Unesp de Rio Claro inaugura laboratórios

Áreas contempladas são espectometria de gases nobres e de massa

22/08/2013, 00:07 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Imagem: pt.wikipedia.org

Dia 21 de agosto, ocorreu, no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, câmpus de Rio Claro, a inauguração do laboratório de espectometria de gases nobres - 4HE/ 3HE, coordenado por  Peter C. Hackspacher e do laboratório de espectometria de massa,  coordenado por Antonio José Ranalli Nardy,.

A implantação dos laboratórios de Espectrometria visando a determinação de Gases Nobres (3He/4He) e Espectrometria de Massas é fruto de vários projetos vinculados a diversas agências de fomento (Fapesp, CNPQ, Finep, Capes) e recursos advindos da Petrobras, ANP, Prope Reitoria- UNESP e convênios entre diversas universidades brasileiras e estrangeiras permitiram o desenvolvimento laboratorial do Departamento de Petrologia e Metalogenia no campo da Geoquímica Isotópica e Termocronologia de Baixa Temperatura.

Vale ressaltar a importância da contrapartida de nossa universidade no que diz respeito à ampliação do quadro de funcionários e bolsas de pesquisas vinculadas a equipamentos multiusuários, dando suporte técnico e científico atendendo o desenvolvimento e ampliação de novas metodologias  na Unesp.

Parte da história dos laboratórios inaugurados teve o seu início no ano de 1994, no evento que sucedeu a ampliação do Departamento de Petrologia e Metalogenia em 1994. O processo de ampliação foi fruto dos recursos do PADCT-FINEP e dirigido pelo então Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Farias de Oliveira.

Estiveram presentes Dra. Maria José Soares Mendes Giannini, Pró-Reitora de Pesquisa; Sergio Nobre, Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas; Maria José Resende Oliveira, Gerente de Geociências Geologia Estrutural e Geotectônica da Petrobras; a geóloga Elias Ramos de Souza- Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico- ANP; Gilmar Vital Bueno, Gestor da Rede de Geotectônica; e Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fapesp.

Informações: 19- 3526-9257/9258.

Notícias recentes

Arquivo