O Portal PROPe é um sistema desenvolvido pelo GBD – Grupo de Banco de Dados - em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp - PROPe - cujo objetivo é apoiar a universidade no levantamento e análise de informações sobre sua produção acadêmica e científica a partir dos dados obtidos dos currículos Lattes dos seus docentes.

A comunicação com a Plataforma Lattes é realizada por meio do sistema SASD/Lattes, desenvolvido pelo GBD desde 2005 também em parceria com a PROPe, o SASD/Lattes tem se configurado numa ferramenta de grande relevância para a universidade tanto importação e tratamento dos dados de produção quanto no suporte às atividades das secretarias departamentais.

   Clique aqui para fazer download do guia do usuário!

PROPe A Pró-Reitoria de Pesquisa - PROPe, órgão executivo da administração superior, tem por finalidade programar, orientar, coordenar e supervisionar as atividades de pesquisa no âmbito da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Para tanto desenvolve ações, no plano interno, junto à comunidade acadêmica e aos setores administrativos da Universidade, e no externo, junto a segmentos representativos da sociedade, incluindo instituições públicas e privadas, autoridades governamentais e agências de fomento à pesquisa e ao ensino.

GBD O Grupo de Banco de Dados – GBD, coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio que atua na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, desde 1989. Com laboratórios instalados no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – Ibilce/Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, o GBD desempenha suas atividades com fortes interações com a comunidade externa à academia, por meio de trabalhos técnicos e de consultorias executados junto aos diversos segmentos da sociedade. As contribuições que o grupo vem proporcionando desde a sua origem à comunidade científica tem ampla abrangência na área de Banco de Dados, com destaque para as frentes de pesquisa em tecnologias voltadas ao processo de Knowledge Discovery in Database­ - KDD – integração de dados, data cleaning, data mining, spatial data mining, visual data mining, text mining e visualização de dados – além de tecnologias para gerenciamento de banco de dados não convencionais, predição de dados espaciais, biometria, processamento digital de imagens e sistemas de informação geográfica.

Fale conosco