Instrumento de diagnóstico não invasivo para estômago

Revista Fapesp destaca criação de produto desenvolvido por ex-aluno da Unesp

26/07/2013, 12:00 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Imagem: Fragmento de ilustração de Raul Aguiar

A edição de julho da revista Pesquisa Fapesp, na reportagem ‘Conhecimento do mercado’, em que aponta como empresas recorrem a universidades para lançar produtos mais competitivos, destaca ex-aluno da Unesp que transformou o seu conhecimento em produto.

É o caso do físico Fabiano Carlos Paixão. Durante o seu doutorado no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, criou um instrumento de diagnóstico não invasivo para estômago, que está prestes a ser lançado no mercado norte-americano. “Fabiano criou, em sociedade com outros pesquisadores, uma start-up nos Estados Unidos para desenvolvimento do equipamento”, diz a professora Vanderlan Bolzani, diretora da Agência Unesp de Inovação.

A reportagem aponta como inovações concebidas em universidades têm chegado com mais frequência ao mercado brasileiro. Essa seria uma alternativa para as empresas agregarem tecnologia em produtos e processos como tem demonstrado o crescente aumento de licenciamentos de propriedade intelectual de universidades e a transformação desse conhecimento em produtos inovadores.

A reportagem conta que parte do doutorado de Paixão, que hoje faz seu pós-doutorado no Laboratório de Biomagnetismo do IB, com o tema biomagnetismo aplicado em gastroenterologia foi feito na Universidade Vanderbilt, nos EUA, com bolsa da Fapesp.

Assim que ele voltou ao Brasil, foi depositado um pedido de patente para um dispositivo que permite que uma técnica biomagnética chamada BAC, usada para obtenção de imagens do trato gastrointestinal sem a necessidade do uso de contrastes radioativos, possa ser incorporada a equipamentos médicos a um custo menor.

O texto menciona ainda que, com apenas quatro anos de existência, a Agência Unesp de Inovação conta com 51 tecnologias licenciadas. Em 2012, ela contabilizava 133 depósitos de patentes, além do registro de seis desenhos industriais e de 53 softwares.

Reportagem completa em
http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/12/conhecimento-no-mercado/

Sobre Fabiano Carlos Paixão
Fabiano Carlos Paixão possui graduação em Física (2004) pela Universidade Estadual Paulista, Unesp-Bauru e Doutorado Direto (2009) em Biologia Geral Aplicada pela Unesp-Botucatu. Atualmente, realiza pós-doutorado no Laboratório de Biomagnetismo, UNESP-Botucatu, iniciado em 2011. Atuou como Professor Adj. na Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS-Porto Alegre (2010-2011). Foi Professor Bolsista do Instituto de Biociências, UNESP-Botucatu (2006-2009). Realizou intercâmbio no Gastrointestinal SQUID Technology Laboratory, Vanderbilt University, USA (2008). É autor da primeira patente da Unesp licenciada para uma empresa americana - PAIX Medical Instruments, Inc. (2011). Sendo a patente aplicada internacionalmente no Patent Cooperation Treaty (PCT) e no USPTO dos EUA. Possui 28 trabalhos em congressos e simpósios nacionais e internacionais, 4 trabalhos publicados em periódicos indexados, 1 patente aplicada no INPI e estendida globalmente no PCT e EUA, 1 patente provisional aplicada nos EUA, 3 capítulos de livros, além de participar de 22 eventos nacionais e internacionais e ser laureado com 3 prêmios de melhor trabalho científico e 1 de inovação tecnológica. Tem experiência em eletrônica digital e analógica, confecção de circuitos eletrônicos, fabricação de cablagens de aeronaves (Neiva-Embraer), desenvolvimento e manutenção de equipamentos com CLP, instrumentação para aplicações em gastroenterologia, bem como instrumento para avaliar a deposição de sedimentos em geologia. Atualmente, trabalha principalmente no desenvolvimento de instrumentação biomagnética, biofísica de processos e sistemas, biomagnetismo, motilidade e tempo de trânsito gastrintestinal, imagens magnéticas e farmacocinética.

Notícias recentes

Arquivo