Centro de Isótopos Estáveis homenageia Marcos Macari

Eventos em Botucatu incluem defesa de doutorado de Ana Cristina Stradiotti

24/07/2013, 06:55 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Imagem: Divulgação

O Centro de Isótopos Estáveis (CIE) do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, realiza, dia 8 de agosto, diversos eventos. Das 8 às 12h, ocorre a defesa de doutorado de Ana Cristina Stradiotti. Em seguida, haverá homenagem aos professores Marcos Marcari, reitor da Unesp entre 2005 e 2009, e Ivan Amaral Guerrini, que ocupou a direção do Centro. Para finalizar, será oferecido um coquetel aos convidados.

O CIE é uma Unidade Auxiliar Simples do IB. Transcorreram doze anos, desde as primeiras idéias em 1986 na confecção do projeto com 30 docentes das quatro Unidades Universitárias do Câmpus, até a inauguração em 1998.

Com o auxílio da Fundação Banco do Brasil, Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Associação Nacional das Industrias do Vinagre e Unesp, foi possível adquirir equipamentos de grande porte, Espectrômetro de Massa, Unidade Liquefatora de Nitrogênio Líquido e outros. Nesta trajetória, deve-se somar mais quatro anos, para computar o período gasto na Institucionalização como Unidade Auxiliar Simples em 2002.

Outro marco importante foi o credenciamento do Centro de Isótopos Estáveis Ambientais, junto ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Secretaria de Defesa Agropecuária, Brasília, DF, para emissão de Laudos Oficiais das análises isotópicas em bebidas ocorreu um junho de 2000.

O programa de pesquisa visa a aplicabilidade prática dos isótopos estáveis do CHONS no Câmpus de Botucatu, que por vocação é um Câmpus Biológico, agregando as áreas das Ciências Agronômicas, Biológicas, Médicas, Médicas Veterinárias e Física Médica.

O CEI, por sua característica de desenvolver pesquisa que abrange aspectos amplos da Apicultura, Suinocultura, Avicultura, Aqüicultura e outras, tem a possibilidade de atuar na extensão em diferentes níveis, com a aplicação de analises das razões isotópicas dos elementos químicos leves.

Aos alunos de graduação são oferecidos estágios de iniciação científica e condições para realização de trabalhos de conclusão de curso (monografia). Os interessados devem entrar em contato com o professor Carlos Ducatti (ducatti@ibb.unesp.br), responsável pela coordenação de estágios, que recebe, avalia e encaminha as solicitações para os respectivos setores ou laboratórios.

Merece ainda destaque o credenciamento do CIE junto à Secretaria do Meio Ambiente/Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, do Governo do Estado de São Paulo, Processo nº 06/00508/00 (Licença de Funcionamento) para a Produção e Comercialização de Nitrogênio Líquido, em 28/11/2000. Além de abastecer as unidades do Campus de Botucatu, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Faculdade de Ciências Agrárias, e o Instituto de Biociências o excedente é comercializado para a região de Botucatu.

O CIE conta com uma equipe de docentes, alunos de graduação e pós-graduação, além de um corpo próprio de técnico e pesquisador, que desenvolvem pesquisa nas áreas de Agronomia, Medicina, Biologia, Biomédicas, Medicina Veterinária, Zootecnia e Florestal.

Números

CENTRO DE ISÓTOPOS ESTÁVEIS 2008 A 2013

FAPESP 2008/57441-4: R$ 4.370.000,00
Vigência: 2009 a 2014
Subprojetos: 28
Docentes: 24
Funcionários: 8
Instituições: 6 UNESP (IBB, FMVZ, FCA, FMB, FCAV e Dracena)
3 extra UNESP (Apta, UFGD e UFV)
Teses e dissertações defendidas ou a defender: 28
Premiações: 8
Homenagem: 2 (FMVZ e Pós graduação de Zootecnia/FMVZ-UNESP)
Artigos publicados: 12
Resumos publicados em eventos nacionais e internacionais: 56

MCT/MAPA 577733/2008-7: R$ 767.870,00
Vigência: 2009 a 2011
Subprojetos: 10
Docentes: 3
Instituições: 3 (IBB, FMVZ, FCA)
Teses e dissertações defendidas: 6
Artigos publicados: 5
Resumos publicados em eventos nacionais e internacionais: 9

Total
Teses e dissertações defendidas: 34
Artigos publicados: 17
Resumos publicados em eventos nacionais e internacionais: 65
Premiações: 8

Informações
Centro de Isótopos Estáveis
Universidade Estadual Paulista – Unesp
Instituto de Biociências de Botucatu
E-mail: cie@ibb.unesp.br
Telefone: (14) 3880-0692

Notícias recentes

Arquivo