Resumo


Pesquisadora de arte contemporânea em espaços públicos e possíveis interfaces com o ensino das artes em espaços formais e não formais. Bacharel em Teatro pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1997), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2007); Pós-Doutora pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (2010). Pesquisadora e Docente do Programa de Pós Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias Cnpq. Coordenadora da Instituição Promotora do DINTER entre UNESP e UFT. (texto informado pelo autor)

Nome em citações bibliográficas: ANDRÉ, Carminda Mendes

Projetos

Projetos de pesquisa
2015 - Atual
INTERVENÇÃO URBANA COMO TÁTICA PEDAGÓGICA. Encontro com Foliões.

A pesquisa tem, por finalidade, a sistematização de pedagogia arte educativa em que a intervenção urbana funciona como ação mediadora entre propositores e pessoas ou grupos que estão além do ambiente de ensino. As bases teóricas passam pelas proposições das correntes pós-colonialistas principalmente no que tange a afirmação do multiculturalismo; no campo do ensino e da metodologia da pesquisa, busca aproximações com as linhas de pesquisa que discutem educação e metodologia de pesquisas sob a ótica da ?experiência?. O corpo do pesquisador deve estar em contato direto com os sujeitos em campo de estudos e precisa ser preparado para tal. Por isso, as ações principais dessa proposta acadêmica é a imersão dos artistas educadores (acadêmicos) nas Festas populares aqui indicadas e uma posterior criação coletiva com integrantes de cada comunidade. As ações do projeto vão além do ambiente universitário, buscando modos de resistência cultural entre indivíduos ou grupos em diferença. Ao aproximar a intervenção urbana ao ativismo, a pesquisadora busca aproximações entre arte urbana e arte popular. O estudo se volta às reflexões sobre arte produzidas pela neovanguardas brasileiras dando continuidade à pesquisa de doutoramento da proponente.

Situação: Em Andamento
2014 - 2016
Artes, Pedagogias e Experiências interculturais

Para o projeto atual, intentamos colocar em movimento de relação os discursos das artes na cultura letrada e das artes em culturas de matriz oral. O projeto dessa pesquisa é, na realidade, uma continuidade do que já vimos estudando para o ensino das arte: a arte como experiência integrada à vida. Nesse momento, buscamos os discursos (ou vestígios discursivos) que apontam para uma educação artística que intenta a potencializar a experiência coletiva seja no ambiente formal ou não formal de educação.

Situação: Finalizado
2011 - 2013
Ensino do Teatro sob uma perspectiva foucaultiana

O projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas que amplie a formação do professor de arte educação. São parte dessa pesquisa estudos teóricos e práticos de ações arte educativas em ensino formal e informal e que diferencie-se por sua vocação sociocultural. Trata-se também de uma abordagem da educação e do ensino das artes cênicas a partir das teorias da "educação libertária" e dos escritos de Michel Foucault principalmente nas pesquisas relacionas à formação ética dos sujeitos na contemporaneidade.

Situação: Finalizado
2009 - 2013
(Projeto de Pós Graduação) Teatro e poder:ensino, performance e arte de intervenção urbana

No projeto de pós-graduação, visa-se reescrever o papel da educação, da arte e da cultura na sociedade do controle. Objetivam estudos de possíveis relações de poder em práticas pedagógicas, práticas de criação e práticas de políticas culturais. Os referenciais teóricos são embasados nos autores ditos pós-estruturalistas, especialmente os posicionamentos de Michel Foucautl e Jean-François Lyotard, bem como pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisas em educação, política cultural e arte sob o sustentáculo da crítica pós-moderna. No campo específico das artes, intenta-se trazer para o campo de análise as produções (contemporâneas ou não) elaboradas a partir de referenciais não humanistas. Assim, cabe aqui estudos de performers, artistas ou coletivos urbanos, manifestações artísticas populares e outras que encontrem lugar na etnocenologia.

Situação: Finalizado
2003 - 2007
(Projeto de doutoramento) O teatro pós-dramático na escola - 2006 a 2007

Pequisa de doutoramento. Resumo: Com a publicação da Lei Nº9.394/96, que transforma as atividades de artes em área de conhecimento no currículo escolar, surge a necessidade de se pensar um ensino de teatro mais afinado às condições da cultura na contemporaneidade. Esta pesquisa teórico-prática, de cunho artístico-educacional trata de uma possível maneira de articular certa tendência teatral a discursos pedagógicos, levando em consideração o contexto da escola pública brasileira. Enfatiza a importância de se pensar um ensino que possa ser exercido para além da sala de aula, interagindo no ambiente, fazendo da atividade teatral também uma ação cultural. O trabalho propõe que, no campo do ensino do teatro, as metodologias adotadas ainda estão presas a modelos estéticos que se mostram cada vez mais insuficientes para enfrentar as constantes mudanças processadas no contexto cultural, principalmente naquilo que diz respeito as questões da recepção. O modo proposto para o enfrentamento de tal contexto é o de tornar as artes aliadas, mas independentes, dos discursos pedagógicos. Dessa maneira, acredita-se que os processos artísticos possam tornar-se também educacionais, proporcionando aos participantes a experiência de mudar o valor das coisas. Propõe-se ainda uma atitude docente que se diferencia de uma simples metodologia por suas finalidades; enquanto nessa trabalha-se a partir de um projeto, com diagnósticos e um objeto a ser alcançado, a atitude aqui proposta não sistematiza previamente, é uma ação que somente tem valor pelo efeito que provoca: o de mudar o curso do sentido daquilo em que atua. Com base em algumas referências teóricas, como Foucault, Lyotard e De Certeau, a tese indica um modo de pensar o ensino que enfatiza uma abordagem do presente que pode transformar o teatro em uma atuação nesse presente, no espaço da escola e no ensino de arte. Tal atitude pode ser observada nas proposições artísticas filiadas às ações do happening, da performance e das in

Situação: Finalizado
Projetos de extensão
2009 - 2012
Grupo Teatro do Oprimido

O projeto desenvolve pesquisas na área de metodologia do ensino do teatro relacionadas ao teatro do oprimido criado por Augusto Boal.

Situação: Finalizado

Produções

Produção Bibliográfica

Artigos completos publicados em periódicos (12)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Educação Pública Brasileira. RASCUNHOS - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, p. 2 - 15, 2015.
  2. ANDRÉ, Carminda Mendes. Corpos Gaia. Revista TRAMA Interdisciplinar, v. 5, p. 56 - 68, 2014.
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes. O Mar Alto de Pulsão. Sala Preta, v. 1, p. 156 - 165, 2014.
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes. Arte como mediadora de afetos. Rebento: Revista das Artes do Espetáculo, v. 4, p. 123 - 130, 2013.
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes. Arte, Biopolítica e Resistência. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 1, p. 426 - 442, 2011.
  6. ANDRÉ, Carminda Mendes. Problemática da regulamentação profissional do artita de teatro.. Fênix (UFU. Online), v. 8, p. 4, 2011.
  7. ANDRÉ, Carminda Mendes. Dramaturgia em jogo. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo, v. 2, p. 82 - 87, 2009.
  8. ANDRÉ, Carminda Mendes. O lugar do professor na condição pós-mderna. Educação em Revista (UNESP. Marília), v. 9, p. 37 - 50, 2009.
  9. ANDRÉ, Carminda Mendes. Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 48, p. 125 - 141, 2008.
  10. ANDRÉ, Carminda Mendes. Reflexões para o ensino do teatro.. ARTEunesp, v. 15, p. 49 - 71, 2004.
  11. ANDRÉ, Carminda Mendes; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Uma experiência em processo: afabetização e artes. Revista do Programa Alfabetização Solidária, v. 1, p. 19 - 18, 2001.
  12. ANDRÉ, Carminda Mendes. Um desafio pedagógico. Participação. Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, v. 10, p. 10 - 15, 2001.
Capítulos de livros publicados (10)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Histórias de Viajantes., p. 89 - 108, 2016.
  2. BAPTISTA, A. M. H.; TAVEIRA, A. S. N. E.; FUSARO, A. C.; BAPTISTA, A. C. H.; SANTOS, A. C. R.; SEVERINO, A. J.; FISCHER, C. J.; MIDDLEBROUGH, D. H.; ALMEIDA, J. S.; SEVERINO, F. E. S.; ROMA, J. E.; HUMMES, J. M.; NASCIMENTO, L. T.; FUSARO, M.; PEAREIR, M. M.; BELLO, M. P. D.; LUCCHESI, M.; GUEDES, M. E.; CAMPOS, M. V. M.; SILVA, M.; LAURITI, N. C.; FERREIRA, N. O.; MARTINS, T. C. S.; LAURITI, T.; GOMES, V. P.; ANDRÉ, Carminda Mendes. Tempo-memória: teatro e disciplina (digital)., p. 1 - 416, 2016.
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes; FAVARETO, C. F.; BAFFI, D. E.; TOSIN, G.; LUSTOSA, C.; MENDES, R. C.; PILLOTTO, S. S. D.; SSANTOS, A. C.; CUNHA, D. S. S.; BORGES, A.; GOMES, E. D.; GUIMARAES, R. S.; MOURA, M.; SILVA JUNIOR, C. G.; MELO, D. P.; VALENCA, E.; KRISCHKE, A. M. A.; ZACHARIAS, P.; TURDO, C.. Algumas poéticas urbanas., p. 3 - 285, 2015.
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes. Esse escrito é Ciência, Arte ou Fuleragem?., p. 107 - 119, 2015.
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes. Para uma pedagogia da aula-ritual., p. 119 - 140, 2015.
  6. ANDRÉ, Carminda Mendes. Tempo-memória: teatro e disciplina., p. 107 - 116, 2015.
  7. ANDRÉ, Carminda Mendes. Jogo e Política., p. 103 - 121, 2013.
  8. ANDRÉ, Carminda Mendes. A necessidade do teatro na escola., p. , 2011.
  9. ANDRÉ, Carminda Mendes. Catadores de sonhos rasgados., p. 79 - 94, 2011.
  10. ANDRÉ, Carminda Mendes. TEATRO, uma ARTE na contramão da HISTÓRIA?., p. 103 - 111, 2004.
Textos em jornais de notícias/revistas (1)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Uma experiência em processo: alfabetização e arte.. Revista do Programa Alfabetização Lolidária, São Paulo p. 9 - 18, 2001.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (12)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Intervenção Urbana como Tática Pedagógica. Encontro com Foliões. Memóra ABRACE XVI. Anais do IX Congresso ABRACE, 2017
  2. ANDRÉ, Carminda Mendes. Para uma pedagogia do invisível. Politicas Públicas e o ensino das artes: entre a formação e a ação em artes visuais, dança, musica e teatro, Fortaleza:Confaeb, 2015
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes. Relato da Experiência com Intervenção Urbana na Cidade de Uberlândia. I Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro, Uberlândia:Edibrás, 2014 v. 1, p. 1 - 71
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes. Memórias soterradas. Anais do XXI Encontro Estadual de Historia, 2012
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes. Infância: da selvageria ao possível humano. XXI CONFAEB - ANAIS 2: TEXTOS COMPLETOS, São Luis, Maranhã:UFMA, 2011 p. 1 - 8
  6. ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro e Resistência. XXVI Simpósio Nacional da ANPUH, São Paulo:ANPUH-SP, 2011 p. 1 - 14
  7. ANDRÉ, Carminda Mendes. A captura do artistas pela regulamentação profissional. XX Encontro Regional de HIstória - História e Liberdade, 2010
  8. ANDRÉ, Carminda Mendes; OUTROS, O.. Teatro politico na escola. Desafio da docência em tempos mutantes, Montenegro\RS:Ed Fundarte de Montenegro, 2010
  9. ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro e Disciplina. XXV Anais do Simpósio Nacioanl de História, 2009
  10. ANDRÉ, Carminda Mendes. A necessidade do teatro na escola. XIV Anais Endipe, Porto Alegre:EDIPUCRS, 2008
  11. ANDRÉ, Carminda Mendes. Escola é lugar de teatro?. IV anais ABRACE, 2008
  12. ANDRÉ, Carminda Mendes. Arte-educador. II anais ABRACE, 2004
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro e Cultura. IV Reunião Científica ABRACE, 2007 p. 259 - 252
Resumos publicados em anais de congressos (2)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro e biopolítica. VI Anais ABRACE, 2010
  2. ANDRÉ, Carminda Mendes. Cena contemporânea?. Anais da 5ª Reunião Cientifica de Pesquisa e Pos-graduação em Artes Cênicas, 2009
Artigos Aceitos(1)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Educação pública no Brasil. Perspectiva Latinoamericana. 2008
Apresentações de Trabalho (20)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes; MARCONDES, M..A docência como obra de arte. Campus universitário de Palmas. 2016
  2. FRANZOLIN, C. S. C. A. F.; ANDRÉ, Carminda Mendes.Processos de Construção da Memória em Cena. Campus Santa MÔnica. 2016
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes; FRANCA, L. R..O Teatro Performativo - reflexões: da teoria a uma prática. Campus Santa MÔnica. 2016
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes; RIOS, D.; UGLIARA, M. V..Derivas na cidade espetacularizada, o que educa?. Casa do Mestre da Folia de Reis Pena Branca. 2014
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes.Arte na cidade e formação de professor. CEART. 2014
  6. ANDRÉ, Carminda Mendes.Algumas poéticas contemporâneas: olhares urbanos. UNICENTRO. 2013
  7. ANDRÉ, Carminda Mendes; RIOS, D.; UGLIARA, M. V..Ações poéticas urbanas e experiencia educativa. UFT. 2013
  8. ANDRÉ, Carminda Mendes.Memória Soterrada. . 2012
  9. ANDRÉ, Carminda Mendes.Artes como mediadoras de afetos. Teatro Reynuncio Lima. 2012
  10. ANDRÉ, Carminda Mendes.Infância: da selvageria ao possível humano. UFM. 2011
  11. ANDRÉ, Carminda Mendes.Arte e Resistência. FFLCH. 2011
  12. ANDRÉ, Carminda Mendes.A captura do artista pela regulamentação profissional. Campus da UNESP. 2010
  13. ANDRÉ, Carminda Mendes; Figueiredo, Ricardo Carvaho de; Graças, Neide.Quem ensina quem aprende?. Minas Gerais. 2010
  14. ANDRÉ, Carminda Mendes.O teatro político na escola. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 2010
  15. ANDRÉ, Carminda Mendes.Teatro e Disciplina. Campus da Universidade Federal do Ceará. 2009
  16. ANDRÉ, Carminda Mendes.A necessidade do teatro na escola. Campus. 2008
  17. CRUZ, P.; ANDRÉ, Carminda Mendes.Teatro e inclusão na Estação Especial da Lapa: discutindo a dificiência mental e inclusão. Universidade São Francisco. 2008
  18. ANDRÉ, Carminda Mendes.Escola é lugar para artes?. UFMG. 2008
  19. ANDRÉ, Carminda Mendes.Teatro e Cultura. Conservatório da UFMG. 2007
  20. ANDRÉ, Carminda Mendes.Arte-educador. Campus. 2003
Outras produções bibliográficas (1)
  1. Beleza é fundamental. 2010.

Produção Técnica

Assessoria e Consultoria (5)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. Membro da comissão cientifica. 2012.
  2. ANDRÉ, Carminda Mendes. Comitê Cientifico do XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Braulo Arte/Educação. 2012.
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes; Telles, Narciso. Vice-coordenação GT-Teatro na educação (ABRACE). 2012.
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes. Membro da XV comissão de análise dos projetos para a Lei de Fomento ao Teatro.. 2009.
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes. Membro da XVI comissão para o Fomento de Teatro da cidade de São Paulo. 2009.
Processo Técnica (21)
  1. ANDRÉ, Carminda Mendes. XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2015.
  2. ANDRÉ, Carminda Mendes. Edital 04/2014 EDUFT. 2015.
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes. Revista Sala Preta (USP). 2014.
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes; LEOTE, R.. DINTER UNESP-UFT. 2014.
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes. Eventos FAPESP. 2014.
  6. ANDRÉ, Carminda Mendes. CONFAEB. 2014.
  7. ANDRÉ, Carminda Mendes. Intervenção Urbana como Tática Pedagógica. Encontro com Foliões. 2014.
  8. ANDRÉ, Carminda Mendes. Revista Pitágoras (UNICAMP). 2014.
  9. ANDRÉ, Carminda Mendes. XXVI Congresso de Iniciação Científica. 2014.
  10. ANDRÉ, Carminda Mendes. parecer projeto de mestrado FAPESP. 2013.
  11. ANDRÉ, Carminda Mendes. parecer para projeto inicial de ic para a fapesp. 2012.
  12. ANDRÉ, Carminda Mendes. parecer para análise de relatório de atividades de docentes do dacefc. 2012.
  13. ANDRÉ, Carminda Mendes. Parecerista Revista OuvirOuvier. 2011.
  14. ANDRÉ, Carminda Mendes. parecer de projeto inicial de ic da fapes. 2011.
  15. ANDRÉ, Carminda Mendes. parecer de projeto final de ic para a fapesp. 2011.
  16. ANDRÉ, Carminda Mendes; Valentir, Milene; Vieira Rios, Diogo Sérvulo da Cunha. oficina de teatro: Olhares nômades sobre o teatro na escola. 2010.
  17. ANDRÉ, Carminda Mendes. Cadernos Cedes. 2010.
  18. ANDRÉ, Carminda Mendes. Revista ouvirOuver do Programa de Pós-graduação em Artes da UFU. 2010.
  19. ANDRÉ, Carminda Mendes. parecer revista OuvirOuver. 2010.
  20. ANDRÉ, Carminda Mendes. video conferencia o teatro pós-dramático. 2009.
  21. Telles, Narciso; ANDRÉ, Carminda Mendes. vice-coordenadoria do Grupo de Trabalho PEDAGOGIA DO TEATRO & TEATRO NA EDUCAÇÃO da ABRACE. 2009.

Produção Artística/Cultural

Outras produções artísticas/culturais (7)
  1. FRANZOLIN, C. S. C. A. F.; ANDRÉ, Carminda Mendes; RIOS, D.; UGLIARA, M. V.. CANELA VIVE. 2016.
  2. ANDRÉ, Carminda Mendes; RIOS, D.; UGLIARA, Milene Valentir. PATRIMÔNIO. 2014.
  3. ANDRÉ, Carminda Mendes; RIOS, D.; UGLIARA, M. V.. OS CANELA. 2013.
  4. ANDRÉ, Carminda Mendes. Quarta Feira Paulista de Teatro do Oprimido e Popular. 2012.
  5. ANDRÉ, Carminda Mendes. Aula Magna: O teatro moderno brasileiro. 2012.
  6. ANDRÉ, Carminda Mendes; ALERTA, G.. OBROFAGIA 3.2. 2007.
  7. ANDRÉ, Carminda Mendes. Rilke em gesto. 1991.

Eventos

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras (33)
  1. Para uma pedagogia invisível XXV Congresso Nacional da Federação dos Arte Educadores do Brasil. 2015. (Congresso)
  2. Experiencia estética e formação de professor I Simposio de Pedagogia do Teatro e II Coloquio de Pedagogia do Teatro e Formação de Professor. 2014. (Simpósio)
  3. Vestigios de nossos ancestrais II Semana Intercurso de Teatro e Filosofia. 2014. (Outra)
  4. O professor na pós-modernindade Escrever e ensinar história na pós-modernindade. 2013. (Encontro)
  5. Algumas poéticas contemporâneas: olhares urbanos X Simpósio de arte-educação. 2013. (Simpósio)
  6. Ações Poéticas (urbanas) e experiencia educativa I Semana Intercursos de Teatro e Filosofia. 2013. (Outra)
  7. Oficina de Teatro IX Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporaneas. 2012. (Seminário)
  8. Memórias soterradas XXI Encontro Estadual de História. 2012. (Encontro)
  9. Arte e Resistência. XXVI Simpósio Nacional da ANPUH. 2011. (Simpósio)
  10. Infância: da selvageria ao possível humano XXI CONFAEB. 2011. (Congresso)
  11. A experiencia Estética e a Produção de Culturas em TEmpos Mutantes 22ºSeminário Nacional de Arte e Educação. 2010. (Seminário)
  12. A captura do artista pela regulamentação profissional XX Encontro Regional de História - ANPUH. 2010. (Encontro)
  13. Articulações na praxis da formação do professor XV ENDIPE. 2010. (Encontro)
  14. Teatro e biopolítica VI Congresso - Arte e Ciência: abismo de rosas. 2010. (Congresso)
  15. Edicação Musical e Jogos Teatrais: jogos cênicos-musicais II Semana da Educação Musical - Educação Musical em Diálogo. 2010. (Outra)
  16. Dramaturgia em jogo As tessituras da cena. 2009. (Encontro)
  17. Teatro e Disciplina XXV Simpósio Nacional de História (História e Ética). 2009. (Simpósio)
  18. Debates na Casa São Jorge - Arte de Rua. 2008. (Encontro)
  19. Escola é lugar para artes? V Congresso ABRACE. 2008. (Congresso)
  20. Professores de teatro: diálogos entre a prática do estágio e a docência XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro)
  21. Teatro e inclusão na Estação Especial da Lapa: discutindo a dificiência mental e inclusão. II Jornada Científica e a Semana de Estudos do Curso de Psicologia. 2008. (Outra)
  22. oficina de percussão corporal e consciência ritmica VI Congresso de Arte e Educação. 2008. (Congresso)
  23. I Colóquio Nacional Michel Foucault: Educação, Filosofi, História - Transversais. 2008. (Outra)
  24. debatedora V Semana da Luta Antimanicomial de Itatiba. 2008. (Outra)
  25. As tramas do contemporâneo. 2008. (Outra)
  26. 5º Colóquio Internacional Michel Foucault. 2008. (Outra)
  27. As relações do teatro pós-dramático e o teatro-educação TRIBU - Núcleo de Criação e Pesquisa Teatral. 2008. (Outra)
  28. Teatro e Cultura IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. 2007. (Outra)
  29. Formação Teatral e Escolas de Teatro 3ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano. 2007. (Outra)
  30. II Simpósio sobre Prática de Ensino na Unesp II Simpósio sobre Prática de Ensino na Unesp. 2007. (Simpósio)
  31. O TEATRO PÓS DRAMÁTICO NA ESCOLA FORUM DE ARTE CONTEMPORANEA. 2007. (Outra)
  32. III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2005. (Congresso)
  33. II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cênicas II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. 2003. (Congresso)
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras (16)
  1. Carminda Mendes André - Quarto Encontro de Troca de Saberes: Educação e Cultura Indígnea Kariri Xocó\Alagoas. 2017. (OUTRO)
  2. Carminda Mendes André - Intevenção urbana no Patrimônio 1 ( 20 a 25 de janeiro). 2016. (OUTRO)
  3. Carminda Mendes André - Intevenção urbana no Patrimônio 2 (06 a 10 de novembro). 2016. (OUTRO)
  4. Carminda Mendes André - Intevenção urbana CANELA VIVE (de 23 de junho a 17 de julho). 2016. (OUTRO)
  5. Carminda Mendes André - Congada: Aquarela de Resitência Cultural. 2016. (OUTRO)
  6. Carminda Mendes André - QUINTA EM DANÇA. 2016. (OUTRO)
  7. Carminda Mendes André - I Seminário DINTER UNESP-UFT. 2016. (OUTRO)
  8. Carminda Mendes André - CICLO DE PALESTRAS: CULTURAS INDÍGENAS E A CIDADE DE SÃO PAULO: SABERES, ABORDAGENS,. 2015. (OUTRO)
  9. Carminda Mendes André - INTERVENÇÃO URBANA e EDUCAÇÃO. 2015. (OUTRO)
  10. Carminda Mendes André - QUINTA EM DANÇA. 2014. (OUTRO)
  11. Carminda Mendes André - Quarta Semana de Estudos Teatrais: Urdiduras da Performance.. 2012. (OUTRO)
  12. Carminda Mendes André - SARAU EXPERIMENTAL VIRA I.A. 2010. (OUTRO)
  13. Carminda Mendes André - Sarau Experimental 3.2. 2009. (OUTRO)
  14. Carminda Mendes André - SARAU EXPERIMENTAL II. 2008. (OUTRO)
  15. Carminda Mendes André - SARAU EXPRIMENTAL ARTÍSTICO. 2008. (OUTRO)
  16. Carminda Mendes André - O HOMEM COM A CAMERA IMAGINÁRIA. 2007. (OUTRO)

Orientações

Orientações e supervisões em andamento (10)
  1. Lucas Rezende França - Reflexões teóricas e práticas a cerca do teatro performativo. Início: 2016. (Iniciação Científica) - (UNESP) Universidade Estadual Paulista, .
  2. Miguel Magalhães Rosa Pereira - Hotxuá, palhaço kupen, funçao social, brincadeiras e gestualidades. Início: 2016. (Iniciação Científica) - (UNESP) Universidade Estadual Paulista, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  3. Fernando Bueno Castelan - O teatro politico na escola. Início: 2016. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes da UNESP, .
  4. Silvia Regina da Silva Costa - A formação inicial e continuada do Professor Akwe-Xerente e o ensino de artes nas escolas indígenas. Início: 2015. (Tese de doutorado) - DINTER UNESP - UFT, .
  5. Renata Kely da Silva - Corpo Precário: pedagogia e politica na experiência do corpo. Início: 2015. (Tese de doutorado) - Instituto de Artes da UNESP, .
  6. Denise Pereira Rachel - Perfografia: performer como cartógrafo no ensino de artes. Início: 2015. (Tese de doutorado) - Instituto de Artes da UNESP, .
  7. Renata Patricia da Silva - A escola como espaço cênico. Início: 2015. (Tese de doutorado) - DINTER UNESP - UFT, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  8. Bruno César Tomaz Lopes - Em busca de táticas pedagogias transviadas. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes da UNESP, .
  9. Diego Alves Marques - Por uma pedagogia do erro: errância urbana como invenção de si. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes da UNESP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  10. Carlos Alberto de Freitas - O Teatro como veículo de educação patrimonial: caso Grupo de Teatro Historia do Brasil em Cena. Início: 2015. (Dissertação de mestrado) - Instituto de Artes da UNESP, .
Orientações e supervisões concluídas (63)
  1. BÁRBARA RODRIGUES DA SILVA - Relato de experiência a partir do processo de criação do espetáculo DOC.educação.. 2016 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Carminda Mendes André
  2. Ana Claudia de Oliveira Castro - Boa Noite Rego Freitas! A rua como elemento de construção dramatúrgica na performance Na Rego.. 2016 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Carminda Mendes André
  3. Caio Sergio de Castro Armada Floret Franzolin - Processos de Construção da Memória em Cena. 2016 - Instituto de Artes da UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  4. Lucas Rezende França - Reflexões teóricas e práticas a respeito do teatro performativo. 2016 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Carminda Mendes André
  5. Caio Serigio de Castro Armada Floret Franzolin - Processos de Construção da Memória em Cena. 2015 - Instituto de Artes da UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  6. Tereza Tavares de Almeida Gondijo - Estado de Jogo e curiosidade. 2015 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  7. Vanessa Rosa de Araujo - Escola Indigena: projeto politico pedagogico sobre a vida. 2015 - Instituto de Artes da UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  8. Laura Salvatore - O programa performativo. 2014 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  9. Ludmila Lee Castillo - Práticas arteducativas com jovens em Cuba. 2014 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  10. Bruno Silveira da Mota Natorio - Práticas musicais dentro da Cia Antropofágica de Teatro. 2014 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  11. Eduardo Flórido Filhos - Raul Seixas: a construção do personagem e a desconstrução do mundo. 2014 - Instituto de Artes da UNESP, . Orientador: Carminda Mendes André
  12. Kanansue Manssao Hara Gomes - De quem é a cena?. 2014 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carminda Mendes André
  13. Vanessa Rosa de Araujo - Escola Indigena: projeto politico pedagogico sobre a vida. 2014 - Instituto de Artes da UNESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  14. Carmen Pinheiro da Silva - Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças. 2014 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  15. Wilson Saraiva Moraes - Ação Cultural. 2014 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  16. Flávio Silva Júnior - Prátics pedagógicas de teatro do oprimido no desenvolvimento de trabalhos com paisaginsmo sonoro.. 2013 - Instituto de Artes, . Orientador: Carminda Mendes André
  17. Wilson Saraiva Moraes - Pombas Urbanas. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  18. Daniela Landin Baffi - Encontro teórco entre diferentes pensadores.. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  19. Daniela Landin Baffi - E o popular, o que é? Forma de pensar e praticar teatro no encalço dessa inquietação. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carminda Mendes André
  20. Vinicius de Freitas Dadamo - Grupo XIX de Teatro e Vila Maria Zelia: buscando os limiares do convivio e da arte. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  21. Juliana Ferreira Leme - Se essa rua fosse delas.... 2013 - Instituto de Artes, . Orientador: Carminda Mendes André
  22. Denise Pereira Raquel - Adote o artista não deixe ele virar professor. Reflexões em torno do híbrido porfessor performer. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  23. Diogo Sérvulo da Cunha Vieira Rios - Intervenção Urbana: desconstruções do espetáculo cotidiano. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  24. Milene Valenter Ugliara - Mapa Xilográfico: errâncias na metrópilis. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carminda Mendes André
  25. Alan Livan Araujo - O corpo dentro do espaço escolar. 2013 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carminda Mendes André
  26. Danilo Lopes - Teatro nas ONGs: uma ferramenta para uma ação sociocultural. 2012 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carminda Mendes André
  27. Élder Sereni Ildefonso - Estudos Cênicos Híbridos e o Corpo em (Des)Territorializaçaõ no processo de urbanização. 2012 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  28. Marose Leila e Silva - Intervenção artística na escola pública. 2012 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  29. Armindo R. Pinto - Jane e uma revolução teatral: uma experiência de teatro transfodrmador. 2012 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  30. Sairi Kogachi Cortez - (Sairi Kogachi Cortez) Análise do programa - Colmseia reciclando a Vila Olímpia. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  31. Maria Cristina Belfort D'Arantes Cariani - (Maria Cristina Belfort D'Arantes Cariani) Desenvolviemnto de dimensões de percepção para atos criativos sustentáveis. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  32. Gabriela Sabina Garamszegi - (Gabriela Sabina GAramszegi) As psicoterapias drama´ticas e o bullyng. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  33. Flávia de Oliveria Martins Coelho - O sistema Stanislavski e o corpo disciplinado. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  34. Jackeline Stefanski Bernardes - atividades de teatro na fundação casa. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  35. Yara Nobrega Toscano - (Yara Nobrega Toscano) Teatro e direitos humanos nas prisões paulistas, em ensaio de sustentabilidade. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  36. Lissa Santi - atividades de teatro na fundação casa. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  37. Fernando Conte Rodrigues da cunha - (Fernando Conte Rodrigues da Cunha) Proejto agita mar - a viabilidade do lazer sustentável. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  38. Flavio Silva Jr - teatro do oprimido. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  39. Midiã Claudio Silva - (Midiã Clauio Silva) Artes da autosufissiência - o fazer artesanal como ética e estética da sustentabildiade. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  40. Maria Anunciação Rosa da Solva - (Maria Anunciação Rosa da Solva) Recortes da memória: reminiscencias musicais de mulheres na maturidade. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  41. Saraha Reimann - teatro do oprimido. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  42. Juliana Fonseca Bazanelli - (Juliana Fonseca Bazanelli) Constatação em diração a um mundo melhor. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  43. Fávia Luiza dos Santos Scabio - (Flávia Luiza dos Santos Scabio) Intervenção da arte na resolução de conflitos socioambientais. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  44. Vinicius de Freitas Dadamo - atividade de teatro na fundação casa. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  45. Paula Ferreira Tura - (Paula Ferreira Tura) Ubatuba, entre 1998 e 2011: reflexões sobre as relaç~eos do homem com o meio ambiente. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  46. Izadora Camacho Zorzo - (Izadora Camacho Zorzo) O reencontro com o rio: redescobrindo o Pirajuçara. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  47. Adriana Benetti Fortes - (Adriana Benetti Fortes - A curandeira - Em busca de uma arte transdisciplinar.. 2011 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  48. Danilo Minharo - (Trabalho de Conclusão de Curso) Danilo Minharo - Teatro em Cárcere. 2010 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  49. Graziella Alves Dias - (Trabalho de Conclusão de Curso) Artinclusiva. 2010 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  50. Samira Pissinatto Pereira - Teatro do Oprimido. 2010 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Universidade Estadual Paulista. Orientador: Carminda Mendes André
  51. Bruna Caran - Quem são elas?. 2010 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  52. Fernanda de Oliveira Miranda - Arte e sujeitos especiais. 2010 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Universidade Estadual Paulista. Orientador: Carminda Mendes André
  53. Fernanda de Oliveira Miranda - Arte para pessoas especiais (bolsa pae). 2009 - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista. Orientador: Carminda Mendes André
  54. Julia Germani - (Trabalho de Conclusão de Curso) Arte de Encontros - Experiências de Palhaços num Hosital Psiquiátrico). 2009 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Carminda Mendes André
  55. João Paulo Alves - Coletivo Hibrido (bolsa de extensão). 2009 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista. Orientador: Carminda Mendes André
  56. Danilo Minharo - Coletivo Hibrido (bolsa de extensão). 2009 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Carminda Mendes André
  57. Bárbara Albano Zampol. - (Trabalho de Conclusão de Curso)Teatro Forum e Edcuação. 2009 - Instituto de Artes, . Orientador: Carminda Mendes André
  58. Marose Leila e Silva - (Trabalho de Conclusão de Curso) Teatro na escola: um estudo sobre o corpo da arquitetura e a arquitetura do corpo no contexto educacional. 2009 - Instituto de Artes da Unesp (SP), . Orientador: Carminda Mendes André
  59. Luma do Couto Martins de Almeida - Projeto de Extenção Artinclusiva. 2008 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  60. Laila Siwek Sala - (Trabalho de Conclusão de Curso) Moral e mercado: qual a estética do teatro infantil? (Fapesp). 2008 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carminda Mendes André
  61. Anna Galli - Projeto de Extensão Artinclusiv. 2008 - Instituto de Artes da Unesp (SP), Pró-reitoria de Extensão da Unesp. Orientador: Carminda Mendes André
  62. Iarlei Rangel Leal Sena - (Trabalho de Conclusão de Curso) Teatro como produção de conhecimento: a experiência da busca de identidade da Trupe Pau a Pique.. 2008 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Carminda Mendes André
  63. Pamella Mochiutte Cruz - (Trabalho de Conclusão de Curso)Teatro e Inclusão na Estação Especial da Lapa. 2008 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Carminda Mendes André

Bancas

Participação em bancas de trabalhos de conclusão (65)
  1. Participação em banca de Manoel Moacir Rocha Farias Júnior. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes - USP. Ano: 2017
  2. Participação em banca de Paulo Eduardo Cecconello. Curso: Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2017
  3. Participação em banca de Flávia Teodoro Alves. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  4. Participação em banca de Ligia de Moura Borges. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes - USP. Ano: 2016
  5. Participação em banca de Paulo Eduardo Ceccolnello. Curso: Mestrado em Artes da Cena, Univerdisade Estadual de Campinas. Ano: 2016
  6. Participação em banca de Gabriel Kuster Couto de Oliveira. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, (UNESP) Universidade Estadual Paulista. Ano: 2016
  7. Participação em banca de Diego Alves Marques. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2016
  8. Participação em banca de Bruno Cézar Tomaz Lopes. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  9. Participação em banca de Dirce Helena Benevides de Carvalho. Curso: Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação - USP. Ano: 2016
  10. Participação em banca de Marcia Franco de Oliveira. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  11. Participação em banca de Flavia Teodoro Alves. Curso: Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2016
  12. Participação em banca de Oriana Del Mar Salcedo Jiménez. Curso: Mestrado em Artes da Cena, Intituto de Artes da Unicamp. Ano: 2016
  13. Participação em banca de Denise Sorpioni Caprecci. Curso: Progama de Mestra em Gestão e Práticas Educacionai, Universidade Nove de Julho. Ano: 2016
  14. Participação em banca de Karla Eleutéria Cavalcanti Silva de Lima. Curso: Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Nove de Julho. Ano: 2016
  15. Participação em banca de Carmen Pinheiro da Silva. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes, (UNESP) Universidade Estadual Paulista. Ano: 2016
  16. Participação em banca de Daniela Gianpietro Szot. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  17. Participação em banca de Ludmila Lee Castillo. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2016
  18. Participação em banca de Renata Ferreira Kamlae. Curso: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes - USP. Ano: 2016
  19. Participação em banca de Aline Barbosa Nascimento. Curso:  PROGRAMA DE PROGRAMA DE PÓS­GRADUAÇÃO EM REDE ­ PROF­ARTES EM REDE NACIONA, Universidade Federal do Maranhão. Ano: 2016
  20. Participação em banca de Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira. Curso: ARTES DA CENA, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2016
  21. Participação em banca de Tiago Moreira Fortes. Curso: ARTES DA CENA, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2016
  22. Participação em banca de Maíra Leme de Andrade. Curso: Doutorado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2015
  23. Participação em banca de Vinicius Mizumoto Mega. Curso: Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicaç, Escola de Comunicação e Artes. Ano: 2015
  24. Participação em banca de Alexandre Romeiro. Curso: Curso no nivel de Mestrado, Universidade Nove de Julho. Ano: 2015
  25. Participação em banca de Janaina Melques Fernandes. Curso: Curso no nivel de Mestrado, Universidade Nove de Julho. Ano: 2015
  26. Participação em banca de Monica Torres Bonatto. Curso: Pos Graduação em Educação, Programa de Pos Graduação em Educação da UFRGS. Ano: 2015
  27. Participação em banca de Denise Sorpioni Caprecci. Curso: Progama de Mestra em Gestão e Práticas Educacionai, Universidade Nove de Julho. Ano: 2015
  28. Participação em banca de Carmen Pinheiro da Silva. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2015
  29. Participação em banca de Thaise Luciane Nardim. Curso: PPG em Artes da Cena, Instituto de Artes da UNICAMP. Ano: 2015
  30. Participação em banca de Daniela Gianpietro Szot. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP. Ano: 2015
  31. Participação em banca de Bruno Silveira da Mota Notário. Curso: Licenciatura em Educação Musical, Instituto de Artes UNESP. Ano: 2015
  32. Participação em banca de Erika Carolina Cunha Rizza de Oliveira. Curso: PPG em Artes da Cena, Instituto de Artes da UNICAMP. Ano: 2014
  33. Participação em banca de Francisca Maria dos Santos. Curso: Progama de Mestra em Gestão e Práticas Educacionai, Universidade Nove de Julho. Ano: 2014
  34. Participação em banca de Maria Julia Stella Martins. Curso: Educação, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2014
  35. Participação em banca de Oriana del Mar Salcedo Jiménez. Curso: Programa de Pós Graduação em Teatro, Intituto de Artes da Unicamp. Ano: 2014
  36. Participação em banca de Francisca Maria dos Santos. Curso: Curso no nivel de Mestrado, Universidade Nove de Julho. Ano: 2014
  37. Participação em banca de Juliana Ferreira Machado. Curso: PPGA-IA-UNESP, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇAO EM ARTES. Ano: 2014
  38. Participação em banca de Roberta Jorge Luz. Curso: PPGA-IA-UNESP, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇAO EM ARTES. Ano: 2014
  39. Participação em banca de Gabriel Seiti M. Urasaki. Curso: Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2013
  40. Participação em banca de Flávio Silva Junior. Curso: Licenciatura em Educação Musical, UNESP - Instituto de Artes. Ano: 2013
  41. Participação em banca de Camila Carvalho Nobre. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2013
  42. Participação em banca de Adriana Moreira Silva. Curso: Artes, Universidade Federal de Uberlândia. Ano: 2013
  43. Participação em banca de Marcelo Denny de Toledo Leite. Curso: Artes Cênicas, Escola de Comunicação e Artes. Ano: 2012
  44. Participação em banca de Danilo Alves Lopes. Curso: Abi - Artes Visuais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2012
  45. Participação em banca de Valéria Maria Fuser Bittar. Curso: Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes da UNICAMP. Ano: 2012
  46. Participação em banca de Andre Ramalho Castelani. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  47. Participação em banca de Camila Carvalho Nobre. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  48. Participação em banca de Rodrigo Spina De Oliveira Castro. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNICAMP. Ano: 2012
  49. Participação em banca de Elder Sereni Ildefonso. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  50. Participação em banca de Abimaelson Santos Pereira. Curso: Cultura e Sociedade, Universidade Federal do Maranhão. Ano: 2012
  51. Participação em banca de Carlos Ataide Ferreira. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  52. Participação em banca de José Cetra Filho. Curso: Mestrado em Artes, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  53. Participação em banca de Marina Vecchione Ungaro. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  54. Participação em banca de Beatriz Nascimento Barreto. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  55. Participação em banca de Leonardo Reitano. Curso: Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  56. Participação em banca de Isabela Penov. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2012
  57. Participação em banca de Wagner Linares da Silva Júnior. Curso: Curso de Bacharelado em Artes Visuais, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2010
  58. Participação em banca de Márcia Cristina Baltazar. Curso: Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2010
  59. Participação em banca de Cleusa Joceleia Machado. Curso: Artes, Universidade Estadual de Campinas. Ano: 2010
  60. Participação em banca de Fernanda Carnevalli. Curso: Licenciatura em Artes Cênicas, Uneversidade de São Paulo. Ano: 2010
  61. Participação em banca de Amanda Cavalcante Ferreira. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2010
  62. Participação em banca de Anderson Zotesso Rodrigues. Curso: Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ano: 2010
  63. Participação em banca de Wagner Linares da Silva Júnior. Curso: Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ano: 2010
  64. Participação em banca de João Paulo Caetano Alves. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2010
  65. Participação em banca de Carla Passos Yochioda. Curso: Licenciatura em Arte - Teatro, Instituto de Artes da Unesp (SP). Ano: 2008
Participação em bancas de comissões julgadoras (9)
  1. (elaboração e correção de prova teórica) Concurso Vestibular de Licenciatura em Arte Teatro. Ano: 2016. Instituto de Artes da UNESP.
  2. Atuação e Performance. Ano: 2016. Instituto de Artes da UNESP.
  3. Prêmio Arte na Escola Cidadã. Ano: 2015. Arte na Escola.
  4. Concuso Púlbioco para o cargo de Professor Doutro na área de Educação Física e Sociedade.. Ano: 2015. Faculdade de Educação Fisica - UNICAMP.
  5. (elaboração e correção de prova teórica) Concurso Vestibular de Licenciatura em Arte Teatro. Ano: 2015. Instituto de Artes da UNESP.
  6. (execução de prova prática) Concurso Vestibular de Licenciatura em Arte Teatro. Ano: 2014. Instituto de Artes da UNESP.
  7. Banca de concurso publico na área de Pedagogia do Teatro. Ano: 2013. Instituto de Artes da UFU.
  8. Estudos de Direção Teatral. Ano: 2013. Instituto de Artes da UNICAMP.
  9. Concurso público para a área de teatro, subárea pedagogia do teatro. Ano: 2009. Universidade Federal de Uberlândia.
Resumo das Informações

Projetos

5
1

Produções

12
10
1
12
1
2
1
20
1

Produções Técnicas

5
21
7

Eventos

33
16

Orientações

10
63

Bancas

65
9