Unesp oferece curso na área genômica de gado

Aulas serão ministradas por especialistas estrangeiros

05/08/2013, 00:08 por: Maristela Garmes

Imagem: farolcom-agro.blogspot.com

Ao longo de treze dias, a Unesp oferecerá um curso para alunos e pesquisadores interessados em genômica de gado, com foco em biologia computacional. O 1st Livestock Functional Genomics Summer School (LFG 2013) ocorre entre 13 e 21 de setembro, no Mariá Plaza Hotel, em Araçatuba, SP, e tem participação de estudiosos brasileiros e estrangeiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site http://www.sciencesatellite.org.br/sschool/

Os participantes receberão treinamento teórico e prático em dados genômicos. “A ideia é preparar os estudantes para manipular dados genômicos complexos e com isso habilitá-los para a realização de pesquisas na área genômica”, conta o professor José Fernando Garcia, do departamento de Apoio a Produção e Saúde Animal, da Unesp de Araçatuba, e também um dos coordenadores do evento. 

O curso tem o objetivo de preparar profissionais para lidar com dados de animais, permitindo, em última instância, a seleção genética de animais superiores; o desenvolvimento de drogas, vacinas e diagnósticos mais precisos e eficientes; e a produção de alimentos de origem animal mais padronizados, resultando em um maior valor (econômico e alimentar), explica Garcia.  

De acordo com o professor, um dos maiores desafios da atualidade é criar competências nas novas gerações para lidar com a enormidade da informação genômica que estamos produzindo. Para tanto, é necessário ter habilidades distintas das tradicionais, tais como computação, bioinformática, estatística e genética (populacional, quantitativa e molecular).

Todas devem ser integradas numa só abordagem. “Com isso é possível mergulhar nos bancos de dados e descobrir, por exemplo, genes ligados a ocorrência de doenças, novos alvos para vacinas e diagnósticos, enfim, tudo aquilo que se espera dessa era "genômica" que estamos vivendo”, finaliza o professor.

A programação inclui palestras proferidas especialmente por pesquisadores americanos, além de professores italianos e brasileiros. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

1st Livestock Functional Genomics Summer School (LFG 2013)
Data: 13 a 21 de setembro
Local: Maria Plaza Hotel, Araçatuba, SP
Rua Anhanguera, 3909, Jardim Nova Iorque
Telefone: (18) 2103 4000

Programação do evento:

Currently available genotyping and “next generation sequencing” platforms
Luiz Lehmann Coutinho
ESALQ/USP - Brazil

Genomic databases’ presentation and handling
Raffaele Mazza
LGS - Associazione Italiana Allevatori - Italy

SNP chip data handling
Robert Schnabel
University of Missouri - Unites States

Whole sequence data handling
Derek Bickhart
Agricultural Research Service (ARS) - USDA - Unites States

Complex Genome Assembly
Aleksey Zimin
Institute for Physical Science and Technology at the University of Maryland - Unites States

Annotation and Gene Ontology
Chris Elsik
University of Missouri - Unites States

RNAseq data handling and experiments’ interpretation
Stephanie McKay
University of Vermont - Unites States

Systems Biology Approaches in Livestock Sciences
Jim Reecy
Iowa State Department - Unites States

Notícias recentes

Arquivo