Inglesa ministra curso sobre migração e trabalho feminino

Fapesp e Pró-reitoria de Pesquisa apoiam atividades na Unesp de Rio Claro

05/08/2013, 00:05 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Cathy McIlwaine, da University of London
Imagem: adribosch.wordpress.com

De 18 a 24 de agosto a Unesp estará recebendo a professora Cathy McIlwaine, da School of Geography, Queen Mary, University of London, com apoio da Fapesp e da Pró-reitoria de Pesquisa. A pesquisadora inglesa trabalha com migração de latino-americanos para Europa, especialmente para o Reino Unido. Seus trabalhos focam a questão do trabalho feminino.

Suas pesquisas se inserem em discussões sobre os processo de exploração do trabalho nos países periféricos e centrais, destacando que na centralidade do capitalismo as dinâmicas de exploração têm se consolidado em uma dinâmica de precarização, part time, ausência de seguridade social, fragilidade de vínculo, ilegalidade de permanência e de contratos.

Esse quadro sempre esteve presente nas contrações do trabalho feminino migrante, uma vez que a mulher migrava como esposa do "trabalhador", mas não era vista como trabalhadora, suas atividades eram de subempregos, pois respondia sua renda e atividade quase como uma complementação do trabalhado do homem-migrante.

Por sua vez, este quadro se estende atualmente a todos os trabalhadores migrantes (até mesmo europeus que migram para o Reino Unido) naquilo que é chamado de um processo de "feminilização do trabalho migrante".

Cathy McIlwaine irá ministrar uma disciplina no Programa de Pós-graduação em Geografia em Rio Claro que trata destas dinâmicas num contexto em que o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp está elaborando uma proposta de investigação que busca compreender como as famílias dos migrantes que permanecem no Brasil alteram seu padrão de vida, renda e perspectivas. Esse projeto é desenvolvido por Cathy em parceria com o professor José Gilberto de Souza, do IGCE, no Laboratório Geo Mundi, do Departamento de Geografia do Instituto.

Ela ainda será co-orientadora de uma pesquisa de Doutorado e receberá nossa aluna para trabalhos de campo em Londres, projeto também aprovado pela Fapesp sobre a migração de brasileiros em Londres.

Os temas do curso na Unesp de Rio Claro dias 19 e 20 de agosto são: INTERNATIONAL MIGRATION IN THE 21ST CENTURY AND THE MIGRATION-DEVELOPMENT NEXUS; TRANSNATIONAL SPACES AND IRREGULAR MIGRATION; INTERNATIONAL MIGRATION, GLOBAL CITIES AND INTEGRATION e GENDER AND TRANSNATIONAL MIGRATION. Depois, ela realizará pesquisas de campo no Brasil

Informações: jgilbert@rc.unesp.br

Notícias recentes

Arquivo