Pró-reitora abre curso sobre Captação de Recursos Externos

Maria José Mendes Giannini frisou que não há pesquisa de qualidade sem recursos

28/08/2013, 16:00 por: Leandro Rocha, Assessoria de Comunicação e Imprensa da FM/Unesp

Mesa de abertura do curso
Imagem: Divulgação

A pró-reitora de Pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini, esteve em Botucatu na segunda-feira, 26 de agosto, para participar da abertura da Disciplina “Captação de Recursos Externos para Pesquisa”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia da Faculdade de Medicina (FM) da Unesp, Câmpus de Botucatu. Em sua palestra, ela afirmou que não existe pesquisa de qualidade se não houver captação de recursos externos. A abertura contou com a presença da diretora da FMB, professora Silvana Artioli Schellini e dos professores João Luiz Amaro e Patrícia Pintor dos Reis.

Maria José também elogiou a iniciativa da FM ao promover esse curso, pois, para ela, é uma forma de mostrar aos alunos os caminhos para a obtenção de verbas para seus projetos. A pró-reitora também observou que a ciência atualmente está baseada em ideias. “É preciso manter a cabeça aberta. A universidade, para ter um bom ensino, precisa ter uma boa pesquisa. Só se gera conhecimento novo através de boas pesquisas”, destacou.

Novo ambiente de pesquisa
Ainda durante a palestra, a dirigente comentou que competição e colaboração fazem parte do novo ambiente de pesquisa nas principais instituições do mundo. Citou que esse cenário atual transcende os limites nacionais e as áreas do conhecimento; requer alta mobilidade de recursos, pessoas, ideias, tecnologia e infra-estrutura, além de indicadores que contribuam para estabelecer objetivos, metas e impactos positivos da pesquisa.

Universidade de classe mundial
Maria José abordou em sua palestra os critérios que devem ser seguidos pelas universidades que querem se destacar mundialmente. Para ela, alguns quesitos são essenciais, como excelência na pesquisa e disseminação do conhecimento; concentração de talentos; abundância de recursos; mérito acadêmico e não corporativo; elevado percentual de docentes internacionais (30%); elevado intercâmbio de discentes, tanto na graduação quanto na pós-graduação; e concentração na pesquisa, inovação e empreendedorismo. “Impacto é a palavra de ordem na pesquisa”, diz pró-reitora.

Maria José apresentou estatísticas que colocam a Unesp em 3º lugar no quesito “produção científica” no Brasil e na 5ª colocação se considerado o grupo de países ibero- americanos.  As áreas de Agricultura e Medicina são as que concentram o maior número de publicações.

Uma deficiência identificada pela pró-reitora é que a maioria dos trabalhos da Unesp são publicados em revistas nacionais e, portanto, de impacto menor que os periódicos estrangeiros. “Nossa luta é para aumentar as publicações internacionais. Só consegue recursos externos quem tem pesquisa de qualidade”, reforçou.

Ela também chamou a atenção dos participantes do curso para que fiquem atentos na hora de citar o nome da Unesp em seus artigos e também ao preencherem o currículo Lattes. “Ao citarem o nome da Unesp de maneira incorreta em seus artigos, os pesquisadores podem perder grandes oportunidades de publicar seu trabalho. Em relação ao Lattes, ele precisa estar sempre atualizado e com dados corretos”, recomendou.

Também foram convidados, para ministrar palestras, representantes da Fundação de Amparo à  Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), além do Escritório de Apoio à Pesquisa da FMB (EAP). As atividades terão seguimento dia 4 de setembro, na Sala da Congregação da FM/Unesp.

Confira a programação:

4/09/2013 – 8h30 horas – Sala da Congregação da FM: Prof. Edivaldo Domingues Velini

Palestra: Perspectivas da Fundunesp na Pesquisa.

4/09/2013 - 10 horas - Sala da Congregação da FM: Prof. Silvio de Alencar Marques

Palestra: O Escritório de Pesquisa da FMB e o apoio para a realização de Pesquisas.

4/09/2013 – 14 horas - NEAD: Profa. Patrícia Pintor dos Reis e Profa. Silvana Artioli Schellini

Aula Prática: traga seu projeto para aprender a utilizar os sites de solicitação de recursos - 5/09/2013 - 9 horas - NEAD: Prof. João Luiz Amaro

Aula Prática: traga seu projeto para aprender a utilizar os sites de solicitação de recursos.

5/09/2013 – 14 horas – Sala da Congregação da FM: Profa. Maysa Furlan

Palestra: Iniciação Cientifica: interação entre a Graduação e Pós-Graduação.

Notícias recentes

Arquivo