisqatsi: Life out of balance"; "Powaqqatsi: Life in transformation"; "Naqoyqatsi: Life as war"). O Projeto tem a coordenação internacional de Denise Jodelet e Béatrice Madiot e coordenação nacional de Brígido Vizeu Camargo, sendo financiado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e agências de fomento nacionais e internacionais

Situação: Finalizado
2011 - 2015
Práticas avaliativas e mediações psicossociais

Esse grupo de pesquisa tem como objetivo debater o campo de pesquisa e estudos que envolvem a Avaliação Educacional na contemporaneidade. A Avaliação Educacional, compreendida como um espaço de relação e construção de sentido sobre a realidade.

Situação: Finalizado
2010 - 2011
Determinantes psicossociais: componentes do desempenho escolar de estudantes de Pedagogia

A proposta de trabalho tem por objetivo a criação do Núcleo de Estudo denominado Avaliação e Representações Sociais. Tal proposta tem seu desenvolvimento atrelado a dois projetos de pesquisa que se desenvolverão com bases de dados educacionais. Estas pesquisas têm como propósito analisar variáveis psicossociais que influenciam a proficiência dos alunos do curso de Pedagogia no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Fatores psicossociais, orientam e justificam práticas e permitem compreender as complexas redes de significados presentes nos processos educacionais que podem influenciar a obtenção de diferentes rendimentos escolares indicados pelos resultados das análises dos últimos ENADEs. Uma das formas de analisar tais fatores tem sido proposta pela Teoria das Representações Sociais (TRS) que permite identificar os aspectos simbólicos, relacionados à interações entre sujeitos, e práticas escolares. Além disso a TRS permite a analise das relações entre sujeitos e suas práticas cotidianas e o papel dessas relações na formação das identidades profissionais. Antecipa também hipóteses sobre comportamentos e alguns conflitos entre o desempenho obtido no ENADE e trajetórias dos diferentes atores envolvidos. Pode-se afirmar que as representações sociais constituem um suporte valioso para a compreensão da formação profissional oferecida aos estudantes de Pedagogia

Situação: Finalizado
2006 - 2011
Representações Sociais de estudantes universitários (Pedagogia e Licenciatura) sobre o trabalho do professor

O objetivo geral do projeto é analisar a representação social de estudantes dos primeiros anos dos cursos de licenciaturas sobre o trabalho do professor, buscando identificar os seus elementos constituintes e compreender a dinâmica de organização desses elementos. Caracteriza-se por ser uma pesquisa longitudinal, uma vez que acompanhará a formação do estudante na instituição de ensino superior por 4 anos, prevendo ainda 1 ano de acompanhamento após sua formatura..

Situação: Finalizado
2003 - 2006
Imaginário e Representação Social do Brasil e da Escola Brasileira

O projeto foi parte de um Programa de Pesquisa mais amplo, Imaginários Latino-americanos , promovido pela Fondation Maison des Sciences de l´Homme. Teve por objetivo analisar o imaginário e as representações sociais sobre o Brasil e sobre a escola brasileira. Foram sujeitos da pesquisa 1029 universitários de instituições públicas e privadas das cinco regiões brasileiras..

Situação: Finalizado
2002 - 2011
Representações Sociais em Educação

O grupo se forma a partir de equipe de professores que vem desenvolvendo suas atividades há anos. Compõe este grupo pesquisadores de quatro universidades,formalmente conveniadas: pesquisadores do Programa Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; do Laboratoire de Psicologie Social da École des Hautes Etudes en Science Sociales (EHESS/ França);do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro(DCE/Portugal); do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidad de Belgrano (UB/Argentina). Entre os pesquisadores destas instiuições conveniadas cita-se os seguintes: Prof Dra Denise Jodelet, Prof Dra Elisabeth Lage da EHESS/França; Prof Dr Luis Pardal; Prof Antonio Martins do DCE/UA/ Portugal); Pof Susana Seidmann (UB/Argentina) O grupo integra também a rede de pesquisa do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais- Educação ( CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas e Maison des Science de L´Homme. A realização de atividades de pesquisas conjuntas com esta Rede de pesquisa, bem o aprofundamento de estudos no contexto do próprio grupo tem permtido ampliar qualitativamente as dissertações e teses que vem sendo produzidas no contexto do grupo de pesquisa.

Situação: Finalizado
Projetos de desenvolvimento
2007 - 2011
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Este estudo busca apreender de que forma a experiência (coletiva) de alunos (as) envolvidos (as) em processo de formação, possibilita a construção de um conhecimento subjetivo, individual, fruto de elaboração interior, carregada de sentido. Em outras palavras, de que forma esses atores expressam conhecimento de sua experiência e como atribuem relevância a aspectos/fatos/situações/acontecimentos na constituição de sua trajetória de formação e profissional. O estudo integra pesquisa maior implementada pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais, da Fundação Carlos Chagas, sob coordenação de Clarilza Prado de Sousa, com apoio do Laboratório Europeu de Psicologia Social (LEPS) da Maison des Sciences de Homme (MHS) e que analisou, aproximadamente, 2800 alunos (as) de cursos de pedagogia e de licenciaturas no Brasil, Argentina, Grécia, França e Portugal.

Situação: Em Andamento

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (5)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUZA, V. F.. ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A LITERATURA COMO FORÇA HUMANIZADORA DA PERSONALIDADE. Revista @mbienteeducação, v. 9, p. 186 - 196, 2016.
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia. Imagem de escola: um estudo psicossocial. Revista @mbienteeducação, v. 7, p. 291 - 313, 2014.
  3. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.; MARCONDES, A.. Auto-Avaliação Institucional: uma discussão em processo. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, p. 29 - 47, 2008.
  4. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Escola: lugar de conhecimento, compromisso, desafios para estudantes de Pedagogia e Medicina. Psicologia da Educação, v. 24, p. 91 - 128, 2007.
  5. SOUSA, C. P.; FERREIRA, Sandra Lúcia. Descrição de uma estratégia de composição de instrumentos de pesquisa em representações sociais. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 1, p. 1 - 17, 2005.
Capítulos de livros publicados (5)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.. PRÁTICAS DOCENTES DE AVALIAÇÃO: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL COM FOCO EM VALORES., p. 303 - 332, 2016.
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia; Clarilza Prado de Sousa; MARCONDES, A.. Justiça na avaliação:igualdade e equidade., p. 177 - 208, 2014.
  3. FERREIRA, Sandra Lúcia. Escola: imagens que as representações sociais revelam., p. 209 - 227, 2013.
  4. FERREIRA, Sandra Lúcia; Marcondes, Anamérica Prado; CARLINI, A. L.; SILVA, Ariane Franco Lopes; SILVA, S. A. I.. Fatores Psicossociais: componente de desempenho dos estudantes de pedagogia., p. 1 - 300, 2012.
  5. FERREIRA, Sandra Lúcia. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade., p. 33 - 35, 1991.
Textos em jornais de notícias/revistas (2)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Escola: lugar de conhecimento, compromisso, desafios para estudantes de Pedagogia e Medicina. Psicologia da Educação - revista do programa de estudos pós-graduados puc-sp, São Paulo p. 91 - 110, 2007.
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia. A dimensão educativa do supervisor educacional. Educação municipal, São Paulo p. 36 - 40, 1989.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (18)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. IMPACTO PSICOSSOCIAL DE UMA PRÁTICA AVALIATIVA. Anais do XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD UNESCO: formação docent, Curitiba:Champagnat, 2013
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.; MARCONDES, A.. AVALIAR: ENTRE EQUIDADE E IGUALDADE. Anais do XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE ( recurso eletrônico) II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE / IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD UNESCO: formação docent, Curitiba:Champagnat, 2013
  3. FERREIRA, Sandra Lúcia. Escola: as imagens que as representações sociais revelam. XI Conferência Internacional de Representações Sociais, 2012 v. 1,
  4. FERREIRA, Sandra Lúcia; SILVA, S. A. I.. Desenho: uma estratégia para a apreensão de sentidos compartilhados. Políticas Públicas e Gestão da Educação: construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas, São Paulo:Viena Editora, 2012 v. 1,
  5. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.. Bom professor: a elaboração de um parâmetro. Cadernos ANPAE, Santa Cruz do Rio Pardo - SP:Viena Editora, 2011 v. 1, p. 415 - 416
  6. FERREIRA, Sandra Lúcia; FELDMANN, M. G.. PROGRAD-PUC/SP: Modelo de Gestão Educativa. XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero_Americano de Política e Administração da Educação - Jubileu de Ouro da ANPAE (1961-2011), Santa Cruz do Rio Pardo:Viena Editora, 2011 v. 1,
  7. FERREIRA, Sandra Lúcia. Imagens do curso de Pedagogia: considerações para a formação continuada de professor universitário. Trajetórias e processo de Ensinar e Aprender;lugares, memórias e culturas, 2008
  8. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.; SOUSA, C. P.; Marina Graziela Feldmann. Auto-Avaliação Institucional: a legitimação como pressuposto para o encaminhamento de tomada de decisões. Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas, Porto Alegre:Naaxus Soluções em TI - ww.naus.com.br, 2008
  9. FERREIRA, Sandra Lúcia; Clarilza Prado de Sousa; MARCONDES, A.. Os resultados do ENADE como subsídios para a avaliação formativa. Todo brasileiro tem direito em aprender, 2008
  10. FERREIRA, Sandra Lúcia; Clarilza Prado de Sousa; MARCONDES, A.. Resultado do ENADE e Projeto Pedagógico de Curso (PPC): Uma parceria necessária?. Avaliação: Perspectivas para a escola contemporânea, Fortaleza:IMPESSE, 2008 v. I, p. 1 - 270
  11. FERREIRA, Sandra Lúcia; Marcondes, Anamérica Prado; SOUSA, C. P.. Trabalho docente na ótica de universitários ingressantes. 30ª Reunião da ANPEd, 2007 v. 1, p. 1 - 6
  12. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.. Auto-Avaliação Institucional: uma discussão em processo. III Reunião da ABAVE: contribuição das avaliações para a qualidade do ensino básico e superior, 2007
  13. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; NOVAES, G.T.F.; CHRISTOV,L.H.S.. Avaliação qualitativa da qualidade da escola. I Reunião Anual da ABAVE: Finalidades e formas de avaliação da Educação Básica, 2006
  14. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.. Missão Institucional: uma proposta avaliativa. III Congresso Internacional em Avaliação Educacional - Da sala de aula à instituição: conflitos e emancipação, Fortaleza:Expressão, 2006 p. 23 - 227
  15. FERREIRA, Sandra Lúcia; Clarilza Prado de Sousa. Escola: Lugar de Conhecimento, Compromisso, Desafios para Estudantes de Pedagogia e Medicina. 29ª ANPED - Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos, Caxambu:, 2006 v. 1, p. 120 - 137
  16. Clarilza Prado de Sousa; NOVAES, A.; BORJIA, A.; MARCONDES, A.; LIMA, C. A.; NOVIKOFF, C.; VILLAS BOAS, L. P. S.; PESTANA, M. I.; PRYJMA, M.; CESANA, M.; RIBEIRO, M.; FERREIRA, Sandra Lúcia; VIERA, V.. Imágenes de la escuela. Imágenes de la escuela, 2005
  17. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.; Magna Rocha Brandt; Marina Graziela Feldmann; MANRIQUE, A. L.. Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP: uma experiência compartilhada. Anais do Encontro Institucional das Instituições, 2005
  18. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; ANDRADE, D.; MARCONDES, A.; SANTOS,Risomar; VILLAS BOAS, L. P. S.. Estudos psicossociais da escola. 27º ANPED - Sociedade, Democracia e Educação:Qual Universidade?, Caxambu:, 2004 v. 1, p. 1 - 17
Resumos publicados em anais de congressos (1)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; Abdalla, Maria de Fátima Barbosa; CARLINI, A. L.; MARCONDES, A.; SILVA, Ariane Franco Lopes; SILVA, S. A. I.. Determinantes psicossociais: componentes de desempenho de estudantes de pedagogia. Representações sociais - 50 anos: memórias, desafios contemporâneos e perspectivas, Vitória:GM Editora,, 2011
Apresentações de Trabalho (28)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia.Avaliação da Docência na Autoavaliação Institucional: Um Modelo Participação. . 2015
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia.Representações Sociais da Docência: Indicadores Indispensáveis para a Avaliação Intitucional. . 2015
  3. FERREIRA, Sandra Lúcia; ROSITO, M. M. B.; SILVA, A. P. F..Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): a ampliação do olhar sobre a sala de aula. Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2015
  4. FERREIRA, Sandra Lúcia.Docência na Pós-Graduação: Concepções e Imagens de Professores e Estudantes. . 2015
  5. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A..Comunicação Oral - Política Educacional do Século XXI - Extensão universitária: políticas de implementação. São Paulo. 2013
  6. FERREIRA, Sandra Lúcia; Marcondes, Anamérica Prado; SOUSA, C. P..Política de Formação:impacto psicossocial de uma prática avaliativa. Paraná. 2013
  7. FERREIRA, Sandra Lúcia; Marcondes, Anamérica Prado; SOUSA, C. P..Comunicação Oral - XI Congresso Nacional de Educação - Educere.2013 - Avaliar: entre equidade e igualdade. Paraná. 2013
  8. FERREIRA, Sandra Lúcia; Marcondes, Anamérica Prado; SOUSA, C. P..Avaliar: entre equidade e igualdade. Brasília. 2013
  9. FERREIRA, Sandra Lúcia.Escola: as imagens que as representações sociais revelam. Portugal. 2012
  10. FERREIRA, Sandra Lúcia.Palestra: Avaliação de projetos Sociais com foco na matriz de indicadores. São Paulo. 2012
  11. FERREIRA, Sandra Lúcia; SILVA, S. A. I..Desenho: uma estratégia para a apreensão de sentidos compartilhados. Portugal. 2012
  12. FERREIRA, Sandra Lúcia; Abdalla, Maria de Fátima Barbosa; CARLINI, A. L.; MARCONDES, A.; SILVA, Ariane Franco Lopes; SILVA, S. A. I..Determinantes psicossociais componentes de desempenho de estudantes de pedagogia. Espirito Santo. 2011
  13. MARCONDES, A.; FERREIRA, Sandra Lúcia.Bom Professor: A Elaboração de Um Parâmetro. São Paulo. 2011
  14. FERREIRA, Sandra Lúcia; SILVA, S. A. I..Desenho: Uma estratégia para a apreensão de sentidos compartilhados. São Paulo. 2011
  15. FERREIRA, Sandra Lúcia.Palestra: Aprendizagem e Avaliação: aspectos relevantes no Ensino Superior. São Paulo. 2011
  16. FELDMANN, M. G.; FERREIRA, Sandra Lúcia; ANDREOZZI,Maria Luiza; CARVALHO, Yone de.PROGRAD-PUC/SP: Modelo de Gestão Educativa. São Paulo. 2011
  17. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A..4º Congresso de Pesquisa Discente da PUC-SP. Rua Monte Alegre, Perdizes. 2010
  18. SOUSA, C. P.; MARCONDES, A.; FERREIRA, Sandra Lúcia.Avaliação institucional e avaliação docente pelo aluno: uma perspectiva formativa. ABAVE. 2009
  19. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.; Clarilza Prado de Sousa.3º Congresso de Pesquisa Discente da PUC-SP. Rua Monte Alegre, Perdizes. 2009
  20. FERREIRA, Sandra Lúcia; Clarilza Prado de Sousa; MARCONDES, A..Imagens do curso de Pedagogia: considerações para a formação continuada do professor universitário. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2008
  21. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.; SOUSA, C. P..Os resultados do ENADE como subsídios para a avaliação formativa. Hotel Othon Palace. 2008
  22. FERREIRA, Sandra Lúcia.Palestra - Ensino baseado em competências. São Paulo. 2007
  23. SOUSA, C. P.; MARCONDES, A.; FERREIRA, Sandra Lúcia.Trabalho docente na ótica de universitários ingressantes. . 2007
  24. FERREIRA, Sandra Lúcia.Palestra: Ensino baseado em competências. São paulo. 2007
  25. FERREIRA, Sandra Lúcia.Palestra - Aplicação de Instrumentos de medidas no Exame de Seleção para a Residência Médica. São Paulo. 2007
  26. SOUSA, C. P.; VILLAS BOAS, L. P. S.; FERREIRA, Sandra Lúcia; DER, C.S.; KOWALSKI, I.Revelações do espaço escolar: um estudo preliminar de representação social. . 2004
  27. FERREIRA, Sandra Lúcia.Calificación de la Escuela: El espacio y el tiempo en la constituición de las representaciones sociales de maestros sobre la escuela. Centro Universitario de Ciencias de la Salud. 2004
  28. FERREIRA, Sandra Lúcia.Mapas Mentais da Escola. PUC-SP. 2003
Prefácio Posfácio (1)
  1. Sandra Lúcia Ferreira - Prefácio. São Paulo, 2013.

Produção Técnica

Assessoria e Consultoria (4)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; PRESBITERIS, L.. O avaliador educacional em foco. 2011.
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia. Programa de formação Profissional. 2008.
  3. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; NOVAES, G.T.F.; TAVARES, M.R.; CHRISTOV,L.H.S.. Sistema de avaliação da educação básica - SAEB 2001. 2001.
  4. SOUSA, C. P.; FERREIRA, Sandra Lúcia. Sistema de avaliação da educação básica - SAEB 99. 1999.
Processo Técnica (24)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; GODOY, K. M. A.. Perfil Socieconômico e Sociocultural dos Ingressantes nos Cursos de Graduação 2006 - 2015 - Linguística, Letras e Artes. 2017.
  2. SOUSA, C. P.; FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.; TRENCHE, M. C. B.. Relatório de Autoavaliação Institucional Da PUC-SP. 2016.
  3. FERREIRA, Sandra Lúcia. Parecerista ad hoc - Estudos em Avaliação Educacional. 2015.
  4. FERREIRA, Sandra Lúcia. Membro do conselho científico da Revista @mbienteeducação. 2014.
  5. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.; Marcondes, Anamérica Prado. Relatório anual - Autoavaliação Institucional da PUCSP. 2014.
  6. FERREIRA, Sandra Lúcia. Parecerista Ad Hoc para o periódico - Caderno de Pesquisa (FCC). 2014.
  7. FERREIRA, Sandra Lúcia. Parecerista Ad Hoc para a Revista Avaliação Educacional. 2014.
  8. FERREIRA, Sandra Lúcia. Parecerista Ad Hoc - XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 2013. 2013.
  9. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.; Marcondes, Anamérica Prado; TRENCHE, M. C. B.. Relatório de Autoavaliação Institucional da PUC-SP - 3º ciclo avaliativo 2008/2010 - base de dados 08/09. 2012.
  10. FERREIRA, Sandra Lúcia. Parecerista Ad Hoc para a a revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação - PUCSP. 2012.
  11. FERREIRA, Sandra Lúcia. Parecerista Ad Hoc - Editora Universitária Champagnat. 2011.
  12. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.; MARCONDES, A.. Relatório de Autoavaliação Institucional da PUC-SP - 2º ciclo avaliativo 2006/2008- base de dados 06/07. 2009.
  13. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.; Marcondes, Anamérica Prado. Relatório: autoavaliação institucional da PUC-SP - 1º ciclo avaliativo - 2004-2006 - base de dados 04/05. 2007.
  14. PEÑA, Maria de Los Dolores Jimenez; FERREIRA, Sandra Lúcia; ALLEGRETTI, Sonia. Projeto Pedagógico Empresarial da Universidade Petrobras. 2005.
  15. FERREIRA, Sandra Lúcia; SZYMANSKI, Hekoisa; ALMEIDA, Fernando José. Relatório de pesquisa: Avaliação do Projeto Laboratório Didático Virtual. 2005.
  16. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Avaliação de desempenho de educadores da rede de ensino do SESI/SP. 2002.
  17. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Sistema de avaliação da Educação básica - SAEB 2001. 2001.
  18. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Diagnóstico/formação/avaliação de professores dos municípios de Mucuri e Nova Viçosa. 2000.
  19. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Sistema de avaliação da educação básica - SAEB 99. 1999.
  20. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Avaliação do desempenho de alunos de 8ª série participantes da rede de ensino do SESI São Paulo. 1999.
  21. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Avaliação do processo de implementação do impacto das ações do projeto de educação continuada da Secretaria Estadual de Educação. 1998.
  22. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Avaliação da ação educativa e da nova proposta pedagógica das escolas mantidas pela empresa Bahia Sul Papel e Celulose. 1997.
  23. FERREIRA, Sandra Lúcia; SOUSA, C. P.. Relatório de pesquisa: Avaliação do programa de melhoria da educação química das escolas do Estado de São Paulo. 1997.
  24. Clarilza Prado de Sousa; FERREIRA, Sandra Lúcia; TAVARES, M.R.. Relatório de Pesquisa: Sistema de avaliação da educação básica - SAEB 95. 1995.
Desenvolvimento de material didático ou instrucional (2)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia; ALLEGRETTI, Sonia; PEÑA, Maria de Los Dolores Jimenez. EducaçãO Corporativa: fundamentos e Metodologia do Ensino - (Formação continuada para educadores da Universidade Petrobras). 2005.
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, A.. Formação Superior de Professores - (Material didático). 2002.
Outras produções técnicas (12)
  1. FERREIRA, Sandra Lúcia. 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre saúde, educação e representações sociais. 2014.
  2. FERREIRA, Sandra Lúcia. 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre saúde, educação e representações sociais. 2014.
  3. FERREIRA, Sandra Lúcia. 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre saúde, educação e representações sociais. 2014.
  4. FERREIRA, Sandra Lúcia. Comissão científica - XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, IV Seminário Internacional sobre profissionalização docente. 2013.
  5. FERREIRA, Sandra Lúcia. Comissão científica - XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 2013. 2013.
  6. FERREIRA, Sandra Lúcia. Debatedora - comentário e avaliação - VII Mostra de Pesquisa e produção em Psicologia da Educação _ PUCSP. 2012.
  7. FERREIRA, Sandra Lúcia. Comissão científica - X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. 2011.
  8. FERREIRA, Sandra Lúcia. Comissão Científica: VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e no III Congresso Ibero-Americano sobre violência nas Escolas - CIAVE. 2008.
  9. FERREIRA, Sandra Lúcia. Aplicação de instrumentos de medidas no Exame de Seleção para a Residência Médica. 2007.
  10. Passarelli, L. G.; FERREIRA, Sandra Lúcia. Gestão de Processos Avaliativos: projeto. 2007.
  11. FERREIRA, Sandra Lúcia. Encontro com educadores: uma reaproximação com o trabalho avaliativo. 2007.
  12. FERREIRA, Sandra Lúcia. Avaliação interna: o olhar no externo não basta, é preciso auto-avaliar. 2007.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (30)
  1. Processos formativos na educação superior: contribuições da abordagem psicossocial Conférence Internationale sur les Représentations Sociales. 2016. (Congresso)
  2. Seminário Avançados dos Programas de Mestrado em Educação e Formação de Gestores Educacionais da UNICID. 2015. (Seminário)
  3. A gestão pública: desafios em situação de Conflito. 2015. (Seminário)
  4. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): a ampliação do olhar sobre a sala de aula XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e a 37th Annual Conference of the International School Psychology Association.. 2015. (Congresso)
  5. IX Jornada Internacional sobre Representações Sociais - JIRS e VII COnferência Brasileira sobre Representações Sociais - CBRS. 2015. (Congresso)
  6. ExperiÊncia, participação qualificada e linguagem: os desafios para a formação e profissionalização docentes XVII Congresso de Produção e Iniciação Científica Metodista. 2015. (Congresso)
  7. PRÁTICAS FORMATIVAS E DOCENTES: A QUESTÃO DE VALORES 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais e do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre saúde, educação e representações sociais. 2014. (Congresso)
  8. Extensão Universitária: políticas de implementação VII Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites e possibilidades. 2013. (Seminário)
  9. Representações Sociais de alunos sobre a profissionalização Docente XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2013. (Congresso)
  10. Política de Formação: Impacto Psicossocial de uma Prática Avaliativa XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013. 2013. (Congresso)
  11. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POLÍTICAS DE IMPLEMENTAÇÃO Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA). 2013. (Seminário)
  12. Seminário do SEMESP: : Instrumentos de Avaliação do SINAES. 2013. (Seminário)
  13. Escola: as imagens que as repesentações sociais revelam XI Conferência Internacional de Representações Sociais. 2012. (Seminário)
  14. Mapas imaginários del Centro Histórico de la Ciudad de México: de la experiencia al imaginario urbano. 2011. (Seminário)
  15. Seminário do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) 2010. 2010. (Seminário)
  16. Seminário de Estudos Avançados. 2010. (Seminário)
  17. III Seminário de Integração Ensino Serviço Pró- saúde - PUC-SP. 2010. (Seminário)
  18. Seminário Regional das Comissões Próprias de Avaliação - CPAs. 2009. (Seminário)
  19. VI Seminário Internacional e 6ª reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed. 2009. (Seminário)
  20. Palestra: "Avaliação de Projetos educativos e de Sistemas de Apoio às Aprendizagens de Alunos". 2009. (Seminário)
  21. IV Seminário internacional e 5º Reunião Técnica dos grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed. 2008. (Seminário)
  22. IV Congresso Internacional em Avaliação Educacional - Nave. 2008. (Congresso)
  23. Avaliação interna: o olhar no exterior não basta, é preciso auto-avaliar IV Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso)
  24. Gestão de processos avaliativos: projeto - metodologia Seminário de Auto-Avaliação: compartilhando resultados. 2007. (Seminário)
  25. II Seminário Internacional de Representações Sociais e Formação de Professores. 2006. (Seminário)
  26. Imágenes de la Escuela 30º Congresso Interamericano de Psicologia. 2005. (Congresso)
  27. Calificación de la Escuela: El espacio y el tiempo en la constituición de las representaciones sociales de maestros sobre la escuela 7ª Conferencia Internacional de Representaciones Sociales 2004. 2004. (Congresso)
  28. Seminário: "Representação Social e Memória Social". 2003. (Seminário)
  29. Seminário: "Produção de Indicadores Educacionais e Sociais". 2000. (Seminário)
  30. Seminário: "LDB e Educação Infantil". 1997. (Seminário)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (6)
  1. Sandra Lúcia Ferreira - VI Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores - Implementação do Plano Nacional de Educação: limites e perspectivas. 2015. (OUTRO)
  2. Sandra Lúcia Ferreira - IX Encontro Regional da ANPAE Sudeste e XIII Encontro Estadual da ANPAE-SP. 2014. (OUTRO)
  3. Sandra Lúcia Ferreira - 5º Congresso de Pesquisa Discente da PUC-SP. 2011. (OUTRO)
  4. Sandra Lúcia Ferreira - Semana de Acessibilidade da PUC-SP. 2010. (OUTRO)
  5. Sandra Lúcia Ferreira - 2º Congresso de Pesquisa Discente Semana Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de SP. 2008. (CONGRESSO)
  6. Sandra Lúcia Ferreira - 1º Congresso de Pesquisa Discente Semana Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de SP. 2007. (CONGRESSO)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (8)
  1. Wellington da Silva - A produção colaborativa no trabalho de conclusão de curso na Educação Profissional. Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, .
  2. RAUL CLAUDIO CHOQUEHUANCA CONDORI - POLÍTCAS PÚBLICAS PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO: O CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO EM DESTAQUE. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, .
  3. MARYSOL LIMA DE AQUINO - GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÃO DO TRABALHO DO GESTOR COM FOCO NA HUMANIZAÇÃO. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, Fortec Assessoria e Treinamento Ltda.
  4. Alexandre de Paula Pereira - Empreendedorismo e inclusão social: estudo sobre o SEBRAE. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, .
  5. FERNANDA EVELIN CAMARÇO DE SOUZA - Autoavaliação do mestrado profissional: a expectativa dos pós-graduandos. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  6. Letícia Maria Motta de Moraes - Egressos de pós-graduação: rede de colaboração mútua. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, .
  7. Rita Schilinz - Egresso e Rede colaborativa: as diferentes caras de uma mesma moeda. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, .
  8. Patricia Cibinel Argentino - Pespectivas de inovação nos espaços educativos a partir da utilização das tecnologias digitais. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Cidade de São Paulo, .
Orientações e supervisões concluídas (9)
  1. Fernanda Evelin Camarço de Souza - Autoavaliação do mestrado profissional: uma análise das expectativas dos pós-graduandos". 2017 - Universidade Cidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  2. Ana Lúcia Sanchez de Lima Ventura - Pnaic polo São Paulo: desafios da implementação de uma política pública de educação. 2016 - Universidade Cidade de São Paulo, . Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  3. Andrea de Andrade - A expansão dos institutos federais : causas e consequencias. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, . Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  4. Sebastiana Nelsa da Silva Costa - Políticas de capacitação docente: funções administrativas. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, . Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  5. Humberto Ferreira da Rocha - Avaliação formativa na Educação superior: percursos e dilemas. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, . Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  6. Luzinei Nunes Lira de Souza - A formação de profissional do turismo: campo e crítica. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, . Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  7. Rosiete Pereira da Silva - Absenteísmo: um estudo exploratório. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, Centro Universitário - CESMAC. Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  8. Verônica Maria Barbosa Magalhães Maurício - Inclusão dos alunos com deficiência intelectual: um desafio para as políticas públicas e cotidianos escolares. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, Centro Universitário - CESMAC. Orientador: Sandra Lúcia Ferreira
  9. Liércio Pinheiro de Araújo - Mapas conceituais aplicados ao processo de aprendizagem significativa. 2014 - Universidade Cidade de São Paulo, . Orientador: Sandra Lúcia Ferreira

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (56)
  1. Participação em banca de Karen Diana Macedo Arsenovicz. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2017
  2. Participação em banca de Gilne Gardesani Fernandez. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2017
  3. Participação em banca de Ítalo Rodrigues Faria. Curso: Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2017
  4. Participação em banca de Vivian Vaz Batista Alves. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  5. Participação em banca de Maria Lucinalva da Silva. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  6. Participação em banca de Fernanda Evelin Camarço de Souza. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  7. Participação em banca de Patricia Cibinel Argentino. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  8. Participação em banca de Marta Poliche Vicente. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  9. Participação em banca de Alexandre de Paula Ferreira. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  10. Participação em banca de Raul Claudio Choquehuanca Condori. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  11. Participação em banca de Marysol Lima de Aquino. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  12. Participação em banca de Gilne Gardesani Fernandez. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2016
  13. Participação em banca de Vivian Vaz Batista Alves. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  14. Participação em banca de Ana Lúcia Sanchez de Lima Ventura. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  15. Participação em banca de Vivian Vaz Batista Alves. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  16. Participação em banca de Marta poliche Vicente. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  17. Participação em banca de Maria Lucinalva da Silva. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  18. Participação em banca de Cilene Pascotto Garroti. Curso: Educação, Universidade Metodista de São Paulo. Ano: 2015
  19. Participação em banca de Edileide Bonfim da Silva Rodrigues. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  20. Participação em banca de Maria Antonieta Giovedi. Curso: Educação: Formação de formdores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2015
  21. Participação em banca de Rosely Fátima dos Santos Arrojo. Curso: Educação: Formação de formdores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2015
  22. Participação em banca de Sueli Holanda Fonseca. Curso: Educação: Formação de formdores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2015
  23. Participação em banca de Claudia de Lima Beligoli. Curso: Educação, Universidade Metodista de São Paulo. Ano: 2015
  24. Participação em banca de Ivo Ribeiro de Sá. Curso: Educação (Currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2015
  25. Participação em banca de Cláudia Terra. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  26. Participação em banca de Cláudia Terra. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2015
  27. Participação em banca de Humberto Jorge Ferreira da Rocha. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2014
  28. Participação em banca de Walter Rocha Oliveira. Curso: , . Ano: 2014
  29. Participação em banca de Edileide Bonfim da Silva Rodrigues. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2014
  30. Participação em banca de Claudia de Lima Beligoli. Curso: Educação, Universidade Metodista de São Paulo. Ano: 2014
  31. Participação em banca de Liércio Pinheiro de Araújo. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2014
  32. Participação em banca de Sonia Maria da Silva Junqueira. Curso: Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2014
  33. Participação em banca de Vicente Sarubi Junior. Curso: Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Ano: 2014
  34. Participação em banca de Walter Rocha Oliveira. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2014
  35. Participação em banca de Expedito Pereira da Silva. Curso: Educação: Formação de formdores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2014
  36. Participação em banca de Humberto Jorge Ferreira da Rocha. Curso: , . Ano: 2014
  37. Participação em banca de Liercio Pinheiro de Araújo. Curso: , . Ano: 2014
  38. Participação em banca de Elizabeth Feffermann. Curso: Educação: Formação de formdores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2014
  39. Participação em banca de Ana Terra. Curso: Educação, Universidade Cidade de São Paulo. Ano: 2014
  40. Participação em banca de José de Oliveira Silva. Curso: Educação, Universidade Católica de Santos. Ano: 2013
  41. Participação em banca de Edilene de Oliveira Francisco Souza. Curso: Educação (Currículo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2013
  42. Participação em banca de Ivo Ribeiro de Sá. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2012
  43. Participação em banca de Vicente Sarubbi Junior. Curso: , Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Ano: 2012
  44. Participação em banca de Sonia Maria da Silva Junqueira. Curso: Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2012
  45. Participação em banca de Vicente sarubbi Junior. Curso: , Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Ano: 2011
  46. Participação em banca de Solange Maria dos Santos. Curso: , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2010
  47. Participação em banca de Solange Maria dos Santos. Curso: Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2010
  48. Participação em banca de Monica Cristina Chiste. Curso: Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2009
  49. Participação em banca de Maria Ines Santos. Curso: , . Ano: 2009
  50. Participação em banca de Rita Elvira Garcia. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2009
  51. Participação em banca de Mônica Cristina Chiste. Curso: Programa de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2009
  52. Participação em banca de Adelina de Oliveiira Novaes. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2008
  53. Participação em banca de Marisabel de Souza Prado Ribeiro. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2008
  54. Participação em banca de Maria Aparecida Anversa. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2007
  55. Participação em banca de Marisabel de Souza Prado Ribeiro. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2007
  56. Participação em banca de Rita Elvira García. Curso: Educação (Psicologia da Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2007
Participação em bancas de comissões julgadoras (3)
  1. Banca examinadora - Processo seletivo docente _ Programa de Pós-graduação em Educação. Ano: 2014. Universidade Católica de Santos.
  2. Coordenação de comitê científico - IX Anpae Sudeste - Gestão de sistemas e de instituições de ensino: políticas e práticas profissionais. Ano: 2014. Universidade Cidade de São Paulo.
  3. Membro da comissão científica do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR. Ano: 2008. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Resumo das Informações

Projetos

11
1

Produções

5
5
2
18
1
28

Produções Técnicas

1
4
24
2
12

Eventos

30
6

Orientações

8
9

Bancas

56
3