Resumo


Possui formação em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Pontificia Universidad Católica de Lima (1989), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da dramaturgia, teatro, teoria da encenação, interpretação teatral, pós-modernidade na cultura e dramaturgia hispano-americana. Paralelamente desenvolve sua atividade como ator e dramaturgo em grupos teatrais. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: LAZARO, José Manuel;LÁZARO, JOSÉ MANUEL

Projetos

Projetos de pesquisa
2015 - Atual
Laboratório e Figurino para Teatro (LAFIT) - fase III

O Laboratório de Figurino em Cênicas é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Seus participantes, vindos do DACEFC e BLAV, orientam seus estudos e práticas de criação nas áreas de cênicas e indumentária. O projeto visa a criação de um acervo de figurinos atualizado, a organização das vestimentas, a criação de oficinas de confecção e customização de trajes. Um laboratório dessa envergadura estabelece a difusão de conhecimentos em indumentária cênica para um teatro de perspectivas dramáticas, épicas ou poéticas (seguindo manifestações contemporâneas). Além disso, promove o desenvolvimento de recursos para pesquisa na área, assim como fortalece o desempenho acadêmico dos alunos da instituição. A organização da sala esta em andamento para seu próximo funcionamento. O projeto, agora durante sua terceira fase, tem como objetivo concretizar o efetivo funcionamento da sala de figurino como sala de empréstimo para os alunos do Instituto. Para isso esta sendo implementada uma estrutura organizacional (catalogação dos figurinos, criação de blog para expor os materiais da sala pela internet), um sistema de empréstimo e a adequada divulgação interna. Também foi comprado material de limpeza para começar um processo de higienização dos figurinos. Os trabalhos já começaram e seguiram seu desenvolvimento durante o triênio 2015-2017.

Situação: Em Andamento
2012 - 2014
Laboratório e Figurino para Teatro (LAFIT) - fase II

O Laboratório de Figurino em Cênicas é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Seus participantes, vindos do DACEFC e BLAV, orientam seus estudos e práticas de criação nas áreas de cênicas e indumentária. O projeto visa a criação de um acervo de figurinos atualizado, a organização das vestimentas, a criação de oficinas de confecção e customização de trajes. Um laboratório dessa envergadura estabelece a difusão de conhecimentos em indumentária cênica para um teatro de perspectivas dramáticas, épicas ou poéticas (seguindo manifestações contemporâneas). Além disso, promove o desenvolvimento de recursos para pesquisa na área, assim como fortalece o desempenho acadêmico dos alunos da instituição. A organização da sala esta em andamento para seu próximo funcionamento. O projeto, durante o triênio 2012 - 2014, se debruçou na efetiva adequação do sala destinada para o Laboratório de figurinos no Instituto de Artes. O espaço foi trabalhado de duas maneiras: 1 - limpeza e adequação do espaço físico da sala; 2 - inserção e compra de materiais necessários para uma sala de figurino (tais como araras, mesa especial para sala de figurino, manequins, provador, máquina de costurar, armários para acessórios e roupas menores, materiais de customização, etc). De outro lado teve avanços na implementação da sala: doação importante de figurinos da Associação São Pedro (relacionada ao Teatro São Pedro). Nesse triênio também foram realizadas atividades de pesquisa importantes como realização de workshop sobre figurino e criação de tais colaborando com o evento DIDO E ENEIAS (Ópera realizada no Instituto de Artes).

Situação: Finalizado
2010 - Atual
LINGUAGENS CÊNICAS CONTEMPORÂNEAS: DRAMATURGIA E ENCENAÇÃO

A pesquisa aqui proposta visa desenvolver um panorama que mostre a maneira como a arte cênica, na sua evolução teórica e prática, expande sua permanente mutação na construção de linguagens contemporâneas. Esse panorama será apresentado por meio da seleção e análise dos autores dramáticos e artistas da encenação (encenadores e atores) mais representativos para refletir sobre a renovação da arte teatral. A ideia básica é gerar um acompanhamento analítico de processos de criação, um levantamento de textos dramatúrgicos publicados, assim como a recepção de textos teóricos com autores refletindo sobre a contemporaneidade cênica. Cabe ressaltar que a pesquisa se preocupa por fortalecer a comunicação e o conhecimento da História do Teatro na América Latina na atualidade. Para isso existe uma atenção especial às manifestações contemporâneas e contribuições tanto do Teatro Brasileiro como dos países da América Hispânica.

Situação: Em Andamento
2009 - 2011
Laboratório e Figurino para Teatro (LAFIT) - fase I

O Laboratório de Figurino em Cênicas é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Seus participantes, vindos do DACEFC e BLAV, orientam seus estudos e práticas de criação nas áreas de cênicas e indumentária. O projeto visa a criação de um acervo de figurinos atualizado, a organização das vestimentas, a criação de oficinas de confecção e customização de trajes. Um laboratório dessa envergadura estabelece a difusão de conhecimentos em indumentária cênica para um teatro de perspectivas dramáticas, épicas ou poéticas (seguindo manifestações contemporâneas). Além disso, promove o desenvolvimento de recursos para pesquisa na área, assim como fortalece o desempenho acadêmico dos alunos da instituição. A organização da sala esta em andamento para seu próximo funcionamento. No ano 2011 foram realizadas as seguintes atividades: a) Atividade de pesquisa com o tema ? O figurino no corpo grotesco?; b) curso de extensão com seminários sobre indumentária no evento ?Epidermes Imaginadas? (ver lattes: eventos/ org. de eventos) e c) foi apresentado um artigo em tripla autoria com os participantes do grupo de pesquisa sobre o tema investigado (a aprovação da publicação do artigo ainda está em andamento).

Situação: Finalizado
2005 - 2008
A dramaturgia de José Enrique Mavila. Pesquisador: Pr. Dr. José Manuel Lázaro

Apresentaremos um panorama que mostre a maneira como está se expressando parte da dramaturgia peruana contemporânea (1990 - 2005) por meio da seleção e análise dos autores mais representativos e seus principais trabalhos dramatúrgicos apresentados na cidade de Lima. A idéia básica é fazer uma seleção dos dramaturgos que representem as tendências de maior ênfase na criação cênica da cidade, capital do país.

Situação: Finalizado

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (5)
  1. LÁZARO, JOSÉ MANUEL. O ritual das medicações ocultas: processos e dramaturgias no espetáculo Pulsão. Sala Preta (USP), v. 14, p. 177 - 183, 2014.
  2. LAZARO, José Manuel. Dramaturgia na Pós-Modernidade: aspectos performáticos da escrita contemporânea.. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 4, p. 43 - 49, 2013.
  3. LAZARO, José Manuel. A Dramaturgia de José Enrique Mavila (1957 - 2002). OuvirOUver (Uberlândia. Impresso), v. 7, p. 264 - 273, 2011.
  4. LAZARO, José Manuel. Hamlet e Ofélia entre a vida e a morte: eis as questões. Ateliê Compartilhado, v. 1, p. 91 - 98, 2011.
  5. LAZARO, José Manuel. A democratização da dramaturgia no teatro contemporâneo. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 2, p. 17 - 25, 2010.
Capítulos de livros publicados (2)
  1. LAZARO, José Manuel. A dramaturgia contemporânea e a renovação do corpo em cena na pós-modernidade., p. 47 - 72, 2013.
  2. LAZARO, José Manuel. Dramáticas re-significadas, agires comunicados., p. 23 - 32, 2011.
Textos em jornais de notícias/revistas (1)
  1. LAZARO, José Manuel. Dos Calculadores; El Ocaso de la Primavera.. MUESTRA: la revista de los autores de teatro peruano, São Paulo p. 1 - 48, 2001.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (4)
  1. LAZARO, José Manuel. Elementos para entender o jogo da gramática narrativa atual. Anais do II Seminário Nacional de Pesquisa em Teatro, Uberlândia - Minas Gerais:UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2012 v. 1, p. 9 - 18
  2. LAZARO, José Manuel; Monteath dos Santos, Sarah; SAVASSA, L.. UMA ESTÉTICA DO CORPO DEFORMADO DAS MULHERES E O FIGURINO GROTESCO. Jornada da Pesquisa 2011 - Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp, São Paulo:Publicado no site da UNESP, 2012
  3. LAZARO, José Manuel. ?Fedra: a tragédia reinventada de Sarah Kane?. Publicação de textos do VI Congresso do ABRACE, São Paulo:Memória ABRACE Digital, 2010 p. 1 - 8
  4. LAZARO, José Manuel. Sobre a Criação na Teoria Dramática Pós-Moderna (artigo). II Congresso de ABRACE, Salvador:Editora UFBA, 2001 v. II, p. 31
Resumos publicados em anais de congressos (1)
  1. LAZARO, José Manuel. Sobre a Criação na Teoria Dramática Pós-Moderna (resumo). II Congresso de ABRACE, Salvador:Editora UFBA, 2001 v. II, p. 31
Apresentações de Trabalho (7)
  1. LAZARO, José Manuel.As Dramaturgias Pós Narrativas no Contexto Contemporâneo (SENAC Ribeirão Preto). Auditório de SENAC do Ribeirão Preto. 2015
  2. LAZARO, José Manuel; BULHOES, M.; DENNY, M.; TOSCANO, P..Apresentação de Performance CEGOS (SEsc Vila Mariana no 12 de janeiro de 2013). Pátio do SEsc Vila Mariana no 12 de janeiro de 2013. 2013
  3. LAZARO, José Manuel.A contemporaneidade dramatúrgica de Michel Vinaver na peça ?A solicitação de emprego?. Porto Alegre. 2012
  4. LAZARO, José Manuel.Elementos para entender o jogo da gramática narrativa atual. Universidade Federal de Uberlândia. 2011
  5. LAZARO, José Manuel.Fedra: a tragédia reinventada de Sarah Kane. Instituto de Artes. 2010
  6. LAZARO, José Manuel.A democratização da dramaturgia no teatro contemporâneo. São Paulo. 2009
  7. LAZARO, José Manuel.Sobre a Criação na Teoria Dramática Pós-Moderna. Bahia. 2001
Outras produções bibliográficas (7)
  1. Costurando Discursos na Espera. 2005.
  2. Fábulas Mutantes na Floresta Pós-Moderna. 2004.
  3. Cacos de Vidro no Jardim Molhado. 2003.
  4. Fantasmas Utópicos Lá na Paisagem. 2001.
  5. Entre Aquela Terra e Aquele Mar. 2000.
  6. Além do Ponto. 2000.
  7. Dramaturgia na Modernidade. 1999.

Produção Técnica

Processo Técnica (30)
  1. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de Iniciação científica. 2017.
  2. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de mestrado. 2017.
  3. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de Pós- Doutorado. 2015.
  4. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de mestrado. 2015.
  5. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de doutorado. 2015.
  6. LAZARO, José Manuel. Relatório Anual (2013) da Pra. Suely Master- DACEFC ? UNESP. 2014.
  7. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de relatório parcial de mestrado. 2014.
  8. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de Iniciação Científica. 2014.
  9. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de doutorado. 2014.
  10. LAZARO, José Manuel. Parecer relator do projeto: Laboratório de Processos de Criação Atoral - LAPCA. 2014.
  11. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de Iniciação Científica. 2013.
  12. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de mestrado.. 2013.
  13. LAZARO, José Manuel. Relatório Anual (2012) do Pr. Alexandre Mate - DACEFC - UNESP. 2013.
  14. LAZARO, José Manuel. Parecerista ad-hoc da FAPESP: parecer de projeto de mestrado.. 2012.
  15. LAZARO, José Manuel. Parecer (como membro da CPU) sobre relatório referente à Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I, do Programa de apoio ao Estudante. Relatório apresentado pela aluna bolsista Elienay de Anunciação Duarte, do 3ro LAT, Licenciatura em Arte ? Teatro.. 2012.
  16. LAZARO, José Manuel. Parecer de Relatório trienal da docente Iveta Maria Borges Avila Fernanades - DACEF - UNESP. 2012.
  17. LAZARO, José Manuel; Boudler, John Edward. Aprovação da continuidade do projeto de extensão universitária?Grupo de Percussão da UNESP ? PIAP?.. 2011.
  18. LAZARO, José Manuel. Parecer sobre plano global de atividades do Pr. Fábio Miguel. 2011.
  19. LAZARO, José Manuel. Parecer relacionado a bolsa de trabalho acadêmico e extensão I do aluno Elisson Barbosa. 2011.
  20. LAZARO, José Manuel. Parecer do relatório de atividades de extensão do aluno Diego Rodrigues Furian. 2011.
  21. LAZARO, José Manuel. Parecer sobre estágio probatório trienal e plano global de atividades da Pra. Marianna Francisca Martins Monteiro. 2011.
  22. LAZARO, José Manuel; Bolognesi, Mario. Projeto de extensão Universitária ?Circo da Barra?.. 2011.
  23. Mendes, Carminda; LAZARO, José Manuel. Plano global de atividades (2010-2012) - Carminda Mendes. 2010.
  24. LAZARO, José Manuel; Master, Suely. Relatório Trienal: período de 01/01/2007 a 31/12/2009 - Suely Master. 2010.
  25. LAZARO, José Manuel; Mendes, Carminda. Relatório anual de atividades (01/01/2009 a 31/12/2009) - Carminda Mendes André. 2010.
  26. LAZARO, José Manuel; Master, Suely. Plano global de atividads (2010-2012) -Suely Master. 2010.
  27. LAZARO, José Manuel; Mendes, Carminda. Relatório anual de atividades (01/01/2007 - 31/12/2007) de Carminda Mendes André. 2008.
  28. LAZARO, José Manuel; Mendes, Carminda. Parecer de plano global de atividades da docente Carminda Mendes André (01/01/2006 A 31/12/2008). 2006.
  29. LAZARO, José Manuel; Mendes, Carminda. Relatório trienal de atividades da docente Carminda Mendes André (01/01/2003 a 31/12/2005). 2006.
  30. LAZARO, José Manuel; Galvão Coutinho, Rejane. Relatório de atividades da docente Rejane Galvão Coutinho (13/2/2004 a 12/8/2005). 2006.
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia (3)
  1. LAZARO, José Manuel; DAMBROSIO, O.. Dramático e Contemporâneo. 2014.
  2. LAZARO, José Manuel. Lançamento de livro 'O Ocaso da Primavera'. 2014.
  3. LAZARO, José Manuel; Borges, Ligia; BOULERICE, Simon; DERASPE, Rébeca; Lebeau, Suzanne; SYLVESTRE, Olivier. TEATRO: Une scène partagée (Dramaturgies en dialogue). 2012.

Produção Artística/Cultural

Outras produções artísticas/culturais (5)
  1. LAZARO, José Manuel; RAPOZO, Leia; CARDENAS, Gisela. Ninguém encontra alguém (primeiro ensaio aberto). 2015.
  2. LAZARO, José Manuel; CARDENAS, Gisela; RAPOZO, Leia. Ninguém encontra alguém (segundo ensaio aberto). 2015.
  3. LAZARO, José Manuel; VILLAVICENZIO, H.; Rascón Banda, Victor Hugo; Triana, José. Teatro e Loucura: ciclo de leituras dramáticas e debates.. 2009.
  4. LAZARO, José Manuel. Festival Internacional de Teatro de la Habana - Cuba. 1993.
  5. LAZARO, José Manuel. IV Festival Ibero Americano de Teatro de Cádiz - Espanha. 1989.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (40)
  1. FEDRA: la tragedia reinventada de Sarah Kane en la Pós-modernidad Primer Encuentro Internacional de Investigación en artes Escénicas (Facultad de Artes Escénicas - PUCP). 2016. (Encontro)
  2. El Ejercicio de la Reminiscencia como Política Artisitca II Congreso Teatral de Estudios Teatrales. 2016. (Congresso)
  3. Festival Internacional de Saberes Escénicos - FISABES. 2016. (Outra)
  4. Proposta de reformulação de disciplinas de História no BAC e LAT IV Fórum de Imersão Pedagógica do DACEFC. 2016. (Outra)
  5. IV Fórum Permanente de Arte e Cultura da América Latina.. 2014. (Outra)
  6. Participação no debate e estruturação de propostas. III Fórum de Imersão Pedagógica do DACEFC. 2014. (Encontro)
  7. MIRADA - Festival Ibero - Americano de Artes Cênicas de Santos. 2014. (Outra)
  8. Sobre a influência da obra de Garcia Lorca no teatro brasileiro e latino-americano. Teatro em Processo: Práticas Formativas (Evento realizado pelo Sesc São Carlos). 2014. (Encontro)
  9. Participação no debate e apresentação de propostas na organização. Reunião de Imersão do Conselho de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes - UNESP. 2013. (Encontro)
  10. Performance e Novas Mídias (mediação da mesa e apresentação final de avaliação) Primeiro Seminário Internacional de Dança.. 2013. (Seminário)
  11. Apresentação de Performance CEGOS (SEsc Vila Mariana no 12 de janeiro de 2013) Oitavo encontro Internacional do Instituto Hemisférico de Performance & Política (12 a 19 de janeiro). 2013. (Encontro)
  12. V Encontro do Núcleo de Ensino da Unesp - Instituto de Artes. 2013. (Encontro)
  13. Encontro com Linguagem de Cie "A Fleur de Peau" (realizado por Denise Namura e Michael Bugdahn). 2013. (Encontro)
  14. Participação na estruturação de propostas. II Imersão Pedagógica dos Professores do Instituto de Artes. 2013. (Encontro)
  15. PULASÃO (apresentação de espetáculo de Teatro Relacional criado pelo grupo Desvio Coletivo) Bienal Internacional de Teatro da USP. 2013. (Outra)
  16. Colóquio PENSAR A CENA CONTEMPORANEA (encontro com Patrice Pavis e Marvin Carlson). 2013. (Outra)
  17. Masterclass com a Peking Opera Troupe. 2013. (Outra)
  18. A contemporaneidade da Dramaturgia em Michel Vinaver. VII congresso ABRACE (O docente integrou o GT de Dramaturgia fazendo a comunicação oral do artigo). 2012. (Congresso)
  19. IV Jornadas Nacionales de Investigación y Crítica Teatral. Evento realizado pela AINCRIT (Asociación Argentina de Investigación Teatral). 2012. (Congresso)
  20. La crisis de la narratividad en la posmodernidad IV Congresso de Teatro Contemporâneo e VII Festival UCSUR de Teatro Internacional. Realização da Universidad Científica del Sur; Lima.. 2012. (Congresso)
  21. Dramaturgias Pós-Narrativas IV Semana de Estudos Teatrais: Urdiduras da Performance.. Realizado pelo DACEFC no Instituo de Artes da UNESP.. 2012. (Encontro)
  22. Ações corporificadas/ Ações comunicadas I Colóquio Corpo e Dramaturgias: um diálogo entre as práticas artisticas.. 2011. (Outra)
  23. Apresentação da peça teatral RESPIRA de Eduardo Adrianzén, pelo grupo I Fórum Internacional de Discussão sobre a identidade e diversidade cultural brasileira. 2011. (Outra)
  24. Intervenção em Laboratório Abierto: encuentro pedagógico con Yuyachkani. 2011. (Outra)
  25. Elementos para entender o jogo da gramática narrativa atual Ruinas Circulares: II Seminário Nacional de Pesquisas em Teatro e III Festival de Latino Americanos de Teatro.. 2011. (Seminário)
  26. Encuentro Internacional - Memorias y Representaciones en la Escena Latinoamericana Contemporanea. 2011. (Encontro)
  27. A dramaturgia de José Enrique Mavila XVIII Mostra do Programa de Pós-Graduação em Cultura, Arte e História da Cultura.. 2011. (Outra)
  28. ?Fedra: a tragédia reinventada de Sarah Kane?. VI congresso ABRACE (O docente integrou o GT de Dramaturgia fazendo a comunicação oral do artigo). 2010. (Congresso)
  29. Apresentação de projeto de pesquisa: Linguagens cênicas contemporâneas - dramaturgia e encenação. Encontro Imersão docentes de pós-graduação em Artes: encontro para reestruturação do programa de mestrado e elaboração de APCN Doutorado no Instituto de Artes.. 2010. (Encontro)
  30. Noções gerais de dramaturgia e aproximações sobre a dramaturgia contemporânea Palestra "Dramaturgia contemporânea". 2010. (Outra)
  31. Sobre a contemporaneidade na peça Teatro e Loucura: ciclo de leituras dramáticas e debates.. 2009. (Outra)
  32. A democratização da dramaturgia As tessituras da cena: encontro de estudos teatrais.. 2009. (Encontro)
  33. ?O papel das Escolas no ensino de teatro em Lima Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo (na Conferencia ?O papel das Escolas de Teatro na nossa América Latina?). 2009. (Encontro)
  34. Estudos Teatrais: Persona & Personagem. 2008. (Seminário)
  35. "Topografia de um Desnudo" de Jorge Diaz Fronteiras: o Teatro na América Latina (Ciclo de leituras de Autores Latino Americanos). 2007. (Outra)
  36. Trecho da peça "Topografia de um Desnudo" de Jorge Diaz Movimento Cultural de Novos Grupos de Teatro. 2007. (Outra)
  37. História da Dramaturgia Latino - Americana. "O Teatro na América Latina", evento organizado pelo grupo Galpão de Folias.. 2006. (Seminário)
  38. Leitura dramática do texto "Freud 150 - Arte do Inconsciente" organizado por Oficina de Psicanálise LACANIANA. 2006. (Outra)
  39. Expressões Poéticas na Recente Dramaturgia da América Hispânica Cenas Poéticas. 2006. (Seminário)
  40. Sobre a Criação na Teoria Dramática Pós-Moderna II Congresso de ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). 2001. (Congresso)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (15)
  1. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Semana de Artes Cênicas no Instituto de Artes.. 2015. (OUTRO)
  2. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Woskshop "Laboratório Metodológico da Criação Orgânica: Caminhos para o corpo híbrido do Ator". 2014. (OUTRO)
  3. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Apresentação do espetáculo ELA ? LUGAR QUE CHOVE DENTRO. 2014. (OUTRO)
  4. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - PULSÃO. 2013. (OUTRO)
  5. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - DIDO E ENEIAS - Workshop sobre a elaboração da indumentária das personagens e percepção cenográfica da ópera de Henry Purcel. 2012. (OUTRO)
  6. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Experimentos em performance II. 2012. (OUTRO)
  7. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Experimentos em Performance - I. 2011. (OUTRO)
  8. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - EPIDERMES IMAGINADAS: seminários sobre indumentária e personagem. 2011. (OUTRO)
  9. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Oficina ?Pensar-em-ação: O treinamento corporal na criação do ator?. 2010. (OUTRO)
  10. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Oficina: ?A Travessia do ator narrador ? experimentos teatrais a partir de material não dramático?. 2010. (OUTRO)
  11. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Oficina: ?O Campo de Visão? ministrada por Pr. Dr. Marcelo Lazzaratto e a Cia. de Teatro Elevador Panorâmico. 2010. (OUTRO)
  12. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - As tessituras da cena: encontro de estudos teatrais. 2009. (OUTRO)
  13. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Palestra: ?O Corpo Narrativo do ator? ministrada por Pra. Dra. Nara Keiserman (docente da UNIRIO). 2009. (OUTRO)
  14. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Palestra: ?A dramaturgia do ator no diálogo com o corpo em criação? ministrada por Pr. Dr. Renato Ferracini (docente da UNICAMP e ator-pesquisador do LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP). 2009. (OUTRO)
  15. José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez - Interpretação Gestual pre-expressiva.. 2009. (OUTRO)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (3)
  1. MARCOS NOGUEIRA GOMES - A dramaturgia renegada: uma ruptura no Prêmio Shell. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes, .
  2. Vagner Lopes Roman Junior - AS TEATRALIDADES AFRICANAS PARA UM ATOR EM ESTADO DE COMA. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes, .
  3. Maira Castilhos Coelho - Entre o palco e a tela: novas relações e inovações em territórios cênicos.. Início: 2013. (Tese de doutorado) - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Orientações e supervisões concluídas (24)
  1. Amanda Mussarelli Massaro - Dramaturgia e Feminismo: a temática italiana na dramaturgia de Renata Pallottini. 2015 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  2. Raíssa Persiani de Campos - Três ações para desvelar a verdade: o nascimento de um núcleo vermelho. 2015 - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  3. Maira de Andrade - AÇÃO RELACIONAL: a ação ocmo experiência de interação sob a perspectiva do agente impolicado pelo sensivel. 2015 - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  4. Fabiano Rodrigo Lodi da Silva - Direção Teatral na perspectiva de Anne Bogart. 2015 - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  5. CAROLINE LIMA BICALHO - Literatura de Federico García Lorca: Relações históricas entre o texto e a dramaturgia da recepção.. 2014 - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  6. Amanda Mussarelli Massaro - Didática na obra de Renata Pallottini. 2014 - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  7. Alice Fonseca Nunes - Didática na dramaturgia de Renata Pallottini. 2013 - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  8. Camila Carvalho Nobre - Narrativas Mitopoéticas: aspectos da tradição oral africana e da antropologia teatral. 2013 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  9. Marcia Gonzaga de Jesus Freire - A Representação autobiográfica no Recorte do Teatro Paulistano Atual. 2013 - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  10. Carlos Ataíde - Epistola e os Fofos: artes cênicas, espiritualidade e ciência na. 2013 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  11. João Paulo Rafaelli - O Encenador Pedagógico no Processo: Estudos do Eu em Mim ou Fragmentos Metafísicos.. 2013 - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  12. Thiago Antunes - A coisa e o olho: o ator no teatro de Samuel Beckett. 2013 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  13. Ariane Cuminale Gomes da Silva - Estou Pensando, Estou Recordando: o trabalho do grupo cultural Yuyachkani na luta pela manutenção da memória coletiva.. 2013 - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  14. Alice Fonseca Nunes - Didática na Obra de Renata Pallottini. 2012 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  15. Natália Guimarães - Teatro da memória: as distensões no tempo nas obras ?Silêncio? e ?Paisagem? de Harold Pinter. 2012 - Instituto de Artes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  16. Letícia Maciel Leonardi - Dramaturgia do Ator: os processos de criação na Fondazione Pontedera Teatro. 2012 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  17. André Ramalho - Dramaturgia da Anamnese (Recepção e Ressignificação). 2012 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  18. Fernanda de Oliveira Miranda - A Dramaturgia Feroz de Renata Pallottini. 2012 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  19. Josefa Rouse da Silva - Um panorama sobre a pedagogia da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq. 2011 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  20. Marília Gabriela Amorim Donoso - A investigação corporal no trabalho do Ator-Criador.. 2010 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  21. Ligia Borges Matias - Investigações acerca do uso da narrativa no teatro contemporâneo. 2010 - Instituto de Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  22. Maria Christina Achutti Trevisan - Stanislavski - Laban: do texto à encenação. 2009 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  23. Carla Passos Yoshioka - PROCESSOS ? O aprendizado de uma Atriz na Montagem do Espetáculo Vem Vento Ventar, durante o ano de 2006. 2008 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez
  24. Vera Perossi dos Santos - A Teatralidade do Contador de Histórias. 2008 - Instituto de Artes, . Orientador: José Manuel Lázaro De Ortecho Ramírez

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (34)
  1. Participação em banca de João Dias Turchi. Curso: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas., Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.. Ano: 2015
  2. Participação em banca de Inês Fernandes Cardoso. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2015
  3. Participação em banca de Tiago Luz de Oliveira. Curso: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas., Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.. Ano: 2015
  4. Participação em banca de Rodrigo Severo. Curso: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas., Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.. Ano: 2015
  5. Participação em banca de Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha Sabino. Curso: Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2015
  6. Participação em banca de Rosana Figuereido da Silva. Curso: Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2014
  7. Participação em banca de Rodrigo Severo dos Santos. Curso: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas., Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes.. Ano: 2014
  8. Participação em banca de Nayara Macedo Barbosa de Brito. Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ano: 2014
  9. Participação em banca de Adriano de Mattos Merlini. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2013
  10. Participação em banca de Isabella Mucci. Curso: Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2013
  11. Participação em banca de Milena Moreira Filócomo. Curso: Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2013
  12. Participação em banca de Laura Nogueira Terra. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes. Ano: 2013
  13. Participação em banca de Helena de Queiroz c. Miguel. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Instituto de Artes. Ano: 2012
  14. Participação em banca de Luiz Eduardo Frin. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2012
  15. Participação em banca de Humberto Hugo Villavicencio García. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2012
  16. Participação em banca de Milene Valentir Ugliara. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2012
  17. Participação em banca de Ivy donato Bastos. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Instituto de Artes. Ano: 2012
  18. Participação em banca de Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2011
  19. Participação em banca de Luiz Eduardo Frin. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2011
  20. Participação em banca de Samir Signeu Porto Oliveira. Curso: Pós- graduação em Artes Cênicas, Escola de comunicações e Artes - Universidade de São Paulo. Ano: 2011
  21. Participação em banca de Joseja Rouse da Silva. Curso: Licenciatura em Arte - teatro, Universidade Estadual Paulista. Ano: 2011
  22. Participação em banca de Humberto Hugo Villavicencio Garcia. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2011
  23. Participação em banca de Patricia Lima Castilho. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2011
  24. Participação em banca de Carolina Catelan. Curso: Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP. Ano: 2010
  25. Participação em banca de Ricardo André Santana Bessa. Curso: Moda, Cultura e Arte, Centro Universitário Senac. Ano: 2010
  26. Participação em banca de Maria Christina Achiutti Trevisan. Curso: Mestrado em Artes, Universidade Estadual Paulista. Ano: 2009
  27. Participação em banca de Simone Alves Costa. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2009
  28. Participação em banca de Walmir Barguil Pavam. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2009
  29. Participação em banca de Walmir Barguil Pavam. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2008
  30. Participação em banca de Ednilson Barros Batista. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Instituto de Artes. Ano: 2008
  31. Participação em banca de Maria Christina Achutti Trevisan. Curso: Mestrado em Artes, Universidade Estadual Paulista. Ano: 2008
  32. Participação em banca de Simone Alves Costa. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2008
  33. Participação em banca de Erika Karnauchovas Franco. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2007
  34. Participação em banca de José Evilberto Rebouças. Curso: Mestrado, Instituto de Artes. Ano: 2006
Participação em bancas de comissões julgadoras (16)
  1. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinasde Historia do Teatro Brasileiro assim como Filosofia e Estética II.. Ano: 2017. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  2. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas de Historia do Teatro e Filosofia e Estética.. Ano: 2017. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  3. Concurso público para professor substituto no conjunto de disciplinas Laboratório de História do Teatro I; Laboratório de História do Teatro II; Laboratório de História do Teatro Expressionista ao Teatro da Absurdidade. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  4. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas "Laboratório de História do Teatro III; Laboratório de História do Teatro IV e Laboratórios de História do Teatro".. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  5. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas "Laboratório de Corpo e Voz" I, II, III e IV.. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  6. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas "Laboratório da Atuação e de Processos da Performance I; Laboratório de Atuação e de Processos de Performance II; Laboratório de Atuação e Performance I; Laboratório de Atuação e Performance II".. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  7. Vestibular para BAC no Instituto de Artes da Unesp.. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  8. Concurso público para professor substituto no conjunto de disciplinas Corpo e Voz I, II, III e IV. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  9. Concurso público para professor substituto no conjunto de disciplinas Laboratório de História do Teatro III; Laboratório de História do Teatro IV; Laboratório de História do Teatro Brasileiro do Seculo XIV ao Seculo XIX; Laboratório de História do Teatro Brasileiro do Seculo XX ao Seculo XXI; Teatro Brasileiro III e IV. Ano: 2015. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  10. Vestibular para BAC no Instituto de Artes da Unesp.. Ano: 2014. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  11. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas "Laboratório de Teatro I e II", "Laboratório de Teatro I e III e IV". Ano: 2014. Instituto de Artes.
  12. Banca para exame de aptidão no vestibular do curso de Licenciatura em Arte - Teatro. Ano: 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  13. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas ?Estudos Práticos de Teatro Brasileiro?, laboratório de Teatro I e II. Ano: 2013. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  14. Vestibular para LAT no Instituto de Artes da Unesp.. Ano: 2013. Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes.
  15. Concurso público de títulos e provas para contratação de Professor Substituto nas disciplinas ?Estudos Práticos de Teatro Brasileiro? e ?História do Teatro e da Literatura Dramática V e VI?. Ano: 2012. Instituto de Artes.
  16. concurso público para Professor adjunto de Encenação. Ano: 2009. Universidade Federal da Grande Dourados.
Resumo das Informações

Projetos

5

Produções

5
2
1
4
1
7
7

Produções Técnicas

30
3
5

Eventos

40
15

Orientações

3
24

Bancas

34
16