Resumo


Bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1991), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (em 2002, com orientação da Profa. Dra. Helena Katz) e Doutora pela ECA-USP (em 2009, com orientação do Prof. Dr. Jacó Guinsburg), tem experiência nas áreas de Artes Cênicas e Dança, com ênfase em interpretação teatral, performance, corporeidade, performatividade de gênero, teatro e feminismo e processos de criação. Professora na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO?, Instituto de Artes, DACEFC. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje como intérprete e produtora na Cia Livre de Teatro. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: ROMANO, Lúcia Regina Vieira;ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA

Projetos

Projetos de pesquisa
2016 - Atual
Revoltare - Ensaios sobre o Teatro Épico Dialético em busca de Ilhas de Insurgências, Subversões e outras expressões da Liberdade

O projeto será desenvolvido em 15 meses, dividindo-se em três grupos de atividades independentes e complementares. O primeiro está voltado para a ocupação da nova Casa. Livre, espaço-sede da Companhia e de encontro entre grupos teatrais da cidade, e organização dos trabalhos com seis grupos parceiros (Cia mundana, São Jorge de Variedade, Núcleo Bartholomeu, Cia 8 Nova Dança Cia Antropofágica e 28 Patas Furiosas), especialmente engajados nesta pesquisa-criação. O segundo, objetiva o estudo teórico e prático do épico dialético, a partir da obra de Bertolt Brecht, acompanhado de abertura de processo e apresentações de atos públicos. O terceiro, aprecia a investigação cênica do tema ?Memórias de Ilhas e Revoluções?, com direção de Vinícius Torres Machado. Outras atividades entrelaçam-se a esses três grupos, estabelecendo diálogos entre os núcleos de investigação que se encontrarão na Casa. Livre, a pesquisa cênica da Cia. Livre, o entorno de sua nova sede e a cidade. A fase preparatória ocorrerá em paralelo à ocupação da nova sede da Cia. Livre, a Casa.Livre, e início do treinamento continuado. Segue-se a esta uma segunda fase, direcionada ao estudo temático, trabalho cênico (com aberturas de processo) e aprofundamento em linguagens da cena e da atuação, e uma terceira fase, cujos focos serão o adensamento da pesquisa práxica, a apresentação do fragmento cênico e o debate com participantes e público. REVOLTARE, termo polivalente inventado por nós, é irmão de revolução. Este, que tem etimologia em revolutio - o ato de girar - e revolvere - dar voltas de novo, deriva do latim volvere (verbo que indica movimento circular, retorno temporal), expressando um impulso para fora, interpretado em termos políticos como de rejeição da autoridade e, numa acepção moderna, de promoção de mudanças contra modelos sociais e econômicos estabelecidos. Vindo da mesma raiz terminológica, achamos a ideia de revolta, sobre a qual podemos associar um movimento para dentro, indicando uma ação subjetiva que, sem negar o mundo exterior, promove o exercício íntimo de consulta, de releitura (e também de memória). O termo revoltare, portanto, carrega essas acepções diversas, que coincidem num ponto central: seja no sentido histórico e político da palavra (da guerra civil contra formas ultrapassadas), seja considerando sua implicação subjetiva (de perturbação íntima e avaliação autônoma), nós é que temos que agí-lo, para dar aos nosso impulsos inteligibilidade e chegar a ser, superando dialeticamente as condições de vida e fazendo girar suas estruturas.

Situação: Em Andamento
2015 - Atual
OS LABORATÓRIOS DE INTERPRETAÇÃO E O TREINAMENTO ATORAL: (RE)INVENÇÃO DE MÉTODOS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO BRASIL

O presente projeto propõe a investigação dos processos de criação atorais no Brasil contemporâneo, considerando as matrizes principais praticadas em território nacional e relacionando seus fundamentos e práticas aos chamados laboratórios históricos (europeus e russos) do século XX, a fim de destacar a transformação desses modos de atuação no entrechoque com modelos anteriores e concorrentes, tais como as manifestações teatrais de caráter popular e as formas ditas ?oficiais?, fundamentadas na tradição erudita (portuguesa e francesa) e relidas a partir do contexto sócio-cultural brasileiro.

Situação: Em Andamento
2012 - 2016
DO MATO AO ASFALTO - INVENÇÕES CÊNICAS DA CIA LIVRE SOBRE SUBJETIVIDADES MÓVEIS, CORPOS EM TRANSFORMAÇÃO E A CIDADE DE SÃO PAULO

O projeto tem como tema o deslocamento de posições e das mutações do corpo (individual e coletivo). Nesta trama, propõe a realização dos espetáculos teatrais Cia Livre Canta Kaná Kawã e Maria que virou Jonas, ou a força da imaginação (sínteses desse processo, mas não seus fins) ao lado de outras ações (Ciclo de leituras, Treinamento continuado, Cia. Livre em rede, Conversas e Mapeamento), que visam tornar os lugares por onde o Grupo circula uma expansão do seu corpo mutante, gerando zonas de comunicação mais livres, capazes de transformar outros corpos e espaços. O projeto quer estabelecer um território de ação a partir do diálogo com o entorno ? a cidade de São Paulo e a Barra Funda, onde se situa a sede da Cia. Livre ? assim como com outros coletivos teatrais da cidade. O projeto será realizado junto à Cia Livre de Teatro, grupo teatral paulistano, dando continuidade a ações iniciadas em 2014.

Situação: Finalizado
2011 - 2015
A teoria do ator e o laboratório de processos de criação - desafios para uma pedagogia do fazer atoral

O projeto estabelece dois objetivos que, embora diversos, dialogam entre si: estruturar um conjunto de reflexões sobre o fazer atoral no teatro ocidental na forma de uma teoria do ator e da atriz, em contato estreito com a prática do(a) intérprete, sua história e as poéticas que configura, e organizar um Laboratório de Processos de Criação, com foco no trabalho do ator e da atriz, suas metodologias e treinamentos.

Situação: Finalizado
Projetos de extensão
2017 - Atual
Projeto do Programa de Ações Culturais e Artísticas "Eu, Você, Nós: como criar juntos?? - Encontros de Treinamento, Mini-Festival Sobre Criação Teatral em Grupo
e Semana ?Teatro e Sociedade?

A proposta inclui três ações: a realização de Encontros de Treinamento atoral, o Mini-Festival sobre criação teatral em grupo e a Semana ?Teatro e Sociedade?. As ações desdobram-se em torno do mote ?como criar juntos?, entrelaçando três planos da prática em artes cênicas (sintetizados nos termos ?Eu-Você-Nós?): a perspectiva individual dos intérpretes (?Eu?), a constituição de coletivos teatrais (?Você?) e a relação entre obra cênica e sociedade (?Nós?). As ações ocorrerão no IA, envolvendo a comunidade acadêmica e interessados em artes cênicas em geral. Os Encontros de Treinamento terão a duração de 5 meses (em 2 blocos), com atividades voltadas para o ?treinamento atoral?. O Mini-Festival, com a duração de dois meses (um a cada semestre), oferece oficinas práticas e apresentações de cenas, a fim de explorar aspectos da experiência comunal no teatro, trazendo diferentes visões sobre como se constituem os grupos hoje e quais os seus saberes. A Semana ?Teatro e Sociedade? propõe uma Mesa e um workshop, discutindo a relação entre artes cênicas e sociedade, nos aspectos pedagógico, cultural, político e ético.

Situação: Em Andamento
2016 - 2017
Laboratório de Processos de Criação Atoral - ano IV

O projeto de extensão é um laboratório de investigação prática-teórica sobre processos de criação atoral em teatro, observando a arte do ator e da atriz em sua "gênese". O eixo dos experimentos é a construção das significações no corpo do ator e da atriz, na coleta de elementos para sua criação, em diálogo com uma Teoria do Ator e da Atriz. No presente ano do Projeto, serão abordadas as ferramentas desenvolvidas pelo LAPCA em anos anteriores e a investigação sobre as matrizes de atuação nacionais e os laboratórios teatrais que se constituem os grupos teatrais da cidade.

Situação: Finalizado
2015 - 2016
Laboratório de Processos de Criação Atoral - ano III

Laboratório de investigação prática-teórica sobre processos de criação atoral em teatro, observando a arte do ator e da atriz em sua "gênese". O eixo dos experimentos será a construção das significações no corpo do ator e da atriz, na coleta de elementos para sua criação, em diálogo com uma Teoria do Ator e da Atriz. No terceiro ano do Projeto, serão abordadas as releituras nacionais dos laboratórios históricos por seus fazedores, na pesquisa acadêmica e pelos grupos de teatro. O Laboratório foi dividido em dois módulos, com inscrições semestrais.

Situação: Finalizado
2013 - 2014
Laboratório de Processos de Criação Atoral - ano II

Laboratório de investigação prática-teórica sobre processos de criação atoral em teatro, observando a arte do ator e da atriz em sua "gênese". O eixo dos experimentos será a construção das significações no corpo do ator e da atriz, na coleta de elementos para sua criação, em diálogo com uma Teoria do Ator e da Atriz. No segundo ano do Projeto, serão abordadas as releituras nacionais dos laboratórios históricos.

Situação: Finalizado
2012 - 2013
Laboratório de Processos de Criação Atoral

Laboratório de investigação prática-teórica sobre processos de criação atoral em teatro, observando a arte do ator e da atriz em sua "gênese". O eixo dos experimentos será a construção das significações no corpo do ator e da atriz, na coleta de elementos para sua criação, em diálogo com uma Teoria do Ator e da Atriz.

Situação: Finalizado
Projetos de desenvolvimento
2015 - 2016
Criação da Raiz Poéticas Atorais no Laboratório Didático de História de Teatro Sem Cortinas

O Portal de História do Teatro é um Laboratório Didático criado no Instituto de Artes a partir do Projeto de Extensão de mesmo nome, coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Mate. Ainda sob a coordenação do Prof., o Portal estabeleceu-se a partir do objetivo de formar um centro de arquivos online sobre teatro mundial e brasileiro. O Portal passou a ter abrigo no endereço http://www.teatrosemcortinas.ia.unesp.br/ textos dramatúrgicos e teóricos, imagens, fotos e artigos de autoria de docentes, estudantes e funcionários/funcionárias do Instituto de Artes da UNESP, além de obras de autores e autoras parceiros. No Portal, são realizadas pesquisas que envolvem todo o processo de arquivamento, desde a coleta, seleção, elaboração, edição e catalogação de documentos. As primeiras raízes criadas dizem respeito aos teatros brasileiro e mundial, com ênfase no recorte histórico e nos temas teatro de grupo e formas não-canônicas. Ao lado disso, o Portal vem desenvolvendo a conservação e disponibilização virtual de um acervo de programas teatrais, reunindo hoje mais de três mil exemplares oriundos de montagens nacionais de diversas épocas. A equipe do Portal, formada por discentes colaboradores (Amanda Cunha, Amanda Nascimento, Bárbara Brisighello, Bruna Barbosa, Caio Bichaf, Edilaine Dias, Kanansuê Massao e Thiago Camacho) e duas coordenadoras, as Profas. Dras. Lucia Romano e Wânia Storolli, continuam esse trabalho de documentação, observando também a produção mais recente realizada no Instituto de Artes e novas possibilidades para tratar a memória teatral, em suas variadas manifestações, de importância artística, histórica e social. O acervo teve ampliação com a criação da Raiz de Poéticas Atorais. A Raiz, desenvolvida pela estudante Edilaine Dias e pela Profa. Dra. Lucia Romano, contou com a colaboração da graduanda Amanda Chaptiska. Na Raiz de Poéticas Atorais passam a ser acolhidos arquivos em diferentes suportes sobre o fazer teatral na perspectiva dos atores e atrizes, apresentando elementos para a constituição de uma teoria da atuação, em diálogo com a Teoria do Teatro. O desafio é mapear o trabalho do(a) intérprete, frequentemente eclipsado pelo discurso histórico dominante, fundamentado no texto dramático e na arte da encenação. O projeto de criação da nova raiz culminou com seu lançamento, no dia 30/11/2016, a partir das 18:30h, na Sala 201 do Instituto de Artes da Unesp, com a projeção de imagens do sítio e sua nova raiz e a realização de uma Mesa intitulada ?Novas poéticas em cena: fazeres e saberes atorais?, com a participação da Profa. Dra. Raquel Valente de Gouvea, Prof. Dr. Vinícius Torres Machado, Prof. Dr. René Piazentin, Prof. Pedro Haddad e Edilaine Dias. A mediação será feita pelas Profas. Dras. Lucia Romano e Wânia Storolli. A mesa irá tratar das ?poéticas atorais? e sua relação com as técnicas de interpretação, modos de treinamento e produção e a história da atuação, campos de discussão abarcados pela nova raiz. Em 2016, passaram a operar duas entradas, subgrupos dentro das raízes: (1) Entrevistas obre atuação e (2) Ensaiando atuação. A seguir, terá início a constituição das entradas (3) Arquivo Vivo, (4) arte atoral na estante; (5) Pequeno Dicionário de Atuação; (6) Laboratório de Processos de Criação Atorais/LAPCA; (7) Cadernos de Processo e (8) Pedagogias de Atuação. O conteúdo das entradas será formado a partir de colaborações da comunidade do IA e autores interessados na publicação digital de seus trabalhos, em torno dos temas interpretação, performance, estudos da presença, treinamentos, história da atuação, improvisação, corporeidade, processos de criação e pedagogia atoral, entre outros.

Situação: Finalizado
2011 - Atual
A teoria do ator e o laboratório de processos de criação - desafios para uma pedagogia do fazer atoral

A pesquisa pretende investigar o campo da interpretação no teatro e sua prática pedagógica, estabelecendo para tanto dois procedimentos que, embora diversos, dialogam entre si: estruturar um conjunto de reflexões sobre uma teoria do ator, em contato estreito com a prática do intérprete e suas poéticas, e organizar um laboratório de processos de criação, com foco no trabalho do ator. Tal teoria, relacionada à prática do ator e da atriz, seus procedimentos e saberes, com implicações numa história do ator e da atriz, dialoga ainda com poéticas e modos de valoração crítica próprios, diversos dos constituídos a partir do enfoque da dramaturgia e da encenação, ainda que em troca constante com as mesmas. A exploração do campo da teoria do ator deverá estender-se para a constituição de um núcleo de trabalho; no qual será estimulada a experimentação das práticas atorais, num laboratório voltado para processos de criação. Entende-se como processo de criação toda articulação de conhecimentos teóricos e de práticas em ?exercícios? (procedimentos passíveis de repetição e transmissão), distribuídos num tempo de trabalho continuado e acumulativo, que leve à transformação da corporeidade, das convenções da cena e da relação do intérprete com a platéia; articulação esta sempre nutrida pela ação investigativa do(s) ator(es). A conjugação desses elementos tem por objetivo abranger um espectro largo da participação do intérprete em teatro. Além disso, provoca a intersecção entre pedagogia do teatro e o fazer atoral, considerando ambos em suas formas amplas.

Situação: Em Andamento
Outros projetos
2016 - Atual
Laboratório Didático de Interpretação e Performance

O Laboratório Didático de Interpretação e Performance, coordenado pelas Profas. Dras. Carminda Mendes André e Lucia R. V. Romano, foi criado em 2016, com o objetivo de gerar formas de experimentação e pesquisa das práticas dos atuadores nos campos da arte da performance e das artes cênicas, possibilitando à comunidade do Instituto de Artes, em especial aos estudantes de Graduação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Teatro, maior integração entre a prática teatral, os estudos acadêmicos em arte da performance e teoria, prática e ensino das artes cênicas e a pesquisa em laboratório.

Situação: Em Andamento
2013 - Atual
Grupo de Pesquisa em Poéticas Atorais

A pesquisa do que foi descrito por nós como ?teoria do ator e da atriz? ? um dos objetivos apresentados no PGA - foi iniciada em 2013, com a criação do Grupo de Pesquisa em Poéticas Atorais. Conforme defendido na proposição, a descrição desse campo teórico, diferenciado da teoria teatral ?geral?, é uma hipótese original, que inaugura múltiplos caminhos de investigação. Em paralelo ao Laboratório de Processos de Criação Atorais (já em curso), o Grupo deverá desenvolver projetos teóricos e teórico-práticos que envolvem as áreas de Interpretação, Improvisação, História do Ator e da Atriz, Sociologia do Ator e da Atriz e Processos de Criação. O termo ?poéticas atorais?, compreendido como os modos de fazer e saberes do ator e da atriz, atravessa as áreas anteriormente descritas, dialogando com as técnicas de interpretação, os sistemas de improvisação, o percurso histórico das práticas e teorias atorais e seus reflexos na sociedade e os modos de criação. O Grupo de Pesquisa em Poéticas Atorais reúne estudantes de Graduação, Pós-Graduação e uma Bolsista Prope.

Situação: Em Andamento
2013 - 2015
A Teoria do Ator e o Laboratório de Processos de Criação ? Desafios para uma Pedagogia do Fazer Teatral.

O projeto pretende refletir sobre a interpretação popular, tomando por orientação a discussão sobre o ator de feira, de V. Meyerhold, e desenhando uma poética sobre a atuação popular brasileira, presente no circo-teatro, no teatro de revista e nos folguedos e brincadeiras. A análise teórica deverá ainda ser aplicada a um grupo de teatro cuja pesquisa seja voltada para a releitura das matrizes populares.

Situação: Finalizado
2010 - Atual
Laboratório Didático Portal de História do Teatro Sem Cortinas

O Portal Teatro sem Cortinas tem o objetivo de ser um completo centro de arquivos sobre teatro mundial e brasileiro online. Aqui, quem tem interesse na área do teatro pode localizar textos dramatúrgicos, textos teóricos, imagens, fotos e artigos de professores/professoras, funcionários/funcionárias e estudantes do Instituto de Artes da UNESP e de fora dele. A pesquisa do Portal compreende um processo articulado de elaboração, edição, armazenamento de documentos e arquivos relacionados ao teatro brasileiro e mundial e também de conservação e de disponibilização virtual de um acervo de mais de três mil programas teatrais. Para que essa tarefa seja possível, existe uma grande equipe de pesquisadores e pesquisadoras (estudantes, docentes, colaboradores), parceiros e parceiras, que acreditam na importância da conservação da memória teatral como um todo e na continuidade dela, por meio de um constante trabalho de documentação que o Portal Teatro Sem Cortinas se preocupa em documentar a cada dia, a cada novo trabalho surgido. Um compromisso que não é somente artístico, mas também histórico e social.

Situação: Em Andamento

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (13)
  1. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA. As novas situações propostas de Pais e filhos em São Paulo: a tradução da poética originária de Stanislavski no contexto nacional. Sala Preta (USP), v. 16, p. 148, 2016.
  2. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; TOGNEZZI, J.. Vazio e Plenitude. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB), v. 6, p. 91 - 100, 2015.
  3. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Imagens encarnadas - estratégias para considerar as políticas do corpo feminino no teatro contemporâneo. Mimus: Revista On-Line de Mímica e Teatro Físico, v. 5, p. 32 - 55, 2015.
  4. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. A criação da intérprete nas fronteiras: onde (re)nasce a linguagem?. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 5, p. 217 - 224, 2015.
  5. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. O caderno de atuação. Revista A(L)BERTO, v. 7, p. 93 - 108, 2014.
  6. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; TELLEZI, Silvia Fernandes; RAMOS, L. F.; ARAUJO, A.. Jogando o jogo de verdade: o desafio da arte de McBurney e do Complicité. cartografias.mitsp_01 Revista de Artes Cênicas, v. 1, p. 120 - 122, 2014.
  7. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Performance feminista e performatividade de gênero: relato da oficina 'Mulheres performers'.. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 4, p. 1, 2013.
  8. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Por uma teoria da atuação. Revista PesquisAtor, v. 2, p. 1 - 15, 2013.
  9. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; SANDER, L.; LIMA, F. C.; REIS, A. C.; NASPOLINI, M.; MAYER, S.; TAIT, P.. A Escrita da Atriz: Julia Varley, Iben Nagel Rasmussen e Roberta Carreri. Urdimento (UDESC), v. 21, p. 1 - 111, 2013.
  10. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Notas Sobre o Ator-Narrador. Revista A(L)BERTO, v. 4, p. 104 - 111, 2013.
  11. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Experimentar, selecionar, compor e recompor: o jogo da autonomia do ator. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 3, p. 82 - 87, 2012.
  12. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. ?O Frescor das Águas Profundas?. Revista USP, v. 70, p. 180 - 182, 2006.
  13. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. ?O Papel do Corpo no Corpo do Ator, de Sônia Machado Azevedo?. Sala Preta (USP), v. 5, p. 249 - 252, 2005.
Capítulos de livros publicados (8)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; TAVARES, J. R. S.; KEISERMAN, N.; MAGALHAES, M.; CALDEIRA, S.; CASTRO, C. N. A.; BITTENCOURT, E. S.; TEIXEIRA, L.. A preparação corporal tem gênero?., p. 101 - 112, 2013.
  2. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; KATZ, H. T.; GULAR, F.; SANTANNA, A. R.; SALLES, C. A.; PEREIRA, J. A. F.; DUARTE JR., J. F.; BRIGANTI, C. F.; LEITE, J.. Fragmentos Sobre a Mulher e as Experiências Criativa e Investigativa., p. 111 - 123, 2013.
  3. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Os atores e os DNAs dos teatros., p. 212 - 215, 2012.
  4. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Prefácio para um livro de memorias do futuro., p. 12 - 13, 2012.
  5. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Treinamento como argumento., p. 186 - 190, 2012.
  6. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Aqui em casa., p. 154 - 157, 2010.
  7. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. O Treinamento Corporal., p. 64 - 65, 2010.
  8. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Um laboratório de criação guiado pelos atores., p. 70 - 73, 2010.
Textos em jornais de notícias/revistas (1)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. O Corpo no Olho do Furacão. Diário da Região, São Paulo p. 0, 2005.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; CONRADO, G.; BESSA-OLIVEIRA, M. A.. A SOCIOLOGIA EXPERIMENTAL DO FAZER ATORAL: TRANSVERSAIS ENTRE TEATRO, CINEMA E SOCIEDADE. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, Uberliandia:UFU, 2016 v. 1, p. 4272 - 4281
  2. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. A extensão universitária e os saberes da prática: propostas para a investigação dos processos de criação atorais no LAPCA (Laboratório de Processos de Criação Atoral). Anais do 8o. Congresso de Extensão Universitária da Unesp ? ?Diálogos da Extensão: do saber acadêmico à prática social?, São Paulo:Unesp, 2015 v. 1,
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. O esforço em tornar-se: a experiência da metamorfose mítica e do corpo ancestral. Anais do VIII Congresso da Abrace, no GT Território e Fronteiras, Belo Horizonte:Abrace, 2014 v. 1,
Artigos Aceitos(1)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. O esforço em tornar-se: a experiência da metamorfose mítica e do corpo ancestral. Memória ABRACE. 2015
Apresentações de Trabalho (26)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; NOGUEIRA, R.; CAETANO, N..Micropolíticas da cena contemporânea. UFOP. 2016
  2. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.A Sociologia experimental do fazer atoral: transversais entre teatro, cinema e sociedade. UFU. 2016
  3. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA.Processos de criação e o ofício atoral: pesquisar com mãos-cabeça no LAPCA. Universidade Anhembi Morumbi/ campus Moóca. 2016
  4. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; TELES, A.; AZEVEDO, F.; SCHAPIRA, C..O Feminino na Arte e na Sociedade. SESC Belenzinho. 2016
  5. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; ROMAGNOLO, S.; BEZERRA, R..Cremaster 4? ? Cinema, teatro, performance. Saguão expositivo do 1o. andar do Instituto de Arets -Unesp. 2015
  6. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; BASKERVILLE, N.; GRANATO, P.; CALTABIANO, T.; LEAL, D.; CALHEIROS, E..Riscando o chão da cena: flutuações de identidade e corpos em transformação, na peça Maria que virou Jonas , ou a força da imaginação, da Cia Livre. Sala de debates do CCSP. 2015
  7. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.Propostas para a investigação dos processos de criacão atorais no LAPCA. Auditório Mauro Meirelles - CCH. 2014
  8. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.Imagens encarnadas - estratégias para considerar as políticas do corpo feminino no teatro contemporâneo. UFMG ? Escola de Belas Artes/PPG Artes. 2014
  9. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.A Performatividade do feminino no teatro. CEART - UDESC. 2014
  10. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.Jogando o jogo de verdade: o desafio da arte de McBurney e do Complicité. Instituto Itau Cultural. 2014
  11. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; DE MIRANDA, Maria Brígida.Gênero e Teatro Feminista. Auditório Mauro Meirelles - CCH. 2014
  12. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; VIANA, T..QUESTÕES DE GÊNERO E AS PALHAÇAS. Centro de Memória do Circo. 2014
  13. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.performáticos_inqueitos-radicais. SESC Belenzinho. 2013
  14. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.As novas circunstâncias: Stanislavski no cruzamento de fronteiras. Teatro Martim Gonçalves - UFBA. 2013
  15. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; MATE, A. L..Na horizontalidade das relações, o fundamento dos procedimentos colaborativos para a criação da cena e do espetáculo. Instituto de Artes - Unesp. 2013
  16. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; MARQUES, I.; MATE, A. L..O ensino da arte na contemporananeidade. Instituto de Artes - Unesp. 2013
  17. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.A Explosão do Feminino. TUSP Maria Antônia. 2010
  18. FORJAZ, Cibele; ROMANO, Lúcia Regina Vieira; CASTRO, Edgar.Processo de criação do espetáculo Vem Vai ? O Caminho dos Mortos. TUSP Maria Antônia. 2010
  19. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.?O caso Raptada pelo Raio: pontos de vista e perspectivismos no olhar sobre o outro?. Udesc. 2010
  20. VASSINA Elena; ROMANO, Lúcia Regina Vieira.Jardim Shapiro. Funarte. 2010
  21. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; TEIXEIRA, Isabel; FORJAZ, Cibele; CASTRO, Edgar.Dramaturgia do Ator. TUSP Maria Antônia. 2010
  22. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; PIRES, Pedro; JAMES, Jeremy; GOLDMAN, Ariela.Ariane Mnouchkine: L?Aventure du Théâtre du Soleil, de Catherine Vilpoux. Rua Virgílio de Carvalho Pinto. 2010
  23. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.As Mulheres que Influenciaram o Século XX. Centro de Cultura Judaica. 2009
  24. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.O Feminino. Livraria da Vila - Lorena. 2009
  25. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.O Corpo da Mulher em Performance ? Feminino, Feminismo e a Performatividade de Gênero na Cena Contemporânea. sede da Cia Fragmento - Barra Funda. 2009
  26. ROMANO, Lúcia Regina Vieira.Movendo Territórios: Vitimização e re-volução femininas na performance contemporânea. Santa Catarina. 2008
Outras produções bibliográficas (6)
  1. Sobre o teatro militante e o protagonismo das mulheres. 2016.
  2. O projeto Maria que Virou Jonas, ou a força da imaginação. 2015.
  3. O Sucesso da Performance. 2013.
  4. Cia Livre: Experimentos e Processos: 2000-2011. 2012.
  5. Stanislavski, Shapiro, a mundana e o retorno ao diferente. 2012.
  6. 10 Anos de Atuação. 2010.
Prefácio Posfácio (1)
  1. Lúcia Regina Vieira Romano - Prefácio para um livro de memorias do futuro. São Paulo, 2012.

Produção Técnica

Assessoria e Consultoria (1)
  1. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA. Processo Seletivo 2016 para Bolsas PDSE (Doutorado Sanduíche) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes do IA/UNESP. 2016.
Processo Técnica (7)
  1. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA. Parecerista Fapesp. 2016.
  2. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA. Parecer PIBIC/ Prope. 2016.
  3. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA. Parecerista Fapesp. 2015.
  4. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Parecer Revista Patrimônio e Memória. 2015.
  5. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Processo de avaliação de Projetos de Extensão Universitária. 2015.
  6. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Parecer Pitágoras 500 ? Revista de Estudos Teatrais. 2015.
  7. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Jornada de Pesquisa em Arte do PPG IA/Unesp. 2015.
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia (1)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Cultura FM » Programas » Cultura agora » Identidade sexual é tema da peça Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação Identidade sexual é tema da peça Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação. 2015.
Outras produções técnicas (9)
  1. ROMANO, LUCIA REGINA VIEIRA; TORRES, V.; MONTEIRO, M. M.. Processo Seletivo - Prova de Habilidades para o Bacharelado em Teatro - Interpretação. 2016.
  2. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Parecerista no processo de avaliação de Projetos de Extensão Universitária referente ao Ano Base 2016. 2016.
  3. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; RAMIREZ, J. M. L. O.. Processo seletivo para a Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unesp - Linha Estética e Poéticas Cênicas. 2015.
  4. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; RAMIREZ, J. M. O.. Vestibular UNESP/IA - organização e aplicação da prova específica (Bacharelado em Teatro - Interpretação). 2015.
  5. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. Presidente de Comissão Examinadora de Concurso para Professor Substituto. 2014.
  6. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; GUIMARAES. Luah; RESTIFE, Silvio; MORELLI, B.. PAIS E FILHOS. 2013.
  7. Matte; ROMANO, Lúcia Regina Vieira; MONTEIRO, M. F. M.. aplicação do vestibular UNESP/IA - prova específica (área de artes cênicas). 2012.
  8. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; Matte; MARTINS, M.. Processo seletivo para prova específica (área de licenciatura em artes cênicas). 2012.
  9. Matte; ROMANO, Lúcia Regina Vieira; MONTEIRO, M. F. M.. comissão de avaliação - vestibular UNESP/IA - prova específica (área de artes cênicas). 2012.

Produção Artística/Cultural

Outras produções artísticas/culturais (5)
  1. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; KISHIMOTO, E.; MORUZZI, M.. Axogun. 2016.
  2. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; ZURAWSKI, M. P.. Projeto Mulheril - Ciclo de Leituras e Debates Sobre Criação Feminina no Teatro. 2006.
  3. ROMANO, Lúcia Regina Vieira; NASCIMBENI, C.. Telecurso 2000. 2005.
  4. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. As Pupilas do Sr. Reitor. 1995.
  5. ROMANO, Lúcia Regina Vieira. America On Line. 1994.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (79)
  1. Mesa-redonda ?Pedagogias feministas e de(s)coloniais nas artes da vida?. 2016. (Congresso)
  2. Mesa-redonda ?Atravessamentos interculturais e interdisciplinares no trabalho do ator?. 2016. (Congresso)
  3. Maria que Virou Jonas, ou a Força da Imaginação Festival Internacional de Londrina FILO 2016. 2016. (Outra)
  4. Sobre o Processo de Maria que Virou Jonas Festival Internacional de Londrina FILO 2016. 2016. (Outra)
  5. O feminino na arte e na sociedade Arte substantivo feminino. 2016. (Encontro)
  6. Reunião dos Docentes do PPGA da Unesp - 2016. 2016. (Outra)
  7. A Revista Rebento do Instituto de Artes da Unesp Encontro de Editores de Revistas Científicas. 2016. (Encontro)
  8. O Grupo de Poéticas Atorais 1o. e- Grupe ? ?Encontro dos Grupos de Pesquisa do IA-Unesp?. 2016. (Encontro)
  9. Colóquio de Pesquisa em Arte e Educação ECA-USP e IA-UNESP. 2016. (Simpósio)
  10. Micropolíticas da cena contemporânea II Seminário do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFOP & Semana de Artes do Departamento de Artes Cênicas: Diversidade na Pesquisa em Artes Cênicas. 2016. (Seminário)
  11. Encontro TEATRO E CONFLITO. 2016. (Encontro)
  12. Mesa-redonda ?Performances Culturais: Hibridismos e Interdisciplinaridades?. 2016. (Congresso)
  13. A extensão universitária e os saberes da prática: propostas para a investigação dos processos de criação atorais no LAPCA (Laboratório de Processos de Criação Atoral) 8o. Congresso de Extensão Universitária da Unesp ? ?Diálogos da Extensão: do saber acadêmico à prática social?. 2015. (Congresso)
  14. Maria que virou Jonas, ou a Força da Imaginação 22o. Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco - Janeiro de Grandes Espetáculos. 2015. (Outra)
  15. As ferramentas de investigação atorais do LAPCA 5o. Seminário de Pesquisas em Andamento (SPA/USP 2015). 2015. (Seminário)
  16. Galieu Galilei 22o. Festival Internacional de Artes Cênicas POA Em Cena. 2015. (Outra)
  17. Maria que virou Jonas, ou a Força da Imaginação 11o. Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. 2015. (Outra)
  18. Galieu Galilei 17o. Festival de Artes Cênicas Caxias Em Cena. 2015. (Outra)
  19. Maria que virou Jonas, ou a Força da Imaginação FESTA 57 ? Festival Santista de Teatro. 2015. (Outra)
  20. QUESTÕES DE GÊNERO E AS PALHAÇAS Encontro Internacional de Mulheres Palhaças. 2014. (Encontro)
  21. Xapiri Xapiripê, Lá Onde a Gente Dançava Sobre EspelhosO esforço em tornar-se: a experiência da metamorfose mítica e do corpo ancestral VIII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - Abrce. 2014. (Congresso)
  22. IV Fórum Permanente de Arte e Cultura da América Latina. 2014. (Seminário)
  23. A graduação em Licenciatura e Bacharelado na área de Interpretação Fórum do Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado/Doutorado. 2014. (Encontro)
  24. Percursos em Perspectiva - Jogando o jogo de verdade: o desafio da arte de McBurney e do Complicité 1a. Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. 2014. (Outra)
  25. Bacharelado em Artes-Teatro: proposta pedagógica III Fórum de Imersão Pedagógica do DACEFC. 2014. (Outra)
  26. Xapiri Xapiripê, Lá Onde a Gente Dançava Sobre Espelhos 12o. festival de Dança de Londrina. 2014. (Outra)
  27. ?A performatividade do feminino no teatro? Colóquio Pensar a Cena Contemporânea [2014]. 2014. (Outra)
  28. Fragmento Xapirí Indio é Nós. 2014. (Outra)
  29. PAIS E FILHOS Filte 2013. 2013. (Outra)
  30. O ensino do teatro na contemporaneidade V ENCONTRO DO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP ? CAMPUS DE SÃO PAULO. 2013. (Encontro)
  31. Na horizontalidade das relações, o fundamento dos procedimentos colaborativos para a criação da cena e do espetaculo V Semana de Estudos Teatrais - O Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo. 2013. (Seminário)
  32. Um Teatro Feminino? Um teatro feminino?. 2013. (Encontro)
  33. Projeto pedagógico - improvisação, interpretação e partitura corporal II Imersão Pedagógica. 2013. (Encontro)
  34. Actions, dance and songs/ Alchemical Acting: Iron into Gold and Words into Bodies Transit VII: Risk, Crisis, Invention. 2013. (Oficina)
  35. Odin Teatret Presented By Its Women. 2013. (Encontro)
  36. Dança das Intenções (aprofundamento) Dança das Intenções (aprofundamento). 2013. (Oficina)
  37. Preparação Para a Investigação Autônoma dp Ator Análise em Pé - Interior da Casa. 2012. (Encontro)
  38. Mulheres Performers IV Semana de Estudos Teatrais - Urdiduras da Performance. 2012. (Simpósio)
  39. Teatro e Gênero: Perspectivas na Criação Cênica e na Pesquisa Acadêmica Primeira Semana das Mulheres do Instituto de Artes. 2012. (Encontro)
  40. Oficina de Improvisação Fundamentada em V. Meyerhold III Encontro de estudos teatrais e 2o. Fórum de teatro de Rua ?As Formas Fora de Forma?. 2011. (Encontro)
  41. oficina de interpretação O Sistema Stanislavski e Pais e Filhos de I. Turguêniev. 2011. (Oficina)
  42. Oficina de Improvisação Fundamentada em Meyerhold As Formas Fora de Forma. 2011. (Encontro)
  43. Oficina de Improvisação Fundamentada em V. Meyerhold III Encontro de estudos teatrais e 2o. Fórum de teatro de Rua ?As Formas Fora de Forma?. 2011. (Encontro)
  44. Meu Stanislavski. 2011. (Outra)
  45. O Idiota - Uma Novela Teatral Festival Europalia Brasil. 2011. (Outra)
  46. Porco Sentado Com Asas de Homem Dilacerado 14o. Cultura Inglesa Festival. 2010. (Encontro)
  47. Ariane Mnouchkine: L?Aventure du Théâtre du Soleil Ariane Mnouchkine: L?Aventure du Théâtre du Soleil. 2010. (Encontro)
  48. Dramaturgia do Ator Mesas Redondas - Cia LIvre Dez Anos. 2010. (Encontro)
  49. A explosão do Feminino Programa TUSP de Leituras Públicas ? Ciclo III. 2010. (Encontro)
  50. Raptada Pelo Raio Festival Palco Giratório Recife 2010. 2010. (Encontro)
  51. Jardim Shapiro Jardim Shapiro. 2010. (Encontro)
  52. O Idiota ? Uma Novela Teatral Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos ? Mirada. 2010. (Encontro)
  53. J. Guinsburg ? A Cena em Aula J. Guinsburg ? A Cena em Aula. 2010. (Outra)
  54. Raptada Pelo Raio Festival Palco Giratório SESC Porto Alegre 2010. 2010. (Encontro)
  55. O caso Raptada pelo Raio: pontos de vista e perspectivismos no olhar sobre o outro Vértice Brasil 2010 ? Travessia - Encontro e Festival de Teatro Feito por Mulheres. 2010. (Encontro)
  56. Processo de criação do espetáculo Vem Vai ? O Caminho dos Mortos Mesas Redondas - Cia Livre 10 Anos. 2010. (Encontro)
  57. O Corpo da Mulher em Performance ? Feminino, Feminismo e a Performatividade de Gênero na Cena Contemporânea Ciclo de Encontros da Cia Fragmento de Dança. 2009. (Encontro)
  58. O Feminino Ciclo de Palestras da Cia Perdida. 2009. (Outra)
  59. As Mulheres que Influenciaram o Século XX Café Bravo. 2009. (Outra)
  60. Movendo Territórios: Vitimização e re-volução femininas na performance contemporânea Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 ? Corpo, Violência e Poder. 2008. (Seminário)
  61. VEMVAI, O Caminho dos Mortos Festival Internacional de Teatro de Brasília ? Cena Contemporânea 2008. 2008. (Outra)
  62. VEMVAI, O Caminho dos Mortos Festival Internacional de Londrina ? FILO 40 anos. 2008. (Outra)
  63. O eco do silêncio; Diretora-Norteadora; Setas Encontro e Festival VÉRTICE BRASIL. 2008. (Encontro)
  64. VEM VAI O Caminho dos Mortos 3a. Mostra de Referências Teatrais de Suzano. 2007. (Outra)
  65. De Quem É Esse Corpo? No Encalço das Imagens do Feminino Mostra de Teatro do TUSP ? Ensaios. 2007. (Outra)
  66. VEM VAI O Caminho dos Mortos Mostra de Teatro do Cariri. 2007. (Outra)
  67. Retro-ensaio: A Construção de Sacromaquia/ Projeto Západ Projeto Západ. 2007. (Oficina)
  68. VEM VAI O Caminho dos Mortos Festival Nacional do Teatro de Recife. 2007. (Encontro)
  69. O Teatro e as Formas Expressivas da Contemporaneidade: Novas Perspectivas Estéticas Fórum de Arte Contemporânea ? Diálogos Contemporâneos. 2006. (Simpósio)
  70. ?Nós Somos O que Disseram Que Somos?? Projeto Escrita Aberta. 2006. (Encontro)
  71. Retro-ensaio: A Construção de Sacromaquia Projeto Západ. 2006. (Outra)
  72. Gato Sem Rabo Mulheres e Trabalho: Desafios Paras as Políticas Públicas de Igualdade. 2006. (Seminário)
  73. DRAMATURGIA NAS FORMAS TEATRAIS HÍBRIDAS: O TEATRO FÍSICO Interações, Interferências e Transformações: a Prática da Dramaturgia. 2005. (Encontro)
  74. TAUROMAQUIA Festival de Teatro de Diamantina. 2005. (Outra)
  75. TAUROMAQUIA Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. 2004. (Outra)
  76. AS MULHERES NO TEATRO Encontro Sobre Criação Artística Feminina. 2004. (Encontro)
  77. A EXPRESSIVIDADE DO ATOR Encontro com Pesquisadores. 2003. (Encontro)
  78. A Construção do Intérprete no Processo Criativo Seminário Teatro de Grupo ? 30 Anos. 2003. (Seminário)
  79. TEATRO FÍSICO II Congresso da ABRACE. 2001. (Congresso)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (24)
  1. Lúcia Regina Vieira Romano - Atores de Improviso. 2016. (OUTRO)
  2. Lúcia Regina Vieira Romano - Lançamento da Raiz ?Poéticas Atorais?, do Portal de História do Teatro Sem Cortinas. 2016. (OUTRO)
  3. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontros com Pesquisadores III ? A atuação na pesquisa em artes cênicas: cartografia como diálogo entre teoria e prática atoral. 2016. (OUTRO)
  4. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontro IV - Os laboratórios históricos e a reinvenção da interpretação no Brasil, no ambiente universitário. 2016. (OUTRO)
  5. Lúcia Regina Vieira Romano - Lançamento do Caderno Nóz - Maria que virou Jonas, ou a Força da Imaginação. 2015. (OUTRO)
  6. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontro III - ?Os laboratórios históricos e a reinvenção da interpretação no Brasil, a partir de seus fazedores?.. 2015. (OUTRO)
  7. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontros com pesquisadores II - ?Metodologias atorais nos grupos teatrais brasileiros?. 2015. (OUTRO)
  8. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontros Transvestidos. 2015. (OUTRO)
  9. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontros II - ?Os laboratórios históricos e a reinvenção da interpretação no Brasil ? Novos modelos de laboratório e os mestres no Brasil: a importância do lúdico?. 2014. (OUTRO)
  10. Lúcia Regina Vieira Romano - Festival Pé Dentro Pé Fora ? 1a. Edição. 2014. (FESTIVAL)
  11. Lúcia Regina Vieira Romano - Festival Pé Dentro Pé Fora ? 2a. Edição. 2014. (FESTIVAL)
  12. Lúcia Regina Vieira Romano - Ciclo de Leituras Transvestidas. 2014. (OUTRO)
  13. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontro ?As Poéticas de Grupo ? Clowns de Shakespeare (RN), Capulanas (SP) e Artehúmmus? (SP). 2014. (OUTRO)
  14. Lúcia Regina Vieira Romano - Encontros I - ?Os laboratórios históricos e a reinvenção da interpretação no Brasil ? Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold, Bertolt Brecht, Jerzy Grotowski e Eugênio Barba?. 2014. (OUTRO)
  15. Lúcia Regina Vieira Romano - 1a. Mini Mostra Pedagógica de Interpretação e Partitura Corporal. 2013. (OUTRO)
  16. Lúcia Regina Vieira Romano - Pé dentro, pé fora. 2013. (OUTRO)
  17. Lúcia Regina Vieira Romano - I Breve Panorama: O Feminino no Teatro. 2013. (OUTRO)
  18. Lúcia Regina Vieira Romano - Lançamento do Caderno de Atuação ? Diário de montagem de ?Pais e Filhos?, nas manhãs, tardes e noites de 18 de maio de 2011 a 29 de setembro de 2012. 2013. (OUTRO)
  19. Lúcia Regina Vieira Romano - Orikis: Dramaturgia e Encarnação da Tradição no Teatro. 2013. (OUTRO)
  20. Lúcia Regina Vieira Romano - Lançamento do livro Caderno Livre Noz - Raptada Pelo Raio. 2011. (OUTRO)
  21. Lúcia Regina Vieira Romano - Seis Encontros Sobre Teatro e Ritual. 2008. (OUTRO)
  22. Lúcia Regina Vieira Romano - Simpósio Temático Atos de violência: Representações de agressão à mulher no palco. 2008. (OUTRO)
  23. Lúcia Regina Vieira Romano - Projeto Mulheril - Ciclo de Leituras e Debates Sobre Criação Feminina no Teatro. 2006. (OUTRO)
  24. Lúcia Regina Vieira Romano - Mostra de Teatro Amador do SESC Santo Amaro: Quem Faz Teatro?. 2003. (FESTIVAL)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (8)
  1. Débora Peccin Gonçalves - Invenções sobre o conceito de presença a partir de ?Ensaio.Hamlet? da Cia. Dos Atores. Início: 2017. (Iniciação Científica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp.
  2. Josefa Rouse da Silva - A representação da mulher negra no teatro brasileiro a partir da observação das personagens femininas. Início: 2017. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, .
  3. Mateus Araújo - Masculinidades e transgeneriedade no teatro brasileiro (título provisório). Início: 2017. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, .
  4. Bianca Boggiani Cruz - Só mulheres: relações de gênero em cena (título provisório). Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  5. Flávia de Oliveira Martins Coelho - A antropologia brasileira moderna e devorações dos grupos teatrais paulistanos: Cia Livre e Cia Balagan (título provisório). Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .
  6. Vanessa Biffon Lopes - O trabalho das atrizes na Brava Companhia (título provisório). Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  7. Daniela Alvares Beskow - Criação de artista mulheres na cena paulistana. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  8. Marilyn Clara Nunes - Os princípios da Antropologia Teatral nos exercícios de treinamento do Odin Teatret. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, .
Orientações e supervisões concluídas (35)
  1. Natália Guimarães - Cia. Artehúmus de Teatro: as raízes sociais e poéticas da fertilidade artística. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  2. Kanansuê Massao Hara - O Portal de História do Teatro teatro Sem Cortinas. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  3. Edilson Fernando Gomes Lopes - A encenação de ?Querô?: um processo criativo nos rastros dos mestres Stanislavski e Brecht. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  4. Jessica Mancini - Estudo sobre a atriz Roberta Carreri. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  5. Alice Nascimento - Laboratórios universitários: o LUME e o LAPCA na formação do ator e da atriz. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  6. Melanie Martis de Melo - Corpos Ausentes e the Label Dress: Explorações sobre o trânsito entre moda e arte da performance. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  7. Débora Peccin Gonçalves - Invenções sobre o conceito de presença em ?Ensaio.Hamlet?: a atuação. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  8. Diogo de Oliveira Spinelli - A relação entre teatro de grupo e encenadores convidados no estudo dos Clowns de Shakespeare, de Natal. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  9. Edilaine Dias Silva - A Raiz Poética Atoral. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  10. Letícia Oliveira - O Processo Editorial da revista Rebento - Revista de Artes do Espetáculo do IA/Unesp. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  11. Giovanna de Moraes Guedes - O gênero feminino na investigaçnao dos processos criativos atorais no LAPCA - Laboratório de Poéticas Atorais. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  12. Caio Bichaff - O Portal de História do Teatro Sem Cortinas em 2016. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  13. Catarina Milani do VAle - O Laboratório de Processos de Criação/ LAPCA em 2016. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  14. Leandro Nunes de Souza - Na companhia do urso - A máscara animal e a zooteatralidade no teatro contemporâneo. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  15. Marco Antonio Rodrigues de Souza - O Teatro Negro em Sorocaba ? O Caso do Grupo Trança de Teatro. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  16. Rafael Percino - O Drama e a catarse nos espetáculos da Cia. Societá Raffaello Sanzio. 2016 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  17. Barbara Martins Sampaio da Conceição - É uma festa portuguesa, com certeza! ? cultura popular e apropriação em Portugal: o caso das Brincas, Bugiada e Mouriscada e Auto da Floripes e dos trabalhos do PIM e do Teatro do Noroeste. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  18. Amanda Chaptiska do Santos - A criação do Dicionário de Interpretação na raiz de Poéticas Atorais do Portal de Teatro Sem Cortinas do IA ? Unesp. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  19. Jessica Mancini Jurasic - Estudo do processo de composição cênica das atrizes do Odin Teatret: Else Marie Laukvik, Iben Nagel Rasmussen, Julia Varley e Roberta Carreri. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  20. Bárbara de Moura - O teatro físico no Circo da Barra: espaço de práticas e reflexão teórica. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  21. Evandro Cavalcante de Matos - Processos documentais de teatro contemporâneo: programas de peças. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  22. Andressa Maria da Silva - Relações de troca entre o Odin Teatret e Lume no aspecto do treinamento e nas transmissões artístico-pedagógicos. 2014 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  23. Barbara Martins Sampaio da Conceição - A teora do ator e o laboratório de processos de criação - desafios para uma pedagogia do fazer atoral. 2014 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pro-Reitoria de Pesquisa da Unesp. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  24. Bruna Barbosa - A tradição familiar no aprendizado e exercício do ofício do ator e da atriz. 2014 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  25. Beatriz Georgopoulos Caló - Estudo da prática da interpretação pensada por Bertolt Brecht ? traduzindo fragmentos de Über den Beruf des Schauspielers. 2014 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  26. Ivy Mari Mikami - Tradição e sociedade: estudo de caso sobre o grupo teatral japonês Kinoshita Kabuki. 2014 - Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  27. Elienay de Anunciação Duarte - O Narrador Contemporâneo: Uma Experiência de Aplicação Prática no Teatro. 2013 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  28. Helena Cardoso Lixa - As Pedagogias de Ana Cristina Colla e Mariana Muniz. 2013 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  29. Alice Nunes - Poéticas Combativas: Teatro do Oprimido e Feminismo Negro. 2013 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  30. Elienay de Anunciação Duarte - O Narrador Contemporâneo: Uma Experiência de Aplicação Prática no Teatro. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  31. Natália Guimarães - As Ambigüidades Estéticas da Cia. Club Noir: Entre o Teatro Dramático e o Teatro Pós-Dramático. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  32. Helena de Queiroz C. Miguel - Caminhos Até Suzana. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  33. Jônatas Cordeiro da Silva - Teatro e Dança: desvendando seus limites e interfaces nas artes do palco e na pedagogia. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  34. Marina Vecchione Ungaro - Na(rr)Ativa. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano
  35. Tatiana Heide Calvoso - BMC e a Poética da Cena. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Lúcia Regina Vieira Romano

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (52)
  1. Participação em banca de Stela Regina Fischer. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2017
  2. Participação em banca de Thiago Abel Martins. Curso: ARTES DA CENA, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2017
  3. Participação em banca de Kathya Daher. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2017
  4. Participação em banca de Alice Nascimento Silva. Curso: Licenciatura Arte-Teatro, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  5. Participação em banca de Kanasuê Massao Hara Gomes. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  6. Participação em banca de Jessica Mancini Fernandes Jurasic. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  7. Participação em banca de Bruno César Tomaz Lopes. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  8. Participação em banca de Luiz Eduardo Frin. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  9. Participação em banca de Ricardo Bezerra de Albuquerque. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Artes Visuais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  10. Participação em banca de Fernando Gomes Lopes. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  11. Participação em banca de Stela Regina Fischer. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2016
  12. Participação em banca de Laís Marques Silva. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2016
  13. Participação em banca de Daniela Alvares Beskow. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  14. Participação em banca de Alessandra Iório. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Artes Visuais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP. Ano: 2016
  15. Participação em banca de Stela Regina Fischer. Curso: Arte cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2015
  16. Participação em banca de Alice Fonseca Nunes. Curso: Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  17. Participação em banca de Carlos Rogério Gonçalves da Silva. Curso: Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  18. Participação em banca de Rosana Figueiredo da Silva. Curso: Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  19. Participação em banca de José Eduardo de Paula. Curso: Arte cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2015
  20. Participação em banca de Natália Guimarães. Curso: Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  21. Participação em banca de Diogo de Oliveira Spinelli. Curso: Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  22. Participação em banca de Ivy Mari Mikami. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  23. Participação em banca de Andressa Maria da Silva. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  24. Participação em banca de Laura Izidoro Salerno. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  25. Participação em banca de Bruna Barbosa Alves. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  26. Participação em banca de Beatriz Georgopoulos Caló. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  27. Participação em banca de Barbara Martins Sampaio da Conceição. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  28. Participação em banca de Amanda Mussarelli Massaro. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  29. Participação em banca de Sarah Monteath dos Santos. Curso: Licenciatura em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2014
  30. Participação em banca de Thomas William Holesgrove. Curso: Arte cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2014
  31. Participação em banca de Lee Taylor de Moura Paula. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2014
  32. Participação em banca de Jose Eduardo das Neves. Curso: Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ano: 2014
  33. Participação em banca de Laís Marques Silva. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2013
  34. Participação em banca de Caio Vinícius Ceragioli Vieira. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  35. Participação em banca de Fernanda Cassola Palma. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  36. Participação em banca de Helena Cardoso Lixa. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  37. Participação em banca de Thiago Antunes de Oliveira Santos. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  38. Participação em banca de Gisela Dória Sirimaco. Curso: Doutorado em Artes da cena, Instituto de Artes - Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2013
  39. Participação em banca de Maria Silvai do Nascimento. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  40. Participação em banca de Márcia Gonzaga de Jesus Freire. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  41. Participação em banca de Eraldo Eudes Maia. Curso: Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  42. Participação em banca de Thiago Antunes de Oliveira Santos. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  43. Participação em banca de Vanderlei Bernardino. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2012
  44. Participação em banca de Lais Marques Silva. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2012
  45. Participação em banca de Ney Luiz Piacentini. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2012
  46. Participação em banca de Manoel João Ochoa. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP. Ano: 2012
  47. Participação em banca de Ilda Maria de Andrade,. Curso: Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  48. Participação em banca de Marcus Wesley Guimarães Rosa. Curso: Licenciatura em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  49. Participação em banca de Marcus Wesley Guimarães Rosa. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  50. Participação em banca de Josefa Rouse da Silva. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2011
  51. Participação em banca de Flávia de Oliveira Martins Coelho. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2011
  52. Participação em banca de Marcos Francisco Ney Ferreira. Curso: Licenciatura em Artes - Teatro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2011
Participação em bancas de comissões julgadoras (14)
  1. Membro da Banca Examinadora do Concurso para Prof. Substituto nas disciplinas Mídia I a VII e Técnicas de Reprodução I a III. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  2. Membro da Comissão Avaliadora, na Primeira Fase do XXVIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP.
  3. Membro da Banca Examinadora do Concurso para Professor Substituto nas disciplinas Laboratório de História do teatro Brasileiro I a VI. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  4. Presidente da Banca Examinadora do Concurso para Professor Substituto nas disciplinas Laboratório da Atuação e Processos da Performance I a IV. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  5. Comissão de Seleção de Processo Seletivo para Contratação de Professor Contratado III junto ao Departamento de Artes Cênicas, na Área de Interpretação. Ano: 2016. Escola de Comunicações e Artes da USP.
  6. Membro da Banca de Seleção para Bolsas Doutorado Sanduíche. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp - SP.
  7. Comissão julgadora para as Provas de Habilidades do Vestibular para o Bacharelado em Artes Cênicas - Interpretação. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP.
  8. Membro da Comissão Avaliadora da I Jornada Internacional de Pesquisa em Arte PPG IA-Unesp. Ano: 2016. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP.
  9. Comissão de seleção do XXVII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  10. Membro da Banca Examinadora do concurso para provimento de função de professor substituto, no conjunto de disciplinas Laboratório do Corpo e da Voz I, II, III e IV e Partitura Corporal. Ano: 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  11. Comissão de seleção do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Ano: 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  12. Prêmio ?Fomento ao Teatro 2005?. Ano: 2005. Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
  13. Mapa Cultural Paulista. Ano: 2005. Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
  14. Festival de Teatro Curta Teatro ? Sorocaba. Ano: 2005. SESC Sorocaba.
Resumo das Informações

Projetos

4
5
2
4

Produções

13
8
1
2
1
1
26
6

Produções Técnicas

1
1
7
1
9
5

Eventos

79
24

Orientações

8
35

Bancas

52
14