Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica na Unesp de Sorocaba

Iniciativa se insere no Programa Unesp Sustentável

30/08/2013, 00:07 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Sistema com os módulos instalados
Imagem: Divulgação

Está em operação o primeiro Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica interligado à rede de energia elétrica do Câmpus da Unesp de Sorocaba. A iniciativa insere o Grupo de Automação e Sistemas Integráveis (GASI) e o Câmpus no Programa Unesp Sustentável, cujo objetivo é o desenvolvimento de políticas e iniciativas pautadas no uso racional de recursos naturais e na manutenção e preservação ambiental, bem como adequação às legislações pertinentes.

O sistema de geração é denominado de sustentável e possui uma capacidade de geração de energia elétrica de até 10kWh considerando a potência de aproximadamente 2,25kWp proveniente de 9 diferentes módulos fotovoltaicos instalados no telhado do laboratório do GASI.

O sistema interligado vem funcionando desde o mês de Junho de 2013 e a energia gerada pelos painéis é injetada no sistema elétrico do Campus de Sorocaba, possibilitando uma economia nos gastos com a energia elétrica consumida devido à contribuição da geração local.

Além dos benefícios sustentáveis o sistema objetiva também o estudo e o aprimoramento de pesquisas correlatas em microrredes inteligentes de energia com controle local e distribuído, desenvolvidas no GASI e financiadas pela Fapesp.

A implantação deste sistema de geração somente foi possível devido a aprovação de projetos e financiamentos com a Fapesp e com a Unesp por meio do Programa Primeiros Projetos da Pró-reitoria de Pesquisa.

A equipe do GASI é formada pelos professores Helmo Kelis Morales Paredes (Coordenador do projeto e Presidente do CICE - Comissão Interna de Conservação de Energia da Unesp de Sorocaba); Fernando Pinhabel Marafão; Flavio Alessandro Serrão Gonçalves; e Paulo Jose Amaral Serni (membro do CICE); além do doutorando Danilo Iglesias Brandão e do mestrando Hildo Guilardi Júnior.  

 

Notícias recentes

Arquivo