Pesquisa de produtos naturais é assunto de capa do Jornal Unesp

Edição analisa cartas de Chico Xavier e conta vitória de alunos na Imagine Cup

01/08/2013, 02:00 por: André Louzas

O Cerrado, a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica abriram um amplo horizonte para os integrantes do Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE), assunto da reportagem de capa do Jornal Unesp de agosto. Ligado ao Instituto de Química do Câmpus de Araraquara, o núcleo investigou nesses biomas substâncias com potencial para gerar fármacos e outros produtos.

Em quinze anos de trabalho, a equipe teve participação destacada em iniciativas como o Programa Biota, da Fapesp, e promoveu parcerias com instituições de pesquisa nacionais e internacionais. Com suas diversas atividades, acumulou resultados como um banco de dados com mais de 640 moléculas inéditas e um acervo com cerca de 2 mil extratos brutos de vegetais e micro-organismos, além de uma dezena de patentes no país e no exterior.

A edição também focaliza o novo material desenvolvido por pesquisadores da Unesp de Araraquara, um feito que repercutiu na Scientific reports ? Nature, uma das mais respeitadas publicações científicas do planeta. Eles produziram uma nova modalidade de tungstato de prata, a partir do bombardeamento desse material por elétrons emitidos por microscópios eletrônicos. O produto poderá ser usado para combater bactérias, despoluir águas e integrar equipamentos eletrônicos.

Todos os anos, a empresa Microsoft promove a Imagine Cup, uma competição que atrai centenas de jovens de todo o mundo, que apresentam suas soluções para desafios tecnológicos. Este ano, o evento foi realizado na Rússia, em julho. O jornal ressalta a conquista da equipe ?Flying ship? do Câmpus de Bauru, que foi a vencedora na categoria AppCampus, com um aplicativo para o software de comunicação Skype.

Mais conhecido médium do país, Chico Xavier também pode ser um alvo das análises da Linguística. É o que mostra a reportagem sobre o mestrado defendido por Cíntia Alves da Silva no Câmpus de Araraquara. Em seu trabalho, ela analisou as cartas de três supostos autores que o médium psicografou, examinando a coerência desses textos, por meio da observação de aspectos que vão da visão de mundo até o uso de gírias.

Outra notícia de destaque é o acordo de cooperação que a Unesp firmou com a Université Laval, do Canadá, para estabelecer uma Unidade Internacional Mista de Pesquisa. As duas instituições vão disponibilizar recursos para que seus pesquisadores e estudantes possam realizar trabalhos no laboratório COPL (Center for Optics, Photonics and Lasers), referência mundial no setor de fotônica.

Durante o mês de junho, manifestações que mobilizaram mais de 1 milhão de pessoas em diversas cidades do Brasil deixaram clara a insatisfação da sociedade com questões que vão da mobilidade urbana à atual representação político-partidária. Nesta edição, vários estudiosos da Unesp analisam o fenômeno, avaliando suas origens e seus efeitos sobre os rumos do país.

A gestão de uma universidade representa um grande desafio, pela complexidade do funcionamento dessa instituição. O suplemento Fórum coloca em discussão esse tema, no momento em que se prepara a realização da Escola de Formação da Unesp em Gestão Universitária, que ocorrerá no segundo semestre deste ano.

Acesse a edição completa em www.unesp.br/jornal

Notícias recentes

Arquivo