Memória Ferroviária recebe pesquisadores internacionais

Projeto coordenado pela Unesp enfoca período 1869-1971

23/08/2013, 00:09 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Imagem: www.vitruvius.com.br

O Projeto Memória Ferroviária (1869 – 1971), coordenado por Eduardo Romero de Oliveira, professor da Unesp de Rosana, tem por objetivo realizar um inventário integral do patrimônio industrial em complexos ferroviários paulistas.
Graças ao apoio da Unesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), entre os meses de agosto e setembro de 2013, o projeto receberá a visita de quatro pesquisadores de instituições argentinas e espanholas.

Na primeira quinzena de agosto estiveram no país as pesquisadoras Ana Cabanes Martins, responsável pela Biblioteca do Museo del Ferrocarril de Madrid (Espanha) e Dra. Monica Ferrari,  docente da Universidade de Tucumán (Argentina), ambas com atividades de pesquisa e falas nos programas de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Campus de Bauru) e História (Campus de Assis). Além destas atividades, são destaque também a participação da arquivista Ana Cabanes no I Seminário Internacional de Linguística e Tecnologia, organizado pela FATEC Jundiaí, e conferência da arquiteta Monica Ferrari na graduação em Turismo (Unesp), onde falou sobre sua experiência de pesquisas e possibilidades de uso relacionadas as Vías Verdes, programa da Fundación de los Ferrocarriles Españoles – FFE.

O arquiteto Enrique Larive, Universidade de Sevilha, acompanha as atividades desde o início, participando de visitas técnicas e refletindo em conjunto sobre as possibilidades metodológicas para o projeto.  Em agosto será palestrante na Semana Acadêmica do Curso de Turismo da Unesp (campus de Rosana) e no mês seguinte oferecerá conferência aos alunos da Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo/FAAC da Unesp. Em 26 e 27 de setembro, na FAAC, em Bauru, juntamente com Julián Sobrino Simal (Universidad de Sevilla), professor titular e especialista em paisagem da Universidade de Sevilha, participará do 1 º Seminário sobre a Salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico e Urbano promovido pelo Centro Internacional para a Conservação do Patrimonio (CICOP).

Estas visitas estão previstas em convênios previamente firmados com a Unesp e visam a aproximação entre as instituições brasileiras, espanholas e argentinas, a fim de gerar possibilidades de cooperação entre as partes.

Notícias recentes

Arquivo