Seis trabalhos da Unesp premiados na Conferência Abraveq

Evento científico é o mais importante de Medicina Equina da América Latina

26/07/2013, 13:00 por: Assessoria de imprensa, com fotos da Abraveq

Prêmios de primeiro e terceiro lugar na área de Reprodução
Imagem: Divulgação

Seis trabalhos científicos orientados por docentes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, Câmpus de Botucatu, foram premiados na XIV Conferência Nacional da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abraveq), realizada no final do mês de junho em Campinas/SP.

A Conferência é o maior evento científico da Medicina Equina da América Latina. Na edição de 2013 participaram aproximadamente 800 médicos veterinários das mais diversas regiões do país que trabalham com equídeos. As palestras foram ministradas por professores e pesquisadores estrangeiros e brasileiros com renome neste segmento da Medicina Veterinária. O evento foi financiado pelas instituições de fomento Fapesp e Capes.

A comissão científica do evento foi composta por mais de 40 especialistas de universidades e centros de pesquisa brasileiros. Eles selecionaram os 302 trabalhos que foram apresentados para uma comissão científica composta pelos palestrantes internacionais que premiaram os três primeiros trabalhos na área de Clínica, Cirurgia, Reprodução e os dois primeiros na área de Exercício e Relato de Casos.

A FMVZ obteve os três prêmios na área de Clínica, o primeiro e terceiro lugar na área de Reprodução e o segundo colocado na área de Cirurgia. “Esse ótimo desempenho em um evento de altíssima qualidade técnico-científica demonstra que os estudos realizados na FMVZ, tanto por alunos de iniciação científica quanto de pós-graduação, estão na vanguarda da pesquisa com equídeos, deixando uma boa impressão nos avaliadores estrangeiros”, ressaltou o professor José Paes de Oliveira Filho, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ.

Os trabalhos da FMVZ premiados na XIV Conferência Nacional da Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abraveq) foram:

Área de Clínica
1º Lugar
DETECÇÃO POR PCR DO DNA DO ECPV3 E 4 EM AMOSTRAS DE PLACA AURAL EQUINAS EM BLOCOS DE PARAFINA, apresentado por Luiza S. Zakia e orientado pelo professor José Paes de Oliveira Filho

2º Lugar
IDENTIFICAÇÃO DE UM NOVO PAPILOMAVÍRUS ASSOCIADO À PLACA AURAL EQUINA, apresentado por Ana Claudia Gorino / Roberta Martins Basso e orientado pelo professor Alexandre Secorun Borges

3º Lugar
OCORRÊNCIA DA MUTAÇÃO RESPONSÁVEL PELA MIOPATIA POR ACÚMULO DE POLISSACARÍDEO-1 EM EQUINOS QUARTO DE MILHA, apresentado por Diego Jose Zanzarini Delfiol e orientado pelo professor Alexandre Secorun Borges.

Área de Reprodução
1º Lugar
PEPTÍDEO ANTIMICROBIANO NO PLASMA SEMINAL DE GARANHÕES, apresentado por Eduardo Gorzoni Fioratti e orientado pelo professor Marco Antonio Alvarenga

3º Lugar
COMPARAÇÃO DA FRAGMENTAÇÃO DO DNA ESPERMÁTICO E DA QUALIDADE SEMINAL DE GARANHÕES DA RAÇA QUARTO DE MILHA E MANGALARGA MARCHADOR, apresentado por Marcel Cavalcanti Farrás, Eduardo Gorzoni Fioratti e orientado pelo professor Marco Antonio Alvarenga.

Área de Cirurgia
2º Lugar
CULTIVO E CARACTERIZAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS PROVENIENTES DA MEMBRANA SINOVIAL DE EQUINOS, apresentado por Ana Lúcia Miluzzi Yamada e orientado por Ana Liz Garcia Alves.

Notícias recentes

Arquivo