Resumo


Professora do Instituto de Artes da UNESP: Programa Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes com área de concentração em Ensino de Artes, e curso Licenciatura em Música. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, desenvolveu a tese ?Música na Escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública?; Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Integrou as equipes do MEC que elaboraram os PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte / Música - Ensino Fundamental de 1a a 4a séries e de 5a a 8a séries; do Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Proposta Curricular para Educação de Jovens e Adultos, segundo segmento do Ensino Fundamental - 5a a 8a séries. Coordenou o projeto que concebeu de formação continuada de educadores para ensino de música na escola " Tocando, cantando,...fazendo música com crianças", projeto de pesquisa-ensino parceria Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes/SP e UNESP/ Instituto de Artes/ Fundunesp, no período de 2007 a 2012. Desenvolve pesquisas sobre formação de professores em Educação Musical. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila

Linha de Pesquisa

Graduação: Processos Artísticos, experiências educacionais.
Objetivos:
Estudos sobre a perspectiva epistemológica das práticas de ensino no contexto escolar.
Grande área:
Linguística, Letras e Artes
Sub-Area:
MUSICA
Setor:
ATIVIDADES ARTISTICAS, CRIATIVAS E DE ESPETACULOS; ATIVIDADES ARTISTICAS, CRIATIVAS E DE ESPETACULOS; EDUCACAO; EDUCACAO
Pesquisa-ensino, Pedagogia da Comunicação e Formação de Professores
Objetivos:
Pensar práticas, partilhar questionamentos e experiências, analisar e compreender as relações de seus alunos com o conhecimento, para transformar sua atividade profissional em atividade de pesquisa, reflexiva e criadora.
Grande área:
Linguística, Letras e Artes
Sub-Area:
MUSICA
Setor:
EDUCACAO

Projetos

Projetos de pesquisa
2016 - Atual
Estágio na licenciatura em música: articulações com educação formal e educação não formal.

Esta pesquisa se propõe a construir conhecimento sobre a articulação entre estágio na educação formal e na educação não formal, dois espaços onde o ensino de música acontece; a parceria entre a educação básica e universidade por meio do estágio; a contribuição do estágio no processo de formação de professores na licenciatura em música.

Situação: Em Andamento
2013 - 2015
Avanços e necessidades de superações na formação continuada de professores de Arte/Música em redes públicas de ensino, modalidade Cursos de Especialização EaD

Esta pesquisa visa ampliar o conhecimento que se tem sobre formação continuada de educadores de redes públicas de ensino, por meio de Cursos de Especialização à distância, em Educação Musical / Ensino de Música, oferecidos por universidades públicas. E também: analisar presença, avanços e superações necessários; e apresentar contribuições neste campo.

Situação: Finalizado
2012 - Atual
Teoria e prática entr(es)paços da Arte na Pedagogia / GPAP: Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia.

O projeto de pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, dentro da linha de pesquisa: Arte na Pedagogia - a formação do professor para a contemporaneidade. Focaliza a presença da arte nos cursos de Pedagogia. O primeiro levantamento nacional "Situação da Arte na Pedagogia: levantamento nacional "(2012-2013) amplia e fundamenta o potencial da presença da arte nos cursos de Pedagogia e contribuição em projetos interdisciplinares, a parir de pesquisas e trocas entre os profissionais que atuam na área. "Situação da Arte na Pedagogia: ampliações e análises" (2013-2015) dá continuidade ao levantamento inicial concluído em fevereiro 2013 e se propõe a ampliações e análises da presença da arte nos cursos de Pedagogia. "Teoria e prática entr(es)paços da Arte na Pedagogia"Dando continuidade às pesquisas realizadas junto ao GPAP - Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia, inicia-se uma nova pesquisa. Seguindo a mesma dinâmica já realizada, onde dados levantados coletivamente se prestam a diferentes focos de análises de acordo com os interesses dos professores envolvidos, a pesquisa se inicia coletivamente nas suas primeiras fases e se abre como um amplo guarda-chuva que abriga outros com focos específicos, mas conectados ao campo maior da arte na Pedagogia nos primeiros 15 anos do século 21.

Situação: Em Andamento
2010 - 2012
Tocando e cantando...fazendo música com crianças

Projeto de pesquisa-ação, modalidade pesquisa-ensino, parceria entre o Instituto de Artes da UNESP, FUNDUNESP e Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes - SP. Projeto de pesquisa-ação, modalidade pesquisa-ensino, de formação inicial de professores: alunos do curso Licenciatura em Música IA-UNESP e de formação continuada de educadores: Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes - SP. A Prefeitura Municipal de Educação de Mogi das Cruzes foi que financiou o projeto. Total de pesquisadores estagiários: Em 2010: 26 pesquisadores estagiários Em 2011: 28 pesquisadores estagiários Em 2012: 32 pesquisadores estagiários (São os que estão relacionados em Equipe de Pesquisadores. Entre eles estão os pesquisadores estagiários da cidade e da região.) Não foram relacionados os de 2010 e de 2011, pois a lista de nomes seria muito grande.

Situação: Finalizado
2005 - 2009
Tese de Doutorado: Música na Escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública.

Esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores da rede pública, que trabalham com ensino de música na escola de Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A investigação compreende duas fases. A primeira dialogando e refletindo sobre contribuições de Caldeira Filho e do ?Experimental da Lapa?, dentre outros, referentes a música na escola. A segunda descrevendo e analisando o projeto de pesquisa-ação Tocando, cantando,...fazendo música com crianças, da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, (SP), apresentando considerações para o desenvolvimento de projetos de formação contínua de educadores em ensino de música, capazes de promover a superação da barreira do ensino tradicional, desenvolvendo a linguagem sonora e musical e a produção de conhecimentos sobre ensino de música para crianças, a partir da incorporação de novos paradigmas de ensino. Orientaram-me os seguintes objetivos: Contribuir com a produção de conhecimentos para desenvolver projetos de formação contínua de educadores da rede pública, em ensino de música para crianças; propiciar ao educador em exercício na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, em processo de formação contínua, ?saber música e saber ser educador que trabalha com música?. Procedi a uma pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação colaborativa/comunicacional. A análise dos dados recolhidos ao longo do desenvolvimento do projeto resulta em princípios norteadores de Projetos de Formação Contínua de Educadores, para a superação do modelo tradicional de ensino de música, propiciadores da incorporação de novos paradigmas de ensino. São eles: construídos a partir dos docentes, de suas experiências profissionais, de seus conhecimentos e desconhecimentos de música e do ensino de música; privilegiam o lócus da escola como espaço de construção, inscrevem-se em seu Projeto Político Pedagógico; são de realização interdisciplinar; e no modo de ?pesquisa-intervenção?, procedimento indispensável para cobrir pontos fundamentais em projetos de Formação Contínua de Professores de Música para crianças, quais sejam: 1. proceder a avaliação diagnóstica, processual e final; 2. articular o trabalho escolar de prática de ensino-investigativa, com trabalho de pesquisa-ensino da Universidade; 3. dar conta de importantes funções de um ensino produtivo de música: a) que providencie ensino de música como linguagem, incluindo música popular de tradição à erudita; b) que resulte na produção de conhecimento sobre ensino de música, no registro desse conhecimento produzido e em sua socialização através de escrita, publicação de artigos, participação em congressos; c) que se realize de forma contextualizada, envolvendo profissionais de música e ensino de música, bem como amadores da comunidade onde a escola se situa.

Situação: Finalizado
Projetos de extensão
2016 - 2016
Reformulação das Licenciaturas em Música na atualidade: Reflexões, Diálogos e Ações

Reformulação das licenciaturas em música na atualidade: reflexões, diálogos e ações. Contribuindo com as discussões que foram feitas em 2016 sobre licenciaturas em música, houve o Encontro organizado por mim e pelos profs Rejane Coutinho e Fábio Miguel do Instituto de Artes da UNESP. Foi elaborado um roteiro composto por mesa redonda e roda de conversa. Foram convidados a comunidade interna bem como o público interessado . Realização do PROF-ARTES/ES Associada: Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista ? UNESP, programa no qual sou docente no Mestrado Profissional.

Situação: Finalizado
2015 - 2015
Encontro com Maura Penna

Palestra, conversa com os alunos, intervenções do público sobre o ensino de música na contemporaneidade.

Situação: Finalizado
2015 - 2015
Música para Todos. Ensino de música para pessoas com necessidades especiais: atividades e estrategias

Fez parte do projeto ?Música para todos? dois Encontros que foram contrapartida de um intercâmbio realizado por Ana Célia de Lima Viana durante os meses de abril a junho de 2015, com bolsa do Ministério da Cultura. Durante o intercâmbio Ana Célia realizou um estágio de observação no Resonaari Special Music Centre, localizado em Helsinki, Finlândia. Trata-se de uma escola de música para alunos com necessidades especiais. Na fase final deste projeto foram realizados dois Encontros no Instituto de Artes da UNESP, com relatos sobre a experiência vivida,. Foram também apresentadas sugestões de atividades musicais e estratégias de ensino de música para pessoas com necessidades especiais, baseadas nas experiências vivenciadas durante o período do intercâmbio. Ana Célia de Lima Viana é graduada em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP, tendo atuado sob minha coordenação e supervisão no Projeto ?Tocando e Cantando,...fazendo música com crianças?. Ela fez, também, Mestrado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Situação: Finalizado
2015 - 2015
O CONTEÚDO MÚSICA EM LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS: UMA AMPLA COLETA E PESQUISA, DOS ANOS 1930 AOS DIAS ATUAIS.

Encerramento do Projeto de Iniciação Científica do meu orientando de Iniciação Científica, curso Licenciatura em Música, Gildo Fontolan Neto. Este projeto qteve como tema O CONTEÚDO MÚSICA EM LIVROS DIDÁTICOS E PARADIDÁTICOS: UMA AMPLA COLETA E PESQUISA, DOS ANOS 1930 AOS DIAS ATUAIS. Foi organizado por mim um Encontro ?Livros, contextos, crenças de diferentes épocas na formação de professores de música?, que discutiu: a) questões referentes a livros didáticos e paradidáticos na formação de professores que atuam com música na educação básica; b) características das publicações por década, a partir dos anos 1930.

Situação: Finalizado
2013 - 2013
Projeto PROGRAD: Núcleo de Ensino da UNESP- Campus de São Paulo / V Encontro

O Projeto do Núcleo de Ensino da UNESP, campus de São Paulo desenvolveu-se no ano de 2013. Neste projeto houve o V Encontro do Núleo de Ensino, que teve como público alvo alunos, comunidade acadêmica, escolas públicas parceiras dos projetos do Núcleo de Ensino, professores das redes municipais e estaduais de São Paulo e região. O V Encontro do Núcleo de Ensino do Instituto de Artes, Unesp Campus de São Paulo, apresentou produções de música e dança deste Núcleo de Ensino, bem como espetáculo teatral "Homens e Caranguejos". Houve uma mesa "O ensino de Arte na Contemporaneidade" , na qual participaram profissionais de diferentes linguagens artísticas: Dança (Profa Dra Isabel Marques - Caleidos Cia de Dança); Música ( Prof. Dr. Marco Scarassatti - UFMG); Artes Cênicas (Profa Dra Lúcia Romano - IA UNESP)

Situação: Finalizado
2010 - 2012
ACorda Toda

O Projeto ACorda Toda é uma atividade de extensão do Instituto de Artes da UNESP, conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo, que visa a inclusão social de crianças de 6 a 14 anos que convivem no Centro para Crianças e Adolescentes do bairro da Lapa, através da educação musical. As atividades de ensino se dividem em ensino de cordas friccionadas, coro e musicalização.

Situação: Finalizado

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (3)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Ensino de Música na Escola: formação de educadores. Revista da ABEM, v. 20, p. 131 - 138, 2012.
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projetar e tecer, tecer e projetar. Boletim Arte na Escola, v. 57, p. 4 - 5, 2010.
  3. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. CAPACITAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ARTE ? PROJETO III SALÃO DE ARTE INFANTO JUVENIL. Boletim Arte na Escola, v. 4, p. 4 - 5, 1993.
Capítulos de livros publicados (11)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; GARCIA, Márcia Silvia; BETONE, S. D.; MELLO, V. G. V.. Experimentos da educação musical no ensino médio., p. 201 - 221, 2014.
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Diferentes tempos/espaços do ensino de música na escola., p. 318 - 329, 2012.
  3. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; LONGUITANO, Gabriel Augusto; FRANCO, Jacqueline Oshima; GARCIA, Márcia Silvia; GRANATO, Guilherme. Música no Ensino Médio: possibilidades e alcance., p. 1615 - 1630, 2011.
  4. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Música na Escola: desafios, perspectivas na formação contínua de ed. da rede pública...., p. 1, 2007.
  5. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Linguagens da Arte., p. 253 - 262, 2001.
  6. GIRALDEZ, Andrea; SANZ, Estefania; BARTA, Fernando; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; BUCCI, Maria Cristina Martins Pereira. Música e dança., p. 89 - 191, 2000.
  7. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projetos de trabalho: dando vida aos conteúdos de música., p. 117 - 145, 1999.
  8. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Que coisas nossos alunos já sabem: evitando rupturas e dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem de Artes nas séries finais do Ensino Fundamental., p. 93 - 109, 1999.
  9. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Tratando de questões sociais em Artes abordando conteúdos de forma significativa para o jovem., p. 55 - 85, 1999.
  10. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Música latino americana na formação contínua de professores brasileiros., p. 80 - 86, 1998.
  11. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Relato de Experiência: Ensino de Arte - A escola e o museu integrando as linguagens plástica e musical, gerando um trabalho interdisciplinar., p. 29 - 31, 1993.
Textos em jornais de notícias/revistas (2)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Brincar, tocar, cantar!. Educando em Mogi, São Paulo p. 3 - 5, 2004.
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Capacitação Continuada de Professores de Arte - Projeto III Salão de Arte Infanto Juvenil. Boletim Arte na Escola, São Paulo p. 4 - 5, 1993.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; HENRIQUES, W. S. C.; RODRIGUES JUNIOR, A. J.. Tocando, cantando,...fazendo música com crianças: um olhar à busca de pistas para caminhantes. Anais [do] 2. Congresso Nacional de Professores [e] 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores [recurso eletrônico] : 7 ? 9 abril,, São Paulo:UNESP, 2014 v. 01,
  2. MARTINS, Miriam Celeste; PEDAGOGIA, G. P. A. N.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; SOUZA, A. P. A.; MOMOLI, D. B.; RANGEL, D. C.; POUGY, E. G. P.; MACIEL, E.; VIDAL, F. S. L.; WOSNIAK, F.; CARVALHO, F. O.; MAGAVE, J. P.; ARAGAO, J. S.; SAMPAIO, J. L. F.; LOMBARDI, L. M. S. S.; GOLDBERG, L. G.; KLEBER, M. O.; SILVA, M. C. R. F.; PIERI, M. G. C.; FALCAO, M. J. B.; RODRIGUES, M. S.; REDIN, M. M.; SCHNEIDER, M. I.; COSTA, M.; FERREIRA, M.; TRAVERZIM, M.; MARINHO, N. A.; PANOZZO, N. S. P.; EGAS, O. M. B.; FERRARI, P. F.; CUNHA, S. R. V.; VALENTINI, S. M.; NARDIM, T. L.; PLETITSCH, V. L.. Arte na Pedagogia. XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em trânsito, São Paulo:UNESP -FAEB, 2012 v. 01, p. 1 - 19
  3. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Diferentes tempos/espaços do ensino de música na escola. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula, Araraquara/SP:Junqueira&Marin, 2012 v. 03,
  4. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Rap e catira: experiência híbrida em uma escola municipal de Mogi das Cruzes - SP. XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, Goiânia:UFG, 2010 v. 01, p. 2402 - 2407
  5. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Apreciação estética: elemento desencadeador de processos de criação artísticos. ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO - A Poética da Docência, Montenegro / RS:Editora da Fundarte, 2005 v. 01, p. 55 - 61
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; BETONE, S. D.; MELLO, V. G. V.. Caminhos da Educação Musical no Ensino Médio. III Encontro Núcleos de Ensino da UNESP & II Encontro PIBID, São Paulo:Editora da UNESP, 2012
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; LONGUITANO, Gabriel Augusto; GRANATO, Guilherme; FRANCO, Jacqueline Oshima; GARCIA, Márcia Silvia. Música no Ensino Médio: possibilidades e alcance. II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID da UNESP, São Paulo:PROGRAD - UNESP, 2010 v. 01,
Resumos publicados em anais de congressos (3)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, São Paulo:Pró-Reitoria de Graduação, 2005 v. 01, p. 240 - 240
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Formação continuada de professores de Arte: possibilidade na relação Escola - Sociedade. VIII Congresso Nacional da Federação de Arte - Educadores do Brasil, Florianópolis / SC:UDESC, 1995 v. 01, p. 234 - 234
  3. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Oficina Pedagógica de Educação Artística e a experiência trazida da sala de aula. III Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, São Paulo / SP:Imprensa Oficial do Estado S.A., 1994 v. 01, p. 189 - 189
Apresentações de Trabalho (10)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.Música na escola: um mundo de possibilidades. UNICAMP. 2014
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.PALESTRA: Tocando, cantando,...fazendo música com crianças: fundamentos, práticas, publicações, pesquisa e formação de educadores. Universidade do Estado de Santa Catarina / Centro de Artes. 2012
  3. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XVI ENDIPE. UNICAMP. 2012
  4. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.PAINEL TEMÁTICO A música na escola via Secretarias de Educação: três estudos de caso nas cidades de Natal(RN), Mogi das Cruzes (SP) e Gramado (RS). Centro de Convenções de Vitória. 2011
  5. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.Mesa redonda na II Semana de Educação Musical IA-UNESP. Instituto de Artes / Unesp. 2010
  6. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.MESA REDONDA: Música na escola, para quê?. Instituto de Artes - UNICAMP. 2010
  7. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.PALESTRA: Jogos e movimento: necessidade do lúdico na construção dos saberes infantis. Auditório do CEMFORPE. 2008
  8. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.PALESTRA: Conversas sobre ensino de música na escola regular. Centro Universitário Maria Antonia. 2008
  9. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.Mesa redonda: A estrutura curricular dos cursos de licenciatura em música. Instituto de Artes - UNICAMP. 2008
  10. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila.COMUNICAÇÃO: Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública. Hotel Vacance. 2005
Outras produções bibliográficas (5)
  1. TOCANDO E CANTANDO N.3. 2012.
  2. TOCANDO E CANTANDO N.2. 2009.
  3. TOCANDO E CANTANDO N.1. 2007.
  4. Artes do Festejar e Brincar / Caderno n.6. 2001.
  5. Música na Escola. 1992.

Produção Técnica

Assessoria e Consultoria (8)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; MASTER, S.. PROGRAD: Oficio Circular nº 33-2014-Prograd - Solicitação de manifestação do MP/SP aos Departamentos de Educação da UNESP. 2014.
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2012.
  3. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2011.
  4. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2010.
  5. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2009.
  6. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2008.
  7. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; ROTTA, M. R. C. M.; FONSECA, M. F.; CAMPOS, W. G.; ARANTES, M.. Proposta Curricular Educação de Jovens e Adultos - São Bernardo do Campo. 2007.
  8. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2007.
Processo Técnica (34)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Parecerista no XXVIII Congresso de Inicação Científica da UNESP. 2016.
  2. MARTINS, M. C. F. D.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; BONCI, Estela M. O.. Comissão Científica do II Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia. 2016.
  3. COLVARA, L. D.; GATTI, B. A.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; TORRES, J. C.; SPAZZIANI, M. L.; LOPES, A. A.; SILVA JUNIOR, C. A.; ITO, C. A.; ARENA, D. B.; INFORSATO, E. C.; ZANATTA, E. M.; SARTI, F. M.; P.RESENDE, F. M.; SAGLIETTI, J. R. C.; MIZUKAMI, M. G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; ANDRE, M. E. D. A.; SOUZA, R. J.; PINHO, S. Z.; MENDONCA, S. G. L.. Comissão Científica III Congresso Nacional de Formação de Professores e IIII Congresso Estatual Paulista sobre formação de educadores. 2016.
  4. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; FONTERRADA, Marisa Trench de O.; MIGUEL, J.; HENRIQUES, W. S. C.; VERTAMATTI, L. R. G.. Pareceres para a VI Semana da Educação Musical do Instituto de Artes / UNESP. 2016.
  5. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; HENRIQUES, W. S. C.; FRANCA, C. C.; ARROYO, M.. Parecerista X Encontro Regional ABEM Sudeste / III Encontro de Educação Musical do Colégio Pedro II. 2016.
  6. ARROYO, M.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2015.
  7. TUDISSAKI, S. E.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; LIMA, Sonia R. A.; MASINI, E. A. F. S.. Integrante do Conselho Editorial Acadêmico / Editora Cultura Acadêmica / Ensino de música para pessoas com necessidades deficiência visual. 2015.
  8. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; GATTI, B. A.; SILVA JUNIOR, C. A.; ARENA, D. B.; INFORSATO, E. C.; ZANATTA, E. M.; RUBO, E. A. A.; SARTI, F. M.; SAGLIETTI, J. R. C.; TORRES, J. C.; NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N.; PAGOTTO, M. D. S.; ANDRE, M. E. D. A.; SOUZA, R. J.; PINHO, S. Z.. Membro da Comissão Científica do II Congresso Nac. de Formação de Prof. e do XII Congresso Est. Pta sobre Formação de Educadores. 2014.
  9. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres (13) para o II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014.
  10. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Comitê Científico IX Encontro Regional Sudeste da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. 2014.
  11. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres(5 )Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Processo Seletivo. 2013.
  12. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; COUTINHO, Rejane G.; PARANAGUA, A.; MARTINS, Miriam Celeste. Parecer XXIII CONFAEB ARTE EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO. 2013.
  13. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Parecer de Mérito para FEUSP, referente à solicitação de reconhecimento de título de doutor da Senhora Sandra Regina do Amaral, obtido na Universidade Autônoma de Assuncion - Paraguai São Paulo. 2013.
  14. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres (5) para o XXII Congresso Nacional da ABEM. 2013.
  15. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Avaliadora da 1a fase PIBIC: seleção de trabalhos a serem apresentados na 2a fase.. 2013.
  16. Mario Sergio Vasconcelos. Parecer para PROGRAD sobre publicação de um texto.. 2012.
  17. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres (4) para PROPE/UNESP - PIBIC/PIBITI 2011/2012. 2012.
  18. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres (4) para o XVI ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino). 2012.
  19. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Parececeres (2) para o XXII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa Pós Graduação em Música. 2012.
  20. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Comitê Cientíico, Pareceres (19) para Comunicações XXII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. 2012.
  21. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Membro da Comissão Científica; pareceres (3) para Comunicações IV Semana de Ed. Musical IA- UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. 2012.
  22. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceristas Ad Hoc da Revista ABEM N.27. 2012.
  23. DAVID, Célia Maria. Parecer para PROGRAD - publicação de um texto. 2012.
  24. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Pareceres(4) para Processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2012.
  25. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Parecer para IA- UNESP: Relatório do Projeto de Extensão Universitária: IADANÇA - GRUPO DE DANÇA DO IA UNESP,. 2010.
  26. Samuel de Souza Neto. Parecer para PROGRAD referente a texto a ser publicado O CORPO NA ESCOLA E A ESCOLA NO CORPO: PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA DA UNIDADE E PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2010.
  27. GODOY, Kathya M. Ayres de e outros; PARECERISTA, I. M. B. A. F.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Parecer para PROGRAD de artigo a ser publicado APROXIMAÇÕES ENTRE A MÚSICA, O MOVIMENTO E A DANÇA NO PROJETO DANÇANDO NA ESCOLA. 2010.
  28. Mario Sergio Vasconcelos. Parecer para PROGRAD referente a texto para ser publicado INTERAÇÕES E INTERLOCUÇÕES NA ED. INFANTIL: ATIVIDADES LÚDICAS E REFLEXIVAS COM RECURSOS MUSICAIS. 2010.
  29. GODOY, Kathya M. A. de. Parecer para PROGRAD referente a texto a ser publicado UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROJETO DANÇANDO NA ESCOLA: A OFICINA O JOGO TEATRAL E A DANÇA. 2010.
  30. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; PARECERISTA, I. M. B. A. F.. Parecer para publicação: Educação Musical à distância: propostas para ensino e aprendizagem de percussão (tese doutorado). 2010.
  31. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; PARECERISTA, I. M. B. A. F.. Parecer para Instituto de Arte: Relatório Trienal Profa Dra Luiza H. da S. Cristov-período de 01 /01 /2007 a 31/ 12 / 2009. 2010.
  32. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; PARECERISTA, I. M. B. A. F.. Análise e avaliação TCC - A ESCUTA MUSICAL DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. 2009.
  33. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; PARECERISTA, I. M. B. A. F.. Análise e avaliação TCC - VOZES DISCENTES: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO MUSICAL DA UNESP. 2008.
  34. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; JOLY, Ilza Zenker L.; SUGAHARA, L.. Integrante do Comitê Científico do I Congresso Nacional de Educação Musical e V Encontro Regional da ABEM - Região Sudeste. 2007.
Desenvolvimento de material didático ou instrucional (2)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; MUSSOLIN, Maria Claudia Milan Robazzi. Suplementos Didáticos 'Coleção Mestres da Música': Bach, Beethovem, Mozart, Tchaikovsky - (Auxiliar o professor de Ensino Fundamental para desenvolver projietos pedagógicos, tendo como base livros da coleção). 2003.
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; BARBOSA, A. A.; FILIPOUSKI, A. M.; BUORO, A. B.; RIZZI, C.; GRINSPUM, D.; BAY, D. M. D.; NASCIMENTO, E. A.; VERGARA, L. G.; BIAZUS, M. C. V.; CHIOVATTO, M.; FUSARI, M. F. R. E.; SAPIENZA, Tarcísio Tatit (Coord.). Materiais de Apoio Educativo para o Trabalho do Professor com Arte - (Instigar e fornecer subsídios para professores e especialistas sobre formas de incorporar conteúdos apresentados pela XXIV Bienal, nas propostas de ensino da rede escolar.). 1998.
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia (16)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; FONTERRADA, Marisa Trench de O.; PENNA, M.. Reformulação das Licenciaturas em Música na atualidade: reflexões, diálogos e ações.. 2016.
  2. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; SANTOS, J.; TRAVERZIM, M.; RAPOSO, P.. Entrevista 'Ser professor: construindo a identidade docente'. 2016.
  3. MARTINS, Miriam Celeste; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Entrevista Desafios e proposições: os olhares de professores de professores. 2015.
  4. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; BITTENCOURT, C. M. F.; PUCCI, Magda; ALMEIDA, M. B. S.. Coord. Mesa Redonda: Encontro: livros, contextos, crenças de diferentes épocas na formação de professores de música.. 2015.
  5. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; KOIFMAN, H.. Entrevista Revista Patio Ensino Fundamental: Em Um Novo Tom. 2014.
  6. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; IOCHPE, Evelyn Berg; AMARAL, Lilian; BARBIERI, S.. Entrevista 30 x Bienal: PESQUISA DO SEMINÁRIO ARTE EM TEMPO / Transformações da arte brasileira.. 2013.
  7. GALVAO, F.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; PALMA FILHO, J. C.; TUTTMAN, M.. Entrevista Boletim Arte na Escola: Música ganha currículo nacional. 2013.
  8. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; IOCHPE, Evelyn Berg; BITTENCOURT, R.. Mesa Redonda: 30 X Bienal: Arte em Tempo / Transformações na arte brasileira da 1a à 30a edição MESA REDONDA. 2013.
  9. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Jornal Brasil Econômico - (Fui entrevistada) Congresso já se preocupa com um currículo escolar melhor. 2012.
  10. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Lançamento do livro 'Brincando e aprendendo: um novo olhar para o ensino da música. 2011.
  11. AGUIAR, J.; GEIGER, L.; FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Revista Pesquisa FAPESP - Sonoridades Escolares / Ensino de Música volta a ser obrigatório / Fui uma das entrevistadas. 2011.
  12. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. TV Escola / MEC - Programa: Salto para o Futuro / Fui entrevistada. 2011.
  13. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; CRUZ, J.. Agência USP de Notícias: Do, ré, mi, fá: as notas são as mesmas, mas a aula de música é diferente / Fui entrevistada. 2010.
  14. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. UNIVESP TV Fui entrevistada - Educação Infantil: diferentes formas de linguagens expressivas e comunicativas. 2010.
  15. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila; CRUZ, J.. Agência USP de Notícias: Professor escolar pode tornar a aula de música mais atraente / Fui entrevistada. 2010.
  16. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Radio Joven Pan - Programa Jornal de Serviço / Fui entrevistada. 2010.
Relatório de pesquisa (1)
  1. FERNANDES, Iveta Maria Borges Avila. Relatório do Projeto A Educação Pública e a XXIV Bienal de São Paulo. 1998.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (85)
  1. Histórias da Arte/Educação: Diálogos com Ana Mae Barbosa. 2016. (Seminário)
  2. Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia. 2015. (Simpósio)
  3. Organização de livros e seus autores V Encontro Nacional do GPAP. 2015. (Encontro)
  4. Integrante do GT Políticas Públicas Educacionais para a área de música no Brasil XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Congresso)
  5. XXIV Congresso da ANPPOM. 2014. (Congresso)
  6. Tocando, cantando,...fazendo música com crianças: um olhar à busca de pistas para caminhantes II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (Congresso)
  7. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (Congresso)
  8. Metas para a Pós-Graduação para o triênio e estudo de formas de otimizar a produção do programa (docente e discente) IA UNESP Fórum do Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado/Doutrado. 2014. (Outra)
  9. Planejamento 2014 III Forum de Imersão Pedagógica do DACEFC, Instituto de Artes-UNESP. 2014. (Outra)
  10. Peking Opera Troupe / Realização IA-UNESP. 2013. (Oficina)
  11. Ações inovadoras nas práticas pedagógicas no ensino de graduação (participação) II Workshop sobre metodologias de ensino para a UNESP do Século XXI.... 2013. (Oficina)
  12. Apresentação Formação em Arte para professores da Educação Infantil e Series Iniciais - GRUPO DE PESQUISA ARTE NA PEDAGOGIA III Congresso Internacional CIENCIAS, TECNOLOGIAS Y CULTURAS. DIALOGOS ENTRE LAS DICIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. 2013. (Congresso)
  13. Coordenação de Sessão de Comunicações de Pesquisa e Relatos de Experiência IV Semana de Ed. Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. 2012. (Encontro)
  14. Plenária Ampliada da ADUNESP (Associação de Docentes da Unesp). 2012. (Outra)
  15. Práticas Pedagógicas com diferentes linguagens e espaços XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2012. (Congresso)
  16. Alicerces do Projeto Tocando, cantando, fazendo música com crianças XXII CONFAEB (Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil). 2012. (Congresso)
  17. Formação inicial e continuada em Arte: teorias / práticas / poéticas XXII CONFAEB- Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. 2012. (Congresso)
  18. Tocando, cantando,...fazendo música com crianças: fundamentos, práticas, publicações, pesquisa e formação de educadores II Encontro de Pesquisa e Extensão do MuSE em parceria com o Departamento de Música do CEART / UDESC. 2012. (Outra)
  19. Ensino de Música e formação de professores Conselho Nacional de Educação:Simpósio Ensino de Música na Ed. Básica. 2012. (Simpósio)
  20. Arte na Pedagogia - Mirian Celeste Martins e Grupo de Pesquisa GPAP XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. 2012. (Congresso)
  21. A importância das intervenções pessoais e culturais nas abordagens metodológicas. 2011. (Encontro)
  22. A música na escola via secretarias de educação: Três estudos de casos nas cidades de Natal (RN), Mogi das Cruzes (SP) e Gramado(RS) XX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). 2011. (Simpósio)
  23. O papel do jogo na Educação Musical III Semana de Educação Musical IA/UNESP - Formação do Professor de Educação Musical - idéias, conceitos, estratégias, ações. 2011. (Outra)
  24. Encontro sobre O Ensino da Arte Contemporâneo. 2011. (Encontro)
  25. Qual é mesmo o papel da música no contexto escolar? Em cena o contexto contemporâneo VI Seminário do Ensino de Arte Goiânia: Desafios e Possibilidades Contemporâneas. 2010. (Seminário)
  26. Formação do educador Musical II Semana de Educação Musical / IA Unesp- Educação Musical em Diálogo. 2010. (Simpósio)
  27. VI Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas. 2010. (Seminário)
  28. A elaboração de Projetos de Pesquisa e Currículo Lattes - Profa Dra Lia Tomás. 2010. (Outra)
  29. II Encontro do Núcleo de Ensino da Unesp - Campus de São Paulo. 2010. (Encontro)
  30. Música na escola, pra que? III Encontro de Educação Musical - UNICAMP. 2010. (Encontro)
  31. Projeto Música no Ensino Médio: possibilidades e alcance Encontro do Núcleo de Ensino da Unesp - Campus de São Paulo. 2009. (Encontro)
  32. A música no currículo da escola: conteúdos e práticas educativas V Seminário Ensino de Música nas Escolas - Políticas e contextos formativos. 2009. (Seminário)
  33. Painel expositivo de projetos de educação musical nas escolas já implementados FUNARTE - Música nas Escolas: caminhos para a implementação da Lei 11.769. 2009. (Encontro)
  34. A estrutura curricular dos cursos de Licenciatura em Música I Encontro de Educação Musical - Instituto de Artes - Unicamp. 2008. (Encontro)
  35. Musicalização com crianças de 0 a 8 anos - Josette Feres. 2008. (Outra)
  36. Encontro dos Núcleos de Ensino da Unesp - 21 anos.. 2008. (Encontro)
  37. Jogos e movimento: necessidade do lúdico na construção dos saberes infantis I Jornada de Estudos de Educação Infantil e os Desafios do Século XXI. 2008. (Outra)
  38. XVII Encontro Anual da ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical. 2008. (Encontro)
  39. Música na escola - a questão da formação I Congresso Nacional de Educação Musical e V Encontro Regional ABEM Sudeste. 2007. (Congresso)
  40. XVII Congresso da ANPPOM - São Paulo. 2007. (Congresso)
  41. A lei e a realidade no ensino da arte II Semana de Arte Educação na ECA USP. 2007. (Simpósio)
  42. II Simpósio PROGRAD-UNESP: A Prática De Ensino Em Questão. 2007. (Simpósio)
  43. Práticas sociais e processos educativos em Ed. Mus.Ilza Joly. 2007. (Outra)
  44. Arte e educação libertária: a importância da Arte..Pacheco, José. 2007. (Outra)
  45. Ensino contextualizado e aprendizagem significativa Forum Mundial de Educação do Alto Tietê. 2007. (Outra)
  46. Tocando e cantando,...fazendo música com crianças de Mogi das Cruzes Palestra no IA UNESP para o GEPEM / Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical. 2007. (Outra)
  47. Fernando Hernández /Seminário: Porque é tão necessário mudar a escola? Porque é tão difícil mudar a escola?. 2006. (Outra)
  48. Debate: ARTE-EDUCAÇÃO III Mostra de Artes Cênicas. 2006. (Outra)
  49. Políticas Educacionais para o Ensino de Arte II Encontro de Arte/Educação da UNESP. 2006. (Encontro)
  50. Música na escola: desafios e perspectivas na formação contínua de educadores da rede pública VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2005. (Congresso)
  51. Intencionalidade Pedagógica: como provocar estados de apreendência 19o Seminário Nacional de Arte e Educação de Montenegro. 2005. (Seminário)
  52. Grupo de Trabalho Formação de Educadores para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ?Modos de Ser Educador: Artes e Técnicas, Ciências e Políticas?. 2005. (Congresso)
  53. Iniciando projetos de música em escolas da SME de Mogio das Cruzes 1o Encontro de Formação de Professores da Educação Básica (ENFOPEB). 2004. (Encontro)
  54. O arte educador e seus percursos profissionais significativos Arte, Educação e Cultura. 2004. (Encontro)
  55. Iniciando projetos de música em escolas da SME de Mogi das Cruzes 1° Encontro de Formação de Professores da Educação Básica (ENFOPEB). 2004. (Encontro)
  56. ....... Arte, educação e cultura. 2004. (Encontro)
  57. Múltiplas linguagens na construção curricular - Música e Dança III Congresso Municipal de Educação - São Paulo rumo à cidade educadora. 2004. (Congresso)
  58. Múltiplas linguagens na construção curricular ? Música e Dança III Congresso Municipal de Educação: ?São Paulo Rumo à Cidade Educadora?. 2004. (Congresso)
  59. Expressão e construção na linguaem musical IV Semana de Artes Plásticas. 2004. (Simpósio)
  60. Apreciação Musical na Rede Pública Congresso Internacional SESC-ARACI de Regência Coral. 2003. (Congresso)
  61. Membro do Grupo de Trabalho Educação Continuada dos Profissionais de Ensino VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ?Teorias e Práticas ? Imagens e Projetos?. 2003. (Congresso)
  62. A arte e a formação global dos alunos Encontro de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Mogi das Cruzes. 2002. (Encontro)
  63. Seminário Temático sobre Ensino de Arte, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Arte O ensino da música e os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental. 2002. (Simpósio)
  64. A arte e a formação global dos alunos Encontro de educadores da rede municipal de ensino. 2002. (Seminário)
  65. O ensino de música e os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental Seminário Temático sobre o ensino de Arte, do Núcleo de Estudos e pesquisas em ensino de Arte. 2002. (Seminário)
  66. Dewey: vida e educação Semana da Pedagogia 2002. 2002. (Simpósio)
  67. Membro do GT-5 Educação Continuada de Profissionais do Ensino VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ?Formação de Educadores: Desafios e Perspectivas para o Século XXI?. 2001. (Congresso)
  68. Arte educadores do estado de São Paulo / AESP Encontro da Associação dos Arte Educadores do Estado de São Paulo. 2001. (Encontro)
  69. Ensino da arte na virada do milênio: conquistas e desafios VI Encontro Regional e Encontro Estadual da AESP. 1999. (Encontro)
  70. O ensino musical nos diversos níveis de aprendizagem II Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). 1999. (Encontro)
  71. As linguagens da arte e suas relações com a educação Encontro de Arte e Ensino - Edição Latino Americana. 1998. (Encontro)
  72. A formação inicial e contínua do profissional do ensino de arte Seminário Ensino de Arte. 1998. (Seminário)
  73. Apreciação da obra de arte Encontro Internacional de Arte e Ensino. 1998. (Encontro)
  74. Aspectos do ensino de Arte no momento atual X Congresso Nacional da FAEB / Federação de Arte Educadores do Brasil. 1997. (Congresso)
  75. Conexões da Escola de 1o e 2o Graus com as instituições culturais da cidade de São Paulo Ciclo de Palestras sobre o ensino da arte em escolas formais e não formais. 1995. (Simpósio)
  76. Mercado de trabalho e qualificação profissional I Semana de Educação e Artes da FAAP. 1995. (Encontro)
  77. A formação do professor de Arte Seminário Internacional: Re-formas e Re-paros: a formação do professor de Arte. 1994. (Seminário)
  78. O ensino de arte e Instituições Culturais 1o Seminário Nacional sobre o papel da Arte no processo de socialização e educação da criança e do jovem. 1994. (Seminário)
  79. Metodologia Triangular e sua disseminação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina IV Seminário Internacional Arte na Escola. 1993. (Seminário)
  80. Apreciação da obra de arte Encontro Internacional de Arte e Ensino. 1992. (Encontro)
  81. Relatos de experiências sobre ensino de música IV Congresso Nacional da FAEB. 1991. (Congresso)
  82. Instituição escolar e Instituição Cultural: competências e limites dessa interação Tendência atual do ensino da arte. 1991. (Encontro)
  83. Encontro de educadores musicais das escolas públicas de São Paulo e Relato de Experiência Encontro de Educadores Musicais. 1990. (Encontro)
  84. Reflexão sobre o ensino da música no estado de São Paulo 1o Encontro sobre o Ensino da Música do Estado de São Paulo. 1990. (Encontro)
  85. Acervos Artísticos e o Ensino Fundamental: Realidade e Potencialidades 3o Simpósio Internacional sobre o ensino da arte e sua história. 1989. (Simpósio)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (33)
  1. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2016. (CONGRESSO)
  2. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Encontro - reformulação das licenciaturas em música na atualidade: reflexões, diálogos e ações. 2016. (OUTRO)
  3. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Organização Encontro: livros, contextos, crenças de diferentes épocas na formação de professores de música. 2015. (OUTRO)
  4. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Comissão Organizadora V Semana de Educação Musical. 2015. (OUTRO)
  5. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Organização Encontros: Música para todos - Ensino de música para pessoas com necessidades especiais. 2015. (OUTRO)
  6. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Organização Encontro com Maura Penna. 2015. (OUTRO)
  7. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Comissão Científica Simpósio Internacional: formação de educadores em arte e pedagogia. 2015. (OUTRO)
  8. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Comissão Científica II Congresso Nacional de Formação de Prof. e do XII Congresso Est. Pta sobre Formação de Ed.. 2014. (CONGRESSO)
  9. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Coord. Sessão Relatos Experiências II Congresso Nacional Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (CONGRESSO)
  10. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Comissão Organizadora II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2014. (CONGRESSO)
  11. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Organização Seminário sobre Formação de Professores das Universidades Estaduais Paulistas / Membro da Comissão Organizadora. 2014. (OUTRO)
  12. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Organização do V Encontro do Núcleo de Ensino da UNESP - O ensino da arte na contemporaneidade. 2013. (OUTRO)
  13. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - II Workshop sobre metodologias de ensino para a UNESP do século XXI. 2013. (OUTRO)
  14. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Reunião Técnica das DTAs UNESP: minuta de Resolução regulamenta os estágios dos cursos de graduação da UNESP. 2013. (OUTRO)
  15. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - III Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e II Encontro PIBID. 2012. (OUTRO)
  16. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - XXII Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil. 2012. (CONGRESSO)
  17. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - IV Semana de Ed. Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM. 2012. (OUTRO)
  18. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Ciclo de Encontros Núcleo de Ensino: Música, Tecnologia, Criatividade. 2012. (OUTRO)
  19. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - XXII CONFAEB Coord. Apresentações Musiais. 2012. (CONGRESSO)
  20. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - XXII CONFAEB Coordenadora de sessão de comunicação. 2012. (CONGRESSO)
  21. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - III Semana de Educação Musical IA-UNESP / Formação do Professor de Ed. Musical - ideias, conceitos, estratégias, ações. 2011. (CONGRESSO)
  22. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Apresentações Musicais de escolas do Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com Crianças. 2011. (OUTRO)
  23. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Evento para lançamento de livro e Exposição de jogos - III Semana de Educação Musical IA-UNESP. 2011. (OUTRO)
  24. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - CONHECIMENTOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL: SABER E ENSINAR MÚSICA. 2011. (OUTRO)
  25. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - III Encontro do Núcleo de Ensino da Unesp - Campus de São Paulo. 2011. (OUTRO)
  26. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - II Encontro do Núcleo de Ensino da Unesp - Campus de São Paulo. 2010. (OUTRO)
  27. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Workshop Construção de Instrumentos Musicais com FERNANDO SARDO. 2010. (OUTRO)
  28. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - 2o Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e 1o Encontro PIBID - 2010. 2010. (OUTRO)
  29. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Educando com Arte - Homenagem aos 450 anos de Mogi. 2010. (OUTRO)
  30. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - Encontro do Núcleo de Ensino da UNESP Campus de São Paulo. 2009. (OUTRO)
  31. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - CICLO DE DEBATES: A obrigatoriedade do ensino de Música na Educação Básica. 2008. (OUTRO)
  32. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - DE REPENTE - Músicos repentistas. 2007. (OUTRO)
  33. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes - WORKSHOP com FERNANDO SARDO. 2006. (OUTRO)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (4)
  1. Rodrigo García López Ria - Trilha sonora do cinema.... Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes / UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  2. Joab Barbosa - Jogos na Educação Musical. Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes / UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  3. Valcimara Maria Campos Martins da Silva - Educação Musical não formal. Início: 2016. (Trabalho de conclusão de curso de graduação) - Instituto de Artes / UNESP, .
  4. Thais Cristine da Luz Frederico - Dalcroze, contribuições para o canto coral. Início: 2016. (Trabalho de conclusão de curso de graduação) - Instituto de Artes / UNESP, .
Orientações e supervisões concluídas (35)
  1. Ronaldo Murtinho Braga Cotrim - Brinca Pedro, Pedro Canta. A composição nos Projetos Musicais da Educação Infantil do Colégio Pedro II. 2016 - Instituto de Artes / UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  2. Márlon Souza Vieira - Mestrado A implementação do Ensino de Música na rede municipal de Seropédica: Desafios e Perspectivas. 2016 - Instituto de Artes / UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  3. André Rodrigues Costa de Oliveira - O canto coral e suas influências socio-culturais. 2016 - Instituto de Artes / UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  4. Gildo Fontolan Neto - Cultura Popular de Tradição em materiais didáticos de Educação Musical: conceitos, atitudes e procedimentos para educação infantil e ensino fundamental. 2015 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  5. Durvanei Domingues Pedroso - Tecnologia na Educação Musical. 2015 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  6. Alexandre de Moraes Rodrigues - Antonio Rago: sua obra para violão e aspectos de sua vida, como conteúdo de música na educação básica.. 2015 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  7. Ana Beatriz Torralvo de Mello - O educador musical nos processos de mediação e formação de públicos pra música.. 2015 - Instituto de Artes / UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  8. Iniciação Científica Gildo Fontolan Neto - O conteúdo música em livros didáticos e paradidáticos: uma ampla coleta de pesquisa, dos anos 1930 aos dias atuais.. 2015 - Instituto de Artes UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  9. Ana Beatriz Torralvo de Mello - O educador musical nos processos de mediação e formação de públicos para música.. 2015 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  10. Marcelo Farias Cardoso - A construção de instrumentos a partir de material reclicável ou alternativo: reflexos na educação musical.. 2015 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  11. Bruna de Matteo Benevides - A formação musical do professor de classe:possibilidades para melhoria do Ensino de Música na Educação Básica.. 2015 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  12. Janaína Aparecida Brum Colombini - Escutar música: reflexões sobre apresentações musicais, espetáculos e suas implicações para o aprendizado musical da criança. 2015 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  13. Ana Paula Risso - Musicalização para idosos. 2015 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  14. Iniciação Científica Marcelo Farias Cardoso - Construção de instrumentos a partir de material reciclável ou alternativo: reflexos na Educação Musical. 2014 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  15. André Pedrini Barbosa - A presença da Abordagem Triangular em aulas de música de escolas formais da Educação Básica: revisão bibliográfica e reflexões. 2013 - UNESP - Instituto de Artes, Instituto de Artes UNESP. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  16. Marcia Silvia Garcia - IC Educação Musical no Ensino Médio: aspectos preponderantes em escolas públicas de São Paulo. 2013 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  17. Marcia Silvia Garcia - Voltar à escola: de aluna a professora e aluna. 2013 - UNESP - Instituto de Artes, Instituto de Artes - UNESP. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  18. Saint ClairNogueira/DiegoGalvez / FernandoSalvador/PedroBern - Núcleo de Música, Tecnologia e Criatividade. 2012 - UNESP - Instituto de Artes, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  19. Zanchetta; Rodrigues e outros - Tocando, cantando,...fazendo música com crianças. 2012 - Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  20. Stella Damaris Bettone; Victor Gagete Veríssimo de Mello - NÚCLEO DE ENSINO. 2012 - Instituto de Artes UNESP, UNESP: Prograd e Instituto de Artes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  21. Zancheta, Alessandra; Rodrigues,Alexandre e outros - Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças / 2011. 2011 - Instituto de Artes Unesp, FUNDUNESP, SME de Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  22. Camila dos Santos - Curso de Musicalização para integrantes do Projeto A Corda Toda. 2011 - Instituto de Artes UNESP, UNESP-Pró Reitoria de Extensão. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  23. Stella Damaris Bettone; Victor Gagete Veríssimo de Melo - NÚCLEO DE ENSINO "Projeto Caminhos da Educação Musical no Ensino Médio". 2011 - Instituto de Artes UNESP, UNESP - Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  24. Camila dos Santos - Curso de Musicalização para integrantes do Projeto A Corda Toda. 2010 - Instituto de Artes UNESP, UNESP-Pró Reitoria de Extensão. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  25. Zancheta, Alessandra;Rodrigues, Alexandre e outros - Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças / 2010. 2010 - UNESP - Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  26. Longhitano; Franco; Garcia; Granato - NÚCLEO DE ENSINO "Música no Ensino Médio - possibilidades e alcance". 2010 - Instituto de Artes UNESP, UNESP - Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  27. Luciana Cestari - TCC A improvisação no contexto da educação musical.. 2010 - Instituto de Artes UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  28. Eduardo Dias de Souza Andrade - TCC Por que improvisar? Um olhar sobre a improvisação em dois cenários de ensino de música.. 2009 - Instituto de Artes - UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  29. Longhitano; Franco; Garcia; Granato - NÚCLEO DE ENSINO "Música no Ensino Médio - possibilidades e alcance". 2009 - Instituto de Artes UNESP, UNESP - Pró-Reitoria de Graduação. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  30. Cassiano Santos de Freitas - TCC Alunos com necessidades especiais: criando possibilildades para o ensino de música.. 2009 - Instituto de Artes - UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  31. Andrade; Carvalho; Chiarantano; Corrêa; Freitas e outros - Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças / 2009. 2009 - UNESP/Secretaria Municipal Educação Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  32. Carvalho; Chiarantano; Ciszevski; Freitas e outros - Projeto Tocando e cantando,...fazendo música com crianças / 2008. 2008 - UNESP / Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  33. Mônica Eichenberger Ludwig - TCC Educação Musical Especial: um olhar sobre criança com deficiência intelectual.. 2008 - Instituto de Artes - UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  34. Wasti Silvério Ciszevski - TCC Formação musical contínua em serviço de professores de Educação Infantil.. 2008 - Instituto de Artes - UNESP, . Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
  35. Rodrigues Jr, André; Freitas,Cassiano e outros - Projeto Tocando, cantando,...fazendo música com crianças / 2007. 2007 - SMEMC / IA UNESP / FUNDUNESP, Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes. Orientador: Iveta Maria Borges Ávila Fernandes

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (36)
  1. Participação em banca de Ronaldo Murtinho Braga Cotrim. Curso: Mestrado, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2016
  2. Participação em banca de Priscila Cipriano Lutizzoff. Curso: Licenciatura em Música, Instituto de Artes / UNESP. Ano: 2016
  3. Participação em banca de Márlon Souza Vieira. Curso: Mestrado, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2016
  4. Participação em banca de Marcos Gomes Amorim. Curso: Arte na educação: teoria e prática, Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. Ano: 2015
  5. Participação em banca de Marcos Mateus. Curso: Arte na educação: teoria e prática, Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. Ano: 2015
  6. Participação em banca de Monique Traverzim. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  7. Participação em banca de Monique Traverzim. Curso: Curso de Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  8. Participação em banca de Douglas Froemming. Curso: Arte na educação: teoria e prática, Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo. Ano: 2015
  9. Participação em banca de Silvia Regina de Camera Corrêa Bechara. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  10. Participação em banca de Rita Martins Pereira de Oliveira Cruz. Curso: Música, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2015
  11. Participação em banca de Andréa Orrigo Lima. Curso: Curso de Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  12. Participação em banca de Juliana Priscila Lucena. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2015
  13. Participação em banca de Daniel de Andrade Moura. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes - UNESP. Ano: 2015
  14. Participação em banca de Thaís da Silva Natal. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes - UNESP. Ano: 2015
  15. Participação em banca de Bruno Silveira da Mota Notário. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  16. Participação em banca de Silvio Fernando Janson. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  17. Participação em banca de Diego Salles Heras Galvez. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2014
  18. Participação em banca de Shirlei Escobar Tudissaki. Curso: Mestrado, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2014
  19. Participação em banca de Fernando Salvador. Curso: Licenciatura em Educação Musical, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2013
  20. Participação em banca de Caio Abreu Chiarini. Curso: Licenciatura em Educação Musical, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2013
  21. Participação em banca de Flávio Silva Junior. Curso: Licenciatura em Educação Musical, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2013
  22. Participação em banca de Fernando Salvador. Curso: Educação Musical, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2013
  23. Participação em banca de Gabriel Augusto Longhitano. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes / UNESP. Ano: 2012
  24. Participação em banca de Levi Martins Pereira. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes - UNESP. Ano: 2012
  25. Participação em banca de Ligia Karina Meneghetti Chiarelli. Curso: Música-Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina. Ano: 2012
  26. Participação em banca de Rita Maria Gonçalves. Curso: Mestrado em Educação, Universidade Católica de Santos. Ano: 2012
  27. Participação em banca de Rita Maria Gonçalves. Curso: Mestrado em Educação, Universidade Católica de Santos. Ano: 2012
  28. Participação em banca de Silvia Regina de Camera Corrêa. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2011
  29. Participação em banca de Wasti Silvério Ciszevski. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2011
  30. Participação em banca de Wasti Silvério Ciszevski. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2011
  31. Participação em banca de Darly Aparecida Carvalho. Curso: Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação, Universidade Braz Cubas. Ano: 2011
  32. Participação em banca de Lígia Karina Meneguetti Chiarelli. Curso: Mestrado em Música, Universidade do Estado de Santa Catarina. Ano: 2011
  33. Participação em banca de Darly Aparecida de Carvalho. Curso: Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação, Universidade Braz Cubas. Ano: 2010
  34. Participação em banca de Luciana Elena Sarmento. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2010
  35. Participação em banca de Silvia Salles Leite Lombardi. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes - UNESP. Ano: 2010
  36. Participação em banca de Silvia Salles Leite Lombardi. Curso: Programa de Pós Graduação em Música - Mestrado, Instituto de Artes - UNESP. Ano: 2010
Participação em bancas de comissões julgadoras (11)
  1. Metodologia da Pesquisa; Metodologia da Pesquisa I; Metodologia e Pesquisa II; Sociedade, Estado e Educação;. Ano: 2016. Instituto de Artes / UNESP.
  2. Cultura Popular I, Cultura Popular II,Etnomusicologia. Ano: 2016. Instituto de Artes UNESP.
  3. Concurso para contratação de docente: Metodologia da Pesquisa; Sociedade, Estado e Educação.. Ano: 2015. UNESP - Instituto de Artes.
  4. Segundo Concurso para contratação de docente: Etnomusicologia; Filosofia e Estética; Filosofia e Estética I e II; Estética Teatral I e II. Ano: 2015. Instituto de Artes da UNESP.
  5. Primeiro Concurso para contratação de docente: Etnomusicologia; Filosofia e Estética; Filosofia e Estética I e II; Estética Teatral I e II. Ano: 2015. UNESP - Instituto de Artes.
  6. Concurso para provimento de função de Prof. Substituto Cultura Popular , Etnomusicologia. Ano: 2014. UNESP - Instituto de Artes.
  7. Concurso público para Professor Substituto no conjunto de disciplinas. Ano: 2012. Instituto de Artes UNESP.
  8. Concurso Público para contratação de professor substituto no conjunto de disciplinas:.... Ano: 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  9. Concurso Público de Títulos e Provas para contratação de Professor Substituto, no conjunto de disciplinas.... Ano: 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  10. Concurso Público para a função de Professor Substituto no conjunto de disciplinas.... Ano: 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  11. Concurso Público para a função de Professor Substituto, no conjunto de disciplinas.... Ano: 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Resumo das Informações

Projetos

5
6

Produções

3
11
2
5
2
3
10
5

Produções Técnicas

8
34
2
16
1

Eventos

85
33

Orientações

4
35

Bancas

36
11