Oito estações agrometeorológicas automáticas monitoram clima

São oferecidos dados e informações climáticas atualizadas a cada cinco minutos

04/07/2013, 15:00 por: Assessoria de Comunicação e Imprensa

Visitantes dialogam com Tangerino (à dir.)
Imagem: Divulgação

Visitaram o Laboratório de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação (LHI - NACI), dia 3 de julho, os professores José Paulo Soares de Azevedo da Área de Recursos Hídricos da COPPE/UFRJ, Geraldo Silveira, da UFSM, e Marllus Gustavo Neves da UFAL, todos acompanhados do professor Jefferson Nascimento de Oliveira, da Unesp de Ilha Solteira, que desenvolvem trabalhos conjuntos de pesquisa nas diferentes regiões brasileiras tendo os recursos hídricos como tema.

Os pesquisadores estiveram no LHI- NACI para conhecer os trabalhos relativos a implantação e operação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista (http://clima.feis.unesp.br), composta por oito estações agrometeorológicas automáticas que fazem o monitoramento do clima da região noroeste paulista.

Foram recebidos pelo professor Fernando Braz Tangerino Hernandez, da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira e coordenador do projeto que teve financiamento da Fapesp e que tem a parte visível no canal CLIMA da Unesp Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br), que oferece dados e informações climáticas atualizadas a cada cinco minutos, disponibilizados de forma livre e gratuita.

Os visitantes ouviram com atenção as informações de como foi concebido o projeto, detalhes de operação, dificuldades operacionais, que tipos de dados é ofertado aos internautas, desafios e também conheceram as demais instalações do Laboratório de Hidráulica e Irrigação, como o ambiente para aulas práticas e o Laboratório de Qualidade de Água.

Tangerino também fez uma explanação sobre o uso da água em culturas irrigadas, as diferenças entre os sistemas de cultivo de arroz e o suprimento de água feito por aspersão, gotejamento e a tradicional inundação e ainda sobre os problemas de uso da no Brasil, na India e na China, além de esclarecer como é feita a produção de carne em pastagem irrigada. Ao final disse aos visitantes "que todo o trabalho foi concebido para ser utilizado e que os dados estão à disposição e agradeceu a visita e desejou um ótimo trabalho para a equipe de pesquisadores".

Acompanhados do Mestrando e Assistente de Suporte Acadêmico do DEFERS Diego Gonçalves Feitosa os pesquisadores que visitam a Unesp de Ilha Solteira se deslocaram até a Estação Agrometeorológica Automática Ilha Solteira para conhecerem os sensores, datalogger e sistema de transmissão de dados que fazem o monitoramento climático da região.

Serviço
Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira: http://irrigacao.blogspot.com

Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em: http://clima.feis.unesp.br

Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php

Canal no YouTube: http://www.youtube.com/fernando092

Canal CLIMA da Unesp da Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br

Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar

Fan Page no FaceBook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira

Mais informações: (018) 3743-1959

Notícias recentes

Arquivo