Resumo


Possui graduação em Ciências Sociais , mestrado em Filosofia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes. Integra o Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp Tem experiência na área de Artes Cênicas, dança e teatro, tendo se profissionalizado como atriz em 1976. Dedica-se a pesquisa em artes focadas no teatro, na performance, na dança brasileira e no teatro popular.É autora dos livros: Noverre: Cartas sobre a Dança (Edusp,2002), Dança Popular: Espetáculo e Devoção (Terceiro Nome, 2011) e, em co-autoria, Antropologia e Performance, ensaios NAPEDRA. Co-autora dos vídeos: Lambe Sujo uma Ópera dos Quilombos, Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista e A Pedra Balanceou. Membro da Associacão Cultural Cachuera! desde 1981. Recebeu prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte- Apca, de melhor pesquisa em dança, pelo livro Noverre: Cartas sobre a Dança e o prêmio de melhor roteiro e pesquisa pelo filme Balé de Pé no Chão, a Dança Afro de Mercedes Baptista , no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro. Lidera na Unesp o grupo de pesquisa: Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens e é pesquisadora no grupo de pesquisa da USP : Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama- NAPEDRA.Desde 1980 dedica-se à pesquisa das cultural populares brasileiras, em especial as danças dramáticas e as danças quilombos. Atualmente busca dar à sua pesquisa uma dimensão transnacional. Fundou no Instituto de Arte da Unesp, o Terreiro Fundo da Barra, espaço para a apresentação e encontro de grupos populares. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: MONTEIRO, Marianna. F. M.;MONTEIRO, Marianna

Projetos

Projetos de pesquisa
2011 - Atual
Entre o Terreiro e a Cena: Tradições Populares Pedagogia e Criação.

Este projeto de pesquisa pretende voltar-se tanto para os estudos teóricos, por meio de levantamento bibliográfico e documental, quanto para a experimentação prática, visando estabelecer conexões entre as artes cênicas na cultura popular tradicional brasileira e a arte cênica contemporânea. Estarão em foco a criação artística e os processos pedagógicos de formação artística.

Situação: Em Andamento
2008 - 2015
Performance e Liminaridade nos Teatros de Grupo de São Paulo

Esse projeto e parte, juntamente com outros 16 projetos de um Temático financiado pela Fundaçnao de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo: Antropologia da Performance Drama Estética e Ritual. Trata-se de uma pesquisa sobre as performance culturais dos grupos de teatro de São Paulo, que se configuram como movimento social desde a década de 90 ( Movimento do teatro contra a Barbárie, Movimento Redemoinho, , Movimento 27 de Março,) representados pela Cooperativa paulista de Teatro, Mobilizam-se para lutar pela lei do Fomento ao teatro , contra a lei Rouanet, e se caracterizam por atuar fora do mercado das artes, atingindo publicos diversificados de periferia e de outras zonas centrais deterioradas da cidade.. Pretendo analisar tanto as performances teatrais quanto a performance política desses grupos, partindo do pressuposto que é nessa imbricação se constituem zonas de liminaridade ( V. Turner), capazes de gerar fenômenos socio-culturais de absoluta novidade.

Situação: Finalizado
2008 - 2011
Experiência Performance e Teatralidades Brasileiras

Essa pesquisa pretende aprofundar a análise das tradições dramáticas da cultura popular tradicional brasileira, em especial nos diversos gêneros das chamadas dancas dramáticas. Interessa analisar as diferentes apropriações dessa cultura pelo discurso cênico contemporâneo. A partir da dimensão histórica e antropológica, a pesquisa pretende fornecer elementos que possam orientar um diálogo fecundo entre a tradição teatral ensinada nas universidades, entretida por alunos, professores, pesquisadores e as tradições das cultura populares, representada pelos saberes e práticas dos mestres e brincantes.

Situação: Finalizado
Projetos de extensão
2008 - Atual
Tradição e Treinamento do Ator

Situação: Em Andamento

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (7)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Réflexions historiques sur le genre sérieux et comique dans les danses dramatiques brésiliennes. Cultures-Kairós, v. , p. 1 - 12, 2016.
  2. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Estética Relacional e Festa do Boi no Morro do Querosene em São Paulo. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 4, p. 131 - 146, 2013.
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.. De Roda Viva a Os Sertões: Aspectos de uma Trajetória Teatral. Revista VIS (UnB), v. , p. 93 - 101, 2010.
  4. DIAS, Paulo; MONTEIRO, Marianna. F. M.. Os Fios da trama: grandes temas da música popular brasileira. Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 24, p. 349 - 371, 2010.
  5. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Matrizes das Danças Populares Brasileiras. D.O. Leitura, v. , p. 34 - 39, 2001.
  6. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Técnica Clássica: Histórico. Dançar, v. , p. 20 - 21, 1991.
  7. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Uma Partida de Xadrez Renascentista: Partita a Scacchi. Dançar, v. , p. 31 - 33, 1991.
Capítulos de livros publicados (10)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Dança e Antropologia em Linha de Fuga: Entrevista com João Fiadeiro e Fernanda Eugênio., p. 109 - 138, 2013.
  2. DOWSEY, John; MULLER, Regina P.; HIKIJI, R. S. G.; MONTEIRO, Marianna. F. M.. Nego Fugido, Teatro Didático e "Agit Prop"., p. 373 - 410, 2013.
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Dança Afro: Uma Dança Moderna Brasileira., p. 51 - 59, 2011.
  4. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Samba nêgo, branco não vem cá., p. 239 - 253, 2010.
  5. PINTO, A. C.; MONTEIRO, Marianna. F. M.. REMEMOREX- Uma Rebeldia Necessária., p. 229 - 235, 2008.
  6. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Espaço-corpo-templo-cidade na performance do Teatro Oficina., p. 123 - 138, 2007.
  7. MONTEIRO, Marianna. F. M.. MONTEIRO, Marianna F. M. O Tempo na Performance e no Drama IN., p. 89 - 99, 2007.
  8. MONTEIRO, Marianna. F. M.; Paulo Dias. Diversité et Unité dans la Musique du Brésil., p. 15 - 33, 2005.
  9. MONTEIRO, Marianna. F. M.. A Dança na Festa Colonial., p. 811 - 825, 2001.
  10. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Balé Tradição e Ruptura., p. 169 - 189, 1998.
Textos em jornais de notícias/revistas (1)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. O Ideal tem que ser cada vez mais Ideológico. O Beijo, São Paulo p. 24 - 26, 1977.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (4)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. A Arte Pela Barbárie , uma Outra Palavra de Ordem. Anais do VII Congresso da ABRACE, 2012
  2. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Técnicas corporais, disciplinas e pré-expressividade nas artes-cênica. Anais do VI Congresso da ABRACE, 2010
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Do Oficina Samba ao Oficina Uzyna Uzona. Anais da 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, Goiânia:Universidade Federal de Goiás, 2006
  4. MONTEIRO, Marianna. F. M.. samba Nêgo, Branco não vem Ca. anais da VIIIa Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste- ABANNE, São Luis:Universidade Federal do Maranhão, 2003
Resumos publicados em anais de congressos (8)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Técnicas Corporais, Disciplinas e Pré-expressividade nas Artes Cênicas. Memória Abrace Digital, 2010
  2. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Do Oficina Samba ao Oficina Uzyna Uzona. Anais da 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, Goiania:Universidade Federal de Goias, 2006
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Do Oficina Samba ao Usyna Uzona. Anais da 25a. Reunião Brasileira de Antropologia, Goiania:Universidade Federal de Goiania, 2006
  4. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Onde tem Fumaça: Reis Congos e Resistência Cultural Alfro-Brasileira. Programas e Resumos-XXIV Reunião Brasileira de Antropologia-Nação e Cidadania, Olinda:Associação Brasileira de Antropologia, 2004 v. 1, p. 322 - 322
  5. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Onde Tem Fogo, Tem Fumaça: Reis Congos e Resistência Cultural Afro-Brasileira?. Anais da 24a. Reunião Brasileira de Antropologia, Recife:Universidade Federal de Pernambuco, 2004
  6. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Samba nêgo, branco não vem cá. VIII ABANNE: Programas e Resumos, São Luís, Ma:Universidade Federal do Maranhão, 2003 v. 1, p. 128 - 128
  7. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Samba Nêgo, Branco não vem Ca. Anais da VIIIa Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste- ABANNE, São Luis:Universidade Federal do Maranhão, 2003
  8. MONTEIRO, Marianna. F. M.. A dança na Festa Colonial. Anais do Seminário Festa , Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa, São Paulo:UUniversidade de São Paulo, 1999
Artigos Aceitos(1)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Danses dramatiques brésiliennes: la théâtralité en dehors du canon. Cultures-Kairós- Revue d'anthropologie des pratiques corporelles e des arts vivants. 2016
Apresentações de Trabalho (32)
  1. ABREU, Carolina de Camargo; MONTEIRO, Marianna. F. M..Nego Fugido e Trabalhadores da Cultura: Lições de Agitprop para a Antropologia. Universidade de Coimbra. 2016
  2. ABREU, Carolina de Camargo; MONTEIRO, Marianna. F. M..A Pedra Balanceou. ISCTE ? Auditório B204 ? Ed. II. 2016
  3. ABREU, Carolina de Camargo; MONTEIRO, Marianna. F. M..A pedra Balanceou. Teatro da Cerca de São Bernardo. 2016
  4. DIAS, P. A.; MONTEIRO, Marianna. F. M..Traçando uma linha Podemos falar de uma estética Quilombola. Centro de Pesquisa e Formação. 2015
  5. SANTIAGO, Lilian Solá; MONTEIRO, Marianna. F. M..Balé de Pé no Chão A Dança Afro de Mercedes Baptista. Rua Bento Theobaldo Ferraz , 271- Barra Funda cep 01140-070. 2015
  6. Passos, Evandro; FERRAZ, F. M. C.; SANTIAGO, Lilian Solá; MONTEIRO, Marianna. F. M.; PAULA, F. S..Balé de Pé no Chão A Dança Afro de Mercedes Baptista. Sesc Palladium. 2014
  7. SANTIAGO, Lilian Solá; MONTEIRO, Marianna. F. M..Balé de Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista. Oficinas Culturtais Oswald de Adrade. 2013
  8. SANTIAGO, Lilian Solá; MONTEIRO, Marianna. F. M..Balé de Pé no Chão : a Dança Afro de Mercedes Baptista. UFPE- Universidade Federal de Pernambuco. 2013
  9. MONTEIRO, Marianna. F. M..O Professor Performer. Instituto de Artes da Unesp. 2012
  10. MONTEIRO, Marianna. F. M..Noverre : Cartas sobre a Dança. Campus da Universidade Federal de Goiás, auditório do Departamento de Dança. 2012
  11. MONTEIRO, Marianna. F. M..Estética Relacional e Festa Popular. UFMG. 2011
  12. MONTEIRO, Marianna. F. M..Estética relacional e festa do Boi no Morro do Querosene em São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU - USP. 2011
  13. MONTEIRO, Marianna. F. M..Noverre's Letters on Dance. New College. 2010
  14. MONTEIRO, Marianna. F. M..Técnicas corporais, disciplinas e pré-expressividade nas artes-cênica. Instituto de Artes da UNESP. 2010
  15. DIAS, Paulo; GOMES, C.; MONTEIRO, Marianna. F. M..A dança Afro Brasileira e a Dança de Corte na Construção do Corpo do Mestre Sala e do Porta Bandeira. Centro Cultural São Paulo. 2010
  16. MONTEIRO, Marianna. F. M.; Santiago, Lilian Solá.Balé de Pé no Chão: A Dança Afro de Mercedes Baptista. Egyptian Theater. 2009
  17. MONTEIRO, Marianna. F. M..Lambe-Sujo: Performance e Liminaridade. . 2008
  18. MONTEIRO, Marianna. F. M..Performatividade em Novas Fronteiras. . 2008
  19. MONTEIRO, Marianna. F. M..O Movimento de Teatro de Grupo em São Paulo como Construção de Espaços Liminoides. Universidade de São Paulo. 2008
  20. MONTEIRO, Marianna. F. M..Onde tem fogo tem fumaça: Reis Congos e Resistência Cultural Afro-Brasileira. Sede da Instituição. 2004
  21. MONTEIRO, Marianna. F. M.; ABREU, Luiz Alberto; VIEIRA, César; VIANA, Tiche.As Tradições Dramáticas Brasileiras e o Teatro. Teatro Eugênio Kusnet. 2003
  22. MONTEIRO, Marianna. F. M..Samba nêgo, branco não vem cá. Sede da Instituição. 2003
  23. MONTEIRO, Marianna. F. M..Danças Populares Brasileiras e Cultura Barroca. Sede da Instituição. 2003
  24. MONTEIRO, Marianna. F. M..Espetáculo e Devoção-Burlesco e teologia-política nas danças Populares Brasileiras. . 2002
  25. MONTEIRO, Marianna. F. M..Danças Populares tradicionais: Congadas e Cristão&Mouros. . 2002
  26. MONTEIRO, Marianna. F. M..A Dança na Festa Colonial. Sede da Instituição. 1999
  27. MONTEIRO, Marianna. F. M..Natureza e Artifício no Balé de Ação: a crise do Balé de Corte e a aula: Introdução à prática de Dança Barroca. Sede da Instituição. 1999
  28. MONTEIRO, Marianna. F. M..A Reforma da dança e o pensamento sobre a Arte no Século XVIII: Verossimilhança e Maravilha na Reforma do Balé. . 1998
  29. MONTEIRO, Marianna. F. M..O Nascimento do Balé Clássico. Sede da Instituição. 1991
  30. MONTEIRO, Marianna. F. M..A Dança de Corte e o Barroco na série de eventos - Balé Clássico, História e Atualidade. Sede da Instituição. 1990
  31. MONTEIRO, Marianna. F. M..O Ensino da História da Dança à Margem das Instituições. Sede da Instituição. 1989
  32. MONTEIRO, Marianna. F. M..Da Dança de Corte à Dança Romântica. Sede da Instituição. 1989
Outras produções bibliográficas (3)
  1. Elaboração do site www.cachuera.org.br. 2004.
  2. Memorex - Contribuição à História da União Nacional dos Estudantes. 1978.
  3. Brancos - A Questão Indígena. 1977.

Produção Técnica

Assessoria e Consultoria (4)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Curso de Pós-Graduação Lato Sensus - Danças Brasileiras para Multiplicadores Culturais. 2003.
  2. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Reis de Fumaça. Companhia de Feijão. Consultoria em Cultura Popular. 2003.
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Nus Vestidos. 2001.
  4. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Assessora de Dança, gestão Fernandes de Moraes. 1990.
Processos e Técnicas (2)
  1. MATE, A. L.; ROMANO, L. R. V.; MONTEIRO, Marianna. F. M.. Aplicação das provas de habilidade específica no vestibular do Bacharelado em teatro do Instituto de Artes da Unesp. 2013.
  2. MATE, A. L.; ROMANO, L. R. V.; MONTEIRO, Marianna. F. M.. Elaboracão e Aplicação de prova de habilidades específicas para o Vesti bular da Licenciatura em Artes Cênicas- Teatro do Instituto de Artes da Unesp. 2012.
Processo Técnica (1)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Umbanda estudo de dois Casos. 1976.
Desenvolvimento de material didático ou instrucional (1)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. PAS - (Exame vestibular para 2o ano Colegial). 2006.
Outras produções técnicas (4)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Direção, argumento e pesquisa de Vídeo - Balé de Pé no Chão. 2005.
  2. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Direção, roteiro e fotografia do vídeo-documentário etnográfico - Lambe-Sujo, uma ópera dos quilombos. 2005.
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Coordenação de Pesquisa do Vídeo - No Repique do Tambú. 2002.
  4. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Entrevista com Gilberto Gil. 1978.

Produção Artística/Cultural

Outras produções artísticas/culturais (27)
  1. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Boi Unidos de Santa Fé. 2016.
  2. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Inauguracão do terreiro Fundo da Barra. 2016.
  3. MONTEIRO, Marianna. F. M.; LYRA, Luciana de Fátima R.P. de.. Semana Josué de Castro. 2012.
  4. MONTEIRO, Marianna. F. M.; Santiago, Lilian Solá. Balé de Pé no Chão , a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2009.
  5. MONTEIRO, Marianna. F. M.; SANTIAGO, Lilian Santiago. Balé de Pé no Chão - a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2009.
  6. MONTEIRO, Marianna. F. M.; Santiago, Lilian Solá. Balé de Pé no Chão , a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2009.
  7. MONTEIRO, Marianna. F. M.; SANTIAGO, Lilian Solá. Balé de Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2009.
  8. MONTEIRO, Marianna. F. M.; SANTIAGO, Lilian Solá. Balé de Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista. 2009.
  9. GREEB, Gabriela; DIAS, Paulo; MONTEIRO, Marianna. F. M.. Lambe Sujo, uma Ópera dos Quilombos. video-documentário. ano de criação: 2004. 2008 apresentado em. 2008.
  10. MONTEIRO, Marianna. F. M.; GREEB, Gabriela; DIAS, Paulo. Exibição do Vídeo: Lambe Sujo-uma òpera dos Quilombos. 9ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico, 2005; TV Senado, 2005. 2005.
  11. MONTEIRO, Marianna. F. M.; GREEB, Gabriela; DIAS, Paulo. Exibição do Vídeo: Lambe Sujo-uma Ópera dos Quilombo. 2004.
  12. MONTEIRO, Marianna. F. M.; GREEB, Gabriela; DIAS, Paulo. Lambe Sujo , uma ópera dos quilombos. 9º Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade - 2004 (mostra competitiva), Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro e Brasília /Cinesesc-São Paulo. 18o. Mostra do Áudio Visual Paulista: MIS-SP.. 2004.
  13. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Bailarina - Danças Populares Brasileiras do Sudeste. 1996.
  14. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Pas de Deuses - Atriz-bailarina. 1986.
  15. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz e Bailarina - Sur urbano. 1984.
  16. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz e Bailarina - O Rei Devasso. 1984.
  17. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Histerias. 1983.
  18. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz e Bailarina - Maldição. 1983.
  19. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - As Cinco panelas de Ouro (tele-romance). 1982.
  20. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Sociedade dos Amigos do Mar. 1982.
  21. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Como se Nunca Tivesse Sido (Comédia Play). 1981.
  22. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - O Casamento dos Pequenos Burgueses de Bertold Brecht. 1981.
  23. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Serafim Ponte grande de Oswald de Andrade. 1980.
  24. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Beijo no Asfalto nº 2. 1978.
  25. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Arroz e Feijão. 1978.
  26. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - galileu Galilei de Bertold Brecht. 1975.
  27. MONTEIRO, Marianna. F. M.. Atuou como Atriz - Lux in Tenebris de Bertold Brecht. 1974.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (70)
  1. Avaliador XXVIII Congresso de Iniciação Cientíifica da Unesp. 2016. (Congresso)
  2. O afro contemporâneo nas Artes Cênicas: performances negro-brasileiras em uma perspectiva de descolonização IX Congresso da Abrace. 2016. (Congresso)
  3. Nego Fugido e Trabalhadores da Cultura: Lições de Agitprop para a Antropologia VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia:Futuros Disputados. 2016. (Congresso)
  4. Dança Popular: Espetáculo e Devoção I Seminário Dinter- Ia/unesp-UFT: Arte e tradição em foco. 2016. (Seminário)
  5. Reformulação do Curso de Bacharelado em Teatro Fórum de Artes Cênicas. 2016. (Outra)
  6. Cultura Popular na Universidade Seminario do PPG em Dança da Ufba. 2016. (Seminário)
  7. O Fomento e os Grupos de Periferia e de Cultura Popular "O que você quer conversar com os artistas?". 2016. (Outra)
  8. Teatro contra a barbárie: Nego Fugido encontra o ?agitprop? paulistano IX Congresso da Abrace. 2016. (Congresso)
  9. As danças populares no Brasil Sentidos do barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos. 2016. (Simpósio)
  10. Traçando uma linha: podemos falar em ópera quilombola Ciclo manifestações populares com temática quilombola. 2015. (Seminário)
  11. Danças Dramáticas Brasileiras . teatralidade fora do Cânone II Encuentro Latinoamericano de Investigadores/as sobre el Cuerpo Y Corporalidades en las Culturas. 2015. (Encontro)
  12. Avaliador dos trabalhos do Instituto de Artes da Unesp Congresso de Iniciacão Científica da Unesp. 2015. (Congresso)
  13. Dança Afro: uma Dança moderna Brasileira 3o. Encontro da Rede Terreiro Contemporâneo de Dança. 2014. (Encontro)
  14. Metas para a Pós Graduacão Forum do Programa de Pós Graduação em Artes- Mestrado/Doutorado. 2014. (Encontro)
  15. Restruturação da Licenciatura e Criação do Bacharelado Fórum de Imersão Pedagógica do DACEFC. 2014. (Encontro)
  16. À Sombra da Década de Sessenta uma Reflexão Pós Dramática Colóquio Pensar a Cena Contemporânea. 2014. (Simpósio)
  17. Colóquio pensar a Cena Contemporânea. 2014. (Encontro)
  18. O Programa de Pós Graduação em Artes da Unesp Fórum do Programa de Pós Graduaçã em Artes. 2014. (Encontro)
  19. Le Nego Fugido de la Ville de São Paulo 7e. Colloque International d'Ethocenologie. 2013. (Simpósio)
  20. Balé de Pé no Chão a Dança Afro de Mercedes Baptista IV Engrupe Dança. 2013. (Simpósio)
  21. Coloquio Pensar a Cena Contemporânea. 2013. (Simpósio)
  22. Dança Afro Uma Dança Moderna Brasileira 1o. Seminário Internacional de Dança. 2013. (Seminário)
  23. Discurso, Arte e Feminismo II Semana das Mulheres do Ia. 2013. (Encontro)
  24. Dança Popular: Espetáculo e Devoção Corpopular- Irmandade Negra em Movimento. 2012. (Outra)
  25. Arte pela barbárie e pedagogia da desrazão VII Congresso da ABRACE. 2012. (Congresso)
  26. Noverre: Cartas sobre a Dança Palestra no Curso de Licenciatura em Dança. 2012. (Outra)
  27. O Professor Performer Quarta Semana de Estudos Teatrais: Urdiduras da Performance ( Processos, Expedientes e Experimentações). 2012. (Seminário)
  28. Dança Afro Uma Dança Moderna Brasileira Festival de Danças Poéticas Negras. 2012. (Encontro)
  29. Estética Relacional e Festa Popular III Colóquio Festas e Socialidades. 2011. (Encontro)
  30. Estética relacional e festa do Boi no Morro do Querosene em São Paulo Encontro Internacional de Antropologia e Performance. 2011. (Encontro)
  31. Apropriacão do Rural no/pelo Urbano Escambo Estéticos, no Entrecruzamento dos Fazedores de Teatro de Rua. 2010. (Encontro)
  32. Técnicas Corporais, Disciplinas e Pré-expressividade nas Artes Cênicas VI Congresso da Abrace: Arte e Ciência - Abismo de Rosa. 2010. (Congresso)
  33. A Dança Afro-brasileira e a Dança de Corte na Construção do Corpo do Mestre Sala e da Porta Bandeira Seminario Corpo e Cultura. 2010. (Seminário)
  34. Jean-Georges Noverre's Letters on Dance Oxford Dance Symposium. 2010. (Simpósio)
  35. Reunião de Imersão de Docentes- Reestruturacão do Programa de Mestrado e Elaboracão APCN Doutorado. 2010. (Encontro)
  36. A pós graduação em Artes da Unesp Reunião de Imersão de Docentes- Reestruturacão do Programa de Mestrado e Elaboração APCN Doutotado. 2010. (Outra)
  37. Combater o Infiel e o Pagão, Cantar e Dançar um Derrota IV o. Colóquio Internacional de Etnocenologia- A Voz do Corpo , o Corpo da Voz: Artes e Ciências de Espetáculo.. 2009. (Seminário)
  38. Teatro fora do Cânone: teatralidades brasileiras na universidade 1o. Colóquio sobre Encenação e Cultura: Tradição e Contemporaneidade na Cena do Cavalo Marinho. 2009. (Seminário)
  39. A Dança Afro-brasileira um pouco de História Foruns Por que Dança. 2009. (Congresso)
  40. Open Space V Reuniao Cientifica da ABRACE- Associacao Brasileira de Pesquisa e Pos-Graduacao em Artes Cenicas. 2009. (Encontro)
  41. O Áudiovisual e as Artes do Espetáculo IV o. Colóquio Internacional de Etnocenologia- A Voz do Corpo , o Corpo da Voz: Artes e Ciências de Espetáculo.. 2009. (Seminário)
  42. A Licenciatura em Arte Cênicas Feira da Profissões- Unesp. 2009. (Outra)
  43. O Deslocamento do Torrão Natal ou as Miragens da Migracão Na Palhoça ao Palácio: uma Cartografia imaginária da Canção Brasileira. 2009. (Outra)
  44. Fabricar Imagens Compartilhando Teses ou Vice-versa Diálogos entre Artes, Antropologias e Performance. 2009. (Seminário)
  45. Performatividade em Novas Fronteiras 1º Encontro Nacional de Pesquisadores de Danca. 2008. (Encontro)
  46. Lambe Sujo, uma Ópera dos Quilombos Encontro Mundial de Artes Cênicas. 2008. (Encontro)
  47. Effets de Présence Effets de Réel Effets de Présence Effets de Réel dans les Arts de la Scène et les Arts Médiatiques. 2008. (Simpósio)
  48. O Movimento de Teatro de Grupo em São Paulo como Construção de Espaços Liminoides 1º Seminário Interno do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama: Na Pedra em Performance. 2008. (Seminário)
  49. Colloque International de la Societé Quebequoise d'Études Théatrales. 2008. (Outra)
  50. Estudos Teatrais: Persona & Personagem. 2008. (Outra)
  51. Lambe-Sujo: Performance e Liminaridade 5º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2008. (Congresso)
  52. Performance e Tecnologia Encontros para a Reflexão. 2007. (Encontro)
  53. CorpoInstalação CorpoInstalação. 2006. (Outra)
  54. Do Oficina Samba ao Oficina Uzyna Uzona 25a. Reunião Brasileira de Antropologia- Gt Performance Drama e Sociedade. 2006. (Congresso)
  55. A Dança Brasileira A Experiência em Cena: Seminário e Mostra Teatral. 2006. (Seminário)
  56. Performance e Drama Social 30o. Encontro Anual da Associacão Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. 2006. (Encontro)
  57. Música e Dança como Expressões Étnicas Encontro Internacional África /Brasil: igualdade racial, um desafio para a mídia. 2005. (Encontro)
  58. Participou como Delegada do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares - realizado de 23 a 26 de fevereiro de 2005. 2005. (Seminário)
  59. Performance e Drama Social 29o. Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais-ANPOCS. 2005. (Encontro)
  60. Onde Tem Fogo, Tem Fumaça: Reis Congos e Resistência Cultural Afro-Brasileira 24a Reunião Brasileira de Antropologia- GT Performance Drama e Sociedade. 2004. (Congresso)
  61. Participou como delegada de Instituições e movimentos sociais da I Conferência Municipal de Cultura I Conferência Municipal de Cultura. 2004. (Outra)
  62. As Tradições Dramáticas Brasileiras As Tradições Dramáticas Brasileiras e o Teatro Contemporâneo. 2003. (Seminário)
  63. Samba Nêgo, Branco não vem Ca VIII .Encontro de Antropólogos Norte/Nordeste- Abanne. 2003. (Congresso)
  64. A Dança na Festa Colonial Seminário Festa Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa. 1999. (Seminário)
  65. A reforma da Dança e o pensamento sobre a arte no século XVIII VIII .Encontro Nacional de Filosofia. 1998. (Encontro)
  66. Danças barrocas e renascentistas. Dançou as peças: -Marin Marais-Suite em ré menor. Gavota e minuetos 1 e 2; - Coreografia do Baile; - Lully - Gigue a deux de Roland, coreografia de L. G. Pécour; - Lully e Campra - Sarabande pour une Femme 8o.Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. 1997. (Outra)
  67. Isis XIV Oficina de Música Antiga de Curitiba. 1996. (Oficina)
  68. coreografias barrocas:Atuou como Bailarina em the Fairy Queen - Pourcell Ateliers de Musique Ancienne de Provence. 1996. (Outra)
  69. Coreografias barrocas e renascentistas:Apresentação de uma Courrante e de uma Bourée, e danças Renascentistas Diversas XIII Oficina de Música Antiga de Curitiba. 1995. (Oficina)
  70. O ensino da história da dança à margem das instituições Simpósio Internacional sobre o Ensino da Arte e sua Historia. 1989. (Simpósio)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (15)
  1. Marianna Francisca Martins Monteiro - Coloquio Internacional O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas: Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas. 2015. (CONGRESSO)
  2. Marianna Francisca Martins Monteiro - Tradição e Treina,ento do ator: Encontro com os Mestres de Cavalo Marinho. 2012. (OUTRO)
  3. Marianna Francisca Martins Monteiro - Tradição e Treinamento do Ator: "Preparação e corporal e processo de criação a partir de elementos da capoeira angola e de alguns sambas de umbigada".. 2011. (OUTRO)
  4. Marianna Francisca Martins Monteiro - Encontro Internacional de Antropologia e Performance. 2011. (CONGRESSO)
  5. Marianna Francisca Martins Monteiro - Tradição e Treinamento do Ator: Encontro com o Mestre Inácio Lucindo de Camutanga. 2011. (OUTRO)
  6. Marianna Francisca Martins Monteiro - Encontro Nacional de Antropologia da Performance- ENAP. 2010. (CONGRESSO)
  7. Marianna Francisca Martins Monteiro - Tradição e Treinamento do Ator: A Corporalidade das Figuras. 2010. (OUTRO)
  8. Marianna Francisca Martins Monteiro - Tradição e Treinamento do Ator. 2009. (OUTRO)
  9. Marianna Francisca Martins Monteiro - Tradição e Treinamento do Ator. 2008. (OUTRO)
  10. Marianna Francisca Martins Monteiro - Solos de um Povo - Olhares Contemporâneos Voltados para a Dança Popular. 2005. (OUTRO)
  11. Marianna Francisca Martins Monteiro - Jongo, Batuque Moçambique, Congada e Maçambique. 1998. (OUTRO)
  12. Marianna Francisca Martins Monteiro - Jongo, Batuque Moçambique, Congada e Maçambique. 1997. (OUTRO)
  13. Marianna Francisca Martins Monteiro - Jongo, Batuque Moçambique, Congada e Maçambique. 1996. (OUTRO)
  14. Marianna Francisca Martins Monteiro - Dança Antiga: Escrita, Reconstrução e Criação. 1990. (OUTRO)
  15. Marianna Francisca Martins Monteiro - Dança Renascentista Francesa. 1990. (OUTRO)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (5)
  1. Ilda Maria de Andrade - Aspectos da Organicidade em Grotowski. Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes da Unesp, .
  2. Franciane Salgado de Paula - A Dança Negra Contemporânea na Cidade de São Paulo. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes da Unesp, .
  3. Leticia Leonardi Vianna - Diaálogos entre o teatro do não Espetáculo e a Educação da não instrução: Zonas de risco na experiência do educador-artista. Início: 2015. (Tese de doutorado) - Instituto de Artes da Unesp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  4. Deise Santos de Brito - Casamento de Preto? Correlações entre as corporeidades cênicas de Josephine Baker e Grande Otelo. Início: 2014. (Tese de doutorado) - Instituto de Artes da Unesp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  5. Fernando Marques Camargo Ferraz - O Corpo Afro Contemporâneo: Pluralidades cênicas na dança Negra.. Início: 2012. (Tese de doutorado) - Unesp-Instituto de Artes, .
Orientações e supervisões concluídas (27)
  1. Juliana Ferreira Mado - Performance Narrativa e transmissão da experiência em dois narradores natos: Marilene Paschoal e Sebastião Biano.. 2015 - Instituto de Artes da Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  2. Jacqueline da Silva Takara - Estudos sobre os fundamentos ideológicos do CPC da UNE atrelado ao projeto ?Laboratório das Teatralidades Populares Brasileiras: uma Incursão fora do Cânone?. 2015 - Instituto de Artes da Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  3. Luciana Caviccioli - Acerca da prática de contar histórias: A engenhoca Hub. 2015 - Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  4. Kleber Rodrigo Lourenço Silva - Em Busca do Corpo Brincante. 2015 - Unesp-Instituto de Artes, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  5. Leandro de Morais Perez - O Ogã de Teatro: O(s) Trânsitos entre a Prática Artística e a Religiosa. 2015 - Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  6. Inês Fernandes - Robert Wilson no Brasil. 2014 - Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  7. Monilson Rasteli dos Santos Pinto - Nego Fugido: um teatro das aparições. 2014 - Pos Graduação em Artes Unesp- SP, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  8. Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino - O Teatro como Ritual: A Espiritualidade e o Sagrado em tempos Laicos. -Possíveis Dimensões Políticas, Éticas e pedagógicas nas Propostas de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski.. 2013 - Instituto de Artes da Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  9. Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino - Do Teatro ao Ritual um Percurso de Jerzy Grotowski: 1959-1969. 2013 - Instituto de Artes- Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  10. Luciana Maria Cavichioli G. Almeida - Acerca da prática de contar histórias: Como lendas, mitos e contos chegam aos grupos de contadores paulistas?. 2013 - Instituto de Artes da Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  11. Leandro Morais Perez - O Candomblé e a Capoeira: Musicalidade, dança e jogo para o trabalho do ator.. 2012 - Instituto de Artes- Unesp, Unesp-Instituto de Artes. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  12. Pedro Dantas Bacelar - O Ator Acrobático. 2012 - Instituto de Artes da Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  13. Fernando Marques Camargo Ferraz - O Fazer Saber das Danças Afro: Investigando Matrizes Negras em Movimento. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  14. Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino - Diálogos e rupturas entre teatro e ritual: participação e testemunho do público. 2012 - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  15. Ilda Maria de Andrade - O Ator Santo de Grotowski. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  16. Evandro dos Passos Xavier - Companhia de Dança Aro Bataka: Ações Artísticas, Socioculturais e Políticas. 2011 - Unesp-Instituto de Artes, Fundação Ford. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  17. Luciana Coin de Carvalho - Bumba meu Boi Maranhense em São Paulo, uma experiência estética com crianças. 2011 - Unesp-Instituto de Artes, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  18. Marcus Wesley Guimarães Rosa - Figurações do si e do outro na criação teatral. 2010 - Unesp Instituto e Artes, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  19. Renata de Lima e Silva - . 2009 - Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  20. Isis Barbero Galvão - Brincante: Teatro, Escola e Vida. 2009 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  21. Natalia Tomaz Vianna - Teat(r)o Oficina e Bixigão. 2008 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  22. Amanda Cavalcante Ferreira - A trajetória artístico pedagógica do Grupo Teatral Paulistano II Troupe de Choque:10 anos peripatéticos rumo à des-razão. 2008 - Instituto de Artes- Unesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  23. Mariane Miranda - O SESC e o Teatro Contemporâneo. 2008 - Instituto de Artes- Unesp, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  24. Fernanda Fiuza Sidney - Breve estudo em torno de um amplo tema: O Monólogo Teatral. 2007 - Universidade de Brasília, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  25. Thaís Strieder - O texto como elemento no caminho da cena: Uma reflexão a respeito da livre adaptação de material literário. 2006 - Universidade de Brasília, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  26. Grupo de Dança Contemporânea da Associação Cultural Cachuera - Criação em Dança no Universo Simbólico Brasileiro. 2006 - Fundação Nacional de Artes, Fundação das Artes. Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro
  27. Marta Aguiar de Souza - Sonhos, Desejos, Impasses. Mil e uma noite de um projeto de diplomação. 2006 - Universidade de Brasília, . Orientador: Marianna Francisca Martins Monteiro

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (107)
  1. Participação em banca de Mayara Gabaldi Sampaio. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas- Teatro, Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp. Ano: 2016
  2. Participação em banca de Amanda Moreira de Oliveira. Curso: Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2016
  3. Participação em banca de Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino. Curso: Pós-Graduação em Artes, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2016
  4. Participação em banca de Vagner Roman Lopes Junior. Curso: Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2016
  5. Participação em banca de Maria Silvia do Nascimento. Curso: Pós graduação em Artes, Instituto de Artes- Unesp. Ano: 2016
  6. Participação em banca de Franciane Salgado de Paula. Curso: Curso de Pós Graduação em Artes do Instituto de, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2016
  7. Participação em banca de Deise Santos de Brito. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2016
  8. Participação em banca de Mayara Gabaldi Sampaio. Curso: Arte-Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2016
  9. Participação em banca de Maria Silvia do Nascimento. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2016
  10. Participação em banca de Fernando Marques Camargo Ferraz. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  11. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  12. Participação em banca de Celine Spinelli. Curso: Anthropologia, Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales. Ano: 2015
  13. Participação em banca de Inês Fernandes. Curso: Licenciatura em Arte-Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  14. Participação em banca de Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino. Curso: Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2015
  15. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  16. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Picolli dos Santos. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  17. Participação em banca de Jacqueline da Silva Takara. Curso: Arte-Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  18. Participação em banca de Bárbara Martins Sampaio da Conceição. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  19. Participação em banca de Leandro Morais Perez. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  20. Participação em banca de Luciana Maria Cavichioli Gomes Almeida. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  21. Participação em banca de Beatriz Georgopoulos Calló. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas- Teatro, Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp. Ano: 2015
  22. Participação em banca de Andressa Maria da Silva. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas- Teatro, Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp. Ano: 2015
  23. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2015
  24. Participação em banca de Clara Rodrigues Couto. Curso: Historia Social, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Ano: 2015
  25. Participação em banca de Andressa Maria da Silva. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  26. Participação em banca de Barbara Martins Sampaio da Conceição. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  27. Participação em banca de Juliana Ferreira Machado. Curso: programa de Pós graduação em Artes, Instituto de Artes- Unesp. Ano: 2015
  28. Participação em banca de Kleber Rodrigo Lourenço. Curso: Curso de Pós Graduação em Artes do Instituto de, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2015
  29. Participação em banca de Juliana Ferreira Machado. Curso: PPGA-IA-UNESP, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇAO EM ARTES. Ano: 2014
  30. Participação em banca de Clara Rodrigues Couto. Curso: Historia Social, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Ano: 2014
  31. Participação em banca de Monilso dos Santos Pinto. Curso: Curso de Pós graduação em Artes do Instituto de, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2014
  32. Participação em banca de Kleber Rodrigo Lourenço Silva. Curso: Curso de Pós graduação em Artes do Instituto de, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2014
  33. Participação em banca de Helena Cardoso Lixa. Curso: Licenciatura Arte-Teatro, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2013
  34. Participação em banca de Flávia Cristiana da Silva. Curso: Teatro, Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Ano: 2013
  35. Participação em banca de Raquel da Silva Aranha. Curso: Pós Graduacão em Música, Instituto de Artes -Unicamp. Ano: 2013
  36. Participação em banca de Helena Cardoso Lixa. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  37. Participação em banca de Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2013
  38. Participação em banca de Maria Silvia do Nascimento. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2013
  39. Participação em banca de Maria Sílvia do Nascimento. Curso: Arte-Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  40. Participação em banca de Natália Guimarães. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2013
  41. Participação em banca de Flávia Cristiana da Silva. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Ano: 2013
  42. Participação em banca de Monilson dos Santos Pinto. Curso: Curso de Pós Graduação em Artes do Instituto de, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2013
  43. Participação em banca de Carolina Dias Laranjeira. Curso: Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Ano: 2013
  44. Participação em banca de Alexandre Falcão de Araujo. Curso: Pós graduação em Artes, Instituto de Artes- Unesp. Ano: 2013
  45. Participação em banca de Maria Silvai do Nascimento. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  46. Participação em banca de Giovanni Cirino. Curso: Pós-Graduação em Antropologia, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Ano: 2012
  47. Participação em banca de Marcus Wesley Guimarães Rosa. Curso: Licenciatura em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  48. Participação em banca de Marcus Wesley Guimarães Rosa. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  49. Participação em banca de Ilda Maria de Andrade,. Curso: Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  50. Participação em banca de Tatiana Heide Cardoso. Curso: Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  51. Participação em banca de Ana Carolina Saraiva Tolentino. Curso: Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  52. Participação em banca de Sandra Urizzi Lessa. Curso: ARTES DA CENA, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2012
  53. Participação em banca de Fernando Marques Camargo Ferraz. Curso: Pós-Graduação em Artes, Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2012
  54. Participação em banca de Luciana Coin de Carvalho. Curso: Pós-Graduação em Artes, Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2012
  55. Participação em banca de Patricia Lima Castilho. Curso: Pós-Graduação em Artes, Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2012
  56. Participação em banca de Carolina de Camargo Abreu. Curso: Pós-Graduação em Antropologia, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Ano: 2012
  57. Participação em banca de Ilda Maria de Andrade. Curso: Licenciatura em Arte-Teatro, Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2012
  58. Participação em banca de Alexandre Falcão de Araujo. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2012
  59. Participação em banca de Tatiana Heide Calvoso. Curso: Licenciatura em Artes- Teatro, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2012
  60. Participação em banca de Pedro Dantas Bacellar. Curso: , Instituto de Artes da Unesp. Ano: 2012
  61. Participação em banca de Evandro dos Passos Xavier. Curso: Pós-Graduação em Artes, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2011
  62. Participação em banca de Raquel Ribeiro Martins. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2011
  63. Participação em banca de Luciana Coin de Carvalho. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2011
  64. Participação em banca de Fernando Marques Camargo Ferraz. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2011
  65. Participação em banca de Claudia Funchal Valente de Souza. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2011
  66. Participação em banca de Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra. Curso: Pos-Graduacao em Artes, Instituto de Artes -Unicamp. Ano: 2011
  67. Participação em banca de Marcus Wesley Guimarães Rosa. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2011
  68. Participação em banca de Evandro dos Passos Xavier. Curso: Mestrado em Artes, Universidade Estadual Paulista. Ano: 2011
  69. Participação em banca de Daniel Martins Valentini. Curso: História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2011
  70. Participação em banca de Amanda Cavalcante Ferreira. Curso: Licenciatura em Artes -Teatro, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Ano: 2010
  71. Participação em banca de Viviane Karine Gomes Ferreira. Curso: Comunicação das Artes do Corpo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2010
  72. Participação em banca de Luiz Gustavo Souza Carvalho. Curso: Historia da Arte, Prograna de Pós- Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Ano: 2010
  73. Participação em banca de Daniel Martins Valentini. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2010
  74. Participação em banca de Marília Gabriela Amorim Donoso. Curso: Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Ano: 2010
  75. Participação em banca de Giovanni Cirino. Curso: Pós-Graduação em Antropologia, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Ano: 2010
  76. Participação em banca de Evandro dos Passos Xavier. Curso: Pós-Graduação em Artes, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2010
  77. Participação em banca de Claudia Funchal valente de Souza. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2009
  78. Participação em banca de Marília Gabriela Amorim Donoso. Curso: , Pos Graduação em Artes Unesp- SP. Ano: 2009
  79. Participação em banca de Eduardo Nespoli. Curso: Pos-Graduacao em Artes, Instituto de Artes -Unicamp. Ano: 2009
  80. Participação em banca de Celso Vianna Bezerra de Menezes. Curso: Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Usp. Ano: 2009
  81. Participação em banca de Juliana Freitas Arapiraca. Curso: Licenciatura em Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2009
  82. Participação em banca de Natalia Siufi Rizzo. Curso: Licenciatura em Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2009
  83. Participação em banca de Natália Siufi Rizzo e Juliana Freitas Arapiraca. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2009
  84. Participação em banca de Isis Barbero Galvão. Curso: Licenciatura Em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2009
  85. Participação em banca de Natasha Curusi de Jesus. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2008
  86. Participação em banca de Mariane Miranda Martins. Curso: Licenciatura em Arte - teatro, Universidade Estadual Paulista. Ano: 2008
  87. Participação em banca de Mariane Miranda Vianna. Curso: Licenciatura em Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2008
  88. Participação em banca de Rodrigo Desider Fischer. Curso: Pós Graduação em Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2008
  89. Participação em banca de Joana Alice Pinheiro Limongi. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2008
  90. Participação em banca de Cyntia Carla Cunha Santos. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2008
  91. Participação em banca de Erika Leticia Hernandez Barberena. Curso: Pós-Graduação em Artes, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2008
  92. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2008
  93. Participação em banca de Iarlei Rangel Leal Sena. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2008
  94. Participação em banca de Natasha Curuci de Jesus. Curso: Licenciatura em Arte - teatro, Universidade Estadual Paulista. Ano: 2008
  95. Participação em banca de Fernanda Fiúza Sidney Silva. Curso: Artes Cênicas, Universidade de Brasília. Ano: 2007
  96. Participação em banca de César Lignelli. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2007
  97. Participação em banca de Dhenise de Almeida Celso Neto. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2007
  98. Participação em banca de Ivanildo Lubarino Piccoli dos Santos. Curso: Pós-Graduação em Artes, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2007
  99. Participação em banca de Fernanda de Freitas Dias. Curso: Pós-Graduação em Artes, Unesp-Instituto de Artes. Ano: 2007
  100. Participação em banca de Marta Aguiar de Souza. Curso: Artes Cênicas, Universidade de Brasília. Ano: 2006
  101. Participação em banca de Elizabete Silva Soeiro. Curso: Artes Cênicas, Universidade de Brasília. Ano: 2006
  102. Participação em banca de Paula Cristina Vilas. Curso: Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Ano: 2006
  103. Participação em banca de Joana Abreu P. de Oliveira. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2006
  104. Participação em banca de Paula Cristina Vilas. Curso: Artes, Universidade de Brasília. Ano: 2006
  105. Participação em banca de Thaís Strieder. Curso: Artes Cênicas, Universidade de Brasília. Ano: 2006
  106. Participação em banca de Valéria Rachid Otávio. Curso: Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2004
  107. Participação em banca de Valeria Rachid Otávio. Curso: Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2002
Participação em bancas de comissões julgadoras (8)
  1. Concurso emergencial para Historia do Teatro Brasileiro. Ano: 2017. Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp.
  2. Concurso emergencial para Historia Geral do Teatro. Ano: 2017. Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp.
  3. Membro do Juri do Programa de Fomento a Dança. Ano: 2016. .
  4. membro do Juri do Fomento ao teatro da Prefeitura de Sp. Ano: 2015. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
  5. Membro do Juri do Fomento à Dança 2o. sem 2014. Ano: 2014. Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.
  6. Concurso para provimento de Professor de Cultura Popular e Etnomusicologia. Ano: 2014. Departamento de Artes Cênicas- Instituto de Artes- Unesp.
  7. Concurso para Magistério Superior na Classe Professor Adjunto I - Historiografia da Dança. Ano: 2010. Escola de Dança da UFBA.
  8. Concurso para Magistério Superior. Ano: 2009. Escola de Dança da UFBA.
Resumo das Informações

Projetos

3
1

Produções

7
10
1
4
8
1
32
3

Produções Técnicas

4
2
1
1
4
27

Eventos

70
15

Orientações

5
27

Bancas

107
8