Produções

Este gráfico apresenta as principais produções científicas dos docentes da Unesp no decorrer dos anos, são elas: artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais, livros e capítulos de livros.

  • Para uma análise mais detalhada, clique nos itens da legenda.
  • Também é possível salvar o gráfico para visualização offline.

  1. BOLOGNESI, M. F.. Experience and History in Arts Research. Art Research Journal, p. 71 - , 2014.
  2. BOLOGNESI, M. F.. La Cultura y la Mercancía. Utopía y Praxis Latinoamericana, p. 73 - , 1999.
  1. MELO FILHO, C. A.; BOLOGNESI, M. F.. A musicalidade na arte de palhaços. Revista Ensaio Geral, v. 5, p. 135 - 145, 2013.
  2. BOLOGNESI, M. F.. Contra Augusto. Urdimento (UDESC), v. 20, p. 87 - 92, 2013.
  3. BOLOGNESI, M. F.. Maiakovski - Arte - Revolução. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 3, p. 26 - 35, 2012.
  4. BOLOGNESI, M. F.. Dilemas para a atuação cômica. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 1, p. 72 - 79, 2010.
  5. BOLOGNESI, M. F.. O circo na história: a pluralidade circense e as revoluções francesa e soviética. Repertório Teatro & Dança, v. 15, p. 11 - 16, 2010.
  6. BOLOGNESI, M. F.. Os Estudos Teatrais e a Rebento. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 1, p. 8 - 11, 2010.
  7. BOLOGNESI, M. F.. Amor e comédia: o palhaço em cena. OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 5, p. 20 - 27, 2009.
  8. BOLOGNESI, M. F.. Philip Astley e o circo moderno: romantismo, guerras e nacionalismo. O Percevejo Online, v. 1, p. 1 - 13, 2009.
  9. BOLOGNESI, M. F.; NORA, S.. O corpo cômico do palhaço e uma teoria do riso. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 3, p. 103 - 113, 2007.
  10. BOLOGNESI, M. F.. O palhaço e os esquetes. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 87 - 95, 2007.
  11. BOLOGNESI, M. F.. Apropriações do palhaço. Boca Larga: Cadernos dos Doutores da Alegria, v. 2, p. 7 - 11, 2006.
  12. BOLOGNESI, M. F.. Circo e teatro: aproximações e conflitos. Sala Preta (USP), v. 6, p. 9 - 19, 2006.
  13. BOLOGNESI, M. F.. O riso no circo: a paródia acrobática. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 67 - 74, 2005.
  14. BOLOGNESI, M. F.. 1905 - As cidades de Maiakóvski. Urdimento (UDESC), v. 1, p. 34 - 43, 2004.
  15. BOLOGNESI, M. F.. Brecht e Aristóteles. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 25, p. 67 - 78, 2002.
  16. BOLOGNESI, M. F.. Bebé, um palhaço. Studies in Latin American Popular Culture, v. 20, p. 217 - 230, 2001.
  17. BOLOGNESI, M. F.. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 24, p. 101 - 112, 2001.
  18. BOLOGNESI, M. F.. Do melodramático ao cômico. Urdimento (UDESC), v. 3, p. 98 - 110, 2000.
  19. BOLOGNESI, M. F.. Palhaços. O Percevejo, v. 8, p. 65 - 73, 2000.
  20. BOLOGNESI, M. F.. Suprematismo, Cubo-Futurismo e A Tragédia, de Maiakóvski. Itinerários (UNESP), v. 14, p. 91 - 102, 1999.
  21. BOLOGNESI, M. F.. Teatro e pensamento. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. , p. 53 - 66, 1999.
  22. BOLOGNESI, M. F.. A Mercadoria Cultural. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 19, p. 75 - 86, 1996.
  23. BOLOGNESI, M. F.. Entre A Crítica e O Cientificismo. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 18, p. 23 - 28, 1995.
  24. BOLOGNESI, M. F.; FREIRE, A.. Cultura Tambem e Politica. TEORIA E DEBATE, v. 12, p. 44 - 46, 1991.
  25. BOLOGNESI, M. F.. Tragedia: Uma Alegoria da Alienacao. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 12, p. 23 - 36, 1989.
  26. BOLOGNESI, M. F.. O Teatro de Stanislaviski, Maiakovski e Meyerhold. ARTEunesp, v. 1, p. 51 - 62, 1985.
  27. BOLOGNESI, M. F.. Vida e Teatro Em Guimaraes Rosa: Grande Sertao:Veredas e Pirlimpsiquice. Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso), v. 8, p. 49 - 60, 1985.
  1. BOLOGNESI, M. F.. Circos e palhaços brasileiros. Cultura Acadêmica - São Paulo, Ano: 2009.
  2. BOLOGNESI, M. F.. Palhaços (4ª reimpressão). Editora Unesp - São Paulo, Ano: 2003.
  1. BOLOGNESI, M. F.. O circo e a formação em artes cênicas. p. 27 - 36, 2016.
  2. BOLOGNESI, M. F.; PORTRICH, A.; SILVA, A. S. Z.. Estética: história de um conceito, visões contemporâneas e educação estética. p. 370 - 429, 2013.
  3. BOLOGNESI, M. F.; PORTICH, A.; SILVA, Anderson de Souza Zanetti da. Estética: história de um conceito, visões contemporâneas e educação estética. p. 370 - 429, 2013.
  4. ALEIXO, F.; TELLES, N.; CARREIRAS, Andre; MARINIS, M.; BOLOGNESI, M. F.; DAVINI, S.; ANDRADE, M.; FLORENTINO, A.. As artes circenses e a pesquisa no Brasil. p. 59 - 67, 2012.
  5. BOLOGNESI, M. F.. O palhaço e o circo-teatro. p. 179 - 187, 2010.
  6. PINHO, S. Z.; BOLOGNESI, M. F.. Arte e conhecimento. p. 359 - 370, 2009.
  7. BOLOGNESI, M. F.. O teatro na Rússia no início do século XX. p. 64 - 84, 2007.
  8. BOLOGNESI, M. F.. Augusto. p. 45 - 47, 2006.
  9. BOLOGNESI, M. F.. Clown. p. 84 - 85, 2006.
  10. BOLOGNESI, M. F.. Clown Branco. p. 85 - 85, 2006.
  11. BOLOGNESI, M. F.. Entrada. p. 130 - 131, 2006.
  12. BOLOGNESI, M. F.. Palhaço. p. 229 - 229, 2006.
  13. BOLOGNESI, M. F.. Reprise. p. 268 - 269, 2006.
  14. BOLOGNESI, M. F.. Tony de soirée. p. 290 - 291, 2006.
  15. BOLOGNESI, M. F.. Politicas e Acoes Culturais Em Processo. p. 61 - 72, 1993.

Orientações

Este gráfico apresenta as principais orientações dos docentes da Unesp no decorrer dos anos, são elas: trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e especialização.

  • Para uma análise mais detalhada, clique nos itens da legenda.
  • Também é possível salvar o gráfico para visualização offline.

  1. Valéria Guimarães Cardozo Processo de Criação de Monólogo. Espetáculo Viva Lenora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  2. Julia Augusta Pivetta dos Santos A pedagogia do imaginário como pedagogia da autonomia na arte-educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  3. Débora Fernanda do Nascimento Santos O Bumba-meu-boi e o Cavalo Marinho em A Revolução dos Beatos, de Dias Gomes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  4. Adriano Merlini As atividades circenses e o desenvolvimento físico e artístico de atores, dançarinos e músicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  5. Laura Nogueira Terra As atividades circenses e o desenvolvimento físico e artístico de atores, dançarinos e músicos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  6. Ivy Donato Bastos Dos quadrinhos para o palco. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  7. Tatiane Eliane Ramos Trajetos de Formação Artística: entre a prática, a escuta e a reflexão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  8. Luciano Sousa Ramos Arte Moderna: pintura e poesia na Estética de Hegel. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  9. Giovana Carmo Temple A Patética, de João Ribeiro Chaves Neto. O contexto teatral e político do Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  10. Fabiano Rangel Pusas O cinema como objeto de culto: um estudo do ensaio A Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução, de Walter Benjamin. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  1. Maria Silvia do Nascimento A comicidade feminina nas artes circenses. 2014. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  2. Caio Marinho Maimone A pedagogia de Cida Almeida para o ensino da máscara do palhaço. 2013. Iniciação Científica (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  3. Sarah Reimann Oliveira Aproximações entre o bufão e o coringa do Teatro do Oprimido. 2013. Iniciação Científica (Graduação em Arte-Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  4. Danielle Burghi Palhaças: Paola Mussatti e Vera Abbud em meio ao contexto cômico circense e teatral. 2013. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  5. Juliana Freitas Arapiraca Que palhaçada é essa?. 2009. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  6. Natália Siufi Rizzo Que palhaçada é essa?. 2009. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Arte - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  7. Priscila Correa Harder A MAQUIAGEM DO PALHAÇO E SUA RELAÇÃO COM A PERSONAGEM. 2007. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  8. Julia Germani Moura O jogo interpretativo dos palhaços. 2006. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  9. Raquel Maria Varella A comicidade na dramaturgia de Luis Alberto de Abreu. 2005. Iniciação Científica (Graduação em Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  10. Anderson de Souza Zanetti da Silva A construção teatral de Augusto Boal e a estética do Teatro do Oprimido. 2005. Iniciação Científica (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  11. Milene Valentir Ugliara Clowns: dramaturgia, interpretação e encenação - Organização dos dados. 2005. Iniciação Científica (Graduação em Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  12. Leonardo Rogério Mussi O CIRCO E O RISO - A comédia no circo-teatro brasileiro. 2005. Iniciação Científica (Graduação em Educação Artística) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  13. Paula Cioni Bittencourt O método de Stanislávski e a criação da personagem palhaço. 2001. Iniciação Científica (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  14. Iara Toledo de Assis Bastos O riso no circo: a comicidade circense. 2000. Iniciação Científica (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  15. Rodrigo Sampietro Leme Entradas e reprises. 1999. Iniciação Científica (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  16. Naum Alves Simões Riso e transgressão: Oswald de Andrade. 1999. Iniciação Científica (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  17. Alessandra Ortigosa Aro Palhaços. 1998. Iniciação Científica (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  18. Andrea Aparecida Pantano O poder dos meios de comunicação sobre a consciência coletiva. 1996. Iniciação Científica (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  1. Leandro Lago Santos Senhoras e senhores, com vocês, os palhaços grotescos Doutor, Capitão, Woyzeck!. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  2. Pedro Eduardo da Silva A formação do palhaço ciecense. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  3. Lilia Nemes Bastos A Cia. La Mínima e a comicidade no espetáculo A Noite dos Palhaços Mudos. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  4. Celso Amâncio de Melo Filho A música como recurso cênico de palhaços: Cia. Teatral Turma do Biribinha e Circo Amarillo. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  5. Isabella Mucci Circo Zanni e Linhas Aéreas: expressões da arte circense na cena contemporânea paulista. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  6. Thaís Carvalho Hércules Jogando no Quintal: a reinvenção na relação entre palhaço e impro. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  7. Cláudia Funchal Valente de Souza O corpo cômico em jogo: um estudo acerca da improvisação do palhaço. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  8. Maria Carolina Macari Tiros de Movimento-Imagem - Estudo de um Processo Artístico e Pedagógico de Cristiane Paoli Quito. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  9. Marcos Francisco Nery Ferreira A metáfora do Bogatyr: o corpo acrobata e a cena russa do início do século XX. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  10. Roberta Cristina Ninin Projeto Comédia Popular Brasileira da Fraternal Companhia de Artes e Malas-Artes (1993-2008): Trajetória do ver, ouvir e imaginar. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  11. Anderson de Souza Zanetti da Silva A estética da subjetividade rebelde na poética teatral do oprimido. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  12. Andrea Angotti Ferreira O doente imaginário, de Molière, encenado pelo Teatro do Ornitorrinco (1989). 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  13. Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos Os palhaços nas manifestações populares brasileiras: Bumba-meu-boi, Cavalo Marinho, Folias de Reis e Pastoril Profano. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  14. Leslye Reveli dos Santos A pedagogia das máscaras por Francesco Zigrino: uma influência no teatro de São Paulo na década de 80. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  15. Andrea Aparecida Pantano A personagem palhaço: a construção do sujeito. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  1. Anderson de Souza Zanetti da Silva Augusto Boal: encontros e desencontros históricos, políticos e estéticos com Bertolt Brecht. 2015. (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  2. Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos O dueto cômico: da commedia dell'Arte ao Cavalo Marinho. 2015. (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  1. Daniel Marques da Silva . 2015. Graduação em () - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
  2. Eliene Benício Amancio Costa . 2010. Graduação em () - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Mario Fernando Bolognesi
Não foram encontrados dados a respeito.

IPD e MPD (Anual)

Este gráfico apresenta os índices IPD e MPD no decorrer dos anos. Os índices são calculados por uma fórmula que contabiliza as principais produções científicas por docente.

  • Para uma análise mais detalhada, clique nos itens da legenda.
  • Também é possível salvar o gráfico para visualização offline.

Rede de Colaboração

Pesquisador da UNESP
Pesquisador externo