Pesquisa enfoca sindicatos e fundos de pensão no governo Lula

Obra de pesquisadora da Unesp é publicada na França

30/08/2013, 00:08 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp

Imagem: Fragmento da capa

Maria Chaves Jardim professora da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara, publicou, recentemente, na França, o livro ‘Syndicats et Fonds de Pension durant le gouvernement Lula’.

Enfoca o interesse da esquerda brasileira, mais especialmente do governo Lula, de membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e centrais sindicais brasileiras, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), pela criação e sobretudo a gestão de fundos de pensão.

Problematiza ainda a nomeação de sindicalistas para a direção dos principais fundos de pensão do país, durante o governo Lula e argumenta sobre uma possível domesticação do capitalismo no Brasil contemporâneo (entendido como a junção do econômico, o político e o social), já que o governo Lula e tais sindicalistas utilizaram os recursos oriundos das finanças, mais especialmente as poupanças dos fundos de pensão, em investimentos produtivos que geraram emprego e renda para a população brasileira. Discute também as ambiguidades, avanços e limites dessa estratégia.

Com intensa pesquisa de campo realizada no Brasil e na França - onde os sindicalistas brasileiros afirmam buscar inspiração para seus projetos de previdência complementar - o livro toca em questões centrais do capitalismo contemporâneo: aposentadoria complementar, capitalismo dos acionistas, novas relações entre capital e trabalho e possível crise sindical.

O livro já foi publicado no Brasil em 2009 pela Editora Annablume/Fapesp e traz o Prefácio da renomada socióloga francesa, Monique de Saint Martin (EHESS)

Sobre Maria Chaves Jardim
Doutora em Ciências Sociais pela UFSCar, com estágio de doutoramento na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociale (EHESS) e pós doutorado pela Fondation Maison des Sciences de l'homme (FMSH). Movimenta uma intensa rede de pesquisadores franco-brasileira. É professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP de Araraquara. Livros publicados: Entre a solidariedade e o risco: sindicatos e fundos de pensão em tempos de governo Lula, (Annablume/Fapesp, Coleção Trabalho e Contemporaneidade, 2009); A Natureza Social das Finanças: sindicalistas, fundos de pensão e remodelação das elites (Edusc/Fapesp, 2011); A sociologia econômica e das finanças: um projeto em construção (EDUFSCar/Fapesp, 2009), em parceria com Ana Paula Mondadore e outros; Centralidades e fronteiras das empresas do século XXI (Edusc, 2011), em parceria com Julio Donadone, além de diversos artigos em importantes revistas (La conversion des syndicats brésiliens aux fonds de pension,  Chronique internationale de l'IRES - n° 118 - mai 2009; Domesticação e moralização do capitalismo no governo Lula, Revista Dados, , Vol. 52, no 1, 2009, dentre outros).

Informações
http://www.editions-harmattan.fr/index.asp?navig=catalogue&obj=livre&no=40606

Notícias recentes

Arquivo